Para vivermos em grupo, maiores ou menores, históricos ou recém-formados, de qualquer feitio cultural, precisamos entregar parte da individualidade e do egoísmo que cresce em nossos genes em troca de condições de viver com os outros. É inevitável como espécie: vivemos em grupo. Até para ser só necessitamos destacar os outros e, por este motivo, lhes damos vida. Estar só não é igual a eliminar os outros de nossas vidas.
Em sociedades modernas ocidentais, pretensamente republicanas e esperançosamente democráticas, organizamos a vida em grupo a partir de três estruturas de sociedade para vivermos em grupo. Tais Estruturas elevam nossos horizontes para além de nossos egos: uma para julgar os desvios de vida em grupo [Estrutura Jurídica]; outra para dizer como fazer as coisas que devem ser feitas [Estrutura Legislativa]; e outra para fazer em nome de todos o precisa ser feito [Estrutura Executiva]. Vistas em conjunto nasce o Aparelho de Estado: um ser capaz de estimular as boas condutas, criar planejamento e separar os maus e os males da vida social.
Tudo pronto, a Cultura aprofunda os valores sociais e as referências de como se deve viver: Religião, para nos eternizarmos; Escolas, para sermos inseridos nas regras da vida social; Trabalho, para nos dar sensos de riqueza e utilidade. Então, sabemos o que deve ser feito, como fazer, porque fazer e, por fim, fazer. E fazemos: acordamos todos os dias e vamos à luta a executar a vida que está diante de nós – a nossa própria vida.
Se fizemos algo que não está nos contornos das regras da vida em grupo, então passamos a falsear a vida e a esconder o que não deve ser visto. A primeira “veste” social que cria disfarces é a forma como nos apresentamos aos outros. Queremos ser vistos de acordo com as regras: há invenções mirabolantes que falamos de nós mesmos aos outros para parecer que somos símbolos das virtudes da vida em sociedade. Por baixo das vestes e seus símbolos, como esqueletos incompletos, surgem as falsificações materiais.
É I-na-cre-di-tá-vel que alguns, em postos políticos e sociais de extrema exposição, como esqueletos incompletos e sob farrapos, tentem falsificar documentos cujos registros estão em guarda de sistemas digitais. Sistema digitais são [1] processos referentes a tecnologia eletrônica cuja composição se realiza em dígitos ou números, e [2] diz respeito a Dedaleira, ao dedo e suas marcas pessoais]. Como derivado de digital encontram-se rastros, marcas da passagem.
É I-na-cre-di-tá-vel, senão imbecil, que alguém ou alguns possam tentar forjar documentos que deixam tantas marcas quanto o sangue que se derrama pela boca. É I-na-cre-di-tá-vel que se acreditem longe dos focos de observação social, do controle social. Por fazer na surdina, como a noite fechada e chuvosa com vento de inverno contra a qual todos se recolhem, se imaginariam protegidos por si mesmos. Protegidos porque se consideram juízes de seu próprio julgamento. É I-na-cre-di-tá-vel que se pensem como acima do fato de vivermos em grupo social ao qual devemos entregar parte da individualidade e do egoísmo que cresce em nossos genes em troca de condições de viver com os outros.
É I-na-cre-di-tá-vel, senão tolo, criar para os outros a imagem de si mesmo por invenções mirabolantes para parecer ser símbolo das virtudes da vida em sociedade. Por baixo das vestes e seus símbolos, como esqueletos incompletos, surgem as falsificações de ser humano. Ou, pelo inverso do verso, acreditar que todos os membros do grupo social no qual existimos, são absolutamente tolos e imbecis. É I-na-cre-di-tá-vel, senão tolo, senão imbecil.