Blogs | Blog do JC


Blog do JC

Por JC - redacao@diarinho.com.br

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Pacto da direita de Itajaí?

Publicado 16/05/2024 17:53

 

O pré-candidato a prefeito de Itajaí pelo Mobiliza, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, pastor do MEVAM (ufa!) o Bonzinho Edson Lapa, participou do podcast The Box e deu de relho.. 

Grupo de falácias 
Lapa negou ter sido convidado para o tal "pacto da direita de Itajaí" alardeado pelos bananas de pijama, ops, Rubens Angioletti, o B2 quando do anúncio da chapa pura do Robison Coelho, o B1 e o B2. Lapa disse "me parece mais uma uma falácia de um pequeno grupo que agora quer se denominar a luz".

Nunca fui
"Não estive no PSDB do Dória, não estive no PSB do Dino e nem do Solidariedade do Paulinho da Força Sindical. Sou um cara casado com a mesma mulher há quase 40 anos, então as pautas de direita, eu sempre defendi por convicções", disse Lapa.

Foto (Divulgação) 


Jovem da oposição em Piçarras

Publicado 16/05/2024 11:05

 

A oposição tem um jovem forte! João Forte é um dos novos nomes do PSDB de Balneário Piçarras. Acadêmico e pesquisador da área de Gestão Pública, desde os 17 anos João atua como servidor público municipal. Ligado ao ex-prefeito Leonel José Martins e entusiasta da volta dele, João acredita que a união do PSDB, junto aos partidos da oposição, é a solução para vencer os principais problemas do município.

Parou no tempo 

"Balneário Piçarras parou no tempo. Crescemos graças à iniciativa privada, porque temos empresários muito atuantes. Mas está na hora do poder público ser ágil contra a burocracia e a corrupção" denuncia o jovem tucano.João é um dos mais ativos nas Redes Sociais e diz não se intimidar com ameaças.

Um dos mais jovens 

"Ninguém me compra ou me cala: minha bandeira é combater a corrupção e a burocracia" diz ele, que é pré-candidato a vereador.Uma das marcas de João é o respeito ao bairro Itacolomi, comunidade que ele cuida com muito zelo. Ele foi presidente da Associação de Moradores.  Será um dos mais jovens nas eleições 2024.

Foto (Divulgação) 


PSD se mobiliza

Publicado 16/05/2024 09:57

 

O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, depois de uma complexa cirurgia e do luto pelo falecimento da avó, voltou ao batente e à liderança dos pessedistas da Santa & Bela.

Prioridade 

Foram 40 dias de afastamento e, para o seu primeiro dia de trabalho, o chefão escolheu a city pexêra, fazendo questão de demonstrar a prioridade que a sigla dará na eleição de Itajaí, considerada estratégica para o fortalecimento do partido.

Bonitona junto

O retorno de Eron foi numa reunião de formação da coordenação da campanha do Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), e contou com a presença da deputada bonitona e presidente estadual do Podemos, a Paulinha da Silva (Podemos).

Juras de amor 

A dupla de poderosos devotou as tradicionais juras de amor, confiança e trabalho em prol da campanha do Sancho Pança e demonstrou empolgação com a aliança que o Guri do Povo formou.

Zucco no comando

Durante a conversa dos poderosos, foi apresentado ao grupo de apoiadores o nome do procurador-geral da piramidal pexêra, o bonzão do Cícero Zucco, como coordenador geral da campanha do Sancho Pança, além de outras lideranças que devem figurar no conselho político e nas coordenações temáticas. O time de coordenação deve contar com cerca de 35 nomes sob o comando de Zucco.

Todo-poderoso tá ON

O todo-poderoso secretário de comunicação da piramidal pexêra, o Fabinho Rezes (Republicanos/PRD), deve fazer a coordenação política da campanha, definindo o fechamento das últimas alianças e composições.

Otimistas 

A tchurma ficou bem mais otimista depois que o PL chutou Fabinho com a formação da chapa pura e sonha com novas siglas aderindo ao projeto do Guri do Povo. Muita água deve rolar até as convenções.

Supervisão de luxo

Eron e Paulinha combinaram de fazer uma espécie de “supervisão de luxo” na coordenação dos trabalhos. Com foco nas eleições das grandes cidades, o mandachuva do PSD afirmou que estará em Itajaí dois dias por semana durante a eleição, só pra fazer a roda girar a favor do Sancho Pança. Na ausência de Eron a bonitona deve fazer as vezes de eminência parda da tchurma. Pessoal abraçou legal o Guri do Povo.

Foto (Divulgação)


Cuidado com as fakes news!!!

Publicado 15/05/2024 19:06
Alterado 15/05/2024 19:42

 

A eleição nem começou e já surgiu como fake news. As safardanas se utilizaram de uma página do DIARINHO,onde criaram uma manchete falsa - pra espalhar a mentira de que o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), teria desistido de sua candidatura a prefeito de Camboriú. É mentira! 

Foto (Reprodução de Fake News, usando a página online do jornal) 


Desespero?

Publicado 15/05/2024 17:28


O presidente do mandabrasa da Dubai brasileira, dublê de vereador Nilson Probst, o vampiro Italiano, está mesmo demostrando o seu destempero, digo, desepero para firmar seu nome na corrida eleitoral, em busca da principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca. 

Visitou o Sapatinho 

Nilson foi visto circulando na Leleia, em visita aos gabinetes dos deputados emedebistas, Antidio Lunelli, Fernando Krelling e Emerson Stein. Até aí tudo certo, tudo bem, mas a cena que mais chamou a atenção foi a visita do Vampiro, digo, Nilson ao deputado mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto do PL.

Não esconde 

Nilson não tem escondido de ninguém que está jogando nos dois lados do campo, e até seus posicionamentos na casa do povo da Maravilha do Atlântico, já mudaram. Hummmm...

Foto (Divulgação) 


Pirica pode voar

Publicado 15/05/2024 16:08
Alterado 15/05/2024 16:11

 

Saiu na tarde desta quarta-feira, o resultado do Tribunal de Contas da União (TCU), que por unanimidade na decisão deu provimento parcial ao recurso, retirando as imputações de débito e abrindo caminho para que o ex prefeito da Maravilha do Atlântico, Edson Renato Piriquito, digo, Dias (MDB), possa concorrer na eleição de 2024.

Dois de BC, em Camboriú 

Agora, a briga pela principal cadeira, atualmente ocupada, pelo prefeito viajão Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), vai ser disputada. A eleição vai contar com dois ex-prefeitos de Balneário Camboriú, tentando ser prefeitos de Camboriú

Tinha ficado de fora

O Pirica, ficou de fora da eleição de 2022, porque o recurso ainda não havia sido julgado, devido a rejeição das contas de um convênio da prefa da Dubai brasileira com o Ministério do Turismo, quando o psicitácideo estava no poleiro, digo, no cargo de prefeito.

Foto (Divulgação) 


Ai, ai, ai qui dor!

Publicado 14/05/2024 21:40
Alterado 15/05/2024 17:38

 

Movimentações processuais bizolhadas por urubuservadores de plantação e estou deixando muitos prefeitos com as barbas de molho. Isso porque a prefeitada tem foro privilegiado e cada vez que uma investigação “sobe” pro tribunalão de justiça significa que pode ter alcaide investigado e com riscos de acordar com o Gaeco batendo na sua porta. Os finais de governos na região nunca foram muito tranquilos.

Emoções a mil

Já tem gente enxergando as operações acontecendo e muitas emoções envolvidas possíveis prisões, mandados de busca e apreensão e afastamentos das cargas, pensando no tabuleiro eleitoral da sucessão. Siglas se dividindo, prefeito virando as costas pro presidente do próprio partido e abraçando candidaturas ditas de oposição. Na cabeça dos linguarudos, tudo pode acontecer.

Cíclico

É triste lembrar que as operações previstas pelos videntes de plantio são cíclicas em finais de governos reeleitos. Parece ser uma prática comum e consensual que a tchurma que mamou nas tetas por oito anos foque o segundo mandato para fazer um pé-de-meia, usando e abusando do poder e da influência. Fazer rolo vai ficar fácil, o senso de impunidade aumenta, e uma hora chega o Gaeco.

Foto (Divulgação) 


ACII, afirma que Itajaí não tem espaço pra evento

Publicado 14/05/2024 21:27

 

A Associação Empresarial de Itajaí (ACII), em nota, em resposta a coluna do JotaCê, afirma que não realizou evento do comércio exterior na city pexêra por não ter um local adequado para a realização. Leia abaixo: 

A Associação Empresarial de Itajaí – ACII é um espaço para debates, busca por soluções e defesa dos interesses dos itajaienses. Para tanto, promovemos e apoiamos eventos, campanhas, atividades de capacitação e outras iniciativas que fomentem a nossa economia e  beneficiem a sociedade de Itajaí e região. Por isso, vimos a público agradecer o reconhecimento desta coluna ao evento Itajaí Comex Summit, realizado de 8 a 10 deste mês.  Durante os três dias de evento, recebemos mais de mil participantes inscritos, com presença de aproximadamente 600 pessoas por dia. Como deve ser do conhecimento dos senhores, a cidade de Itajaí – cujo nome orgulhosamente levamos aos quatro cantos do mundo, em eventos como este – não possui hoje um local cujas instalações comportem o público que recebemos.A primeira edição do Itajaí Comex Summit, em 2023, teve 250 inscrições abertas e recebeu 270 pessoas, no hotel Mercure Itajaí. Diante do absoluto sucesso e da perspectiva de crescimento, a segunda edição foi planejada para um público estimado de 600 pessoas. Foram meses à procura de um local adequado em nossa cidade. A busca se mostrou infrutífera e, mesmo contrariada, a coordenação do evento não teve outra opção, a não ser realizar o evento na cidade vizinha. Aos que se dizem insatisfeitos, convidamos a nos acompanhar em nossas lutas, apoiando o poder público e a iniciativa privada pelo desenvolvimento de Itajaí. Podemos, a propósito, pleitear junto a nossas autoridades um local com estrutura adequada para abrigar grandes eventos, uma vez que os espaços disponíveis em Itajaí se encontram defasados nesse sentido. A ACII, inclusive, é fundadora e atualmente preside o Conselho de Entidades de Itajaí, grupo de lideranças criado para trabalhar em prol de nossas demandas. Por fim, em nome de nossa presidente Gabriela Kelm, que foi eleita e reeleita e já está em seu segundo mandato, para o biênio 2024-2025, nos colocamos à disposição de todos que precisarem, inclusive para  que obtenham as informações corretas. A Casa do Empreendedor está sempre de portas abertas para todos em Itajaí. 

Foto (Divulgação) 


"Um milhão de catarinenses à própria sorte!"

Publicado 14/05/2024 17:49

 

O prefeito da mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), esteve no programa do Tigrão, o homem que ruge na Dubai Maravilha e criticou a secretária estadual de Saúde Carmem Zanotto.

Inadimissível 

O alcaide diz que é inadmissível que diante da epidemia da dengue a região da Amfri, tendo mais de um milhão de habitantes, em todo o estado tenha vacina infanto e na nossa região não.

Muro de Berlim?

O prefeito Aquiles questionou a bagrona estadual da Saúde se aqui é o “muro de Berlim” e que pode ser a única região do Brasil que não está sendo atendida por políticas estaduais de Saúde no tocando a dengue. O prefeito de Penha que já foi chefão da Amfri, debulhou também que a única referência em oncologia em nossa região é o hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen.

A única região do país?

Sem medo de ser feliz, Aquiles, diz que “talvez seja uma das únicas regiões do Brasil que vivencia tal situação”, ao comentar a falta de vacinas pra proteger os perrerruchos contra a pestilenta dengue.

Nem tchum

O alcaide de Penha, Aquiles, contou ainda que fizeram um ofício solicitando que o hospital da capital do marreco assado e da pronta entrega, Brusque, seja credenciado pra oncologia, e nenhuma resposta da secretária Carmem. “Quantos amigos nossos já foram embora, Tigrão”, citando mortes por conta de câncer. 

Nas entrelinhas, Aquiles acusou a secretaria Carmem de estar fazendo política com fins eleitorais, ao dizer na entrevista que a “secretaria de estado, lança uma campanha pra zerar fila, mas, lá em Lages, onde ela é pré-candidata a prefeita, a fila tá zerada, já por aqui...”. Ui! Aquiles finalizou dizendo que “temos um milhão de catarinenses à mercê da própria sorte”. Eitcha!

Foto (Divulgação) 


TV para todos

Publicado 14/05/2024 17:42

 

E a nossa universidade pexêra marca mais um gol de placa: a Univali TV passa a ter canal aberto e pode ser sintonizada no canal 18.1 com abrangência em toda a região da Amfri. A programação educativa, 100% digital, é transmitida 24 horas por dia, incluindo programas próprios e em parceria com o canal Futura, ligado à Fundação Roberto Marinho.

Parabéns Univali!

Esse pançudinho escriba vibra com cada conquista e ações em prol de nossa sociedade e não poderia deixar de parabenizar nosso reitor sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, e toda a sua valorosa equipe por tão relevante avanço para continuar levando conhecimento para nossa gente.

Foto (Divulgação) 


O buraco do Volnei

Publicado 14/05/2024 17:37

 

Só pode ser gozação. Os caras ficam na prefa de Itajaí inventando novos meios de gozar da cara do cidadão e fazer ele de trouxa. Só pode ser. Há um mês, a prefeitura de Itajaí anunciou que iniciaria as obras de uma avenida de seis pistas ligando o porto vazio à BR-101. Custo: R$ 22 milhões. Os linguarudos apelidaram o orifício na via de “o buraco do Volnei”. Credo!

O caos

A providência imediata foi abrir um buraco enorme fodendo o trânsito num ponto crucial da cidade: a esquina da avenida Marcos Konder com a rua Silva. Abriram o buraco e cercaram. E foram embora. Não fizeram mais nada. O trânsito ali virou um inferno. Assim, de graça… Pqp… Quase uma hora para vencer o entrave medonho.

Cotidiano

Todos os dias, milhares de motoristas amargam na fila no local que liga o centro da city pexêra aos bairros São João, Barra do Rio e Cordeiros. Nunca tem uma mísera guarnição da Codetran para organizar o trânsito, e é até bom mesmo que não tenha. A Codetran há muito inexiste. É puro cabide de empregos. Não organiza nada, não resolve nada. Um zero à esquerda. Escoadouro de recurso público.

Realidade do metaverso

Mas o buraco do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) está lá aberto, impávido, tomando conta e atrapalhando a vida de quem precisa transitar pela city pexêra… Agora vão arrancar todas as árvores de avenida Marcos Konder para começar uma nova “obra” de 50 milhões.

Foto (Bizolhudo de plantão) 


Acabar com a imundíce

Publicado 13/05/2024 17:57

 

Boa a legislação que está sendo debatida na Câmara de Vereadores da Dubai brasileira que dá ao município a prerrogativa de limpar terrenos baldios que estejam em más condições, favorecendo a procriação de pestes como a dengue, caramujos africanos e seja lá o que for de imundície. A proposta da legislação é do vereador Omar Tomalih, que já foi secretário de saúde e sabe do que fala.

Irresponsabilidade

Porque, vamos combinar, o cara tem um imóvel em Balneário Camboriú ou Itajaí, por exemplo, onde os terrenos valem uma fortuna, e deixa lá jogado ao Deus-dará prejudicando a saúde pública. É pra acabar, né?

No lombo

Na legislação proposta por Tomalih, o proprietário do terreno será notificado, terá um curto espaço de tempo pra pôr o imóvel nos trinques e, se não colocar, a prefa vai lá, faz o serviço e depois cobra do porcalhão. Se melhorar, estraga. Tem que ser assim mesmo.

Mobilizado

Tomalih tem se desdobrado, também, e não poderia ser diferente, na mobilização de entidades, empresas e pessoas, na arrecadação de donativos pras vítimas do desastre climático que ocorre no Rio Grande do Sul.

Solidariedade

O vereador Omar é natural do Rio Grande do Sul para onde se dirigia quando foi pego no caminho pela chuvarada. Registro aqui mais uma vez o grande trabalho de solidariedade que está sendo feito na nossa região em prol dos irmãos gaúchos. E que assim seja!

Foto (Divulgação) 


Pacto contra o extremismo e radicalismo

Publicado 13/05/2024 11:11

 

O que Marisa do Rosário e Marisa Zanoni têm em comum? São professoras, militantes históricas do Partido dos Trabalhadores e duas das mais importantes pré-candidatas escolhidas pelo Presidente Lula para disputar as cidades mais estratégicas do Sul. Elas crescem nas pesquisas de opinião, principalmente entre o público jovem que busca nomes com posicionamento.

Porto Alegra e Balneári Camboriú  

Maria do Rosário é uma das únicas mulheres petistas que vai disputar em uma capital brasileira, enquanto Marisa é o nome da esquerda na Dubai Maravilha, Balneário Camboriú. Ambas representam o Governo Lula nas disputas municipais e acreditam em pautas semelhantes para vencer a extrema direita em seus municípios: meio-ambiente, educação, direitos humanos, cultura e economia criativa, e um turismo que respeite e inclua.Mas há um símbolo fundamental no encontro que Marisa teve com a deputada e ex-ministra Maria, e marcou o tema da reunião presencial delas: a defesa do verde, do clima e da educação ambiental para prevenir novas tragédias ambientais.

Resgatar a essência

No mês em que o Rio Grande do Sul foi devastado, dias antes da tragédia, as duas conversaram em Brasília e firmaram um "Pacto contra o radicalismo e o extremismo"."O Sul precisa resgatar sua verdadeira essência: criativa, solidária, humana e inclusiva. Com o apoio do Governo Lula, nós vamos trazer à Balneário Camboriú e Porto Alegre os investimentos que o povo mais precisa. Não podemos ter prédios de milhões construídos a toda hora e nenhuma escola pública inaugurada. O desenvolvimento tem que ser pra todos" analisa Marisa ao lado da ex-ministra.

Porta aberta 

"Balneário Camboriú vai ter a porta aberta no Governo Federal. Lula e Alckmin farão o Sul ser reconstruído e impulsionado, melhorando a vida de quem mais precisa de apoio" garante Marisa do Rosário. E a gaúcha avisa: "Estamos unidas para livrar os gaúchos e os catarinenses do bolsonarismo". 

Foto (Divulgação)


Renato pula pula

Publicado 13/05/2024 11:00

 

Este colunista Abelhudo e Zarolho, recebeu certidão de filiações partidárias do pré-candidato a vice pelo MDB de Dubai brasileiro, o presidente do Camboriú Futebol Clube, Renato Cruz.

Colcha de partidos 

Renato, primeiro filiado ao Cidadania em 2005, depois se filiou ao manda brasa em 2013 e saiu em 2021, começando aí a verdadeira colcha de partidos, digo, de retalhos.

Pra lá e pra cá

Em março de 2024, Renato Cruz se bandeou, digo, se filiou ao Podemos e não encontrou nem uma semana e no último dia para realizar filiações, Renato voltou ao MDB de Dubai brasileiro. Foram quatro partidos, Cidadania, Podemos, PSD e agora MDB (ufa!). 

Parece couro...

Com essa colcha de retalhos, digo, de siglas, Renato também tentou uma candidatura na cidade vizinha, a capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, mas não teve sucesso e correu para trocar de partido bem no limite do prazo eleitoral previsto pelo TRE. O saudoso vêio Dalmo, mentor e músico inspirador do escriba, diria que parece coisa de couro, que vai e volta...

 Sei lá, entende?

Vai ficar difícil se explicar ao eleitor essas manobras políticas na véspera da eleição e ainda cabe ressaltar que o ingresso de Renato no manda brasa não foi pela porta da frente, foi enfiado goela abaixo, e deixou o partido dividido, igual o PL está ao meio e se juntar os dois há quem diga que não faz um, porque a força está no todo e não nas metades.

Fotos (ilustrativas e de divulgação) 


Fundo do poço?

Publicado 12/05/2024 08:33

 

O rumor de que a prefa de Itajaí, a city do Porto Parado - está quebrada, já relatado aqui no blog e coluna do JC, se avoluma com novos fatos. O consórcio Atalaia, que toca o sistema de transporte coletivo de Itajaí, está sem receber do município.

Crianças desprotegidas 

A dívida é milionária. E os busos amanheceram parados no começo da manhã da última quinta-feira. Quem se ferrou? Adivinha... O povo, como sempre! E, o pior disso tudo é que o transporte escolar que estava em dia, também, aderia ao movimento paradista. Alunos, crianças pequenas ficaram desprotegidas. Alguém tem que pagar essa conta. 

Ora, veja

O povo que depende do transporte público ficou no “ora, veja” nos pontos e a coisa não foi pior porque os motoristas de aplicativos foram providenciais nessa hora. Mas quicoisa, meu povo, a greve estranha, não teria sido comunicada ao sindicato da categoria. Na penultima greve do transporte público, o sindicato levou uma carcada, digo, multa de 200 mil reales no lombo. Por isso, fez cara de paisagem... E, agora, quem vai responder pela irresponsabilidade de parar o sistema capenga de transporte público? 

Logo cedinho

Lógico que as excelências excelentíssimas, que não trabalham de graça, tem mais que fiscalizar, propor e analisar projetos, fizeram a sua parte. Contudo, do nada, os vereadores, o pré-candidato a prefeito Sancho Pança, Osmar Teixeira (PSD), e o a vice que vai ser candidato a prefeito galego Rubens Anjoletti, ops, Angioletti (PL), saltaram da cama, no c... da madrugada, pra acompanhar o berreiro, fazer fotos e postar rapidamente nas redes sociais. Hummmm...

Empresa mandou

A greve não é dos motoristas, apesar de que é mais uma vergonheira do governo combalido do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que anda botando as contas no prego.

Vereadores, também? 

Quem mandou motoristas e cobradores cruzarem os braços foi a empresa. Simples assim. E, bastou os salvadores da pátria que alguns apontam os dedos, como participes na insuflação da paralização, o Sancho Pança Osmar e Galego Angioletti, aparecerem, que tudo foi resolvido e vão espirrar os valores devidos, e todos serão felizes para sempre. Tá bom!

Mal comparando

O transporte capenga, digo, coletivo de Itajaí, afunda, e na Dubai brasileira o ônibus urbano é gratuito e o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) anunciou esta semana que irá começar a circular na cidade busos elétricos na frota, um salto de qualidade e exemplo para as outras cidades brasileiras, diga-se de passagem. E nós aqui... Pqp.

O melhor do mundo

Enquanto a prefa não apronta e agiliza solução para a crise que a cidade passa, e que só se avoluma, o melhor do mundo, agora secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Habitação? Onde?), Auri Pavoni, anuncia mais uma obra milionária para enfeitar o que não precisa ser enfeitado no atual momento triste que a cidade vive.

Phodendo a Marcos Konder

Vão mexer agora na funcional  avenida Marcos Konder. Enfiar R$ 50 milhões de dindim emprestado em dólar do tal do Fonplata pra cortar as árvores tradicionais que enfeitam uma das mais históricas avenidas da cidade. Auri deveria ser expulso de Itajaí, tal a quantidade de merda que fez por aqui. Acabou com o trânsito, acabou com a Hercílio Luz,  não conseguiu acabar até hoje a obra da praia Brava e agora vai detonar a Marcos Konder.

Silêncio sepulcral

Enquanto isso, os pré-candidatos a herdar um dos maiores desastres econômicos que Itajaí já viveu, se calam. Falam nada com nada, tiram selfies e falam de temas ideológicos na maioria das vezes. E que candidatos, hein, gente? Um paraquedista, o tal Carlos Chiodini (MDB), dois demagogos, o Sancho Pança Osmar Teixeira e o segundo melhor do mundo, Rubens Anjoletti, ops, Angioletti, e um banana, o molenga, segundo a minha musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), Robison Coelho. Pracabá! O que fizeram com a minha Itajaí, como diria o ex-prefeito, o alemão, Arnaldo Schmitt Júnior (MDB).

Foto (Divulgação) 


Regularização fundiária na Santa & Bela Catarina

Publicado 08/05/2024 10:04

 

Os cartórios de Santa e Bela Catarina darão início a uma maior ação de regularização fundiária no Estado, buscando divulgar o programa Reurb - Regularização Fundiária Urbana. A Caravana da Reurb conta com entidades parceiras e percorrerá todas as 21 macrorregiões catarinenses até o próximo ano em ações para divulgar e ampliar a implementação de políticas de regularização fundiária urbana, conforme previsto na Lei Federal nº 13.465/17.

Informações

A iniciativa terá etapa na cidade de Pexêra no dia 17 de maio, em encontro para prestar todas as informações do programa não apenas para o povo interessado, mas também para órgãos públicos e entidades que atuam no tema.

Tudo junto

A ação é realizada pelo Colégio Registral Imobiliário (Cori/SC), com participação da Corregedoria-Geral de Justiça, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e apoio da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg), dentre outras entidades.

Oportunidade

“Será uma oportunidade para os cidadãos e representantes de instituições e órgãos públicos locais debaterem a importância do Reurb e conhecerem todos os passos para a sua efetivação no município. O Reurb promove justiça social e traz ganhos para todos”, reforça o vice-presidente da Anoreg/SC e presidente do Cori/SC, Eduardo Arruda Schroeder.

Linha de crédito 

Entre os benefícios do Reurb estão a regularização da propriedade para o cidadão, que poderá contar com linha de crédito para melhorias no imóvel e até mesmo com serviços públicos como energia elétrica e água, onde ainda não são oferecidos. O município também passa a arrecadar impostos e os imóveis entram no mercado imobiliário formal. Segundo Schroeder, a regularização valoriza de 30 a 40% um imóvel.

Como funciona

O Reurb tem dois atores principais: os municípios e os cartórios de registro de imóveis. A Prefeitura é responsável pelo processo, identificando os ambientes que podem ser classificados como núcleos urbanos informativos consolidados, levando os moradores e as melhorias estruturais, urbanísticas e ambientais possíveis. O registrador faz a qualificação jurídica de toda a documentação e o registro da regularização fundiária. Para o cidadão, o custo depende da categoria ao qual se enquadra: na social, é totalmente gratuito. Em especial, o custo é baixo, pois nos dois casos não há cobrança de ITBI.

SERVIÇO: CARAVANA DA REURB EM ITAJAÍ

DATA : 17 de maio
HORÁRIO : 9h às 11h
LOCAL: Sandri Hotel (Av. Sete de Setembro, 1.617, Fazenda)
INSCRIÇÕES : gratuitas, pelo Instagram @caravanadareurb, onde também é divulgado o cronograma da Caravana

Foto (Divulgação) 


Advogada tributarista Kelly Martarello coordena debate sobre a reforma tributária no Itajaí Comex Summit

Publicado 07/05/2024 13:56

 

A advogada sabichona Kelly Martarello, especialista em Direito Tributário e vice-presidente Jurídica da Associação Empresarial de Itajaí, vai coordenar um debate, nesta quinta-feira, 9, sobre A Reforma Tributária e os Impactos no Comércio Exterior, no Itajaí Comex Summit 2024, que acontece até sexta, dia 10, no Expocentro Julio Tedesco, na Dubai brasileira. 

Complexidade 

No painel, a partir das 16h30min, "a ideia é mergulhar nas implicações diretas da Reforma Tributária e os impactos que ela terá para importadores, exportadores e na complexidade que afeta toda a cadeia de prestação de serviços", explica a advogada.

Painel 

Do painel mediado por Kelly Martarello, participam: Ramon Santos de Medeiros, Auditor Fiscal da Receita Estadual/SC;  Thális de Andrade, advogado, professor de Direito Aduaneiro, Doutorando em Direito na USP e Especialista na área Jurídica, Tributária e em Comércio Exterior; empresária Rosicleia Dos Santos;  e o advogado Victor Macedo Vieira Gouvêa,  mestre em Direito Tributário pelo Programa do Mestrado Profissional da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Foto (Divulgação) Com 20 anos de atuação, Kelly Martarello é referência em Direito Aduaneiro e tem escritórios em Itajaí (SC) e em São Paulo/SP, com atuação em todo o País e no exterior.


Sessões itnerantes da Leleia

Publicado 07/05/2024 09:31

 

A Assembleia Legislativa inicia nesta terça-feira, na galega Blumenau o Programa Alesc Itinerante, que consiste na transferência temporária da sede do Parlamento catarinense para citys do interior, com prioridade às pautas regionais. A iniciativa também marca a comemoração dos 190 anos da instalação do Poder Legislativo Estadual.

Oficializado 

O programa foi anunciado no mês passado pela direção da Alesc e oficializado por meio da Resolução 2/2024, aprovada pelos deputados na sequência. “Será uma oportunidade de nossa bancada do Vale de ter um contato direto com a população local e regional e suas prioridades, já que nem sempre tem a oportunidade de acompanhar as sessões de forma presencial lá na Assembleia”, observa o bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz (PL). 

Gesto de liderança 

Aliás, o deputado Naatz responderá pela liderança do governo Jorginho Mello durante as sessões em Blumenau num gesto de apoio e coleguismo do correligionário de bancada e atual líder, deputado Carlos Humberto, que estará ausente destas sessões por compromissos já assumidos. 

Oktoberfest patrimônio cultural  

Naatz também é autor de projeto do lei que terá sua votação final em plenário nessa sessão itinerante e que declara a Oktoberfest de Blumenau como integrante do Patrimônio Histórico , Artístico e Cultural de Santa Catarina.O deputado avalia que se trata de um reconhecimento histórico da festa , consolidada ainda nos anos 90 como um dos maiores eventos turísticos do país, com vertente diretamente ligada à cultura e à colonização germânica. 

Outras sessões 

Em Blumenau, as atividades serão realizadas terça-feira (7) e quarta-feira (8), no Don Concept Hall, no bairro Vorsdadt. Em junho, Joinville receberá o programa, seguido de Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro).

Foto (Divulgação) 


PL é governo!

Publicado 06/05/2024 17:43

 

A ida da trinca de poderosos do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) prestar esclarecimentos na piramidal pexêra contou com um momento inusitado e constrangedor para o presidente do PL local, o galego Rubens Angioletti. Durante uma de suas falas, o chefe de gabinete Giovani Testoni (MDB), ao comentar sobre a composição política do governo, afirmou que o PL tem vários cargos no governo.

Foto e tudo

Como se não bastasse a fala de Testoni, linguarudos também deduraram a farsa do PL com foto e tudo. O Juscelino Sora, ex-melhor amigo do Emílio Dalçóquio e que tem um cargo impiçado no Porto Parado de Itajaí pra ele e uma diretoria no Urbanismo pra esposa, tava todo pimpão na reunião da dupla R&R com empresários na semana passada. Óleo de peroba esse povo do PL não tem em casa, né?

Bolada pra casa

Juscelino e a patroa, juntos, abocanham do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) cerca de 36 mil reales em salários todos os meses, pagos em dia, com décimo terceiro, férias e tudo. Mesmo sem nenhum navio no Porto há mais de um ano e meio, o bonitão circulou na reunião de empresários. Se estão filiados no PL não sei, mas que fica feio demais pra dupla R&R fica.

Mais de mês

Consultando a composição da executiva do PL de Itajaí, a tchurma percebeu que o galego é presidente dos liberais desde o dia 3 de abril, completando mais de mês no comando da bodega sem mover uma palha sequer para que os cargos do partido no governo fossem exonerados ou desfiliados. Isso sem contar o empurrão com a barriga na situação da pastora Paula  (PL) e do Fábio Negão (PL)

Cargo no Canil?

Na hora da declaração do chefe de gabinete do barbudinho teve vereador comentando que uma comitiva especial deveria ser montada para inspecionar o Canil e averiguar se o galego não nomeou o seu cachorro para um cargo impiçado naquelas bandas. A desconfiança surgiu quando a raça de fofoqueiros soprou que além do dog, Rubens também quer colocar o filho na política, pra ser candidato a vereador.

Discurso frouxo

Este pançudinho tem avisado sobre o caos instalado no PL da city pexêra há tempos e a coisa não deve melhorar. Sem uma solução para os casos dos cargos do partido no governo e dos nomes que “constrangem” a dupla R&R na nominata de vereadores, o próximo barraco dentro da sigla, que já teve membros trocando sopapos, deve ser a candidatura do filho do galego à piramidal. Discurso frouxo o dele contra oligarquias no poder, né?

Massa de manobra

De verdade, fico com pena dos incautos candidatos a vereadores do PL de Itajaí. Se for mesmo verdade que o filho do galego deve concorrer à eleição, não vai sobrar nem a migalha pra ninguém, já que a eleição da poderosa pastora Paula e do Fábio Negão são dadas como certas, sem contar o apoio escancarado de Robison Coelho (PL) ao Pegorini. Agora vem o possível apoio do galego ao filho. Tudo massa de manobra.

Piroca na mesa

Enquanto o chefe passa vergonha no plenário da piramidal, o abduzido Marquinhos Meurer (PL), coordenador da campanha da dupla R&R, anda circulando que nem pinto no lixo pelos corredores do legislativo. Meurer anda colocando a piroca na mesa, dizendo que vai mover mundos e fundos e botar muita grana na campanha da “chapa pura arrogância” dos liberais. Poderoso o homem, hein?

Só o caos

Meurer é um personagem interessante da política pexêra. Já foi candidato a vereador pelo Solidariedade, mas agora é de direita, e  não perde tempo de acusar quem já passou pelo Solidariedade de ser de esquerda... A verdade é que com a coordenação de Meurer a campanha a dupla R&R só vai conseguir sobreviver no caos e na desordem, que é o que o abduzido sabe fazer.

Foto (Divulgação) 


Continua junto

Publicado 05/05/2024 22:26

 

O socadinho escriba conversou na segunda-feira com a marketeira Andréa Artigas, que fez a campanha do Carlos Humberto (PL), e ela garantiu que continua sendo a agência de marketing do deputado estadual mais sorridente, e pré-candidato mais insistente do sul do mundo, o Sapatinho.

Treinando

Andréa ressaltou ainda que, além de trabalhar para o Carlos Humberto, é simpática à espevitada briguenta Juliana Pavan (PSD), por quem garante que tem muito apreço e admiração e que se colocou disponível para ajudar o trabalho da equipe. Andrea, como mencionou a coluna, andou treinando de forma profissional a equipe da pré-candidata Juliana, o que causou estranheza na tchurma do governo.

Foto (Divulgação) 



Bons negócios

Elétricos pedem novo “jeito de dirigir” e manutenção diferenciada

Promenac Motos tem Honda parcelada em 60 vezes com primeira parcela para 60 dias

BYD lança no Brasil o novo Song Plus DM-i


Veículos

Motos

Cb250f Twister Cbs

R$ 19.900,00

Motos

Biz 125

R$ 15.900,00

Motos

Nxr160 Bros Esdd

R$ 23.900,00

Motos

Biz 110i

R$ 14.300,00

Motos

Cb 300f Twister Abs

R$ 28.900,00

Motos

Pcx 160 Dlx Abs

R$ 21.900,00

Motos

Nxr160 Bros Esdd

R$ 18.500,00

Motos

Cg 160 Titan

R$ 21.900,00


Imóveis

Apartamento

Vendo / Alugo Apartamento

Quartos

Aluguel / Quarto / Dom Bosco

Sítio, Chácara ou Fazenda

Aluga-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 5.000,00


Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Diarista

Tenho vaga para

Gss Contrata: Aux Rh, Admin, Licitação

Tenho vaga para

Dimensão Contrata

Tenho vaga para

Dimensão Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica Em Itajaí

Tenho vaga para

Idds Contrata

Ofereço-me para trabalhar

Empregada Doméstica/diarista

Tenho vaga para

Minusa Contrata


De tudo

Esporte e saúde

Cantinho Da Massagem

Esporte e saúde

Massoterapia / Quiropatia

Comércio, escritório e indústria

Grampear Comércio E Assistência

Negócios e oportunidades

Vendo Consórcio

R$ 23.000,00

Negócios e oportunidades

Compro Consórcio

Diversos

Vendo Piscina

R$ 12.000,00

Diversos

Abiminvstig Detetives Particulares






Entrevistão

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

ENQUETE

Obras da Marcos Konder podem sacrificar mais de 100 árvores

Inacreditável. Com tantas tragédias climáticas, ainda têm coragem?

Tudo bem, desde que sejam plantadas outras no lugar

Faz parte do processo de crescimento da cidade

Não tenho opinião sobre o assunto



TV DIARINHO






Especiais

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática

Na Estrada

Serra catarinense com pousada de luxo e os melhores vinhos de altitude de SC



Colunistas

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

JotaCê

Chiodini e Rebelinho de olho no porto

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Via Streaming

“Justiça”

Coluna Exitus na Política

Vontade e solidariedade

Na Rede

Traficante preso na  sala alugada da JS Pescados, tragédia  no RS e destruição do jardim de “dona Aurita” foram os  assuntos mais bombados da semana

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Artigos

Designação geral sobre o fim do mundo

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Mundo Corporativo

Um por todos e todos por um. Será?

Jackie Rosa

Vovô Delfinzinho

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição




Blogs



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯


Fotos







MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação