Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Manumito vence no Bellator

Publicado 23/03/2024 16:01

O brasileiro Manoel Sousa, o Manumito, fez sua estreia no Bellator nesta sexta-feira (22) e não deu chances a Tim Wilde, nocauteando o atleta da casa em apenas 49 segundos de luta. O cearense mostrou força na trocação e acertou um cruzado de esquerda no oponente da Irlanda do Norte, que tinha o apoio total do público em Belfast.

Foi a 11ª vitória de Manumito no MMA, que está invicto na carreira. Já Tim Wilde acumula 17 vitórias e 5 derrotas em sua carreira. O resultado do atleta da OCT Academia Octógono, de São Bernardo do Campo (SP), foi viralizado nas redes sociais e pode entrar no hall de KO do ano.

Manumito agora projeta novas lutas no Bellator na sua categoria ou na divisão acima. ''Estou pronto pra próxima, pode mandar qualquer um, tanto nos 70 kg quanto no 66k, estou pronto pra qualquer um. Paris acho que tá muito próximo, card já deve estar fechado, mas Dublin me parece uma boa, quero fazer quatro lutas esse ano. Vou fazer o povo irlandês me amar!'', disse.

Invicto no MMA, Manumito está na divisão peso-leve e é acompanhado de perto pelo treinador Fred Blum, além de contar com uma equipe multidisciplinar ao seu redor.


Atletas do YCB ganham medalhas no Brasileiro de SUP

Publicado 23/03/2024 14:15

O YCB - Yacht Clube da Bahia mostrou sua força no Circuito Brasileiro Stand Up Paddle e Paddleboard 2024, promovido pela CBSUP - Confederação Brasileira de Stand Up Paddle. Os atletas Barbara Brazil, Vanessa Alvares de Castro, Renata Machado, Morena Morais, e Tom Carvalho foram os medalhistas do YCB na competição nacional, realizada em Jacuípe (BA).

Com 10 medalhas conquistadas, Barbara Brazil foi medalhista de ouro na categoria Race Profissional Feminino e foi acompanhada no pódio por Vanessa Alvares de Castro, que garantiu o bronze. Além do pódio, o YCB assegurou a 5ª colocação na prova com Ana Lúcia Berenguer.

Renata Machado mostrou sua qualidade e foi medalhista de ouro na categoria Race Amador e Gran Master. Já na Allboard 3Km, Morena Morais também ficou no topo do pódio. Finalizando a participação do YCB, Tom Carvalho conquistou a prata no Amador.

“Prático esporte todos os dias e estava focada nos treinos visando o Brasileiro. Competi com mulheres de diversos Estados e mulheres mais jovens do que eu. Fiquei muito feliz com minha conquista”, explicou Renata Machado, de 51 anos.

“Participar do Brasileiro de Sup foi uma experiência incrível! Foi a primeira vez que competi. Antes da prova, tive a oportunidade de conhecer outros atletas e trocar experiências.
Participar deste campeonato me fez perceber como sou apaixonado por esse esporte. Foi maravilhoso”, finalizou Tom Carvalho, de 37 anos.

Confira todos os resultados no site oficial do Circuito Stand Up Paddle e Paddleboard 2024: http://standuppro.com.br/cbsup/ranking_cbsup_2024.php.

Sabia que você também pode patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia?

Através da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

 


Anzol Rosa lança segunda edição

Publicado 23/03/2024 14:12

A segunda edição do Anzol Rosa, evento de pesca 100% feminino, foi lançado durante a realização do Pesca e Companhia Trade Show 2024, em São Paulo (SP). Idealizada por Joice Marques, a iniciativa pretende levar ao Rio Paraguai, em em Corumbá (MS), mais de 600 mulheres no mês de novembro. 

A campanha Anzol Rosa usará 20 barcos hotéis para abrigar as pescadoras em cinco dias de evento. O objetivo é quebrar o recorde novamente do Guinness Book - livro dos recordes - com o maior número de mulheres praticando pesca esportiva juntas!

O evento foi lançado no estande da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul no Pesca e Companhia Trade Show com as presenças de Marcelo Claro e Cris Claro, fundadores da feira de pesca e esportes outdoor que está em sua 16ª edição. Todos os visitantes no Pro Magno receberam o boné rosa das mãos das pescadoras sul-grossenses. 

''É o poder da mulher na pesca esportiva! A gente fez a primeira edição com 502 mulheres embarcadas em 15 barcos-hotéis. E a gente vem aí agora superando a marca, com expectativa para 2024 de 620 mulheres embarcadas, 20 barcos-hotéis, mostrando que o Pantanal tem uma estrutura incrível para atender as mulheres, as famílias, para pescar na nossa região'', contou Joice Marques.

A ação visa também revisitar a cidade de Corumbá como centro de pesca esportiva do País. E a chegada das mulheres no segmento aumentou nas últimas temporadas. Antigamente, há quase 20 anos, 95% dos praticantes eram homens. Atualmente, a média segundo dados locais é de 30% de mulheres. 

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

 


Pesca e Companhia Trade Show promove II Torneio de Arremesso

Publicado 23/03/2024 14:09

Mais de 40 visitantes da feira Pesca e Companhia Trade Show disputaram a segunda edição do Torneio de Arremesso nesta sexta-feira (22). A competição que testa habilidade com a vara de pescar e a direção do lançamento coroou participantes goianos no Pro Magno Eventos, em São Paulo (SP).

Val Gomes e Matheus Ferreira venceram o evento realizado no Pesca e Companhia Trade Show. Os participantes munidos de uma vara de pescar profissional tiveram o desafio de acertar três alvos flutuantes a 11 metros, 13 metros e o mais distante a 15 metros. Cada um teve direito a seis arremessos e o vencedor foi quem somou mais pontos.

A novidade ficou por conta da primeira pista molhada em um torneio do tipo. ''É importante ver cada vez mais mulheres e crianças praticando a pesca esportiva. Espero que o Brasil chegue próximo aos Estados Unidos, que hoje contam com mais de 35% de mulheres neste mercado. O termômetro do Pesca e Companhia Trade Show indica que estamos no caminho certo'', disse Marcelo Claro, CEO da Pesca e Companhia. 

A final feminina teve uma alteração no lugar mais alto do pódio. Val Gomes superou
Tielly Oliveira desta vez. Natalia Cortes ficou em terceiro. ''Ano passado eu fiquei em segundo lugar no feminino e na categoria geral eu fiquei em terceiro lugar entre a disputa entre homens e mulheres. Treinando todas nós somos capazes'', comemorou a goiana Val Gomes. 

No masculino. o duelo foi definido na última tentativa. Matheus Ferreira superou
Gabriel Maré Mansa e Alexandre Corimba. ''Esse desafio na água, com três pontos de arremesso, dificultou bastante a disputa. Estamos acostumados a realizar no seco, então ter essa prova na água e ainda ter a preocupação com a pontuação que os outros pescadores estavam fazendo tornou tudo muito emocionante. A energia foi demais!'', falou Matheus Ferreira.

O Pesca e Companhia Trade Show abriu espaço também para crianças e adolescentes. O jovem mineiro Henrique Bittar levou a melhor na final contra Raphael Pereira. A pequena Sofia Ferreira também roubou a cena nos arremessos contra os meninos.

''Eu vi muitos pescadores super empenhados em levar esse título para casa e fiquei muito feliz de vencer na categoria mirim. Quem não participou esse ano, não fique de fora do ano que vem, porque é uma experiência incrível'', contou Henrique Bittar, de 13 anos.

Campeões masculino
Matheus Ferreira
Gabriel Maré Mansa
Alexandre Corimba

Campeões mirim
Henrique Bittar
Raphael Pereira
Sofia Ferreira

Campeões feminino
Val Gomes
Tielly Oliveira
Natalia Cortes

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

 


Fórmula E e Ubisoft lançam o universo do campeonato no Trackmania

Publicado 22/03/2024 15:28

A Fórmula E anunciou uma nova parceria com a Ubisoft por meio da integração de um universo da F-E, incluindo seus circuitos em Tóquio, Berlim e Londres, que serão recriados e implementados em seu popular jogo Trackmania.

Os jogadores também terão acesso a um adesivo exclusivo do Campeonato da Fórmula E, bem como aos de todas as 11 equipes do mundial dos carros elétricos. O Modo de Jogo da Fórmula E, com sistemas de Modo Ataque e gerenciamento de energia, também serão incorporados ao game, com três eventos ao vivo por circuito e valendo prêmios em dinheiro.

Os jogos começam em 30 de março, na mesma data em que os 22 pilotos do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E da ABB FIA estarão nas ruas de Tóquio. O percurso será apresentado a um universo de 9 milhões de jogadores do Trackmania a partir de 19h.

"Como sempre, nosso objetivo é aproximar nossos fãs da ação, e ao lançar no Trackmania, os fãs podem experimentar nossas pistas e a emoção das corridas em primeira mão. Ao lançar corridas ao vivo em três fins de semana de corrida icônicos da Fórmula E, os fãs poderão experimentar o cockpit do piloto em um formato alternativo e imersivo e acompanhar a ação'', disse Sanjay Shivaram, Diretor de Estratégia e Programa de Mídia da Fórmula E.

''Com prêmios em dinheiro e um título de grande vencedor para competir, os fãs poderão desafiar a si mesmos em seu próprio campeonato de corridas e fazer parte da comunidade de jogos da Fórmula E."

Os jogadores também poderão usar 12 adesivos exclusivos para carros: 11 adesivos das equipes da Temporada 10 da Fórmula E, além de um adesivo exclusivo do Campeonato da Fórmula E. Esses cards serão lançados antes do E-Prix de Tóquio e revelados nas redes sociais.

O campeonato da Fórmula E no game permitirá que os fãs experimentem o novo Modo de Jogo da Fórmula E, baseado nos E-Prix da vida real da categoria dos carros elétricos.

Isso inclui recursos exclusivos como gerenciamento de energia e o Modo Ataque, que dá aos jogadores energia extra por dois minutos.

"Estamos muito honrados em dar as boas-vindas à ABB FIA Fórmula E no Trackmania e aos nossos 9 milhões de usuários registrados! Desde dominar o gerenciamento de energia até implantar estrategicamente o Modo Ataque, os jogadores terão a oportunidade de mergulhar no mundo do maior campeonato de corridas elétricas e competir no Trackmania como nunca antes'', contou Adrienne Péchère, Diretora de Comunicações da Ubisoft Nadeo.

''As corridas virtuais acontecerão durante o mesmo final de semana das corridas reais oficiais em Tóquio, Berlim e Londres. Esta será a competição mais imersiva para os jogadores do Trackmania e os fãs da Fórmula E".

O Modo de Jogo da Fórmula E já está disponível em um servidor dedicado acessível pelo clube in-game da Fórmula E, incluindo uma pista de teste.

Para cada pista nas três cidades, haverá três E-Prix, cada uma oferecendo um prêmio em dinheiro de €1.000. Uma classificação global também recompensará o grande vencedor ao final do campeonato com €1.000 adicionais.

As primeiras três corridas em Tóquio acontecerão no sábado, 30 de março, às 20h, após a revelação da Pista do Dia, no domingo, 31 de março, às 14h, e na quarta-feira, 3 de abril, às 20h. 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

 

 


II Fórum Nacional do Turismo da Pesca no Trade Show

Publicado 22/03/2024 14:59

O cenário do turismo de pesca esportiva no Brasil foi assunto de debate no II Fórum Nacional do Turismo da Pesca, realizado durante o primeiro dia do Pesca & Companhia Trade Show 2024, no Pro Magno, em São Paulo (SP). O objetivo do encontro desta quinta-feira (21) foi de unificar ideias e objetivos para fortalecer o setor no país.

Organizado pela Petrel Eventos, com o apoio da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), o Fórum recebeu importantes autoridades, como o Secretário Nacional da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Expedito Netto, o Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, o Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, entre outros.

Ao longo do dia, o auditório do Pro Magno ficou movimentado com a realização de três painéis que trouxeram ao público informações importantes sobre o poder do segmento dentro da economia e do turismo brasileiro.

“Estamos reunidos na maior feira da América Latina em busca de um alinhamento e da união de ideias na pesca esportiva. Isso nos mostra que a modalidade deixou de ser um hobby e agora é um setor produtivo que emprega direta e indiretamente quase 500 mil pessoas e gera renda em diversos lugares do Brasil. Nós já somos gigantes na economia brasileira e o Fórum fortalece esse movimento”, afirma Marcos Glueck, presidente da ANEPE.

“Esse fórum traz encaminhamentos importantes para a pesca brasileira ao reunir ícones do segmento em um único evento para debater ideias e projetos. Aqui são discutidos temas de suma importância para a pesca, que permitem a criação de uma agenda nacional convergente, pensando soluções em conjunto: governo Federal, estaduais, municípios, iniciativa privada e os próprios pescadores”, avalia Roberto de Lucena.

O II Fórum Nacional do Turismo da Pesca ocorre em paralelo ao Pesca & Companhia Trade Show, considerada a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina.

Com mais de uma década de história, o evento é responsável por reunir fabricantes, importadores e profissionais do setor em um ambiente propício para negócios e interação direta com o público. E agora, com o Fórum, se torna um importante contribuidor para o crescimento do mercado e do turismo da pesca.

“É um debate importante para entendermos melhor o segmento da pesca e para onde ele está indo. O evento é super importante para planejarmos o futuro e criarmos políticas públicas para impedir um afunilamento e estrangulamento do mercado da pesca esportiva”, conclui Marcelo Claro, CEO do Pesca & Companhia Trade Show.

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

 


Tudo sobre a abertura do Pesca e Companhia Trade Show 2024

Publicado 22/03/2024 11:27

A 16ª edição do Pesca e Companhia Trade Show foi inaugurada nesta quinta-feira (21), na cidade de São Paulo (SP), marcando o início do principal evento do setor. O Pro Magno está pronto para receber mais de 15 mil visitantes até o próximo sábado (23), com mais de 100 expositores exibindo suas últimas novidades em produtos e serviços relacionados à pesca, náutica, tiro esportivo, turismo, esportes outdoor, cutelaria, entre outros.

A expectativa para 2024 é ultrapassar os números impressionantes da edição anterior, buscando superar os R$400 milhões em volume de negócios. A programação da feira começa às 13h na sexta-feira (22) e às 10h no sábado (23), oferecendo oportunidades de networking e negociações para os participantes.

Este ano, a feira expandiu seu espaço em cerca de 25% em comparação com 2023, preparando-se para receber milhares de profissionais do setor nos três dias do evento, incluindo atacadistas, varejistas e operadores de turismo em busca de novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

A cerimônia de abertura foi conduzida por Marcelo Claro, fundador do Grupo Atol, com a presença de representantes do Ministério da Pesca e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além das representantes do Anzol Rosa, um evento exclusivamente dedicado às mulheres em Mato Grosso do Sul.

Marcelo Claro enfatizou a importância de reunir toda a cadeia produtiva da pesca e do turismo em um único evento para impulsionar o crescimento do setor, considerando o grande potencial do universo da pesca no Brasil, que já conta com mais de 16 milhões de pescadores e continua a crescer exponencialmente a cada década.

Segundo dados do SEBRAE, a atividade de pesca amadora já movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, demonstrando seu impacto econômico significativo. Em outros países, como Alemanha, Inglaterra, País de Gales, Estados Unidos e Canadá, os números são igualmente expressivos, evidenciando o potencial global do setor.

O Ministério da Pesca, representado pelo secretário nacional de pesca industrial, Expedito Netto, destacou o crescimento do setor no Brasil, especialmente entre as mulheres, enfatizando a importância de incentivar sua participação e promover campeonatos e eventos inclusivos.

Para isso, o aumento do investimento e o apoio do governo são fundamentais para fortalecer os campeonatos estaduais e municipais, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas na pesca esportiva.

Além disso, a feira também oferece oportunidades para o setor de turismo, com a divulgação de destinos brasileiros ideais para a pesca esportiva, apresentando debates importantes durante o II Fórum Nacional do Turismo da Pesca.

Os espaços turísticos na feira funcionam como vitrines para os operadores e empresários locais, permitindo-lhes promover seus produtos e destinos aos visitantes, bem como estabelecer parcerias comerciais no mercado B2B.

O Pesca & Companhia Trade Show, criado em 2007, surgiu para atender às demandas do mercado profissional de pesca, proporcionando um ambiente propício para fabricantes, importadores e operadores de turismo negociarem diretamente com o varejo.

Como a maior feira de equipamentos e turismo de pesca da América Latina, o evento reúne expositores, fabricantes e importadores das principais marcas mundiais do segmento, promovendo o crescimento e desenvolvimento contínuo da indústria da pesca e do turismo no Brasil e além.

 


Sam Bird da Fórmula E fala da McLaren no Brasil

Publicado 20/03/2024 21:29

A vitória de Sam Bird (NEOM McLaren) no E-Prix de São Paulo (SP), na quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, ainda repercute. Em entrevista coletiva para a mídia internacional, o piloto britânico disse que o resultado de sábado (16) foi um dos mais importantes da carreira por ser o primeiro da equipe de Woking na categoria dos elétricos.

E mais: Sam Bird resgatou a paixão do brasileiro pela escuderia, que esteve presente nos três títulos mundiais de Ayrton Senna na Fórmula 1 e o bicampeonato de Emerson Fittipaldi na mesma F1, que completa 50 anos em 2024.

O resultado no Sambódromo do Anhembi foi obtido na penúltima curva, quando Sam Bird  superou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) após 34 voltas de E-Prix. A corrida de Fórmula E teve mais de 200 ultrapassagens.

''A McLaren ganhando no Brasil é uma grande coisa, ser capaz de fazer isso foi muito especial. Foi ainda mais especial, porque nós tínhamos o Emerson Fittipaldi por lá. Eu não sei como pode ser mais icônico para nós da McLaren e para mim vencer no Brasil. Foi um momento muito especial, um que eu vou guardar para sempre'', contou Sam Bird, que tem o carro McLaren 720S Coupé como um de seus prediletos.

Sam Bird esteve, antes da corrida em São Paulo (SP), na sede da escuderia no país e viu de perto todo o simbolismo que a McLaren carrega no Brasil. A pintura de Senna foi o ponto alto daquela visita e deu sorte no E-Prix.

''Isso simboliza a McLaren, isso simboliza o Ayrton. E aí tem tantos momentos que ele foi capaz de fazer, especialmente em Interlagos''.

Um dos mais experientes da Fórmula E, Sam Bird se transferiu para a equipe inglesa nesta temporada, que é a décima do Mundial dos carros elétricos. O piloto tem 116 E-Prix disputados, 12 vitórias e 27 pódios, além de seis pole positions.

Sam Bird tornou-se o segundo vencedor mais velho da Fórmula E, tendo vencido com 37 anos e 67 dias. O brasileiro Lucas di Grassi conquistou sua vitória mais recente aos 37 anos e 354 dias.

É atualmente o sexto colocado na categoria, que tem o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) líder com 57 pontos. O mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) soma 2 pontos e o paulista Lucas di Grassi (ABT Cupra) ainda não pontuou. 

''Eu estou feliz, obviamente. Mas eu estou mais feliz com todas essas pessoas atrás de mim que fazem parte da equipe. A McLaren, no ano passado, não teve a temporada que eles queriam, foi um pouco mais desafiador e nós nos colocamos alguns objetivos neste ano''.

''Um deles foi ganhar mais pódios do que eles fizeram no ano passado. E eu senti que era um objetivo realista. Eu não esperava vencer muito este ano, mas isso mostra o progresso que nós fizemos durante os últimos quatro ou cinco meses de trabalho juntos'', concluiu Sam Bird, que só está atrás do recorde de vitórias na F-E atrás de Sebastien Buemi e Lucas di Grassi, com 13 cada.

A equipe inglesa NEOM McLaren ficou em oitavo lugar em 2023 com 88 pontos. Sam Bird tem como companheiro o britânico Jake Hughes.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março. A competição dos carros elétricos está em sua décima temporada. A competição ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Resultados do E-Prix de São Paulo - https://tinyurl.com/resultsSP
1º - Sam Bird (NEOM McLaren)
2º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
3º - Oliver Rowland (Nissan)
4º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
5º - Jake Dennis (Andretti)
13º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)
16º - Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team)

Classificação completa dos pilotos -- https://tinyurl.com/formulaestandings
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) - 57 pontos
2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 53 pontos
3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 39 pontos
4º - Jean-Eric Vergne (DS Penske) - 39 pontos
5º - Jake Dennis (Andretti) - 38 pontos
 

Classificação das equipes - https://tinyurl.com/equipesformulae
1º - Jaguar TCS Racing - 96 pontos
2º - TAG Heuer Porsche - 61 pontos
3º - DS Penske - 57 pontos
4º - NEOM McLaren - 55 pontos
5º - Andretti - 47 pontos 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


Manumito finaliza aclimatação na Irlanda do Norte para luta do Bellator

Publicado 20/03/2024 17:06

O atleta Manoel Sousa, o Manumito fez seus últimos treinos e o processo de aclimatação para sua estreia no Bellator, que será nesta sexta-feira (22), em Belfast, na Irlanda do Norte. O cearense abre o card principal da franquia de MMA contra o local Tim Wilde.

Desde sábado (16), às 15h, o lutador de 26 anos, que treina pela OCT Academia Octógono, em São Bernardo do Campo (SP), está em processo de adaptação ao país europeu, com temperatura mínima de 4 graus.

Invicto no MMA, Manumito está na divisão peso-leve e tem dez vitórias em dez lutas. Na Irlanda do Norte, ele é acompanhado de perto pelo treinador Fred Blum, além de contar com uma equipe multidisciplinar ao seu redor.

''A adaptação está sendo a melhor possível, o clima está parecido com São Bernardo, então estou acostumado, bateria nele no calor e vou bater nele no frio, estou focado para a luta e mentalizando a vitória'', disse Manumito. 

Manoel Sousa terá também a torcida contra em Belfast, contra um lutador experiente que é Tim Wilde. O adversário do brasileiro tem o cartel de 17 vitórias, quatro derrotas e um empate na modalidade. 

Em seu último combate, o brasileiro - uma dos nomes em ascensão nas modalidades mistas -  esteve em ação na PFL Challengers Series, em fevereiro do ano passado, e derrotou Paulo Henrique Laia por pontos. A luta desta sexta-feira (22) terá transmissão do canal Combate.

Sobre Manumito

Com uma família com 18 irmãos, Manoel passava seus dias abrindo cocos manualmente, ganhando apenas 20 reais por dia, até o fim do dia, para ajudar no sustento da casa. Em um único dia, ele conseguia abrir mil cocos.

O escape nas artes marciais e a paixão pelo esporte deram um propósito a Manumito, apelido dado por um amigo na Octógono, que agarrou essa oportunidade com garra e dedicação para manter um histórico invicto há mais de 8 anos no muay thai e MMA.

 

 

 

 


São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Publicado 19/03/2024 16:29

A cidade de São Paulo vai receber o maior evento de empreendedorismo exclusivo para nutricionistas em maio. O Summit da Nutrição Sem Fronteiras será os dias 4 e 5, na capital dos negócios no Brasil. A proposta da maior escola de negócios para nutricionistas da América Latina é oferecer uma experiência imersiva e de ambiência para fornecer modelos de eficiência comprovada para ajudar profissionais da área a elevar seu patamar no mercado.

“O Summit é onde reunimos a nata da nutrição, inclusive nomes famosos, que todos conhecemos e admiramos. Em conjunto aos congressos, palestras e eventos, oferecemos a oportunidade de networking com profissionais que faturam de 20 a 400 mil reais por mês”, afirma Samir Byde, diretor da Nutrição sem Fronteiras e criador da Metodologia de Consultorias Premium e o Método Check-in, responsáveis por impactar a carreira de 900 nutricionais e gerou mais de R$ 100 milhões para seus mentorados em 2023.

Em dois dias de imersão, os nutricionistas terão a oportunidade de aprender com alguns dos melhores profissionais ligados a business no Brasil. Além do próprio Byde, estão confirmados Henrique Marinho, número 1 em high ticket, líder do movimento high life; Davi Oliveira, líder de mercado em social selling e considerado um gênio da produção de conteúdo, entre outros.

“A média salarial dos nutricionistas que atuam em consultório é R$ 3 mil ao mês. No Summit, vamos apresentar um plano 100% prático para escalar os negócios além dos R$ 10 mil por semana. Nossa metodologia ensina profissionais da nutrição a cobrar mais, porque vai atender os clientes com maior eficiência. Consequentemente, a qualidade traz fidelização. Resumindo, mostramos que é possível ganhar mais e isso possibilita outro ganho, que é o tempo. Pois abre a chance de se trabalhar menos e investir em qualidade de vida”, completa Byde.

O primeiro lote de ingressos, a preços promocionais, está disponível e pode ser adquirido no site: 
https://nutricaosemfronteiras.com/summit-venda-origin/. São três opções: Silver, Black e Premium e partir de R$ 997,00.

Serviço
SUMMIT NUTRIÇÃO SEM FRONTEIRAS
Data: 4 e 5 de maio
Local: Vila Blue Tree - (Rua Castro Verde, 266 - Santo Amaro, próximo da Marginal Pinheiros, São Paulo)

Quem é Samir Bayde - O nutricionista Samir Bayde trabalha para revolucionar o setor, levando esse profissional para um novo nível de valorização e remuneração por meio de um atendimento excepcional aos pacientes. Bayde é o responsável pela criação do Modelo de Negócios de Consultorias Premium e o Método Check-in, tornando-se um mentor de negócios com crescente influência no mercado nacional. A metodologia desenvolvida por Bayde já gerou um impacto superior a R$ 100 milhões para nutricionistas em todo o Brasil.

Sobre a Nutrição Sem Fronteiras - Iniciativa inovadora que se dedica a empoderar os profissionais da nutriçāo. A escola de negócios fornece metodologias únicas, como a Consultoria Premium e Check-in, criadas para impulsionar o sucesso nos negócios por meio de atendimento diferenciado aos clientes.


Regata Bracuhy planejada para 2025 em Angra dos Reis (RJ)

Publicado 19/03/2024 11:57
Alterado 19/03/2024 21:01

A 6ª edição da Regata Bracuhy encerrou no último domingo (17) e a organização feita por quatro mulheres já planeja a prova de 2025, que será no mesmo local e no mês de março, ainda sem data definida.

Com um dia inteiro de regata, as inscrições para Bracuhy foram esgotadas antes do prazo final e teve lista de espera. O evento recebeu 700 velejadores e 130 embarcações, com atletas de diversas idades, estados do Brasil e até da Argentina.

Mesmo com o sucesso e crescimento, as organizadoras Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Teresa Zanetti já trabalham com foco em 2025 quando ocorre a 7º edição. A regata que é disputada desde 2017 está em crescimento desde sua primeira prova e é apontada como uma das maiores do país, juntamente com a Semana de Vela de Ilhabela e a Santos-Rio.

Segundo Chris Amaral, a sensação é que a Regata está no caminho certo de unir os velejadores de diversas regiões. Mas o trabalho está apenas no começo. ''Estamos cumprindo o objetivo de unir as tribos da vela de todas idades. A vela brasileira está crescendo e se renovando. Vemos os velejadores felizes, se empenhando para ter uma boa performance na raia! Mas também se divertindo, afinal, o que temos em comum é o vento que nos move''.

Os próximos passos já começaram, segundo as organizadoras! ''Essa semana é de avaliação da regata, analisar o que podemos melhorar, apresentar o retorno aos nossos patrocinadores e apoiadores. Fora isso vamos fazer séries dos melhores momentos da regata, dos bastidores, cada detalhe da raia, as festas e confraternização de todas as tripulações. A ideia é mostrar o envolvimento de todos na regata, trazer e compatibilizar conhecimento técnico e partir daí seguirmos para o projeto da próxima edição'', finalizou.

O primeiro barco a cruzar a 6º edição da Regata Bracuhy foi o Asbar 6, que levou o prêmio de Fita Azul. Confira todos os resultados no site oficial da competição: https://regatabracuhy.com.br/resultados-2024.


Fórmula E gera 6 mil empregos na segunda passagem por São Paulo (SP)

Publicado 18/03/2024 14:04

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E voltou à cidade de São Paulo (SP) neste sábado (16) com a realização da quarta etapa da 10ª temporada do evento dos carros elétricos.

O Sambódromo do Anhembi, na zona norte, recebeu mais de 20 mil pessoas, que acompanharam a vitória do britânico Sam Bird (NEOM McLaren), que ultrapassou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) na penúltima curva, após 34 voltas de E-Prix.

O evento contou com a presença de ídolos e personalidades do esporte a motor, como Emerson Fittipaldi, Felipe Massa, Bernie Ecclestone (ex-chefe da Fórmula 1), Alejandro Agag (fundador da Fórmula E), além dos anfitriões do mundial dos carros elétricos: prefeito Ricardo Nunes e o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.

Dados da Prefeitura de São Paulo apontam que a corrida gerou 6 mil empregos diretos nesta segunda passagem, além de movimentar mais de R$ 74 milhões.

''A cidade de São Paulo é única no mundo a sediar a corrida da Fórmula E, além da Fórmula 1 e do WEC. Esses eventos são importantes para a cidade. Esse evento é transmitido em 190 países, o que é uma excelente promoção para São Paulo'', ressaltou o prefeito Ricardo Nunes.

Vale reforçar que a Fórmula E está garantida em São Paulo (SP) por mais três temporadas. Segundo Gustavo Pires, presidente da SPTuris - São Paulo Turismo, este ano, por ser mais conhecido e com as mudanças que os organizadores fizeram, como a Fan Village e a festa depois da corrida, gratuita e aberta a todo o público presente, houve crescimento de pelo menos 50% no resultado.

"A segunda edição em São Paulo mostrou uma grande evolução, permitindo ao público desfrutar de um dia inteiro de programação. Além da competição automobilística e da discussão sobre mobilidade elétrica, a cidade passa a contar com mais um evento exclusivo e de qualidade, reforçando positivamente sua imagem no Brasil e no mundo", disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris - São Paulo Turismo.

As autoridades paulistanas foram recebidas pelo co-fundador da Fórmula E, Alberto Longo. O espanhol foi um dos responsáveis pela realização da corrida em São Paulo. Longo destacou a parceria de longo prazo entre a cidade e a corrida.

''É o melhor venue para nós. Nós podemos crescer massivamente aqui. Temos que ficar no Brasil. Estamos nas ruas, no centro da cidade. Nós não causamos problemas para a cidade no Sambódromo e a estrutura é toda próxima''.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março. Será a primeira vez que os carros elétricos vão correr pelas ruas da capital japonesa.

O Mundial dos carros elétricos ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

[caption id="attachment_31785" align="alignnone" width="800"] Foto: Daniel Deák/SPTuris.[/caption]

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

 


Arnold Sports Festival South America está próximo

Publicado 18/03/2024 00:18

Considerado o maior evento multiesportivo do continente, com destaque para a disputa de bodybuilding, o Arnold Sports Festival South America será realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP).

A 10ª edição contará com disputas de fisiculturismo em categorias como overall, figure, wheelchair, women 's physique, classic physique, bikini, wellness e men' s physique. Os campeões entre os profissionais garantem vaga para a disputa do Mr. Olympia, a principal competição mundial da modalidade, que é realizada nos Estados Unidos.

O Arnold Sports Festival também contará com disputas em modalidades como combate medieval, jiu-jitsu, karatê, luta de braço, MMA, muay thai, pillow fight, power bíceps, sambô, break dance, cheerleading e taekwondo.

Faltando menos de um mês para o evento, a Savaget Group, empresa organizadora, espera entregar a melhor edição de todos os tempos e novamente bater recorde de público, que foi de 90 mil visitantes em 2023.

O Arnold Sports Festival também engloba feiras de diferentes segmentos de mercado, com foco em bem-estar. Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget, o volume de negócios em 2023 foi na casa de R$ 170 milhões. 

“A expectativa é grande para esse ano. Teremos cerca de 40% a mais de expositores, reflexo do contínuo crescimento do segmento de bem-estar. Só a indústria de nutrição esportiva crescerá cerca de 10% no país nos próximos quatro anos. Assim, é bem provável que a gente bata também o recorde de transações comerciais na edição 2024”, diz ela.


Mais informações sobre o Arnold Sports Festival South America
https://arnold.savagetpromocoes.com.br/

Sobre a Savaget Group.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de esportes, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.

Foto: Rodrigo Dod
 
 


 


Brasileiros querem melhores resultados na Fórmula E

Publicado 17/03/2024 23:20

Os pilotos brasileiros que disputam o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E esperam melhores resultados nas próximas etapas do evento. 

Neste sábado (16), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), Lucas di Grassi (ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) não pontuaram, ficando em 13º e 16º respectivamente.

O vencedor foi o britânico Sam Bird (NEOM McLaren), que ultrapassou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) na penúltima curva, após 34 voltas de E-Prix. A corrida paulistana foi marcada por centenas de ultrapassagens na pista de 2.930 metros e por altas temperaturas, que chegaram a atingir 35 graus, com uma sensação térmica ainda maior durante a tarde.

Até o momento, os pilotos brasileiros não obtiveram bons resultados neste ano na Fórmula E. O mineiro Sérgio Sette Câmara soma apenas dois pontos com sua ERT, enquanto o paulista Di Grassi ainda não pontuou em quatro etapas desde seu retorno à equipe da ABT Cupra.

''Espero estar aqui em outras ocasiões com um carro competitivo, lutando por um pódio e proporcionando mais alegria para os torcedores. Sinceramente, ao contrário do ano passado, este ano estou feliz com meu desempenho'', disse Sérgio Sette Câmara. ''Quero lutar por pódios no futuro''.

Como mencionado anteriormente, a corrida foi uma das mais quentes do calendário. O calor do fim do verão brasileiro exigiu uma estratégia de gerenciamento de bateria, que pode ter influenciado muitos resultados.

O campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi, sugere aos organizadores uma corrida noturna ou no fim da tarde em São Paulo, caso a prova de 2025 seja novamente em março.

''Faz parte correr no calor. Tudo bem, acho que é pior para o público do que para nós. Se a bateria superaquece, afeta a todos. Quem gerencia melhor a bateria também tem uma vantagem''.

''A corrida aqui talvez devesse ser mais tarde. Talvez no final do dia, já que o Sambódromo tem iluminação. Talvez possamos até fazer uma corrida noturna. Então, acredito que há várias adaptações possíveis. Inclusive, poderíamos considerar um evento de dois dias, não apenas um'', acrescentou Lucas di Grassi.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março.

A competição dos carros elétricos está em sua décima temporada e ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Público em São Paulo

O público presente nas arquibancadas do Sambódromo do Anhembi chegou a quase 20 mil pessoas, mesmo com os termômetros marcando 35 graus na capital paulista, uma das tardes mais quentes dos últimos anos segundo as autoridades locais.

O acesso à pista começou cedo, com os treinos livres pela manhã. O Metrô foi um dos parceiros da corrida nesta temporada, com vans levando o público da estação Portuguesa Tietê para o Sambódromo. Nas arquibancadas, muita animação para os 22 pilotos do grid.

Esta foi a segunda vez que a categoria máxima dos carros elétricos desembarcou no Brasil, e a história praticamente se repetiu na pista em relação a 2023. A Fórmula E está garantida em São Paulo (SP) por mais três temporadas.

O evento contou com a presença de ídolos do esporte, como Emerson Fittipaldi, Felipe Massa, Bernie Ecclestone (ex-chefe da Fórmula 1), Alejandro Agag (fundador da Fórmula E), o prefeito Ricardo Nunes e o presidente da SPTuris, Gustavo Pires. O DJ Bruno Martini encerrou a festa no pódio do Anhembi após a cerimônia dos vencedores, com muita música e a canção oficial da categoria lançada neste mês.

"A segunda edição em São Paulo mostrou uma grande evolução, permitindo ao público desfrutar de um dia inteiro de programação. Além da competição automobilística e da discussão sobre mobilidade elétrica, a cidade passa a contar com mais um evento exclusivo e de qualidade, reforçando positivamente sua imagem no Brasil e no mundo", disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris - São Paulo Turismo.

 


Festa da vela brasileira na Regata Bracuhy 2024

Publicado 17/03/2024 22:07

Na sua 6ª edição, a Regata Bracuhy realizou o cerimonial de premiação neste sábado (16), em Angra dos Reis (RJ). Com mais 700 velejadores e 130 embarcações, o destaque ficou para o veleiro Asbar 6, que levou o prêmio de Fita Azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada.

Comandados por Marcelo Pereira Quintaes, o Asbar 6 finalizou a prova no tempo em 1h25 e conquistou o prêmio de Fita Azul e a vitória na classe VPRS.

Já na disputa do Bico Proa, que teve o maior número de barcos na raia, com 54, foram divididos em cinco categorias.

Na primeira, Seachegue foi a campeã, enquanto na segunda flotilha Tamuatoa 3 levou a medalha de ouro. Já na terceira categoria, a Libertas foi a campeã. Na penúltima disputa, Oka levou o título. Finalizando a Bico de Proa Metal, a tripulação do Jubarte foi a líder.

Bracuhy também teve seu representante no pódio, com o título da embarcação Kaluanã, na APS.

Os RGS e Clássicos tiveram domínios da equipe do Kameha Meha, que ficou com o troféu.

Sea Wylo levou na Multicasco. Enquanto Nica, Opium, Kybyxu foram os vencedores das três categorias de Cruzeiros.

“Conseguimos fazer uma boa largada! Marcamos bem nossos concorrentes logo no começo e foi possível manter o ritmo durante o percurso e ser Fita Azul”, explicou Marcelo Pereira Quintaes.

A Regata Bracuhy está em crescimento desde sua primeira edição e é apontada como uma das maiores do País juntamente com a Semana de Vela de Ilhabela e Santos-Rio.

Segundo Teresa Zanetti, uma das fundadoras, a regata foi um sucesso com todos os velejadores aprovando essa grande festa da vela brasileira.

“Muito feliz com a 6ª edição da Regata Bracuhy. As regatas foram de alto nível e todos se divertiram muito em terra. A união de todos os organizadores e velejadores foi incrível!”, disse.

Com uma equipe formada por mulheres de diversas idades, a tripulação do Rolé, comandada por Giovana Araújo, foi o destaque na disputa feminina.

“Nossa largada não foi legal. Mas conseguimos ganhar algumas posições e todas ajudaram muito! Somos uma tripulação de amigas e continuamos juntas em todos os desfiles do percurso”, finalizou.

Para conferir os resultados gerais, fotos e vídeos das regatas acesse o site oficial da Regata Bracuhy:https://regatabracuhy.com.br/resultados-2024.

Sobre a Regata Bracuhy

Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.

A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.

Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!

Foto: On Board Sports - Caio Souza


Vitória da McLaren no E-Prix de São Paulo (SP) da Fórmula E

Publicado 16/03/2024 17:38
Alterado 16/03/2024 18:10

A quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foi disputada neste sábado (16), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP).

O vencedor foi o britânico Sam Bird (NEOM McLaren), que superou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) na penúltima curva, após 34 voltas de E-Prix. Foi a primeira conquista da McLaren na categoria dos carros elétricos.

O neozelandês, que havia sido vencedor em 2023, não conseguiu segurar o ataque do piloto da McLaren na corrida, que novamente foi marcada por centenas de ultrapassagens na pista de 2.930 metros e muito calor. Os dez primeiros colocados cruzaram a linha muito próximos. 

O terceiro foi o britânico Oliver Rowland (Nissan), superando de modo surpreendente no fim o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e o britânico Jack Dennis (Andretti), quarto e quinto colocados, respectivamente. 

Sam Bird, que não vencia desde 2021, em Nova Iorque, soube administrar bem a troca de posições durante toda a corrida na capital paulista. Chegou a ser líder no começo, caiu um pouco e se recuperou numa ultrapassagem que entra para a história de dez anos da Fórmula E.

''Foi uma corrida bastante disputada e com final emocionante! Espero que com esse pódio consiga buscar outros bons resultados na temporada. Tinha um objetivo no início do ano que era ganhar, mas não esperava vencer tão cedo'', contou Sam Bird, que estreia pela NEOM McLaren na temporada.

Os brasileiros Lucas di Grassi (ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) não pontuaram, ficando em 13º e 16º respectivamente.

A melhor volta do E-Prix paulista foi do holandês Nyck De Vries (Mahindra), mas o piloto não levou ponto extra por não ter terminado no Top 10. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conquistou a Julius Baer Pole Position ainda na manhã de sábado (16).

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março. A competição dos carros elétricos está em sua décima temporada. A competição ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Senna e McLaren

A montadora inglesa McLaren está associada eternamente ao brasileiro Ayrton Senna. Os três títulos do piloto pela equipe de Wolking em seis temporadas colocaram a escuderia entre as favoritas por aqui.

Presente na Fórmula E desde 2023, a McLaren só foi ter sua primeira vitória justamente na cidade e na região onde Ayrton Senna viveu sua infância e adolescência. O maior ídolo do esporte brasileiro é da Zona Norte, mesma região do Sambódromo do Anhembi.

Sam Bird foi perguntando sobre o legado de Senna na zona mista montada anexa à pista. ''Aqui é a casa de Ayrton Senna. E se você pensa em Ayrton, você pensa em McLaren! Então, representar essa marca é muito especial.

Corrida paulistana com muitas ultrapassagens e calor

O público nas arquibancadas da passarela do samba chegou a quase 20 mil pessoas, mesmo com 35 graus na capital paulista, uma das tardes mais quentes nos últimos anos segundo as autoridades locais. O acesso à pista começou logo pela manhã nos treinos livres.

O Metrô foi um dos parceiros da corrida nesta temporada. Vans levavam o público que saia da estação Portuguesa Tietê para o Sambódromo. Nas arquibancadas muito barulho para os 22 pilotos do grid.

Foi a segunda vez que a categoria máxima dos carros elétricos desembarcou no Brasil e a história praticamente se repetiu na pista em relação a 2023. A Fórmula E está garantida em São Paulo (SP) por mais três temporadas.

O líder da Fórmula E continua sendo o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 57 pontos. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) é o segundo com 53 pontos e o terceiro é o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) com 39 pontos. O brasileiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) soma 2 pontos e Lucas di Grassi (ABT Cupra) ainda não pontuou. 

Antes da largada foi respeitado um minuto de silêncio em memória de Wilsinho Fittipaldi, ícone do automobilismo brasileiro, que morreu neste ano. O irmão dele, Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, estava na Fórmula E pelo segundo ano consecutivo.

Emerson foi um dos destaques do evento, aclamado pelo público na arquibancada principal. O ex-piloto elogiou a pista do Sambódromo e a forma como os competidores lidam com a administração dos pneus com tanto calor.

''Estou muito feliz, segundo ano aqui em São Paulo. E novamente muito calor, foi difícil para os pilotos e para os pneus também. Foi necessário muita administração dos pneus, de energia, muita tecnologia e estratégia de competição. pista tem uma reta muito longa, muito rápida. Chega a 280 km/h. É muito veloz. É uma pista difícil fisicamente''.

O E-Prix contou também com a presença do Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, que esteve no pitlane ao lado dos pilotos acompanhado pelo fundador da categoria, o espanhol Alejandro Agag. O britânico de 93 anos elogiou a competição dos carros elétricos e seu equilíbrio.

''Eu acho que o problema com a Fórmula 1, no momento, é que temos uma pessoa que ganha todas as corridas, e isso não é bom. Então eu espero que não aconteça com a Fórmula E'', disse Bernie Ecclestone, que considera o Brasil como sua segunda casa.

''Sim, o Brasil é definitivamente um pouco o meu país. É a primeira vez que vi a Fórmula E, e parece super, super, super interessante. É bom para São Paulo, é bom para toda a região. É importante também ter a mensagem de sustentabilidade. O mundo está indo nessa direção''. 

O piloto Felipe Massa, que correu duas temporadas na Fórmula E e fez história na F1, esteve presente no Sambódromo do Anhembi e levou os três pilotos de carro elétrico para o pódio. O DJ Bruno Martini encerrou a festa no pódio do Anhembi após a cerimônia dos vencedores com muita música e a canção oficial da categoria lançada neste mês.

Resultados do E-Prix de São Paulo - https://tinyurl.com/resultsSP
1º - Sam Bird (NEOM McLaren)
2º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
3º - Oliver Rowland (Nissan)
4º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
5º - Jack Dennis (Andretti)
13º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)
16º - Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team)

Classificação completa dos pilotos -- https://tinyurl.com/formulaestandings
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) - 57 pontos
2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 53 pontos
3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 39 pontos
4º - Jean-Eric Vergne (DS Penske) - 39 pontos
5º - Jack Dennis (Andretti) - 38 pontos
 

Classificação das equipes - https://tinyurl.com/equipesformulae
1º - Jaguar TCS Racing - 96 pontos
2º - TAG Heuer Porsche - 61 pontos
3º - DS Penske - 57 pontos
4º - NEOM McLaren - 55 pontos
5º - Andretti - 47 pontos 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


Trade Show convoca time de influenciadores para aumentar visibilidade da feira

Publicado 16/03/2024 12:53

A 16ª edição do Pesca & Companhia Trade Show promete ser um sucesso não só presencialmente no Pro Magno, em São Paulo, mas também nas redes sociais. Em 2024, o evento convocou um time de influenciadores para atuarem como embaixadores nas redes sociais, aumentando ainda mais a visibilidade da feira.

Durante os três dias de Trade Show, que vai de 21 a 23 de março, cinco influenciadores estarão presentes na maior feira do segmento da América Latina, mostrando os principais acontecimentos, lançamentos e atrações.

Como embaixadores gerais do evento, foram convidados Tanilla Moura, pescadora esportiva e influenciadora de Goiânia (GO), Jack Dousseau, especialista em Carabinas, Airsoft e tiro esportivo - segmentos presentes na feira - e Gabi Brasil, pescadora esportiva e influenciadora do Mato Grosso do Sul.

“As minhas expectativas estão voltadas a inspirar e engajar os participantes com a troca de informações relevantes para o setor. Além disso, pretendo levar à feira um discurso motivador com o intuito de inclusão da figura feminina na pesca e impulsionar o crescimento do mercado cada vez mais!”, afirma Tanilla Moura.

“A feira é uma grande oportunidade de networking. Para o meu segmento do tiro esportivo é também uma oportunidade de conhecer os novos lançamentos do mercado. Para nós, amantes do tiro esportivo e do airsoft, é como estar na Disney! Expectativas elevadas para este evento de alto nível!”, conta Jack Dousseau.

“Espero reencontrar amigos e parceiros, conhecer pessoas e descobrir as novidades de tudo o que o mercado traz para colaborar com o dia a dia dos pescadores. Hoje, temos a feira como a grande vitrine da pesca no Brasil e poder estar lá é, com certeza, uma das melhores oportunidades de networking para as pessoas do ramo”, diz Gabi Brasil.

Torneio de Arremessos tem fenômeno da pesca mirim como embaixador

A segunda edição do Torneio de Arremessos do Pesca & Companhia Trade Show também terá seu próprio embaixador. Para a missão, o pescador mirim Henrique Bittar, de13 anos, vem de Uberaba (MG) para acompanhar tudo que vai acontecer na pista de arremessos. A disputa promete muita emoção e competitividade entre os participantes.

A dinâmica do Torneio de Arremessos será diversificada, contemplando três categorias distintas: masculino, feminino e a categoria Kids, até 15 anos. A pista estará disponível durante os três dias da feira, abrindo espaço para lançamentos de produtos, sessões de treino e demonstrações de técnicas por renomados especialistas da pesca esportiva.

“Minha expectativa para o Trade Show é a melhor possível, com grandes marcas na feira e os maiores pescadores do país. Espero ver também muitos pescadores mirins e muitas pescadoras, pois esse público vem ganhando espaço no esporte. A pista de arremesso esse ano terá muitas novidades e espero todos participando. Prêmios e troféus estarão à espera dos campeões!”, conta Henrique Bittar, que revela que também vai entrar na disputa.

“É o meu primeiro Torneio de Arremessos, já disputei torneios de pesca, sendo campeão e vice. Estou treinando bastante, espero dar o meu melhor!”, completa o pescador mirim.

Repórter especial mostra todos os detalhes do Trade Show

Finalizando o time de cinco influenciadores, a pescadora Livinha Pirara, de São Paulo (SP), foi convidada a atuar como a repórter oficial do evento. Em suas redes, ela vai produzir entrevistas e mostrar de forma informativa e divertida os bastidores do Pesca & Companhia Trade Show.

“Sempre fui no Trade Show e ficava encantada, admirando tudo e pensava ‘um dia eu estarei aqui trabalhando’. E hoje sou a nova repórter do evento. Estou muito feliz!”, afirma a pescadora e repórter.

“Já estou super ansiosa para fazer as entrevistas! Meu look mais do que especial já está quase pronto para acompanhar de perto os acontecimentos na feira e fazer diversas gravações. E claro, vamos fazer uma super resenha na pista de arremesso. Eu estarei lá de coração aberto para receber todo o público do Trade Show”, finaliza Livinha.

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo e cutelaria da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

Em 2023, contou com um público de mais de 20 mil pessoas, 100 expositores, 1 mil marcas e mais de R$ 400 milhões em negócios gerados nos setores de pesca esporitva e esportes outdoor.

 


Fórmula E em São Paulo: Alemão crava a pole position

Publicado 16/03/2024 12:13

Quarta etapa da 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, o E-Prix de São Paulo teve um emocionante treino classificatório na manhã deste sábado (16), no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conquistou a Julius Baer Pole Position por uma diferença de apenas 0s002 em relação a Stoffel Vandoorne (DS Penske), que havia sido o pole na etapa paulista da temporada passada da Fórmula E.

Pascal Wehrlein cravou na final o tempo de 1min12s789, garantindo sua segunda Julius Baer Pole Position nesta temporada. O piloto da Porsche também foi pole na prova de abertura do campeonato, na Cidade do México, no qual foi o vencedor.

A segunda fila do grid será formada pelo outro carro da DS Penske, Jean-Eric Vergne, e o vencedor do E-Prix de São Paulo da temporada passada, o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing).

Como foi o treino

O grupo 1 abriu o treino classificatório com alguns favoritos a vitória em São Paulo, como a dupla de neozelandeses da Jaguar TCS Racing formada por Mitch Evans e Nick Cassidy.

Durante boa parte da sessão, os dois carros da Jaguar TCS Racing disputaram a ponta do grupo A, mas no fim foi o francês Jean-Eric Vergne que terminou como o mais rápido, seguido por seu companheiro de DS Penske, Stoffel Vandoorne. Mitch Evans avançou em terceiro, enquanto Nico Müller ficou com o quarto tempo e eliminou Nick Cassidy na bandeirada.

Ambos os brasileiros correram no Grupo A, mas não conseguiram ter um bom desempenho. Lucas di Grassi terminou a sessão em oitavo, enquanto Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) ficou em 10º.

No Grupo 2 quem surpreendeu foi Maximilian Günther. Punido com a perda de 20 posições no grid de largada, o piloto alemão da Maserati arriscou tudo no classificatório e fez o melhor tempo do grupo, superando nos segundos finais o compatriota da TAG Heuer Porsche, Pascal Wehrlein.

Edoardo Mortara (Mahindra) e Sam Bird (NEOM McLaren) completaram os quatro que avançaram para os playoffs pelo Grupo 2.

Nos playoffs, Nico Müller não disputou as quartas de final contra Jean-Eric Vergne. O piloto alemão da ABT Cupra acabou danificando a suspensão durante a disputa do Grupo 1 e não pôde ir para o duelo contra o bicampeão da Fórmula E.

Assim como seu companheiro de DS Penske, Vandoorne também avançou para a semifinal ao derrotar Evans. Wehrlein e Günther também venceram sem dificuldades os seus duelos contra Mortara e Bird, respectivamente, e também avançaram para a fase semifinal.

As semifinais foram mais equilibradas, com Vandoorne vencendo o duelo interno contra Vergne, enquanto Wehrlein levou a melhor no duelo de alemães. Na final, Wehrlein derrotou Vandoorne ao cruzar a linha de chegada apenas 2 milésimos abaixo do tempo do piloto belga, conquistando a posição de honra do grid de largada.

O E-Prix de São Paulo terá a largada às 14h03, com transmissão ao vivo na TV Aberta pela Band, e na TV fechada pelo BandSports. Também será possível assistir a prova no YouTube, através do canal do Grande Prêmio.

Confira abaixo como ficou a ordem de largada para o E-Prix de São Paulo 2024:

1º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche

2º Stoffel Vandoorne – DS Penske

3º Jean-Eric Vergne – DS Penske

4º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing

5º Sam Bird – NEOM McLaren

6º Edoardo Mortara – Mahindra Racing

7º Nico Müller – ABT Cupra

8º Antonio Félix da Costa – TAG Heuer Porsche

9º Nick Cassidy – Jaguar TCS Racing

10º Jake Dennis – Andretti

11º Oliver Rowland – Nissan

12º Jake Hughes – NEOM McLaren

13º Nyck de Vries – Mahindra

14º Sacha Fenestraz – Nissan

15º Lucas di Grassi – ABT Cupra

16º Jehan Daruvala – Maserati MSG Racing

17º Robin Frijns – Envision Racing

18º Sebastien Buemi – Envision Racing

19º Sérgio Sette Câmara – ERT Formula E Team

20º Dan Ticktum – ERT Formula Team

21º Norman Nato – Andretti

22º Maximilian Günther – Maserati MSG Racing

 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


Sam Bird é o mais rápido no segundo treino livre do E-Prix de São Paulo

Publicado 16/03/2024 11:57

As atividades na pista do Sambódromo do Anhembi começaram cedo neste sábado de E-Prix de São Paulo, com a realização do segundo treino livre às 07h30. Os pilotos tiveram mais meia hora de sessão para prepararem seus carros para o treino classificatório, que será ainda nesta manhã, às 9h40.

O britânico Sam Bird foi o mais rápido da sessão com o tempo de 1min12s773, com sua NEOM McLaren. O experiente piloto é um dos favoritos para a etapa paulista, já que no ano passado lutou pela vitória até os últimos metros, terminando a prova em terceiro lugar a pouco mais de meio segundo atrás do vencedor, Mitch Evans.

Pole position no E-Prix de São Paulo do ano passado, o belga Stoffel Vandoorne (DS Penske) ficou com o segundo melhor tempo da sessão, apenas 0s099 atrás do tempo de Bird. Oliver Rowland (Nissan), Jake Dennis (Avalanche) e Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) completaram os cinco primeiro do segundo treino livre.

Destaques do treino de ontem e favoritos para a corrida de logo mais, a dupla neozelandesa da Jaguar TCS Racing não tiveram uma sessão tranquila. Nick Cassidy terminou a sessão na 12ª posição, enquanto Mitch Evans teve problemas no semi-eixo e ficou de fora de boa parte do treino.

Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) teve um desempenho nesta manhã melhor do que no treino realizado na tarde de ontem, fechando com o oitavo melhor tempo da sessão. Já Lucas di Grassi fez um tempo acima do que anotou na sessão anterior e fechou o treino com apenas o 18º lugar.

A largada do E-Prix de São Paulo será às 14h03 deste sábado, com transmissão ao vivo na TV Aberta pela Band, e também no BandSports na TV Fechada.

Foto: Mclaren


Fórmula E anuncia nova parceria tecnológica com Google Cloud

Publicado 15/03/2024 12:38

Antes do E-Prix deste sábado (16) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou uma nova parceria tecnológica com o Google Cloud.

A empresa mundial vai ajudar na categoria dentro e fora das pistas.  

A Fórmula E aproveitará as tecnologias do serviço Google Cloud, que vão desde infraestrutura de nuvem escalável, dados e análises, até ferramentas de inteligência artificial (gen AI) no Programa de Desenvolvimento de Carros de Corrida GENBETA para acelerar o crescimento do primeiro esporte automobilístico totalmente elétrico do mundo.

A categoria e o Google desenvolverão um relacionamento que começou no ano passado com o piloto da NEOM McLaren Formula E Team, Jake Hughes, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade em solo indoor do Guinness de 218,7 km/h.

A marca foi sustentada por um ‘Driver Bot’ de IA de geração desenvolvido pelo Google Cloud para GENBETA, o programa de desenvolvimento de carros de corrida da Fórmula E. O ‘Driver Bot’ aproveitou dados em tempo real do carro, juntamente com dados históricos da corrida, para ajudar Hughes e seus engenheiros a quebrar o recorde mundial de velocidade solo indoor existente em mais de 50 km/h.

''Nossa parceria tecnológica plurianual com o Google Cloud é uma evidência clara da escala de nossa ambição em estabelecer a Fórmula E como o esporte mais inovador, emocionante e de aceleração mais rápida do mundo'', disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

A parceria terá ações voltadas às novas tecnologias no desenvolvimento esportivo: aproveitamento da análise avançada de dados e da IA generativa por meio das ferramentas de streaming e processamento de dados do Google Cloud no programa pioneiro GENBETA.

Outro destaque será acelerar o crescimento da base de fãs com dados e campanhas demográficas, além do acesso amplo ao Programa FIA Girls on Track da Fórmula E.

''A próxima etapa desta parceria nos ajudará a desencadear uma nova e poderosa fase de crescimento da base de fãs, colocando toda a força das tecnologias Google Cloud por trás de nossos esforços de marketing'', contou Henry Chilcott, Diretor de Marketing da Fórmula E.

Laurence Lafont, vice-presidente de Indústrias Estratégicas EMEA, Google Cloud, disse: ''O Google Cloud está entusiasmado com a parceria com a Fórmula E para trazer o que há de mais moderno em tecnologias de nuvem para o emocionante mundo das corridas elétricas. Juntos, aceleramos a inovação dentro e fora das pistas e construiremos o futuro do automobilismo sustentável''.

A 10ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA verá 11 equipes competirem em 16 corridas em 10 cidades icônicas, incluindo estreias em Tóquio, Xangai e Misano (Itália). Juntamente com estes novos locais, o Campeonato regressa à Cidade do México, Diriyah, São Paulo, Mónaco, Berlim e Portland antes do final da temporada em Londres, no fim de semana de 20 e 21 de julho de 2024.

O E-Prix de São Paulo 2024 será realizado neste sábado, dia 16 de março, no Sambódromo do Anhembi, e os ingressos já podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.

[caption id="attachment_31746" align="alignnone" width="800"] Reem AlAboud - GenBeta drive[/caption]

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

Notícias Mais Lidas

Homem tenta matar o namorado da ex na frente da filha de oito anos

NAVEGANTES

Homem tenta matar o namorado da ex na frente da filha de oito anos

Prefeito Robison Coelho vai a Brasília contra a federalização do porto

ITAJAÍ

Prefeito Robison Coelho vai a Brasília contra a federalização do porto

Anna Carolina e Leo Severino devem ser secretários de Robison Coelho

Itajaí

Anna Carolina e Leo Severino devem ser secretários de Robison Coelho

Pescador de Itajaí pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

NÃO É HISTÓRIA

Pescador de Itajaí pega robalo de 20 kg e bate recorde nos molhes

Obras no binário da praia Brava  chegam à Cabo Antônio Rudolf

PRAIA BRAVA

Obras no binário da praia Brava  chegam à Cabo Antônio Rudolf

Festival Gastrônomico terá pratos de R$ 15 a R$ 135 em Piçarras

'Um Mar de Sabores'

Festival Gastrônomico terá pratos de R$ 15 a R$ 135 em Piçarras

Bandidos invadem casa de comerciantes assassinados

ESPINHEIROS 

Bandidos invadem casa de comerciantes assassinados

Família acusa hospital de negligência em morte de bebê

ITAPEMA 

Família acusa hospital de negligência em morte de bebê

Bandidão do PCC é preso em Balneário Camboriú 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ 

Bandidão do PCC é preso em Balneário Camboriú 

Apagão: Caminhão se enrosca em fios e derruba três postes

ITAJAÍ

Apagão: Caminhão se enrosca em fios e derruba três postes



Colunas Mais Lidas

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Em quais títulos de renda fixa investir em um cenário de incerteza?

Diário do Investidor

Em quais títulos de renda fixa investir em um cenário de incerteza?

Barca da teta

JotaCê

Barca da teta

Bagrão de BC

JotaCê

Bagrão de BC

Devendo até as calças...

Charge do Dia

Devendo até as calças...

Buscas em escritório de advogado

JotaCê

Buscas em escritório de advogado

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

JotaCê

Ana Paula não quer Lira votando Lei dos Portos

Caos no Aeroporto

Charge do Dia

Caos no Aeroporto

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

A mina chinesa

Coluna Esplanada

A mina chinesa



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

O que você acha dos investimentos do partido comunista e de empresários da China na região?

Pode ser positivo, mas é importante haver transparência e controle sobre os interesses da China

Sou contra, acho que o Brasil deve priorizar investimentos nacionais

É uma oportunidade para o desenvolvimento de SC com dinheiro do capitalismo travestido de comunismo

⁠Tenho receio quanto à influência estrangeira de investimentos "vermelhos"



TV DIARINHO


🎨📖 A poetisa Nísia Amorim, de Itajaí, foi celebrada no domingo com o evento “Mural da Poeta”. Conhecida ...





Especiais

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

São Paulo

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

Construsul BC 2025: feira  entregará expansão e novidades

Inovação na indústria

Construsul BC 2025: feira entregará expansão e novidades

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

CRESCIMENTO

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

Novo Código de Obras e  Edificações de Itajaí está valendo

regras

Novo Código de Obras e Edificações de Itajaí está valendo

Itajaí projeta crescimento  com preservação ambiental

Futuro

Itajaí projeta crescimento com preservação ambiental



Colunistas

A mina chinesa

Coluna Esplanada

A mina chinesa

Devendo até as calças...

Charge do Dia

Devendo até as calças...

Números da economia de SC  superam média nacional

Coluna Acontece SC

Números da economia de SC superam média nacional

Ideal Mente

Pessoas controladoras: como lidar

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Barca da teta

JotaCê

Barca da teta

Dilemas contemporâneos

Via Streaming

Dilemas contemporâneos

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Direito na mão

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Mundo Corporativo

Injustiça organizacional, isso acontece?

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona




Blogs

Milei acordou, Jorginho dorme...

Blog do JC

Milei acordou, Jorginho dorme...

Chá para insônia

Blog da Ale Francoise

Chá para insônia

Só Pautas Fest

Blog da Jackie

Só Pautas Fest

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação