Por Ton Antony - ton.colunista@gmail.com
Publicado 05/07/2022 19:20
Alterado 05/07/2022 19:32
A arquiteta Ariane Rosa, de Itajaí, acaba de ser premiada internacionalmente. Seu projeto autoral Casa da Barra recebeu o prêmio de Melhor Arquitetura de Luxo. O prêmio foi concedido pelo Luxury Lifestyle Awards 2022, que reconhece os melhores projetos e serviços de luxo ao redor do mundo. As imagens da casa modernista, que fica no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, você confere a seguir:
Casa da Barra por Ariane Rosa
Para este projeto, o cliente desejava uma construção com inspiração modernista, uma casa em concreto armado, não só externamente, mas também internamente. Todo o projeto foi pensado levando em consideração os desejos da família, como o formato em L e a grande sacada que abraça a lateral da casa protegendo a varanda do térreo. O terraço foi outro pedido dos clientes, um espaço externo com pergolado e lareira para desfrutar o belo visual durante todo o ano.
A piscina revestida com cerâmica artesanal e o deck de madeira reflorestada complementam o ambiente trazendo aconchego e conforto.
O paisagismo simples e pontual, com plantas de fácil manutenção atende ao modo de vida prático da família. A parede verde garante conforto térmico e maior proximidade com a natureza.
No terraço, a pérgola proporciona uma sombra agradável. O mobiliário super colorido em corda náutica, específico para área externa, quebra um pouco o design austero desta casa em concreto armado.
Pisos, paredes e tetos de concreto foram a base de todo o projeto de design de interiores: área social, área íntima e até banheiros.
Vale ressaltar que para um resultado perfeito, o projeto arquitetônico precisa andar de mãos dadas com o design de interiores e os complementares. Tudo precisa estar alinhado, pois após a execução não há como mover nenhum dos pontos.
O cliente é um colecionador de móveis e objetos originais do modernismo brasileiro, e este foi o ponto de partida para este incrível projeto de interiores minimalista.
A escada é uma vitrine: começa com degraus flutuantes em madeira de lei e termina com degraus plissados em concreto e acabamento em madeira.
O banheiro sob as escadas rouba a cena. Aproveitar ao máximo o espaço embaixo da escada é sempre um desafio! No projeto arquitetônico, esse espaço foi pensado para abrigar confortavelmente o banheiro. A iluminação intimista dá um ambiente aconchegante. O espelho do teto ao teto garante amplitude e maximiza a iluminação natural.
Na cozinha foi utilizado o conceito de “living space”, uma tendência que vem acontecendo nos últimos 20 anos, em que as cozinhas começaram a se tornar espaços de convivência, onde se passa mais tempo e onde acontecem muito mais coisas do que apenas cozinhar. , transformando-se em um espaço de entretenimento.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC