Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 08/11/2025 00:05
Alterado 08/11/2025 00:14
Democracia I
Eu estava conversando com meu ex-aluno e prefeito em exercício Rubens Angioletti, quando a vereadora Hilda Deolla ocupou a tribuna da Câmara para criticar a Secretaria de Educação. Ato contínuo, Rubens sinalizou para Hilda que gostaria de conversar, ela prontamente desceu até o auditório onde estávamos e os dois tiveram uma breve conversa sobre o problema levantado por Hilda na Tribuna, demonstrando o verdadeiro espírito republicano. Nada de inimizade entre políticos que querem o povo como amigo. O diálogo é o caminho correto da boa política. Parabéns aos dois.
Democracia II
Contudo, algumas pessoas ainda não aprenderam o que é ser republicano e qual o espírito da República Democrática. Uma vereadora me virou o rosto e fez de conta que não me via à sua frente, só porque coloquei uma notinha aqui no Blog que, segundo sua leitura, não deve ter feito bem ao seu ego nada democrático. Ela fez que não viu, mas viu; eu, democraticamente, a vi e fiz questão de demonstrar que a vi. A República Democrática necessita que os agentes políticos saibam conviver com o contraditório e a crítica construtiva, educada e respeitosa – como é o caso do que ocorre aqui neste Blog. A democracia agradece.
Desistência
Repercutiu muito o anúncio do presidente da Câmara, Fernando Pegorini, de desistir de sua candidatura a deputado estadual para apoiar a candidatura de Ana Campagnolo. Em discurso da Tribuna da Câmara Pegorini elogiou Ana por ter a coragem de defender os políticos catarinenses diante da pretensa candidatura ao Senado do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, deixando de lado a deputada federal Carol de Toni e o senador Esperidião Amin.
Fora de tom
Quem exagerou esta semana foi o jovem Leonardo Angioletti, filho do prefeito em exercício Rubens Angioletti. Através de suas redes sociais Léo carregou nas tintas contra o vereador Bruno Laureano (Bruno da Saúde) afirmando: ‘... jamais vamos concordar com o Bruno da Saúde sendo secretário no nosso governo!!!’ Primeiramente, nem sabia que Léo fazia parte do Governo para poder chamar de ‘nosso’; segundo, que não está no DNA dos Angioletti chamar os adversários de ‘canalha’ etc e tal. Conheço o Rubens do tempo em que foi meu aluno nos Cursos de Comunicação da Univali e ele sempre se mostrou uma pessoa extremamente cordata. Um gentleman.
Filósofo I
Certa feita o Rei Pelé resolveu se meter em política e um adversário sentenciou que Pelé era um poeta quando de boca fechada. Um leitor ao acompanhar uma fala do senador Jorge Seif para defender a candidatura de Carlos Bolsonaro a senador por Santa Catarina (os dois são cariocas) lembrou dessa perrengue com o Pelé e fez a devida adaptação para a beligerante situação ocorrida entre Jorge Seif e a deputada Ana Carolina Campagnolo: ‘Seif é um filósofo quando calado’.
Filósofo II
Jorge usou a tribuna do Senado Federal para dizer textualmente que a deputada estadual Ana Carolina Capagnolo ‘Não era nada até ontem, era uma professora ...’. O meu amigo leitor acabou considerando Seif um ‘filósofo’ porque, provavelmente, lembrou de duas obras clássicas que envolvem pensamentos sobre o NADA: ‘O ser e o nada’ – de Jean Paul Sartre; Hamlet – William Shakespeare – peça que contém a célebre frase ‘Ser ou não ser eis a questão’. De minha parte eu emendaria que Seif também andou lendo Albert Camus e seu existencialismo do absurdo, bem como Nietzsche e seu niilismo. É muita filosofia para um único senador da República.
Filósofo III
Eu, que lecionei na Univali por quase três décadas Sociologia e Filosofia, fico conformado pelo fato do grande filósofo Jorge Seif ter qualificado os professores como NADA. Uma vaidade a menos para eu lidar. Agora, quando um ex-aluno me chamar de professor, usarei a frase de Seif e direi: eu ‘Não era nada ...’ em substituição à máxima socrática ‘Só sei que nada sei’.
Filósofo IV
A frase mais interessante que ouvi em contraponto à frase emblemática de Jorge Seif foi proferida por uma jornalista de esquerda em um grupo WhatsApp: ‘O mais imperdoável é ele (Seif) me fazer defender a Campagnolo ...’. A verdade é que Ana está virando quase uma unanimidade em Santa Catarina, deixando até os eleitores de Lula no contrapé diante do acerto de sua causa: querer candidatos ao Senado legitimamente catarinenses.
Conservadores I
Os políticos conservadores de Itajaí ficaram com as orelhas em pé quando souberam dos novos dados divulgados pelo IBGE sobre a família brasileira. Segundo ouvi em diversos telejornais, depois vou ler com calma os jornais, as mulheres já são maioria no comando financeiro dos lares; o número de casais sem casamento formal aumentou de forma exponencial, bem como o casamento homoafetivo.
Conservadores II
O patriarcado está cedendo ao matriarcado. Com os números do IBGE dá de entender o empoderamento das mulheres também na política. Essa semana Santa Catarina começou a assistir uma novela que tem tudo a ver com esse tema de meninos x meninas. Carlos Bolsonaro e Jorge Seif versus Ana Campagnolo e Carol de Toni. As mulheres estão começando a exigir protagonismo também na direita.
Amor ou dor
O homem aprende ‘pelo amor ou pela dor’. Na questão do clima o homem já escolheu que vai aprender pela dor. Aqui no Sul vamos ter de nos preparar para cenários extremos mais frequentes, com fenômenos mais regulares como enchente e seca; ar seco e poluído; vendavais; ressacas .... O negacionismo climático é uma realidade, porque cuidar da natureza interessa a poucos.
Muita coisa
Alguns leitores já demonstraram curiosidade sobre a coluna ser grande, com muitas notas todos os dias. Um chegou a me perguntar se sobra tempo para eu dormir. Acontece que a rede de informantes é muito grande e nem é tão difícil fazer um blog desses diariamente, levando em conta que estou nesta atividade desde a década de 1970. Escrever sempre foi a minha praia. Quem quiser enviar informações para facilitar meu trabalho é só usar o WhatsApp 47 992151842.
AGENDA
* 04 a 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí. Instituições organizadoras e parceiras: Município de Itajaí, Setorial de Literatura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Genésio Miranda Lins, Teatro Municipal de Itajaí, Casa da Cultura Dide Brandão, Univali e Sesc.
* 08 de novembro – Bazar Beneficente AMT – Associação Madre Teresa – Centreventos – 8h às 17 horas. Produtos apreendidos e doados pela Receita Federal.
* 08 de novembro – Festival Literário de Itajaí – Praça Arno Bauer – lançamento de livros. 11 às 12 horas e 16 às 17 horas.
* 08 de novembro – Feirão da aprendizagem para jovens entre 16 e 23 anos que querem aderir ao Programa Jovem Aprendiz. SENAI Itajaí. Das 8 ás 12 horas.
* 08 de novembro – II Encontro Direita Catarinense. Sítio do Neri – Itaipava. Das 11 às 17 horas. MDI – Movimento Direita Itajaí.
* 08 de novembro – Batalha da Conexão – Casa da Cultura Dide Brandão – 14 horas. Movimento Hip Hop. Categorias: Breaking e Allstyle.
* até 9 de novembro – I Festival Arte Preta. Teatro Municipal de Itajaí. 15 horas.
* 10 de novembro – Debate sobre ‘Políticas públicas de inclusão e desenvolvimento para pessoas com transtorno do espectro autista na Educação da Rede Municipal. Auditório Vereador Arno Cugnier – Câmara de Vereadores. 19 horas.,
* 12 de novembro – Seminário Regional de Fibromialgia – edição Itajaí. Câmara de Vereadores. 8h às 17 horas.
* 13 e 14 de novembro – O Bem do Mar – peça teatral – Teatro Adelaide Konder – camus Univali de Itajaí. 20 horas. Grupo Anchieta. Grátis.
* 19 de novembro – Maurício Meirelles – Teatro Municipal de Itajaí.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – 4ª edição da mostra ‘Nossa alma – sob o olhar feminino’. Artistas: Ana Clara de Souza, Mariana Ferret, Oara de jesus, Sarah Uriarte, Violeta Alves.
* até 19 de novembro – Casa da Cultura Dide Brandão – exposição ‘O peito’ de Flávia Lapa.
* 20 de novembro – Amazing Tenors – World Classics Novo Show em Itajai – Teatro Municipal – 19 horas. Ingressos pelo Blueticket.
* até 21 de novembro – Galeria de Artes da Univali. Exposição ‘visualizações materializadas’ de Cristilla, Victor Lark, Jorge Schroeder, Loraine Oliveira, Olinda Schauffert. Local: Campus de Itajaí – perto da reitoria.
* 08 de dezembro – Lançamento do Anuário de Itajaí 2024 – Igreja Imaculada Conceição. 20 horas.
* até 06 de fevereiro de 2026 – Museu Histórico de Itajaí – exposição de fotos sobre as enchentes no Vale do Itajaí.
FESTIVAL LITERÁRIO DE ITAJAÍ 2025
08 de novembro - sábado
* 15h30 – As Mareadas | Praça Genésio Miranda Lins
PERFORMANCE ANANKE E OS TRÊS PASSADOS
08 de novembro
08:00h Molhes da Barra
11:00h Rua Hercílio Luz
09 de novembro
10:00h Bairro Campeche e
16:00h Bairro Brilhante
11 de novembro
20:00hs Compartilhamento de Processo
Online: @sandrarcoelho
Presencial: Rua Serafim Gamba, 6239 Brilhante – Itajaí.
Participe
Você está convidado a participar da redação deste blog. Pode enviar notas e fotos para o Blog do Magru através do WhatsApp (47) 99215-1842 – atenção, não é telefone, só WhatsApp mesmo.
Análise do cenário de 2026
Eu e Thiago Floriano publicamos no site ITAJAÍ DIGITAL nossa primeira análise do cenário eleitoral de 2026 para governador, senador e deputados federal e estadual, considerando apenas o Colégio Eleitoral de Itajaí. É uma análise inicial sobre as possibilidades de Itajaí eleger seus candidatos. Confira no endereço digital: https://itajaidigital.com.br/noticias/artigo/o-cenario-eleitoral-para-2026-em-itajai
Blog pelo WhatsApp
Entramos no mundo da modernidade. Se você quiser receber no seu WhatsApp as atualizações do Blog do Magru acesse magru.com.br/whatsapp e entre para o canal. Como vocês já perceberam o Blog do Magru está disponível em diversos endereços na Internet. Ele é atualizado todos os dias a uma hora da madrugada, ficando até as 12 horas com conteúdo exclusivo na plataforma do jornal Diarinho. Às 12 horas ele entra na plataforma magru.com.br/blog e, em seguida, no Facebook magrufloriano. Agora, ele também está disponível no WhatsApp.
Boa leitura I
O Blog recomenda a leitura da Revista Digital Sopa de Siri editada por Álvaro Castro e Sueli Behring. A edição de novembro traz uma entrevista com o pesquisador da história do esporte de Itajaí, Gustavo Melim Gomes; eu assino um artigo sobre a localidade de Canhanduba.; Eliezer Patissi assina a coluna Patrimônio Cultural Edificado – Casa Burghardt. Veja a revista em: https://sopadesiri.com.br/revista-do-mes/
Boa leitura II
O artista visual e poeta Alfabile Santana voltou à plataforma digital do Diarinho. Assina o Blog VersoLuz, com poesias e fotografias.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 19.900,00
R$ 21.600,00
R$ 6.000,00
R$ 1.800,00