Blogs | Blog da Ale Françoise


Blog da Ale Françoise

Ale Françoise é nutricionista funcional, cosmetóloga e doutora em naturopatia. Atua com protocolos regenerativos personalizados. Contato: (47) 99681-1000 | Instagram: @alefrancoise | CRN1011337 | CRT8


Nossas órgãos X nossas emoções!


Publicado 14/06/2022 04:07



Você sabia que que toda emoção tem correspondência aos seus órgãos!?
 Toda e qualquer emoção tem ligação! Vale a leitura. 

A medicina moderna tende a ter uma visão bastante mecânica e fisiológica das funções dos órgãos que compõem o corpo. Mas na antiga medicina grega e na medicina tradicional chinesa, assim como em outros sistemas médicos, os órgãos internos são considerados sedes das emoções e são influenciados por estas.
As emoções representam a resposta do corpo para os sentimentos. A antiga medicina grega considerava que as emoções fossem capazes de desempenhar um papel importante na saúde dos órgãos ou na ocorrência de certas doenças vinculadas a estes. A medicina tradicional chinesa associa 7 emoções a cada órgão.

Veja a que emoção corresponde cada órgão, de acordo com a antiga medicina grega, da qual se desenvolveu a medicina ocidental, e também de acordo com a medicina tradicional chinesa.* ANTIGA MEDICINA GREGA 

* Coração 

O coração é muito sensível aos estados emocionais. Emoções nobres, como a coragem, a bravura, a honestidade, o altruísmo e a empatia fortalecem o coração e o espírito da vida, enquanto as emoções menos nobres, como a culpa, os remorsos e a tendência a desistir, o enfraquece. O amor, e a vontade de viver são muito importantes para o coração.
De acordo com a antiga medicina grega, é realmente possível morrer de um coração partido. O coração é considerado vulnerável às paixões turbulentas que podem agitá-lo e causar febres agudas.

* Pulmões 

Os pulmões são um órgão muito importante que trabalha em estreita colaboração com o coração e que é sensível e vulnerável às emoções semelhantes. A sensação de ver negado o próprio espaço físico e vital pode causar problemas respiratórios e asma. Ao contrário, dos sentimentos de dignidade e orgulho contribuem para a abertura do tórax e permite que os pulmões se expandam e trabalhem melhor. As emoções que reduzem a vontade de viver são perigosas para os pulmões, especialmente a dor e o luto.

* Garganta/Amígdalas 

A garganta é considerada o centro da comunicação do nosso corpo. A incapacidade de se expor e de se expressar por meio de palavras para dizer o que se sente, pode causar problemas de garganta. A garganta inclui também uma porção do sistema digestivo. Fortes emoções, como a ansiedade e a tensão, podem causar problemas tais como o clássico "nó na garganta" e causar dificuldades para engolir. As palavras reprimidas podem causar o mesmo efeito.

* Fígado e Vesícula Biliar 

A bílis é produzida pelo fígado e é recolhido na vesícula biliar. Estes dois órgãos são vulneráveis às emoções iradas, como a raiva, a irritabilidade, a frustração, o ressentimento, o ciúme e a inveja. Emoções iradas são baseadas nesses órgãos, de acordo com a antiga medicina grega, e podem danificá-lo. A ira e a raiva podem explodir indo do fígado para a cabeça e, assim, causar dores de cabeça, pescoço e ombros, tensão e stress. Podem também aparecer distúrbios digestivos provocados pelo mal funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

*Estômago 

O estômago, assim como o fígado, pode colectar emoções iradas, como a raiva, a ira, o ódio e a frustração. Quando estas emoções se acumulam no estômago, podem causar úlceras e gastrite. Passividade, preocupação, ansiedade, tensão e stress bloqueiam o fluxo de energia e podem causar problemas de estômago, cólicas e inchaço, até distúrbios como náuseas e desordens no apetite.

* Intestino 

O intestino está relacionado com desordens psicossomáticas e distúrbios digestivos causados por emoções que podem começar no fígado e no estômago. Na porção média e inferior do intestino se emaranham emoções melancólicas. O cólon é muito vulnerável à essas emoções e pode sentir os efeitos negativos da preocupação, da ansiedade, do stress, da tensão e do nervosismo.

* Rins 

Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins. O fluxo de energia dessas emoções é direccionado para baixo e pode minar a nossa força e a nossa segurança, mas também incentivá-las. Força e segurança estão relacionadas com o funcionamento equilibrado dos rins nas suas funções de retenção e evacuação.

Medo e sustos extremos podem levar à perda do controle da função renal.

*MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 

Conheça algumas das principais associações entre as emoções e os órgãos, de acordo com a medicina tradicional chinesa.

.*Alegria Coração 

Na medicina tradicional chinesa, a alegria é uma emoção de profundo contentamento e está ligada ao coração. Quando uma pessoa se sente super excitada e muito alegre pode experimentar agitação, insónia, febre e palpitações.
No coração se conecta também o amor.

.* Raiva - Fígado e Vesícula Biliar ..

A raiva é uma emoção que está associada ao ressentimento, à frustração e à irritabilidade. Na medicina chinesa se diz que emoções do tipo coléricas são armazenadas no fígado e na vesícula biliar. A raiva pode causar tensão alta e tonturas.

..*Ansiedade - Pulmões e Intestino Grosso 

A ansiedade é uma emoção relacionada com a preocupação excessiva e isto pode afectar principalmente os pulmões e o intestino grosso, de acordo com a medicina tradicional chinesa. A ansiedade pode impedir uma pessoa de fazer um bom uso da sua energia, o que pode causar falta de ar, colite, úlceras e inflamação do intestino grosso.
A preocupação está associada ao estômago.
A ansiedade também está ligada ao baço.

.*Tristeza - Pulmões 

A dor emocional pode causar desarmonia nos pulmões e problemas na circulação de energia por todo o corpo. A dor pode enfraquecer a vontade de viver, danificar os pulmões e causar doenças respiratórias, de acordo com a medicina tradicional chinesa.
Aos pulmões são associadas as emoções de dor e tristeza.

..*Melancolia - Baço 

Melancolia e preocupações excessivas que causam ansiedade, afectam o baço e podem causar fadiga, letargia e dificuldade de concentração. Melancolia pode também comprometer o sistema digestivo e afectar o estômago com acumulação de gás e inchaço.

.*Medo - Rins 

O medo pode causar desarmonia nos rins, de acordo com a medicina tradicional chinesa. O medo extremo pode levar uma pessoa a perder de repente o controle das funções da bexiga e rins.

.*Susto - Coração 

O susto é uma emoção de choque e pânico causado por um evento súbito e inesperado. De acordo com a medicina tradicional chinesa, o susto ataca primeiramente o coração (por exemplo, sentindo palpitações) mas quando se torna crónico, também pode afectar os rins, o órgão associado ao medo.

Esteja em conexão com seu corpo, ele emite sinais! Aspectos interligados lhe mostrarão sintomas fundamentais para a sua cura! Cuide-se! 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Brava em Estado Puro

Clique diário

Brava em Estado Puro

Superendividamento de Impostos: O que fazer?

De Olho no Fisco

Superendividamento de Impostos: O que fazer?

O silêncio do luto nas festas de fim de ano

Ideal Mente

O silêncio do luto nas festas de fim de ano

O desafio do Fórum Parlamentar Catarinense– foto principal

Coluna Acontece SC

O desafio do Fórum Parlamentar Catarinense– foto principal

Jogo sujo, risco real: bets ilegais pressionam o mercado e o Fisco observa o apostador

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Jogo sujo, risco real: bets ilegais pressionam o mercado e o Fisco observa o apostador




Blogs

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa

VersoLuz

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa

Serelepe

Blog do JC

Serelepe

Festas de fim de ano com saúde sempre 😃

Espaço Saúde

Festas de fim de ano com saúde sempre 😃

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Blog do Magru

Feliz Natal e Próspero Ano Novo



Podcasts

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Publicado 24/12/2025 19:29



Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.