CALOR EXTREMO
Asfalto chega a quase 60 graus nesta quinta em Itajaí
Pesquisadores vão mapear temperaturas para tentar orientar políticas públicas para enfrentar o calor nas cidades costeiras
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A outrora arborizada avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, chegou a 56 graus no asfalto e 54 na calçada às 15h22 desta encalorada quinta-feira. A checagem integra a pesquisa “Entre o sol e o mar: calor extremo e resiliência climática na zona costeira de Santa Catarina”, coordenada pelo professor Marcus Polette e conduzida pelo Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Escola Politécnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com o Io Tec Lab.
Em muitos pontos, a sombra registrou temperaturas até 20 graus mais baixas, evidenciando a importância de uma arborização planejada. Com temperaturas cada vez mais altas nas cidades do litoral catarinense, pesquisadores lançaram um projeto para estudar os efeitos das ilhas de calor na radiação urbana e buscar soluções que tornem as cidades mais resistentes às mudanças climáticas.
Continua depois da publicidade
“A iniciativa parte do reconhecimento de que os municípios costeiros enfrentam desafios ambientais, sociais e econômicos crescentes, muitos deles agravados pelas mudanças climáticas, pressão turística e urbanização acelerada. Para responder a esses desafios, estamos criando um Observatório Costeiro com avaliação contínua do ambiente em escala regional, produzindo informações que apoiem o planejamento e a gestão dos municípios”, detalhou Polette.
A pesquisa tem várias frentes, como a percepção e a avaliação do calor nas áreas urbanas. Após a repercussão do tema na COP 30, os pesquisadores avaliam que a região precisa de planos consistentes de arborização e de outras estratégias para reduzir os impactos das altas temperaturas.
O Io Tec Lab é responsável pela parte tecnológica do projeto, com participação de Jordan Passinato Sausen, coordenador do mestrado em Computação Aplicada, e do professor Michael Douglas Cabral Alves. A proposta é viabilizar o financiamento da rotina de monitoramento sem a necessidade de equipamentos caros, permitindo que as prefeituras da região possam aderir ao plano.
“Vamos desenvolver sensores que serão instalados ao longo da cidade para coletar dados. Essas informações podem ser úteis para as próximas tomadas de decisão”, explicou Sausen.
Laboratório na Univali
O laboratório fica na Univali, no bloco E2, e é aberto ao público interessado em conhecer o projeto ou atuar como voluntário. Segundo os pesquisadores Gustavo Sena Vieira e Samuel Cesario de Andrade, a coleta e a análise dos dados ainda estão no início, mas a intenção é tornar as informações públicas ao longo do processo.
O grupo analisa o mapa das zonas de calor da cidade, mede a temperatura de diferentes superfícies e compara os índices sob o sol com os mesmos pontos na sombra. A temperatura média do corpo humano gira em torno de 36 graus, considerada ideal para o equilíbrio térmico.
“Antes das construções, a região era só Mata Atlântica. É preciso pensar em espécies que não cresçam muito verticalmente para não danificar a fiação. Eu preferiria caminhar aqui com mais árvores e mais fresco”, comentou Polette sobre a avenida Marcos Konder.
Continua depois da publicidade
Após o período de pesquisa, o grupo pretende encaminhar ao poder público propostas de investimento e medidas para enfrentar o avanço do calor.
TEMPERATURAS EM PONTOS DE ITAJAÍ
Continua depois da publicidade
AVENIDA MARCOS KONDER
Asfalto: 56 graus, às 15h
Continua depois da publicidade
Calçada: 54 graus, às 15h
UNIVALI
Pavimento: 56 graus, às 14h
Jardim arborizado: 30 graus, às 14h
REGIÃO DO CENTREVENTOS
Estacionamento: 64 graus, às 14h30
Embaixo de árvores: 39 graus, às 14h30
PREFEITURA DE ITAJAÍ
Estacionamento: 56 graus, às 15h43
Calçada embaixo de árvore: 39 graus, às 14h45
PRAIA BRAVA
Pavimento do bairro: 49 graus, às 16h45
Areia: 40 graus, às 16h50
Restinga: 31 graus, às 16:45
ASFALTO POR AÍ
Bairro Nossa Senhora das Graças: 55 graus, às 15h30
Cidade Nova: 49 graus, às 16h
Área do Porto: 57 graus, às 14h40
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
