O laboratório irá funcionar no 3º piso de prédio na rua Dom Miguel, 680, no bairro Vila Real, em endereço onde já funciona também a nova sede da Secretaria de Educação. Inicialmente, o projeto prevê a capacitação de servidores, que depois seguirão para as atividades no espaço, ainda em preparação.
Continua depois da publicidade
O projeto foi desenvolvido pela Divisão da Tecnologia da Informação (DTI) da prefeitura de Balneário, em parceria com o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc em BC. O laboratório pretende conectar a tecnologia aos servidores, facilitando a prestação de serviços e acesso à população.
A proposta é que o LaBC agilize soluções, difundindo a cultura da inovação no serviço público. O laboratório irá mapear e simplificar processos, e criar uma carta de serviços digital, prevendo organização e digitalização dos serviços, que estarão disponíveis num portal único para o cidadão.
Continua depois da publicidade
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), destaca que a gestão teve o cuidado de incluir a inovação e tecnologia dentro da administração. A promessa é de menos burocracia e um serviço público mais moderno, eficiente e humano.
“Isso vem ao encontro do que defendemos: agilidade na entrega do serviço, de transparência, e a própria Segov traz isso. Ela tem a sua importância, assim como todas as outras secretarias. Desse ramo de inovação, é algo que a gente vai poder levar pra fora, externamente, várias ramificações estarão aliadas a todo esse processo”, disse.
O diretor da Divisão de Tecnologia, Murilo Sodré, destacou que o LaBC representa um passo estratégico na modernização da gestão pública. “O LaBC é uma ponte entre a inovação e o cidadão. Ele nasce para simplificar processos, digitalizar serviços e aproximar a tecnologia das pessoas”, comentou.
O lançamento do projeto será aberto ao público em geral, com entrada gratuita. O evento contará com palestras do ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e do gerente de inovação no Sebrae/SC, Alexandre Souza. As inscrições são pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-labc-laboratorio-de-inovacao-de-balneario-camboriu/3038797.
Parceria
A ideia do LaBC surgiu em parceria com a Udesc, em disciplina do laboratório de inovação e experimentação em governança local. Além de Murilo Sodré, são idealizadores da proposta os acadêmicos Ronaldo Camargo, Laís Oliveira, Luciano Godoy e Davison Cavalheiro, orientados pela professora Bruna Devens Fraga.
Através de oficinas e da formação dos agentes de inovação, o LaBC capacitará os servidores, desenvolvendo as competências para um serviço público moderno. O projeto vai priorizar os setores de educação, saúde, comércio e serviços, automação e tecnologia da informação.
A criação do laboratório também está alinhada com a agenda global 2030, da ONU, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do programa da entidade.
Continua depois da publicidade