INOVAÇÃO QUE PROTEGE
Aplicativo da UFSC que mapeia capivaras vence programa de startups
Projeto Capyloc usa colaboração e gamificação para reduzir riscos da febre maculosa em áreas urbanas
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Mapear capivaras para proteger vidas. Essa é a proposta do Capyloc, aplicativo desenvolvido por estudantes da UFSC, que venceu a final do Sinova UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2025/1. A ideia é simples e poderosa: identificar a presença de capivaras em áreas urbanas e ajudar a prevenir a febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela.
O projeto surgiu na Jornada Level Up, programa de educação empreendedora da universidade, e combina monitoramento inteligente, mapas de risco, alertas e relatórios estratégicos voltados a prefeituras e órgãos ambientais. A proposta também aposta na colaboração da comunidade, com um sistema gamificado que premia cidadãos com CapyPoints ao reportarem avistamentos.
Continua depois da publicidade
A equipe é formada por Guilherme Fonseca, Davi Ferreira, João Miguel Portella, Marcos Garcia Labadie e Gustavo Warmling Kayser, dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação.
“A vitória da Capyloc mostra o quanto uma ideia bem estruturada, com propósito claro e impacto social, pode se destacar. É gratificante ver que o conhecimento aplicado nas salas da jornada está ganhando o mundo real”, afirma o professor Mauro Junior.
Continua depois da publicidade
O Sinova UFSC Startup Mentoring é promovido pelo Departamento de Inovação da UFSC, com foco em transformar ideias acadêmicas em negócios de impacto.