Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 15/03/2024 11:32
A Fórmula E anunciou, nesta sexta-feira (15), durante o E-Prix de São Paulo (SP), um novo prêmio para a categoria dos carros elétricos. A competição, que está em sua décima temporada, reconhecerá a melhor fabricante do ano.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E conta com seis montadoras entre as 11 equipes no grid. São elas: Electric Racing Technologies, Jaguar, Mahindra Racing, Nissan, Porsche e STELLANTIS.
A pontuação utilizada para premiar a fabricante campeã será a do Mundial de Equipes, com pontos atribuídos com base no desempenho dos dois carros. Quem somar mais pontos vence, assim como os pilotos. Os extras da pole position e da volta mais rápida também serão contabilizados.
A Jaguar é a líder por enquanto do Troféu das Fabricantes após três corridas disputadas em 2024. O desempenho dos carros da Jaguar TCS Racing e da Envision Racing nas etapas realizadas na Cidade do México e em Diriyah foram fundamentais.
O troféu será entregue ao fabricante vencedor no final da temporada, durante a cerimônia de entrega dos prêmios da Fórmula E. Além disso, a montadora ganhará um patch - assim como no futebol - para identificar nos capacetes, carros e roupas no ano seguinte.
"Isso levou muito tempo para ser feito e marca um verdadeiro marco na evolução do Campeonato, pois captura o espírito competitivo que alimenta a Fórmula E. Nossos fabricantes ultrapassam os limites da tecnologia e da sustentabilidade no automobilismo. As suas contribuições são vitais, não apenas para moldar o futuro das corridas, mas também para o avanço da tecnologia dos veículos elétricos para as ruas", disse Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E.
Esta iniciativa promete maior visibilidade para as montadoras, aproveitando as plataformas digitais e de transmissão da Fórmula E para contar histórias.
Para aumentar o envolvimento dos fãs, a Fórmula E desenvolverá novos gráficos de transmissão, oferecendo informações sobre o powertrain de cada carro. Novas tabelas de classificação também serão lançadas, destacando os fabricantes ao longo da temporada.
"Entramos em uma nova era da Fórmula E, que amplia ainda mais nossa dedicação à inovação. A Fórmula E como Campeonato Mundial apresenta uma dos mais impressionantes grids de montadoras no automobilismo mundial, e é ótimo poder reconhecer e recompensar as contribuições dos fabricantes para o passado, presente e futuro da categoria'', contou o Presidente da Associação de Equipes e Fabricantes (FETAMA), Ian James.
Entre as 11 equipes, 22 pilotos e seis montadoras, a competição na Fórmula E segue equilibrada. Nas três primeiras rodadas da 10ª temporada, sete pilotos comemoraram no pódio. Neste fim de semana, a Fórmula E está em São Paulo para a quarta etapa.
O E-Prix será neste sábado (16), novamente no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte da capital paulista, com a largada prevista para às 14h03.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 15/03/2024 09:54
O cearense Manoel Sousa, o Manumito, embarca neste sábado (16) para Belfast, na Irlanda do Norte, para encarar Tim Wilde, lutador da casa, na abertura da temporada 2024 do Bellator.
O combate abre o card principal do evento, que recentemente comprou o PFL - Professional Fighters League. Invicto no MMA, Manumito está na divisão dos peso-leve, já Tim Wilde tem o cartel de 17 vitórias, quatro derrotas e um empate na modalidade.
Em seu último combate, o brasileiro - uma dos nomes em ascensão nas modalidades mistas - esteve em ação na PFL Challengers Series, em fevereiro do ano passado, e derrotou Paulo Henrique Laia por pontos.
Manoel Sousa tem 26 anos e treina pela OCT Academia Octógono, em São Bernardo do Campo (SP), com Fred Blum, além de contar com uma equipe multidisciplinar ao seu redor.
O cearense de Fortaleza já passou pelo SFT - Standout Fighting Tournament, CFC - Cage Fury Fighting Championship e PFL - Professional Fighters League. ''Estou pronto para arrancar a cabeça dele! Estou preparado e minhas mãos estão afiadas como navalha'', cravou Manumito, que tem o apoio da Balotin&Antunes Advogados.
''Aqui estou para o que der e vier! Sou melhor do que ele no chão e é só esperar o dia para o show. A preparação é boa desde o início. Estou treinando focado para alcançar o meu objetivo. Tenho que estar pronto para qualquer situação na luta, pois sou um atleta de alta performance''.
Com uma família com 18 irmãos, Manoel passava seus dias abrindo cocos manualmente, ganhando apenas 20 reais por dia, até o fim do dia, para ajudar no sustento da casa. Em um único dia, ele conseguia abrir mil cocos.
O escape nas artes marciais e a paixão pelo esporte deram um propósito a Manumito, apelido dado por um amigo na Octógono, que agarrou essa oportunidade com garra e dedicação para manter um histórico invicto há mais de 8 anos no muay thai e MMA.
Publicado 14/03/2024 16:09
Velejadoras experientes, elas dividem as funções técnicas em terra e na raia, além das definições esportivas, administrativas, financeiras e atividades sociais.
Desde 2017, Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Teresa Zanetti encaram a missão de levar uma regata festiva para o hall de uma das maiores do Brasil. São raras as provas que atraem mais de 130 barcos com representantes de vários estados.
As quatro mulheres são as responsáveis por garantir o sucesso do evento, que chega à sexta edição. Elas trabalham de forma voluntária e sem fins lucrativos para proporcionar uma experiência única aos velejadores participantes, desde a chegada à marina, passando pela inscrição, festa e a regata.
''A Regata Bracuhy nasceu da ideia de trazer o Bracuhy de volta para o circuito da vela, e o que ajudou muito, foi essa nossa tradição de voluntariado. Um grupo de velejadores daqui sempre se juntou para ajudar, seja nos encontros da ABVC, ou recepcionando os cruzeiros que passavam por aqui'', disse Teresa Zanetti.
''Na verdade, houve muitas outras pessoas envolvidas na concepção da regata, cada um contribuindo com algo. Mas quando começou mesmo, o trabalho, a organização da primeira regata, éramos só nós quatro''.
Estão confirmadas nove classes de vela oceânica: APS, Bico de Proa, Clássicos (construção até 1980), Cruzeiro, Multicascos, ORC, RGS e VPRS. Equipes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da regata deste ano, que tem largada definida para 12h próximo à laje do Sítio, Baia da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ).
No dia da prova, a primeira largada está marcada para às 12h, Serão dois percursos em disputa. O primeiro, de 12 milhas, será para todas as categorias das classes APS, Clássicos, RGS, ORC e VPRS. Já o segundo percurso, de oito milhas, engloba todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos.
A premiação da regata será realizada no dia 16 de março, nas Ruínas do Engenho Bracuhy, a partir das 15h com o hasteamento da bandeira do Brasil. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, e haverá distribuição de prêmios especiais e destaques.
''Nesses últimos sete anos já passamos por todo o tipo de situações difíceis, mas a pior delas foi o cancelamento da quarta regata quando faltavam 10 dias para a data em função da pandemia em 2020. Tudo estava pronto, pago, e além da situação de estresse geral, foi bem difícil gerenciar aquele cancelamento. E nem imaginávamos que o pior estava por vir. Refazer a regata dois anos depois, arcando com todos os reajustes e sem arrecadação. Mas conseguimos e seguimos em frente''.
A programação completa da regata, credenciamento e eventos sociais estão publicadas no site:
www.regatabracuhy.com.br.
A prova conta com um grupo seleto de patrocinadores, apoiadores e voluntários que fazem ser possível realizar a Regata Bracuhy.
São eles:
PATROCINADORES: BR Marina Bracuhy JL, Secretaria de Eventos Angra dos Reis, Secretaria de Agricultura e Pesca, Aloha Náutica, Amstel, Delta Yacht, Grafica Movimento, Grupo soma, Hidroall, Original Catering, Quantum, RJNet, Tlaloc Capotaria, Aiwa, Orcca Navegação,Renew Boats.
APOIADORES: Delta Yacht Charter, Doce Angra, Flip Boat Club, Náutica Eeis, Navegue Angra e On Board Sports.
AGRADECIMENTOS: Samba Hotéis, Balaio de ideias, Bistro Porto, ElaVela, Roca ankora, Sailabout Experience e The King Distribuidora.
ORGANIZAÇÃO: Velejadores do Bracuhy.
Programação
15/03/24 – sexta-feira
13h às 18h - Credenciamento na Orla da Marina
19h às 22h - Happy Hour de boas-vindas nas Ruínas do Engenho
16/03/24 - sábado
8h às 12h - Credenciamento na Orla da Marina
10h - Hino nacional e hasteamento da bandeira
12h - Início das regatas
19h às 22h – Festa de premiação nas Ruínas do Engenho
17/03/24 - domingo
12h - Churrascuhy no Bistrô
Sobre a Regata Bracuhy
Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.
A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.
Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
redacao@onboardsports.net
Publicado 14/03/2024 13:08
O L'Étape Brasil by Tour de France comemora nesta temporada 10 anos da marca no Brasil e lança seu uniforme oficial para a prova de estreia de 2024, que será em Cunha (SP), entre os dias 5 a 7 de abril. A organização prevê 1.500 atletas no evento, que terá as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.
Serão três uniformes fornecidos pela La Maglia para a etapa de abertura: o azul, que todos os atletas inscritos ganham no kit, o vermelho, destinado aos fidèles, àqueles que correram todas as provas desde o início, e o cinza para o time de embaixadores.
Os uniformes são assinados também pela Diklatex, fornecedora de tecidos, TeoSports, responsável pelos forros para os bretelles, conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pela Creora, marca líder globalmente.
A marca L'Étape desembarcou no país em 2014 em uma parceria com a A.S.O. Amaury Sport Organisation, a mesma que organiza a corrida mais famosa do mundo na França. Em outubro de 2015, o L'Étape du Tour fez sua primeira prova no país, justamente na cidade do interior paulista próxima à divisa com o Rio de Janeiro.
"O L'Étape Brasil está comemorando agora em 2024, 10 anos da marca no país. O L'Étape Cunha é o evento que abre nosso calendário de provas e o lançamento do layout dos uniformes abrem oficialmente nossas comemorações para esse ano tão especial'', comentou a diretora Thais Barg.
Conceito
O L'Etape buscou inspiração tanto na própria jornada da empresa quanto na história do Tour de France. Os novos designs foram concebidos para evocar o estilo das clássicas e icônicas camisetas da competição francesa.
Preservando a elegância e tradição que caracterizam o L’Étape Brasil, a ideia passou por uma abordagem visual mais simplificada, complementada por um selo comemorativo de 10 anos. A paleta de cores escolhida foi inspirada nas tonalidades distintivas da bandeira francesa, em uma homenagem às origens do Tour de France. O uso do dourado, tanto em detalhes quanto no selo comemorativo, realça a importância e a solenidade desta ocasião especial.
"É sempre muito prazeroso buscar referências criativas para desenvolver as jerseys do L'Étape Brasil. Neste ano, enfrentamos o desafio especial de comemorar uma década de história com um design que não só fosse elegante, mas também impulsionasse o desempenho dos nossos atletas''.
''Ao mesclar referências visuais históricas com a colaboração de novos fornecedores, conseguimos criar peças únicas, versáteis e repletas de tecnologia, elevando ainda mais a experiência dos participantes", explicou Marcelo Faria, diretor de arte.
A prova
O percurso de Cunha (SP) é marcado por subidas intermitentes e curvas na região. Foi lá que a saga do L'Étape teve suas primeiras três etapas: 2015, 2016 e 2017.
O chamado L'Étape du Tour foi criado em 1993 com o objetivo de proporcionar aos ciclistas amadores e entusiastas do esporte a oportunidade de vivenciar sensações semelhantes às experimentadas pelos atletas profissionais. Rapidamente, a competição passou a atrair ciclistas do mundo todo, que viajavam até a França em busca dessa experiência única.
O evento de Cunha (SP) mantém o mesmo percurso das três primeiras edições do L'Étape na cidade. ''É um percurso muito bonito, muito desafiador. Já é consagrado pelos ciclistas de todo o país. Os participantes vivenciam a experiência do evento desde o processo de inscrição até cruzar a linha de chegada. Separamos as jerseys de modelos diferentes para destacar ainda mais os competidores'', disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do L'Étape.
A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o L'Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho.
Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village.
Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande venbcedora, com a marca de 4h08min20.
O L'Étape Brasil
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
Publicado 13/03/2024 17:38
Os pilotos da Fórmula E já estão em São Paulo (SP) para a etapa que será realizada no próximo sábado (16), no Sambódromo do Anhembi. E alguns deles trocaram as pistas pela bola de futebol e o gramado da Neo Química Arena na tarde desta quarta-feira (13), em uma ação envolvendo o Sport Club Corinthians Paulista e a categoria mundial dos carros elétricos.
Os pilotos da Andretti, Jake Dennis e Norman Nato, e a dupla da TAG Heuer Porsche formada por Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, fizeram o Tour Casa do Povo, onde conheceram todas as dependências da moderna arena, incluindo os vestiários, salas de aquecimento e o gramado, que recebeu a abertura da Copa do Mundo Fifa 2014.
A figura de Ayrton Senna, ídolo das pistas e corinthiano de coração, está presente em vários cantos da arena, que completa 10 anos em 2024. Os pilotos também viram de perto as conquistas históricas do clube paulista, incluindo o bicampeonato mundial de clubes de 2000 e 2012 e a Libertadores invicta de 2012.
Os dois imponentes telões em forma de placares do estádio celebraram a parceria da Fórmula e com o Corinthians e a visita dos pilotos que disputam a décima temporada do Mundial dos carros Elétricos.
Atual campeão mundial de Fórmula E, o britânico Jack Dennis ficou impressionado com a Neo Química Arena e elogiou a casa do time bicampeão mundial de clubes (2000 e 2012).
''Estar aqui no estádio de um time campeão é uma honra enorme pra mim. Jogamos um pouco de futebol, fizemos uma troca, e é muito bom ver as jogadoras do time. Elas acabaram de ser campeãs aqui mesmo, a sensação é sempre de muito respeito por elas terem sido vencedoras, é impressionante", disse Jack Dennis, que ganhou a camiseta número 1 do Timão.
O português António Félix da Costa se sentiu em casa no estádio do Corinthians. Campeão da sexta temporada, o piloto da TAG Heuer Porsche acompanha de perto o futebol brasileiro e o time da casa, que tem seu xará, António Oliveira como treinador
''Estar em um clube com tanta história como o Corinthians é especial. Essa é como se fosse minha corrida em casa, não temos corrida em Portugal então competir aqui no Brasil para mim é como correr em casa e poder estar aqui visitando o estádio é incrível'', contou Félix da Costa com seu número 13 estampado.
''Já temos aqui uma série de ligações, sempre que venho aqui encontro mais ligações de tudo o que vejo e faço aqui e isso é muito bom'', disse o piloto que é fã do Toni, ídolo do Benfica e pai do atual técnico do Corinthians, o português Antônio Oliveira.
Os craques do Corinthians devem ir ao Sambódromo no sábado (16) para ver de perto a corrida dos carros elétricos. Mas antes, na quinta-feira (14), enfrentam o São Bernardo, pela segunda fase da Copa do Brasil, no ABC Paulista.
''Foi um dia especial na casa do Corinthians. Sou fã de futebol e foi importante ver o campo, o museu e toda a sua estrutura'', explicou o alemão Pascal Wehrlein, sem deixar de dizer ao lado dos amigos a expressão popular Vai, Corinthians.
As Brabas jogaram com os pilotos
Os representantes da Fórmula E foram presenteados com camisetas oficiais das mãos de quatro atletas da equipe feminina, chamada de 'As Brabas', atuais campeãs do Brasileiro, do Paulista e da Libertadores da América.
O Corinthians Feminino é um dos maiores times do mundo e detém uma hegemonia na modalidade há anos. E dos mais de 20 jogos disputados na Neo Química Arena, as brabas ganharam todos.
As jogadoras Tamires, Letícia Santos, Ju Ferreira e Carol Nogueira bateram bola com os pilotos, que mostraram habilidade ao fazer as embaixadinhas. ''Foi bem legal ter contato com uma modalidade diferente, como o automobilismo. Foi importante recebê-los na nossa casa'', contou Letícia.
Fórmula E e Corinthians anunciaram na semana passada uma parceria na qual os torcedores do Timão terão desconto na compra do ingresso para o E-Prix de São Paulo, ativando o cupom TIMAO10 no site da Eleven Tickets. Outras ações da parceria serão anunciadas posteriormente.
O E-Prix de São Paulo será realizado no dia 16 de março no circuito de rua montado no entorno do Sambódromo do Anhembi, e será a quarta etapa da 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.
No momento a liderança do campeonato pertence ao neozelandês Nick Cassidy. O Brasil conta com dois representantes no atual grid do mundial: Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada e atualmente piloto da ABT Cupra, e Sérgio Sette Câmara da ERT Formula E Team.
Publicado 12/03/2024 18:54
A Fórmula E anunciou sua integração ao videogame Asphalt 8: Airborne com o lançamento de seu carro de corrida GEN2 – na edição especial com pintura Asphalt – para os 6 milhões de usuários ativos mensais do jogo.
Os usuários poderão pilotar o monoposto do campeonato totalmente elétrico na pista do Rio de Janeiro (RJ), de 12 a 25 de março de 2024.
Este é o primeiro de três eventos de Fórmula E com tempo limitado no Asphalt 8 em 2024. Além da ação para o E-Prix no Brasil, o GEN2 também estará disponível nas pistas de ‘Munich Subway’ e ‘The Great Wall’ do Asphalt 8, em maio, para coincidir com as corridas de Fórmula E em Berlim e Xangai, respectivamente.
Disponível para celular e PC, os participantes competirão em desafios, enfrentando pistas com impulsos, rampas e múltiplas rotas para chegar à linha de chegada. Se completarem os desafios suficientes nos três eventos, os jogadores desbloqueiam o carro GEN2 permanentemente.
Esta iniciativa foi lançada antes da 4ª prova do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no sábado, 16 de março, que ocorre em São Paulo, Brasil, pelo segundo ano consecutivo.
“O lançamento de nosso carro GEN2 no Asphalt 8 leva a comunidade de jogos e os fãs da Fórmula E um passo mais perto da ação e da emoção das corridas elétricas. A combinação única da Fórmula E com as corridas mais competitivas em centros urbanos icônicos ganha vida em uma outra dimensão neste jogo", afirmou Sanjay Shivaram, Diretor do Programa de Estratégia e Mídia da Fórmula E.
“Dada a nossa base de fãs cada vez mais jovem, digitalmente experiente e curiosa, esta iniciativa é mais do que apenas uma experiência de jogo, é uma oportunidade de criar caminhos adicionais para os fãs se conectarem e mergulharem no esporte", contou.
“Na Gameloft, acreditamos que existe um herói em todos nós, esperando para ser libertado nos mundos virtuais que criamos. Estamos muito satisfeitos em apresentar a Fórmula E, um campeonato com uma missão que também oferece muitas emoções ao longo do caminho''.
''Mal podemos esperar para que nossos fãs mergulhem nessa experiência no Asphalt 8 e aproveitem cada detalhe da ação”, comentou Igor Antonov, vice-presidente de jogos ao vivo da Gameloft.
O game Asphalt 8, lançado pela primeira vez em 2013 pela Gameloft, é o décimo grande jogo da série, com 500.000 usuários ativos diariamente; é um dos maiores jogos de corrida do mundo, ao lado de seu sucessor Asphalt 9, ostentando 15 milhões de usuários ativos mensais em seus diferentes títulos.
O EPrix de São Paulo será realizado no dia 16 de março no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos ainda podem ser adquiridos por meio do site da Eleven Tickets.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Sobre Asphalt:
Asphalt 8: Airborne é um jogo de videogame de corrida desenvolvido e publicado pela Gameloft. É conhecido por sua jogabilidade estilo arcade em ritmo acelerado, apresentando mais de 300 carros e motos licenciados de fabricantes renomados como Lamborghini, Bugatti, Porsche e muito mais. Asphalt 8: Airborne oferece uma experiência de corrida cheia de adrenalina com um toque de arcade. Se você deseja uma competição solo ou a emoção das batalhas online, este jogo tem algo para todos os entusiastas de corridas. https://gameloft.com/game/asphalt-8
Publicado 12/03/2024 17:41
O barco Phytoervas 4Z fechou sua participação na primeira etapa da Copa Mitsubishi 2024 neste fim de semana. A equipe, que teve como comandantes Robert Scheidt e Fábio Bodra, terminou as regatas em sexto lugar na classe ORC.
As disputas em Ilhabela (SP) foram as primeiras do ano de 2024 com o S40 que tem o co-patrocínio da Galapagos Capital. O próximo desafio já está marcado para o feriado de Páscoa no Ubatuba Sailing Festival
Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do Brasil, e Fábio Bodra substituíram Marcelo Bellotti, que volta ao time em Ubatuba (SP). Fábio Bruggioni também retorna à equipe no USF.
''Uma experiência muito legal! Substituir o Marcelo Bellotti. Primeiro final de semana de gala com Robert Scheidt! Neste final de semana, a equipe mais antiga do Phytoervas, que está pegando o ritmo novamente''.
''Acertamos em alguns pontos e erramos em outros, mas vejo que é normal. A tripulação é empenhada e unida, então na próxima regata já terá o resultados do crescimento e ritmo da equipe”, Fábio Bodra, que também é comodoro do YCSA - Yacht Club Santo Amaro.
O barco, que fica na Marina Supmar, no Guarujá (SP), vai correr os principais campeonatos da modalidade, como as quatro etapas da Copa Mitsubishi, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho, além de outras provas como a tradicional Santos-Rio, Ubatuba Sailing Festival e Circuito Rio. Estão previstas ativações e experiência a bordo com a Galapagos Capital durante o ano de 2024.
Além da Galapagos, o Phytoervas terá os apoios da Pier Boat e da Volvo Penta.
Sobre a Phytoervas
A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.
A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br
Sobre a Galapagos Capital
A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil e um em Miami. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.
Publicado 12/03/2024 17:33
O barco Inaê Soto Transbrasa encerrou a primeira etapa da Copa Mitsubishi 2024 na segunda colocação da classe ORC, o melhor desempenho da equipe nessa categoria. O evento, também conhecido como Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, contou com a participação de 37 embarcações em várias classes, incluindo ORC, C30, HPE-25, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa.
O S40 de Bayard Neto ficou atrás apenas do Phoenix 44 após sete regatas. A equipe santista obteve bons resultados em todas as provas e venceu a penúltima do calendário. O terceiro lugar ficou para o Lucky V.
O Inaê Soto Transbrasa voltou a competir no mês passado após seis meses afastado das etapas. "Tivemos a felicidade de fazer boas táticas. Encerramos nossa participação com um primeiro lugar e um segundo lugar. Estamos felizes com a segunda colocação geral; a equipe está evoluindo com o barco e isso nos deixa contentes, mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos aumentar o ritmo nas regatas", disse Bayard Neto.
A equipe de Santos (SP) contou com a ajuda do gaúcho Samuel Albrecht, atleta olímpico e medalhista pan-americano nas regatas em Ilhabela (SP) durante os dois fins de semana. Albrecht foi o tático do Inaê na Copa Mitsubishi e trouxe sua experiência de uma década no veleiro, que antes era chamado Crioula.
''A equipe foi crescendo ao longo do campeonato. A tripulação soube entender alguma situações do barco e o Bayard também pegou rápido a tocada do barco no leme novo. A evolução foi boa e a equipe precisa continuar nesse foco para crescer até a SIVI. Tenho muito carinho pelo barco, velejei muito nele e tenho certeza que os meninos irão fazer a lição de casa'', explicou o atleta olímpico Samuel Albrecht.
O Inaê Soto Transbrasa volta a competir no fim do mês durante o Ubatuba Sailing Festival. A próxima Copa Mitsubishi será em junho.
Sobre a Transbrasa
A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Possui a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros.
Publicado 12/03/2024 17:30
O Sambódromo do Anhembi já está pronto para receber pelo segundo ano consecutivo uma etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. No próximo sábado, 16 de março, carros elétricos, equipes e pilotos da categoria estarão na capital paulista disputando a quarta etapa de um total de 16 previstas para a 10ª temporada.
O mundial de monopostos elétricos chega à cidade com o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) na liderança, após ter vencido a corrida 2 de Diriyah. Aliás, em seu ano de estreia pela equipe britânica após ter disputado os últimos anos pela Envision Racing, o kiwi acumula três pódios em três corridas disputadas.
Porém, apesar desse aparente domínio de Cassidy, é preciso deixar claro que em três corridas disputadas foram três vencedores diferentes. O atual campeão mundial de Fórmula E, Jake Dennis (Andretti), ganhou a corrida 1 em Diriyah, enquanto Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porcshe) foi o primeiro no E-Prix da Cidade do México, etapa de abertura da atual temporada.
Vencedor do E-Prix de São Paulo na edição passada, o companheiro de equipe e compatriota de Nick Cassidy, Mitch Evans ocupa a quinta colocação, mas pontuou nas três provas realizadas, justificando a liderança da Jaguar TCS Racing no mundial de equipes e colocando o time britânico como o grande favorito para este fim de semana no Brasil, até mesmo por conta da etapa do ano passado.
Na ocasião, a prova contou com 114 ultrapassagens e 11 mudanças de lideranças. O top-3 cruzou a linha de chegada separados por meio segundo, e os três carros contavam com powertrain Jaguar. Além de Evans no degrau mais alto, o pódio contou com Cassidy em segundo e Sam Bird (na época piloto da Jaguar) em terceiro.
A categoria dos carros elétricos conta com 22 pilotos e 11 equipes e está em sua décima temporada. A Fórmula E tem como parceiro estratégico para o Eprix brasileiro a Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo - SPTuris.
Brasileiros buscam pontos importantes na corrida de casa
Correndo pelo segundo consecutivo em casa, o paulistano Lucas di Grassi está focado em buscar os primeiros pontos desta temporada diante de sua torcida. Este ano o campeão da terceira temporada da Fórmula E retornou a ABT, equipe pela qual disputou os primeiros anos do mundial de carros elétricos, mas até o momento o brasileiro não conseguiu ter um bom desempenho.
Na temporada passada, Lucas di Grassi corria pela Mahindra e após danificar o carro no treino classificatório, foi obrigado a largar na última posição. Ainda assim, ele conseguiu escalar o pelotão e terminou o ePrix da 13ª colocação.
“Será uma prova sensacional. Acho que a estratégia na corrida vai ditar muito o resultado final, mais do que a performance do carro, e a gente espera conseguir fazer pontos ou de repente terminar no pódio. Uma boa estratégia vai ser fundamental”, comentou Lucas di Grassi.
“Conseguir trazer essa prova para São Paulo após dez anos tentando foi incrível. O ano passado, a prova em si foi muito legal, o circuito bem organizado, o traçado é legal, com muitas ultrapassagens, reta longa, 280 quilômetros por hora naquela reta do Sambódromo. Espero que este ano seja ainda melhor”, completou o campeão.
Já Sérgio Sette Câmara chega a São Paulo após um bom fim de semana na rodada dupla de Diriyah, principalmente na corrida 1, quando o piloto da ERT Formula E Team largou em 3º e terminou a prova na 9ª colocação, marcando os dois primeiros pontos dele e do time nesta temporada.
No ano passado, Sette Câmara até fez um bom treino classificatório em São Paulo e poderia ter chegado aos playoffs se não fosse uma punição da FIA por conta de um pico indevido de energia em seu carro. Por conta disso, ele largou em 16º, posição na qual terminou o ePrix.
Para a prova deste fim de semana, Sette Câmara prevê um pouco mais de dificuldades por conta do circuito de rua paulistano, que é muito mais rápido que a maioria, e conta com a maior reta do calendário, com 750 metros de pé embaixo, o que pode fazer diferença no que diz respeito ao gerenciamento de energia.
“É uma pista que demanda muito mais energia. Quando a gente vê retas longas, quer dizer que um grande percentual da volta é feito com o pé no fundo, ou seja, acelerando o máximo''.
''Isso drena a bateria e é um momento da volta que você não pode fazer nada, você está andando em linha reta, pé no fundo. Cada segundo que eu passo ali naquela reta é um segundo que o meu carro está gastando mais do que outros, por não ser tão equilibrado quanto a maioria dos demais carros do grid em termos de ritmo de corrida e gerenciamento de energia. Então isso beneficia muito os carros equilibrados, principalmente os carros da Porsche e da Jaguar”, explicou Sérgio Sette Câmara.
Com 2.930 metros e 11 curvas, além de uma enorme reta, o E-Prix de São Paulo promete ser um show, e não só no que diz respeito à corrida. Uma festa pós-pódio será realizada ao final do ePrix, com o palco móvel ocupando a passarela do samba e comandado por Bruno Martini e o DJ Ryan Arnold, encerrando o evento.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo estão à venda e podem ser adquiridos no site da Eleven Tickets. Para quem não puder ir ao ePrix, poderá assistir a prova ao vivo na Band, a partir das 13h deste sábado (16).
Programação do E-Prix de São Paulo 2024
Sexta-feira, 15 de março
16h30 – 17h: 1º Treino Livre
Sábado, 16 de março
7h30 – 8h: 2º treino livre
9h40 – 11h03: treino classificatório
14h04: Corrida/Largada
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 11/03/2024 14:26
A Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), pode ser apontada como uma das maiores de oceano do Brasil por reunir mais de 700 velejadores e 130 embarcações anualmente. A sexta edição da prova será realizada no dia 16 de março, na Baía da Ribeira.
Ainda caçula no cenário esportivo brasileiro, a Regata Bracuhy sempre atinge número máximo de inscrições antes do prazo e se torna exemplo de organização, um case de sucesso para parceiros e patrocinadores.
Tradicionalmente, regatas de oceano levam por fim de semana de 20 a 40 barcos, com raras exceções. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela reúne esse número, mas conta com meio século de história.
Tudo começou em 2017 com um grupo de velejadores do Bracuhy, que se juntou para organizar uma regata de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. A partir de 2020, a regata passou a contar com o apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
A edição passada reuniu 130 veleiros. ''Celebramos grande festa, pois esse é o espírito da Regata Bracuhy, muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos'', disse Mara Blumer, uma das organizadoras.
''Os velejadores do Bracuhy e seus colaboradores, todos voluntários, expressam seu sincero agradecimento a cada um dos comandantes e tripulantes que trouxeram seus barcos para enriquecer nossa regata''.
''Agradecemos por fazerem parte de um evento que se tornou uma das maiores celebrações dos nossos mares, tanto em termos de número de barcos quanto de participantes'', concluiu Mara Blumer.
A regata tem quatro mulheres como organizadoras, dividindo as funções técnicas em terra e na raia, bem como as definições esportivas, administrativas, financeiras e atividades sociais. São elas: Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Tereza Zanetti.
Para o campeonato, estão confirmadas nove classes de vela oceânica: APS, Bico de Proa, Clássicos (construção até 1980), Cruzeiro, Multicascos, ORC, RGS e VPRS.
Equipes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da regata deste ano, que tem largada confirmada para 12h próximo à laje do Sítio, Baia da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ). No dia da prova, a primeira largada está marcada para às 12h.
Serão dois percursos em disputa. O primeiro, de 12 milhas, será para todas as categorias das classes APS, Clássicos, RGS, ORC e VPRS. Já o segundo percurso, de oito milhas, engloba todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos. A premiação da regata será realizada no dia 16 de março, nas Ruínas do Engenho Bracuhy, a partir das 19h. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, e haverá distribuição de prêmios especiais e destaques.
A programação completa da regata, credenciamento e eventos sociais estão publicadas no site:
www.regatabracuhy.com.br.
Programação
15/03/24 – sexta-feira
13h às 18h - Credenciamento na Orla da Marina
19h às 22h - Happy Hour de boas-vindas nas Ruínas do Engenho
16/03/24 - sábado
8h às 12h - Credenciamento na Orla da Marina
10h - Hino nacional e hasteamento da bandeira
12h - Início das regatas
19h às 22h – Festa de premiação nas Ruínas do Engenho
17/03/24 - domingo
12h - Churrascuhy no Bistrô
Sobre a Regata Bracuhy
Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.
A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.
Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!
Foto: Helio Viana
Publicado 10/03/2024 23:32
A terceira edição da Barco Show Bahia foi concluída neste domingo (10), no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador (BA). Mais de 40 expositores de toda a cadeia produtiva náutica participaram do evento, considerado o maior do Norte e Nordeste. A organização informou que R$ 32 milhões de negócios foram gerados durante os quatro dias de feira. No ano passado, o volume foi de R$ 10 milhões.
A exposição, que terá mais sedes em 2024, foi mais uma oportunidade a comunidade ver as últimas novidades do segmento. O sucesso da Barco Show evidencia a forte presença desse segmento na região Nordeste e demonstra o potencial de crescimento que possui. As autoridades municipais, estaduais e federais, além da Marinha do Brasil estiveram na capital baiana.
A expectativa é que nos próximos anos a Barco Show Bahia continue crescendo e se consolidando como um dos principais eventos do setor em todo o país. "A Barco Show Bahia se consolida cada vez mais como um evento referência no mercado náutico. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição", declarou o CEO do evento, Hugo Leonardo.
"Estamos extremamente felizes com os resultados alcançados nesta terceira edição da Barco Show Bahia. O evento superou todas as nossas expectativas. Tivemos uma grande participação dos expositores e um público animado e interessado nas novidades do segmento náutico''.
O evento contou com sorteio de um jet ski entre os convidados, além de passeios de barco pela Baía de Todos-os-Santos.
Na Baía de Todos os Santos, a Barco Show Bahia apresentou novidades de marcas como Armatti Yachts, Mi Marine, ALVI, Onboard Details, TK Náutica, Simmons, MaqFiltros, Cutelaria D'Ávila, SAC Náutico, Chegado ao Mar, Salvador Autos, CRS Group, Fundação Baía Viva, Divisão Industrial e Marítimo, COPPA - Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Kapazi Náutica, Valette Boats, Scat Estaleiro, Vittacar, Focker, Fishing, Inova Náutica, Murano Yachts, Boatlux Cotas Náuticas, ADEMICON, Marinha do Brasil, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Bahia e Secretaria de Turismo de Aracaju (SE).
A Barco Show eventos é uma empresa genuinamente baiana, situada na cidade de Salvador, que nasceu com o intuito de promover e auxiliar a cultura náutica no estado da Bahia e região. A organização confirmou que em 2024 visitará Aracajú (SE) de 22 a 24 de março, Manaus (AM) de 25 a 28 de julho, e Recife (PE) de 24 a 27 de outubro.
Foto: Fernando Fernandes
Publicado 10/03/2024 23:27
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze encerraram a participação no Campeonato Mundial de 49erFX, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, entre as quatro primeiras colocadas.
Neste domingo (10), as velejadoras bicampeãs olímpicas ficaram muito próximas de um lugar no pódio depois de uma semana de grande recuperação e mostraram que seguem entre as melhores do planeta.
Martine e Kahena conquistaram o segundo lugar na última regata da Flotilha Ouro e completaram a medal race em nono. Com isso, somaram 116 pontos perdidos. O título foi confirmado pelas holandesas Odile van Aanholt and Annette Duetz, que tiveram uma semana regular e somaram 63 pontos. As suecas Vilma Bobeck and Rebecca Netzler levaram a prata, com 80, e as italianas Jan Germani and Giorgia Bertuzzi totalizaram 116.
O Campeonato Mundial de 49erFX serviu como uma etapa importante da preparação para o grande objetivo das brasileiras: os Jogos Olímpicos de Paris 2024, entre julho e agosto. Ao longo da semana, as atletas saíram de situações difíceis - como a inconstância dos ventos - deram um salto de recuperação após um início desafiador e foram para a reta final em condições reais de alcançar um lugar no pódio.
"Terminamos nossa participação no Mundial de 49erFX no top 4 depois de uma semana intensa e cheia de aprendizados. Estamos contentes com a evolução até aqui, mas com um gostinho de quero mais", afirmou Martine.
Campeãs mundiais em 2014 em Santander, na Espanha; Martine e Kahena estão em Lanzarote desde janeiro onde fizeram uma preparação de alto nível em busca dos ajustes necessários para tornar o barco cada vez mais competitivo. A vitoriosa parceria também tem na galeria quatro pratas em Mundiais (2013 /2015 /2017 /2019) além do bronze (2021).
O próximo desafio será o Troféu Princesa Sofia entre os dias 29 março e 6 abril em Palma De Maiorca/Espanha.
Sobre Martine Grael e Kahena Kunze
Uma das parcerias mais vitoriosas da história, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado nas últimas décadas. Em busca de se tornarem as primeiras tricampeãs olímpicas da vela entre todas as classes, as atletas contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Setrading, Magic Marine e Gottifredi Maffioli além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.
Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, Martine e Kahena conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420. Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e Santiago 2023, entre outros.
Publicado 10/03/2024 22:21
Neste domingo (10), a Julius Baer, patrocinadora oficial do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, promoveu um torneio de beach tennis em Bragança Paulista, interior de São Paulo (SP), com a participação do piloto brasileiro Lucas di Grassi.
O torneio contou com jogadores profissionais de beach tennis, como José Luiz e Vini Font, que demonstraram suas habilidades nas quadras. O encontro de modalidades foi uma das ações de promoção do Eprix paulista, que ocorre no sábado, 16 de março, no Sambódromo do Anhembi
Campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi mostrou talento com a raquete de beach tennis. No ano passado, o piloto da ABT Cupra participou de outra ação com a Fórmula E também na areia, só que com um duelo de futvôlei ao lado do compatriota Sergio Sette Câmara.
''Foi muito legal, um evento muito bacana. Acabei aprendendo um esporte novo que eu já jogava um pouco, mas que eu nunca tive aula, nunca interagi assim com um profissional'', contou Lucas Di Grassi.
Agora, o piloto volta às atenções para a corrida de Fórmula E de São Paulo (SP), ojnde espera subir ao pódio e marcar seus primeiros pontos na temporada dez. ''Será uma prova sensacional. Acho que a estratégia na corrida vai ditar muito o resultado final, mais do que a performance do carro, e a gente espera conseguir fazer pontos ou de repente terminar no pódio. Uma boa estratégia vai ser fundamental''.
O beach venceu
A prática do beach tennis cresceu no Brasil durante a pandemia e hoje está espalhada em academias, condomínios e arenas, principalmente na cidade de São Paulo, que concentra o maior número de praticantes.
Segundo a CBT - Confederação Brasileira de Tênis, o número de praticantes passou da marca de 1 milhão no país em 2023. O principal fato dessa febre crescente pode ser explicada pela inclusão da modalidade, que é praticada por pessoas de todas as idades e com benefício para a saúde.
O atleta José Luiz Santos da Silva, que jogou ao lado de Lucas di Grassi, já foi número 1 do Estado de São Paulo na categoria profissional de beach tennis. O jogador do tênis na areia se rendeu ao talento do piloto paulista.
"O beach tennis é uma modalidade que, para brincar, é muito fácil e gostoso, é onde as outras modalidades conseguem se encaixar muito bem. Hoje o Lucas jogou absurdamente bem, foi até assustador para gente, mas por ser um atleta profissional, ele pega muito rápido", contou o jogador de 41 anos.
"A modalidade cresceu porque o junta o prazer de estar com o pé na areia e, ao mesmo tempo, o prazer de jogar com qualquer nível e em qualquer lugar. Você consegue colocar uma quadra, por exemplo, onde não tem praia. Se você está com o pé na areia sem estar na praia, isso faz total diferença para a saúde e bem-estar", completou o atleta.
Fórmula E em São Paulo
Lucas di Grassi também falou sobre a Fórmula E, que está em sua décima temporada e conta com 22 pilotos e 11 equipes. A categoria dos carros elétricos tem como parceiro estratégico para o EPrix brasileiro a Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo - SPTuris.
O EPrix de São Paulo será realizado no dia 16 de março no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site da Eleven Tickets.
''Conseguir trazer essa prova para São Paulo após dez anos tentando foi incrível. O ano passado, a prova em si foi muito legal, o circuito bem organizado, o traçado é legal, com muitas ultrapassagens, reta longa, 280 quilômetros por hora naquela reta do Sambódromo''.
''Algumas coisas para esse ano eles vão tentar corrigir, eu espero que esse ano o evento se supere e consiga trazer um legado para a Fórmula E continuar em São Paulo por muito mais anos'', disse Di Grassi.
Além do torneio de beach tennis, a Julius Baer proporcionou aos seus convidados uma experiência completa, com diversas atividades e serviços. O estande da marca contou também com um simulador de Fórmula E para interação.
A marca está com a categoria desde o início da primeira temporada.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Publicado 09/03/2024 20:29
Após sucesso de brasileiros em Ohio, a nata do bodybuilding mundial desembarca na capital paulista.
O Expo Center Norte receberá, entre 5 e 7 de abril, a décima edição do Arnold Sports Festival South America.
Os resultados foram acima da média nos EUA.
Oito atletas brasileiros se destacaram no Arnold Classic Ohio 2024, um dos principais campeonatos de fisiculturismo do mundo, realizado, recentemente, em Columbus, nos Estados Unidos.
Foram oito pódios do chamado Brazilian Chaos, que somou uma premiação total superior a R$ 685 mil e ficou no topo do quadro geral de medalhas da competição, batendo os donos da casa.
A competição de Ohio contou com 13 brasileiros, que conquistaram duas medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Os demais ficaram no top 10 de suas respectivas categorias. Diogo Montenegro venceu na men's physique e Francielle Mattos na wellness internacional.
Maior nome da modalidade nos dias atuais entre os brasileiros, Ramon Dino ficou com a prata na classic physique. Mesmo posto para Vinicius Mateus na men's physique e Isabelle Nunes na wellness internacional.
O bronze foi conquistado por Rafael Brandão (Arnold classic), Vitor Chaves (men's physique) e Gorila Albino (wheelchair).
Agora é a vez da versão brasileira da competição, que será realizada entre os dias 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte, (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP).
O Arnold Sports Festival South America é um evento multiesportivo que reúne, além da disputa de bodybuilding, competições de outras modalidades, feira, congresso e atrações como talks com celebridades e influenciadores do setor.
Os campeões do bodybuilding garantem vaga para a disputa do Mr. Olympia, a principal competição do esporte, que também é realizada nos Estados Unidos.
Ana Leal Graziano, CEO da Savaget Group, empresa organizadora do Arnold Sports Festival, acompanhou o evento de Ohio ao lado do anfitrião, o astro Arnold Schwarzenegger. Segundo a empresária, o desempenho dos atletas brasileiros no Arnold Classic Ohio 2024 foi excepcional.
''É uma prova inegável de que nossa nação está entre as potências dominantes do bodybuilding. Que possamos continuar a brilhar e inspirar atletas ao redor do mundo com nosso talento e dedicação. O Arnold Sports Festival, em abril, deve revelar novos nomes, que, certamente, receberão troféus das mãos do Arnold Schwarzenegger, na próxima disputa organizada por ele nos Estados Unidos''.
Os ingressos para o Arnold Sports Festival South America podem ser adquiridos no site https://arnold.savagetpromocoes.com.br/
Sobre a Savaget Group.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.
Publicado 09/03/2024 19:32
A Barco Show Bahia 2024 foi aberta nesta quinta-feira (7), no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador (BA). Mais de 40 expositores de toda a cadeia produtiva náutica participam do evento, considerado o maior do Norte e Nordeste.
Na abertura oficial, Hugo Leonardo, CEO da Barco Show, recebeu autoridades de várias áreas, incluindo a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Bahia da Prefeitura de Salvador, Prefeitura de Aracaju e Marinha do Brasil.
A feira proporciona uma oportunidade exclusiva para exposições, lançamentos, entretenimento e transações comerciais relacionadas ao setor náutico. O evento ocorre até o dia 10 de março.
''Recebemos diversas autoridades importantes nesta abertura, incluindo Federal, Estadual e Municipal. Todos unidos em função do desenvolvimento náutico. Aqui temos estaleiros de todo o Brasil, estaleiros, consórcio e muito mais. O evento está incrível e as pessoas não podem perder'', explicou Hugo Leonardo, CEO da Barco Show.
Além disso, há um ambiente exclusivo para música, gastronomia e entretenimento, no qual os visitantes contemplam o pôr do sol mais bonito da cidade.⠀A edição deste ano no Terminal Náutico da Bahia tem 2.500 m² de área para exposição seca e 200 m para exposição molhada.
''A Bahia tem um potencial muito grande no mercado náutico, com reflexo no turismo. Eventos como esse fortalecem a indústria baiana e geram empregos. Temos acompanhando o amadurecimento da Barco Show, que esse se supera ainda mais'', explicou Maurício Bacelar, secretário de turismo do Estados da Bahia.
Na Baía de Todos os Santos, a Barco Show Bahia apresenta novidades de marcas como Armatti Yachts, Mi Marine, ALVI, Onboard Details, TK Náutica, Simmons, MaqFiltros, Cutelaria D'Ávila, SAC Náutico, Chegado ao Mar, Salvador Autos, CRS Group, Fundação Baía Viva, Divisão Industrial e Marítimo, COPPA - Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Kapazi Náutica, Valette Boats, Scat Estaleiro, Vittacar, Focker, Fishing, Inova Náutica, Murano Yachts, Boatlux Cotas Náuticas, ADEMICON, Marinha do Brasil, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Bahia e Secretaria de Turismo de Aracaju (SE).
Aracaju presente
Dando continuidade ao trabalho de fortalecimento do turismo náutico na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) participa do Barco Show Bahia.
A comitiva aracajuana montou um estande de 14 metros quadrados, onde promove a divulgação dos atrativos turísticos aracajuanos.
''A presença de Aracaju na Barco Show Bahia é estratégica para fortalecer, cada vez mais, o turismo náutico na cidade'', contou o secretário municipal de Turismo, Jorge Fraga.
Datas: 07 a 10 de março
Local: Terminal Náutico da Bahia
Agenda:
Sexta-feira (08/03) - 14h às 21h
Sábado (09/03) - 14h às 21h
Domingo (10/03) - 13h às 20h
Calendário 2024
A Barco Show confirmou o calendário de 2024 desta que é considerada a maior feira náutica do Norte-Nordeste do Brasil. O evento, que chega à sua terceira edição nesta temporada, visitará Salvador (BA), de 7 a 10 de março, Aracajú (SE) de 22 a 24 de março, Manaus (AM) de 25 a 28 de julho, e Recife (PE) de 24 a 27 de outubro.
Após uma bem-sucedida expansão nos estados de Sergipe e Amazonas no ano passado, a Barco Show Eventos retorna à sua origem com uma experiência ainda mais enriquecedora, pronta para elevar o padrão da edição Bahia em 2024.
Em 2024, haverá ainda um sorteio de um jet ski entre os convidados. A Barco Show eventos é uma empresa genuinamente baiana, situada na cidade de Salvador, que nasceu com o intuito de promover e auxiliar a cultura náutica no estado da Bahia e região.
Link para ingressos – https://www.sympla.com.br/evento/barco-show-bahia-2024/2248662?
O Banco Alfa será a financiadora oficial gerando taxas e condições exclusivas durante o evento para todos os participantes da Barco Show em Salvador (BA).
Foto: Fernando Fernandes
Publicado 09/03/2024 19:31
A cidade de Arcos (MG) recebeu, neste sábado (09) o segundo dia da primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real. A Avelar Sports, organizadora da competição, reservou a data para as provas de XCO, o Cross Country.
Na categoria Elite (profissionais), as vitórias foram de Ulan Galinski e Hercilia Najara, atletas das equipes Caloi Henrique Avancini Racing e da Trek Estiloventura, respectivamente.
Dessa forma, os dois se recuperaram na competição após serem vices na prova de XCC da última sexta-feira.
Nas provas, os homens deram oito voltas em um percurso de 4,25 km enquanto as mulheres deram sete voltas no mesmo trajeto. Ulan completou em 1h19m46s042 e Hercilia concluiu em 1h23m47s208.
Ulan Galinski fechou a primeira volta em apenas sexto lugar, enquanto Edson Rezende fechou na liderança. Aos poucos, o baiano cresceu na corrida e passou a rivalizar com Luiz Henrique Cocuzzi e, principalmente, com o colombiano Jhonattan Botero, que terminou em quarto lugar. O paulista, por sua vez, confirmou a segunda colocação, com 1h20m12s140. O pódio teve ainda outro colombiano, Diego Cuervo, com 1h20m12s140.
"Sinceramente, não estava tão competitivo assim ontem (sexta-feira). Estava muito ansioso para a prova do XCO. Não é só uma simples física, tinha que ser tático e usar outros artifícios. Analisei muito o colombiano (Cuervo) e esperei a hora certa para atacar. Estou lutando muito para conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Tenho que agradecer à minha equipe por ter toda essa estrutura para eu poder performar", contou Ulan.
Já Hercilia Najara fez uma prova um tanto quanto especial: ela começou mal, caiu duas vezes, viu Isabella Lacerda abrir uma vantagem de cerca de 15 segundos, mas se recuperou e venceu a prova. Depois, completaram o pódio Isabella Lacerda com 1h26m45s466 e Liege Walter, com 1h29min57s175. Após a conquista, a atleta de Belo Horizonte contou sobre a persistência:
"Não queria assumir a ponta desde o início porque queria sentir as minhas adversárias e sentir as minhas pernas após a prova intensa do XCC de sexta-feira. Mas eu senti que estava bem, mesmo não sendo o meu melhor ritmo. Estava me freando e, na primeira volta, acabei caindo muito forte na primeira volta. Mas eu prometi para mim mesma que daria o meu melhor e não abriria mão disso. Fui acelerando, ganhando posições e aproveitei para fazer o meu próprio ritmo. Sinceramente, não fiz nada de diferente em relação ao XCC, mas não fui muito precisa no sprint final", desabafou Najara.
Ao todo, foram 29 categorias neste sábado. Na Júnior, que dá acesso ao Elite, os vencedores foram Gustavo Nogueira e Anna Vitória de Oliveira. Eles deram cinco e quatro voltas no percurso, fechando em 54m19s440 e 54m22s599.
Confira o resultado de todas as etapas
Sobre a etapa
A etapa de Arcos volta neste domingo (10), com as provas de XCM, a maratona. Todos os cerca de 1.500 ciclistas inscritos (profissionais e amadores) largarão às 9h. Há duas opções: o percurso longo (66 km) e o percurso curto (44 km).
As provas estão sendo disputadas no Parque Aquático Municipal, e a competição vale pontos para os rankings mundial e olímpico. As corridas desta sexta-feira e deste sábado tiveram comentários de Henrique Avancini. Maior atleta de MTB da história do Brasil, ele se aposentou em 2023.
Após a etapa de Arcos, a Internacional Chaoyang Estrada Real terá ainda etapas em Itabirito (MG), entre os dias 29 e 31 de fevereiro, e Ouro Branco (MG), entre 17 e 19 de maio. Ambas já estão com inscrições abertas.
Para rever a corrida desta sexta-feira e a do sábado, basta acessar o canal da Avelar Sports no youtube:
Sexta-feira - XCC - https://www.youtube.com/watch?v=QISJc5uwHY4
Sábado - XCO - https://www.youtube.com/watch?v=6i2PkADNC8Q
A Estrada Real
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Mais Avelar Sports
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Foto: Alemão Silva
Publicado 09/03/2024 16:36
O proeiro Bruno Prada garantiu mais uma medalha para o Brasil em competições internacionais neste sábado (9). O atleta medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012 velejou com o polonês Mateusz Kusznierewicz na classe Star e juntos conquistaram o pentacampeonato da Bacardi Cup Invitational Regatta, em Miami, nos Estados Unidos.
A dupla fechou o campeonato de 2024 com 14 pontos perdidos em seis regatas e superou o brasileiro Henry Boening, que competiu ao lado do norte-americano Augie Diaz com 17 pontos perdidos. O bronze ficou com Eric Doyle e Payson Infelise (EUA) com 18.
Bruno e Mateusz venceram, inclusive, a última regata garantindo o título para o país. ''Batalha dura, ventos médios e um dia final incrível de velejo'', contou Bruno Prada, que também é pentacampeão mundial de Star.
''Largamos a sotavento e já conseguimos cruzar a flotilha. Administramos os dois barcos que estavam disputando conosco. Entregamos tudo na água, sem energia nem para comer''.
Com isso, o paulista se torna o primeiro atleta na história da classe a ganhar dez eventos combinados de Bacardi e Mundial.
A tradicional disputa da Bacardi Cup, que tem 97 anos, contou com 66 barcos da Star. E mkais brasileiros estiveram na raia na categoria: Lars Grael / Ubiratan Matos em sétimo, Jack Jennings (EUA) / Pedro Trouche em oitavo, Larry Whipple (EUA) / Samuel Gonçalves em 25º, Fabio Prada / Arthur Lopes em 30º.
Na J70, o Mindset de Ralph Vasconcellos Rosa / Guilherme Hamelmann / Julio Falcão / Felipe Rondina ficou com o bronze e o OceanPact em 22º.
Na Snipe, a dupla Pepe Delia/ Lucia Delia ficou em 12º.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Foto: Martina Orsini
Publicado 09/03/2024 15:35
O nadador Junior Sanches retornou de Doha para a Bahia com a mala cheia de medalhas. Atleta do YCB - Yacht Clube da Bahia, ele conquistou cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Mundial Masters de Natação, disputado no Catar entre 23 de fevereiro e 3 de março.
As primeiras medalhas do atleta de 41 anos na competição Internacional foram um bronze e um ouro. Desde o início, o objetivo do nadador era subir ao pódio em todas as provas.
No total, o baiano assegurou cinco ouros, três delas em revezamento, uma nos 50m e outra nos 100m costas. Junior ainda levou uma medalha de prata no revezamento 4x50m medley masculino e duas de bronze, nos 100m e 50m livre.
O atleta do YCB também conseguiu o feito de ser o nadador que mais ganhou medalhas na delegação brasileira presente no Mundial, que reuniu três mil atletas de diversas partes do mundo.
“Muito importante representar a Bahia e colocar nosso estado no cenário mundial! Entre equipes de todo mundo, a Bahia está entre os primeiros representantes dentro do cenário da natação master", disse Sanches.
O próximo compromisso de Junior Sanchez será a disputa do Campeonato Norte-Nordeste Absoluto, que será realizado no primeiro semestre de 2024.
Sabia que você também pode patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia?
Através da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.
Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.
Sobre o Yacht Clube da Bahia
O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.
Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.
O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.
Publicado 09/03/2024 15:30
Mais de 500 atletas de diferentes modalidades, como Canoagem, Vela Oceânica, SUP, superaram o Desafio Verão Yacht, realizado no Morro de São Paulo (BA). Foram dois dias de disputas aquáticas e terrestres, com premiação do YCB - Yacht Clube da Bahia para todas as modalidades.
Com apoio da Prefeitura de Cairu e SETUR CAIRU, um dos destaques foi os atletas da canoagem que superaram os 60 km de prova. Com maioria de participantes mulheres, Vanessa Castro foi a mais rápida no feminino, enquanto Robert Almeida Gonçalves foi o primeiro atleta masculino a cruzar a linha de chegada.
Já na regata de Salvador - Morro de São Paulo, os barcos oceânicos Odara, Papaleguas e Banho Maria foram os campeões.
Além da premiação, o ambiente Desafio proporcionou shows, stands para os patrocinadores, play de Futevôlei e Beach Tennis, além de praça de alimentação, lounge e espaço de massoterapia.
Mais informações estão disponíveis em https://desafioveraoyacht.com.br/.
Sabia que você também pode patrocinar o Esporte do Yacht Clube da Bahia?
Através da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.
Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.
Sobre o Yacht Clube da Bahia
O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.
Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.
O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.
Publicado 09/03/2024 15:26
Reem Al Aboud, a pioneira pilota feminina da Arábia Saudita, estabeleceu um novo recorde de aceleração de monopostos da FIA – utilizando o carro de corrida GENBETA da Fórmula E e destacando o compromisso da categoria com a inovação e a diversidade na preparação para o Dia Internacional da Mulher.
Pilotando o carro de corrida elétrico GENBETA, Al Aboud alcançou um tempo de 0-100 km/h (0-60 mph) de 2,49 segundos, ultrapassando a marca de 2,6 segundos para monopostos da FIA estabelecido anteriormente por um dos atuais carros de Fórmula 1.
A conquista ilustra as capacidades avançadas do programa GENBETA da Fórmula E, que apresenta um carro de corrida GEN3 “desbloqueado” por assim dizer, com aperfeiçoamentos realizados pelos parceiros do campeonato, mas que também sublinha a missão da Fórmula E de quebrar barreiras para as mulheres no automobilismo.
"Fazer parte deste momento recorde é um sonho que se tornou realidade. Não se trata apenas de velocidade; trata-se de quebrar barreiras e mostrar o imenso potencial das mulheres no automobilismo. A Fórmula E deu me a plataforma para fazer uma declaração e estou honrado por fazer parte desta jornada em direção à igualdade de gênero nas corridas”, declarou Reem Al Aboud, piloto saudita.
"A marca alcançada por Reem é uma prova do que defendemos na Fórmula E: inovação, igualdade e competição. Seu sucesso não é apenas uma vitória para a Fórmula E, mas um salto em frente pela inclusão nas corridas, e todos nós nos juntamos a ela na celebração deste marco, especialmente antes do Dia Internacional da Mulher”, comentou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
O relacionamento de Reem Al Aboud com a Fórmula E remonta a 2018, quando ela se tornou a primeira e mais jovem mulher saudita a experimentar um carro de corrida de Fórmula E ao pilotar o GEN2 da Nissan, no mesmo ano em que as mulheres receberam pela primeira vez o direito de drigir na Arábia Saudita.
O carro GENBETA, um programa de inovação e desenvolvimento criado pela Fórmula E e pela FIA que utiliza o carro de corrida GEN3 com 400 kW de potência carregado pela ABB e modificado pelos parceiros de campeonato SABIC e Hankook, representa o auge da tecnologia de corrida elétrica. A IA generativa – alimentada pelo Google Cloud – forneceu dados de desempenho de telemetria em tempo real, permitindo que Reem estabelecesse o novo recorde de aceleração e ultrapassasse os limites do automobilismo elétrico.
Numa demonstração adicional de empoderamento, jovens mulheres sauditas de escolas locais partilharam mensagens de inspiração para Reem, que foram adicionadas na pintura do carro, promovendo uma atmosfera de motivação e apoio. Esta iniciativa coincidiu com a expansão do programa FIA Girls on Track, uma iniciativa de empoderamento feminino em grande escala com foco em carreiras e educação no automobilismo, ressaltando o compromisso da Fórmula E em incentivar as jovens a perseguirem os seus sonhos no automobilismo.
A expansão do programa FIA Girls on Track para todos os 11 fins de semana de corrida desta temporada proporcionará a mais de 2.000 meninas a oportunidade de participar de workshops, conhecer mulheres inspiradoras do paddock da Fórmula E e participar de palestras sobre carreiras em universidades locais. A dedicação da Fórmula E à diversidade é ainda mais destacada pela recém-anunciada NXT Gen Cup, que contará com pilotos masculinos e femininos.
As modificações no GEN3 como parte do projeto GENBETA incluem:
• Maior potência da bateria de 400 kW, acima dos 350 kW do GEN3, através da ativação do kit de trem de força dianteiro, proporcionando tração integral pela primeira vez em um carro de Fórmula E. A bateria foi carregada pela ABB, parceira titular do campeonato e responsável pelo carregamento do Campeonato.
• Novo composto de pneu iON Race, mais macio, que permite um aquecimento mais rápido e melhor aderência, desenvolvido pela Hankook Tire, fornecedor oficial de pneus da Fórmula E.
• Placas finais da asa dianteira impressas em 3D, aletas das rodas e um defletor de vento para otimizar a aerodinâmica e aumentar a velocidade em linha reta do GENBETA.
• Além das inovações tecnológicas no carro GENBETA, o Google Cloud forneceu inteligência artificial (IA) generativa para análise das corridas dos pilotos. Usando sua plataforma líder, Vertex AI, Reem Al Aboud conseguiu interpretar dados de telemetria em tempo real para gerar recomendações de velocidade, potência e aderência. Isso lhe deu a capacidade de interagir e conversar com uma interface para ajudar a ajustar sua abordagem na pista.
Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
🎨📖 A poetisa Nísia Amorim, de Itajaí, foi celebrada no domingo com o evento “Mural da Poeta”. Conhecida ...