Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Carlos Santalena tenta Everest pela quarta vez

Publicado 25/04/2023 11:16

O montanhista Carlos Santalena já chegou ao topo do Everest três vezes, em 2011, 2016 e 2018. Agora, em 2023, ele se prepara para encarar o desafio de atingir o cume da montanha mais alta do mundo (8.849m) pela quarta vez. Se conseguir, o alpinista de 36 anos será o único brasileiro a conquistar tal façanha. “Me considero privilegiado de realizar o sonho de viver na montanha e ter uma vida voltada para a montanha”, afirma.

Santalena já está no campo base, em fase de aclimatação para a escalada que o levará ao “teto do mundo” uma vez mais. “Caminhando pela moraina que liga gorak-shep (5.100m) ao campo base (5.350m), é possível avistar o cume principal e o cume sul do Everest. É sempre emocionante ver este colosso rasgando o céu com intensidade. E como já dizia o amigo Miguel Doura do Aconcágua, de nada vale uma escalada se não se emocionar”, comenta o alpinista, que tem o apoio de Spot e The North Face.

Experiente guia de montanha e sócio da Grade6 – Expedições em Alta Montanha, única empresa brasileira a organizar expedições ao Everest, Santalena já detém a marca de ser o brasileiro mais jovem a chegar ao topo do Everest. Foi em 2011, quando ele tinha 24 anos. Segundo Santalena, muita coisa mudou nos 12 anos que separam os dois desafios.

“A maior diferença é a maturidade. Aos 24 anos, eu não tinha consciência total e plena da atividade que iria realizar. Hoje, com experiência de muitas escaladas e até tragédias, como a avalanche de 2014 e o terremoto de 2015, que, inclusive desencadearam projetos sociais, tenho uma visão ampla sobre o lugar, as pessoas, as dificuldades técnicas, físicas e emocionais. Além do contato espiritual que a montanha proporciona”, explica.

Vários recordes - Além dos feitos no Everest, Calos Santalena detém outros recordes. É o primeiro alpinista brasileiro a completar os 7 Cumes, as sete maiores montanhas do mundo, por duas vezes.

Quando finalizou os 7 Cumes pela primeira vez, aos 27 anos, Santalena se tornou o alpinista sul-americano mais jovem a completar o desafio, composto por Monte Everest (8.844 metros – Ásia), Aconcágua (6.962m – América do Sul), Denali (6.194m – América do Norte), Kilimanjaro (5.895m – África), Elbrus (5.642m – Europa), Vinson (4.892m – Antártida) e Kosciuszko (2.228m – Austrália).

Desafio dos 14 cumes - Santalena quer mais. Quer chegar ao topo das 14 montanhas com mais de oito mil metros. “Como alpinista, o céu é o limite. Gostaria de frequentar mais as montanhas do Himalaia, e viabilizar do projeto de 14 montanhas de 8 mil metros. Sigo em busca de patrocínio”, conta ele, referindo-se ao Monte Everest (8.848m), K2 (8.611m), Kangchenjunga (8.586m), Lhotse (8.516m), Makalu (8.485m), Cho Oyu (8.188m), Monte Dhaulagiri (8.167m), Monte Manaslu (8.163m), Nanga Parbat (8.126m), Annapurna I (8.091m), Gasherbrum I /  K5 (8.080m), Broad Peak / K3 (8.051m), Gasherbrum II / K4 (8.034m), Shishapangma (8.027m).

Carlos Santalena é alpinista e também atua como guia de montanha, profissão a qual encara como uma missão de vida. “Como profissional, quero continuar sendo uma ponte para a transformação pessoal que a montanha traz para as pessoas. Todos que viagem com a Grade6 voltam diferentes, pensando a vida de uma forma diferente, valorizando os pequenos aspectos, a família, enfim, a vida. Ser o guia faz com que eu seja o canal para essa experiência transformadora e cumprir esse papel cada vez melhor”, completa.


Especialistas dão dicas para o L'Étape Rio presented by Santander

Publicado 25/04/2023 11:15

O L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander 2023 ocorre de 23 a 25 de junho na Marina da Glória, sede de grandes eventos internacionais como Jogos Olímpicos e Volta ao Mundo.  A prova é uma das mais planas do país e terá uma percurso de 102 quilômetros com 1.092 e passará por trechos como Copacabana, Ipanema, Leblon, Vista Chinesa e Aterro do Flamengo. A mais curta conta com 46 quilômetros com 450 metros de altimetria acumulada.

Ciclistas mais experientes como os fidèles e os iniciantes na modalidade já estão em preparação para encarar a segunda prova do Tour de France no Brasil da temporada após o retorno a Cunha (SP) em março. Por ser um percurso com menos subidas, o L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander promete ser mais rápido, mas não menos desafiador.

Fernando Cheles, diretor de prova, explica que apesar de ser mais plano, o L'Étape Rio conta com algumas serras inclinadas que exigem força, resistência e treino em pelotão.

''A preparação para essa e qualquer prova chancelada pelo Tour de France deve ser bem detalhada com a assessoria esportiva ou personal trainer do atleta. E esses treinos farão com que o ciclista entenda a melhor estratégia para a etapa''.

''Outra dica é fazer o reconhecimento do percurso antes do evento. É a oportunidade de entender todo o trecho que faz a diferença nas decisões durante a corrida'', completou Fernando Cheles.

A largada será às 6h do dia 25 para ambos os percursos e as inscrições seguem abertas no site oficial do L'Étape.  

Em 2022, o campeão geral dos masculino dos 102 quilômetros foi Vinicius Moretti, que completou a prova em 2h39min49s. Guilherme do Couto chegou em segundo lugar, com 2h41min11s, e Raphael Serpa completou o pódio, com 2h41min21s.

Na versão feminina, o título no percurso longo ficou com Fernanda Martello, com a marca de 2h57min55s. Ela chegou à frente de Cristiane Pereira, segunda colocada, com 2h59min33s, e Ana Luiza Cavalcante, terceira colocada, com 2h59min37s.

O trajeto, que se assemelhou ao da prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi totalmente fechado para os ciclistas do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander. 


USF é termômetro para Semana de Ilhabela

Publicado 24/04/2023 15:48

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela ocorrerá de 23 a 30 de julho no Yacht Club de Ilhabela, e equipes de todo o Brasil já estão se preparando para a maior competição de vela da América do Sul.

Uma das principais formas de treinamento para as equipes é competir nos principais campeonatos de vela oceânica, como o Ubatuba Sailing Festival. Durante o feriado de Tiradentes, mais de 70 veleiros correram o USF nas classes ORC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, Multicascos e Bico de Proa, além da classe IOM de veleiros rádio controlados.

O Ubatuba Iate Clube é parceiro da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, e seus filiados sempre participam da competição. As regatas também valem como Paulistas de ORC e de BRA-RGS, além de ser a primeira etapa da Copa Brasil de Vela Oceânica.

De acordo com Cuca Sodré, o número de veleiros inscritos mostra que a Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá, mais uma vez, a raia do Canal de São Sebastião lotada para comemorar a 50ª edição da principal regata de oceano da América do Sul.

"Ubatuba realizou um grande evento e mostrou que as tripulações estão animadas para correr a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Vimos novos barcos na água como o Phoenix, que passa a ser comandado por Fábio Cotrim e Mauro Dottori, além dos tradicionais veleiros que estão em evolução", disse Cuca Sodré.

Além do Ubatuba Sailing Festival, outras regatas, como a Copa Mitsubishi, fazem parte do programa de treinamento das equipes para correr na Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

A competição de vela abre no domingo, 24 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes - Barco Atrevida - por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

Durante a semana, a organização fará regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 


Rodada dupla da Fórmula E em Berlim embola disputa pelo título

Publicado 23/04/2023 21:46

Após a rodada dupla em Berlim, na Alemanha, neste fim de semana, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E apresenta uma disputa equilibrada entre os cinco primeiros colocados.

Os resultados do SABIC Berlin E-Prix 2023 deixaram em aberto a disputa entre os carros elétricos mais rápidos do mundo justamente na metade da temporada.

Foram realizadas ao todo oito etapas e a vantagem do alemão Pascal Wehrlein na liderança para o neozelandês Nick Cassidy é de apenas quatro pontos. São 100 pontos contra 96! Em terceiro, com 81, está o francês Jean-Eric Vergne, e na sequência aparece o britânico Jack Dennis. Vencedor do Eprix de São Paulo e da primeira rodada de Berlim, o neozelandês Mitch Evans está em quinto com 76.

Todos os citados acima têm chances matemáticas de assumir a liderança da Fórmula E já na próxima corrida, que será realizada em 6 de maio, nas ruas de Mônaco.

O neozelandês Nick Cassidy, da equipe Envision Racing, venceu no domingo (23) a segunda corrida do fim de semana da Fórmula E em Berlim, no aeroporto de Tempelhof. Jake Dennis e Jean-Eric Vergne completaram o pódio.

A prova cheia de ultrapassagens, com 172 no total e 362 ao longo do fim de semana, embolou o campeonato mundial dos carros elétricos. O neozelandês largou em oitavo e assumiu a liderança na volta 25 das 40 previstas.

''Me sinto muito honrado por correr em um tão rápido. Ainda falta metade do campeonato e vamos ver o que vai acontecer!'', comemorou Nick Cassidy.

Veja a tabela de classificação de pilotos e equipes -- https://www.fiaformulae.com/en/standings

O Mundial de Construtores tem a TAG Heuer Porsche Formula E Team como líder, seguida pela Envision Racing.

Já os brasileiros novamente não pontuaram em Berlim. Lucas di Grassi, da Mahindra Racing, é o 14º colocado na classificação com 18 pontos ganhos. O piloto paulista somou pontos apenas na rodada de estreia na Cidade do México quando fez a pole e ficou na terceira colocação.

''Consegui economizar o carro o máximo possível, mas não tem velocidade para atacar. Mesmo assim foi uma corrida boa'', explicou Lucas di Grassi.

O compatriota Sérgio Sette Câmara, da NIO, é o 16º na tabela com 10 pontos. ''Foi um dia complicado, larguei mais atrás do que ontem. Meu objetivo era pontuar no fim de semana, mas é um fim de semana que preciso estudar. Não posso desperdiçar oportunidades como essas'', contou Sérgio Sette Câmara.

Berlim esteve presente desde o início da categoria e novamente as arquibancadas estavam lotadas. ''É um circuito histórico para a F-E. É uma cidade que repetimos desde 2014 quando a categoria começou. O local sempre está lotado e o público nos recebe bem!'', contou Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E. 

Testes de rookies

As equipes da Fórmula E seguem trabalhando nesta segunda-feira (23) no Aeroporto de Tempelhof, com a realização do rookie test, onde pilotos que nunca estiveram a frente de um carro de F-E terão a oportunidade de guiar o GEN3, o monoposto de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente de todos os tempos já construído.

Desde o último teste de estreante em 2020, vários pilotos deram um novo passo e conquistaram um assento para correr em tempo integral na Fórmula E. Nick Cassidy (Envision Racing), os companheiros de equipe Sacha Fenestraz e Norman Nato (Nissan Formula E Team), Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) participaram do último teste de estreante realizado em Marrakesh.

''O teste vai servir basicamente para entender um pouco mais sobre o ambiente! O carro não tem nada a ver com o que estou acostumado. É muito diferente. Tenho que tentar aprender o máximo possível e ver se realmente gosto'', explicou Felipe Drugovich, piloto brasileiro que vai participar do teste pela Maserati MSG Racing.

Com base no teste de Berlim, outro teste será realizado três meses depois, em Roma, com 30 minutos de duração. A sessão de treinos livres será realizada antes das rodadas 13 e 14 do Rome Hankook EPrix (sábado, 15 de julho e domingo, 16 de julho), para competidores com 18 anos ou mais que nunca correram na Fórmula E. Todas as equipes são obrigadas a correr pelo menos com um piloto nesta sessão.

[caption id="attachment_29756" align="alignnone" width="1000"] Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche Formula E Team, Porsche 99X Electric Gen3[/caption]

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 


Argentinos dominam Brasileiro de Star

Publicado 23/04/2023 19:49

Os irmãos argentinos Leandro Altolaguirre e Lucas Altolaguirre conquistaram neste domingo (23) o Campeonato Brasileiro de Star, evento realizado no Clube de Campo São Paulo (CCSP).

A dupla venceu a regata final disputada na Represa do Guarapiranga coroando uma campanha quase perfeita. Foram três provas em primeiro lugar, uma em segundo e outra em terceiro. Foi descartado apenas um oitavo lugar na primeira regata.

Os atuais campeões sul-americanos chegaram a ser ameaçados pelos brasileiros Marcelo Fuchs e Pedro Trouche, que foram vice-campeões e por tabela levaram o prêmio de melhor do país na classe neste evento. A medalha de bronze foi para a dupla Antônio Carvalho e Arcélio Moreira.

"Queremos agradecer pelo carinho dos amigos brasileiros pela recepção. Todos velejadores foram receptivos conosco e estamos honrados em participar do campeonato. Ficamos felizes de sair campeões, com uma raia de competidores de alto nível. Foi um grande desafio e no final conseguimos esse grande título", explicou Leandro Altolaguirre.

"A Represa é muito linda e desafiante! Em todas as regatas utilizamos uma estratégia diferente para tentar chegar em boas posições. Em algumas regatas não conseguimos chegar na frente, mas o resultado final foi muito bom. Estamos felizes!", afirmou Lucas Altolaguirre.

Com o triunfo entre os brasileiros, Marcelo Fuchs e Pedro Trouche se consolidam como os campeões nacionais até 2024. Velejando juntos pela segunda vez, sendo a primeira na Bacardi Cup, a dupla mostrou satisfação por chegar no pódio.

"A raia da Guarapiranga é muito dura, ela possibilita diversos acontecimentos durante o percurso. Tivemos uma média muito boa, com rendimento de estar sempre entre os cinco primeiros. Lucas e Leandro foram bem a semana toda e com certeza velejaram muito'', disse Marcelo Fuchs.

''A última regata foi o cenário do Brasileiro de Star. Nós e eles disputamos lado a lado pela primeira colocação. Não existe tristeza, o resultado eu aceito com muita felicidade!", finalizou Pedro Trouche.

O Campeonato Brasileiro da classe Star contou com 17 duplas do Brasil, Argentina e Chile.

O evento teve como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela, além da Cervejaria Madalena.

 


Equilíbrio marca estreia do Brasileiro de Star 2023

Publicado 21/04/2023 21:31

O Campeonato Brasileiro de Star 2023 teve início nesta sexta-feira (21), no Clube de Campo São Paulo (CCSP), na capital paulista. A tradicional competição da vela nacional conta com 17 barcos com velejadores do Brasil, Argentina e Chile. Foram realizadas duas regatas na Represa do Guarapiranga, com ventos 8 a 12 na direção Sul/Sudeste.

Os melhores do dia foram Marcelo Fuchs e Pedro Trouche, que tiraram um segundo e um quarto lugares neste Feriado de Tiradentes. A dupla soma 6 pontos perdidos, contra Antônio Moreira e Arcélio Moreira com 8 pontos e Felipe Echenique e Ubiratan Matos com 9 pontos.

A tabela de classificação mostra equilíbrio entre os velejadores de Star e a tendência deve permanecer para os próximos dois dias de regata. Os resultados indicam que o campeão deve sair apenas na última regata, que será no domingo (23).

''A estratégia era ficar duas regatas entre os cinco primeiros. A raia é muito dura e a flotilha muito forte. Em nenhum momento atacamos os ponteiros, nosso objetivo era andar 'limpo'. A ideia é velejar conservador e, em quando tiver oportunidade, ir para o ataque'', disse o proeiro Pedro Trouche.

Marcelo Fuchs e Pedro Trouche vão correr a terceira regata do Campeonato Brasileiro de Star 2023 usando a camiseta amarela de líder. Os vice-líderes vestem azul e os terceiros vermelho. ''A Guarapiranga é uma raia que conheço bastante e espero que a gente consiga manter essa camiseta amarela até o final e sair com o título. Mas sabemos que os adversários são muito fortes, principalmente o Lars Grael'', contou Marcelo Fuchs

A primeira regata do Campeonato Brasileiro de Star foi vencida por Felipe Echenique e Ubiratan Matos. Os dois se mantiveram no lado direito da raia e após o contorno da primeira boia se consolidaram na ponta.

Quem largou escapado foi o decacampeão nacional Lars Grael e o proeiro Maurício Bueno. A dupla não pontuou na primeira, mas venceu de ponta a ponta a segunda prova do dia. O atleta é medalhista olímpico duas vezes e foi campeão mundial de Star em 2015.

Neste sábado (22) estão programadas mais duas regatas na Represa do Guarapiranga. O tiro de largada está marcado para 13h. A previsão de ventos de média intensidade. A Marinha do Brasil fez a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro da classe Star com a Banda dos Fuzileiros Navais entoando o Hino Nacional. 

O evento tem como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela, além da Cervejaria Madalena.


Fórmula E anuncia competição de e-sports

Publicado 20/04/2023 14:34

A Fórmula E anunciou nesta quinta-feira (20) o retorno da competição internacional de e-sports, o Accelerate Championship.

A primeira rodada do game ocorrerá antes das corridas do SABIC Berlin E-Prix de 2023 na Alemanha, neste sábado (22) e domingo (23).

Agora em sua terceira temporada, o Accelerate reúne os melhores talentos de simuladores do mundo com um prêmio total de €40.000. Os competidores estarão em novos simuladores de corrida de Fórmula E, baseados no GEN3 e nas pistas do mundial de carros elétricos, representando as equipes que disputam atualmente o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.

A primeira etapa de qualificação online aconteceu no último fim de semana (15 e 16 de abril) com 88 competidores. Vinte e dois vão para o primeiro evento de Berlim, que será transmitido ao vivo da Gaming Arena, na Allianz Fan Village, a partir das 7h deste sábado (horário de Brasília), nos canais oficiais da Fórmula E no YouTube e Twitch.

Duas rodadas acontecerão neste fim de semana em Berlim, e outras duas serão realizadas no fim de semana do Hankook Rome E-Prix de 2023, nos dias 15 e 16 de julho. Os 11 melhores competidores dos eventos de Berlim e Roma ganharão uma vaga na final do Accelerate Championship, que será realizada no ExCeL London, como parte do grande fim de semana do final de temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, nos dias 29 e 30 de julho.

Com base no apelo do Accelerate Championship para a comunidade global de games, a Fórmula E está lançando uma nova série de esportes eletrônicos liderada por influenciadores. O Accelerate AMPED reunirá 11 influenciadores, cada um representando uma das equipes da Fórmula E e gerando conteúdo competitivo voltado para o entretenimento.

Os pilotos influenciadores terão como objetivo marcar pontos para ajudar suas equipes a levar para casa o Accelerate Teams Championship.

''A Fórmula E apresenta corridas altamente competitivas, tanto nas pistas quanto no mundo das simulações, com o Accelerate Championship. A competição deste ano deve elevar o nível com o Accelerate AMPED''.

''Estamos unindo os mundos dos jogos competitivos e dos influenciadores para apresentar uma nova onda de competidores e oferecer aos fãs uma maneira nova e empolgante de interagir com a Fórmula E'', disse Kieran Holmes-Darby, diretor de games da Fórmula E.

As eliminatórias do Accelerate AMPED acontecerão junto com o Accelerate Championship em Berlim e Roma, dando aos fãs a chance de assistir à ação ao vivo no palco da Gaming Arena. A final do Accelerate AMPED também será ao vivo no fim de semana da corrida Hankook London E-Prix de 2023.

O piloto dinamarquês da Oracle Red Bull Racing Esports, Frede Rasmussen, venceu os dois Accelerate Championship, realizados em 2021 e 2022.

''Nosso carro GEN3 também estará presente em uma competição de e-sports pela primeira vez, tendo sido lançado no rFactor2 antes das eliminatórias de Berlim e também será lançado no Real Racing 3 antes do evento Rome Accelerate AMPED!'', completou Kieran Holmes-Darby, diretor de games da Fórmula E.

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 


Tudo sobre a rodada dupla de Berlim da Fórmula E

Publicado 19/04/2023 18:12

Neste fim de semana,  o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E chega à sua nona etapa no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha. Serão realizadas duas corridas no sábado (22) e domingo (23).

A rodada dupla do SABIC Berlin E-Prix bate com a metade da competição, que tem como líder o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Com 2.355 km de extensão e 10 curvas, o traçado do Aeroporto de Tempelhof é um desafio único para os 22 pilotos no grid de largada, já que a superfície de concreto, com degradação mais alta do que o normal e de alta aderência prejudica o gerenciamento de energia do Gen3.

Berlim é a única cidade a sediar uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E, com 16 no total. Em todas as temporadas, exceto na segunda, o local escolhido foi o aeroporto nos arredores da capital alemã.

Os brasileiros Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara estão escalados para a corrida na Alemanha. Ambos buscam melhora na tabela de classificação, figurando atualmente em 12º e 15º lugares, respectivamente.

Veja a tabela de classificação – https://www.fiaformulae.com/en/standings

''Estamos ainda muito longe da competitividade. Falta muito desenvolvimento. E nossa missão agora é correr atrás de soluções para esse problema, com mais foco em 2024 do que agora'', disse Lucas di Grassi, que corre pela Mahindra Racing.

Na última etapa, disputada em 25 de março, no E-Prix de São Paulo, Di Grassi bateu no treino classificatório, o que comprometeu sua “corrida de casa”. O paulista espera usar sua experiência em Berlim para subir de posição. Lucas di Grassi tem duas vitórias na carreira na Alemanha conquistadas na época em que corria pela Audi na Fórmula E.

Quanto a Sérgio Sette Câmara, o piloto brasileiro da NIO 333 Team também não foi bem em São Paulo, mas agora tem como foco conquistar novos pontos para a sua equipe. 

Foi no Aeroporto de Tempelhof que o mineiro realizou suas primeiras corridas na Fórmula E, durante o “Festival de Berlim”, quando a categoria de carros elétricos montou uma bolha para encerrar a sexta temporada durante a pandemia de COVID-19, com seis provas em nove dias.

Classificação

Em termos de classificação do mundial de pilotos, poucas mudanças da etapa de São Paulo para as demais! Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conseguiu terminar novamente dentro do top-10 e com isso, aumentou um pouco mais sua vantagem em relação ao segundo colocado na tabela de classificação, Jake Dennis (Avalanche Andretti), que novamente não pontuou. 

Agora, Wehrlein tem 86 pontos contra 62 de Dennis. Em contrapartida, Cassidy ganhou posições na classificação e ocupa a terceira colocação no mundial, um ponto a menos do que Dennis. 

Aliás, a pressão para cima do piloto da Avalanche Andretti aumentou, já que Jean-Eric Vergne (DS Penske) e António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) também conquistaram pontos importantes em São Paulo e estão com 60 e 58 pontos, respectivamente.

Já no Mundial de Equipes, enquanto a Jaguar Racing e a Envision deixaram para trás DS Penske e Avalanche Andretti, a TAG Heuer Porsche segue liderando tranquilamente, com 144 pontos contra 103 da segunda colocada, Envision.

A equipe alemã venceu três das seis etapas realizadas até o momento no campeonato, e chega a “corrida de casa” como favorita.  Porém, o desempenho de Jaguar e Envision em São Paulo acende um alerta na líder do mundial, que pode ter seu domínio ameaçado neste fim de semana, diante de sua torcida.

 Vencedores anteriores

Em sua primeira temporada na Envision Racing após oito anos de Nissan/Renault, o suíço Sebastien Buemi chega a Berlim com um ótimo retrospecto. O campeão da segunda temporada da Fórmula E tem seis pódios na capital alemã e duas vitórias, embora uma delas tenha acontecido em Alexanderplatz.

Outro piloto que possui duas vitórias correndo em Berlim é o português Antonio Felix da Costa, ambas em Tempelhof. Inclusive foi exatamente no Tempelhofer Feld que o piloto da Porsche conquistou seu título na Fórmula E, na 6ª temporada, quando chegou para o “Festival de Berlim” na liderança do campeonato e venceu duas das seis provas finais, se tornando campeão.

Completando o trio que possui duas vitórias em Berlim, o brasileiro Lucas di Grassi venceu no Aeroporto de Tempelhof com a Audi Sport ABT Schaeffler em 2019, e encerrou a primeira passagem da montadora alemã na Fórmula E com outra vitória em casa para na 7ª temporada.

Outro que possui vitória correndo em Berlim é o atual campeão da Fórmula E, o belga Stoffel Vandoorne (DS Penske), que subiu no degrau mais alto do pódio na última corrida do Festival de Berlim, que encerrou a sexta temporada.


Veja lista de confirmados no Brasileiro de Star 2023

Publicado 19/04/2023 09:47
Alterado 19/04/2023 10:02

O Brasileiro de Star terá atletas olímpicos e medalhistas em campeonatos internacionais da vela. A tradicional competição será realizado de 21 a 23 de abril na sede do CCSP - Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga, e contará com barcos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Brasília (DF), Buenos Aires e Rosário, na Argentina.

O evento tem como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela.

Wagner Bojlesen / H. Cabette
Marco Szili / S. Gonçalves
Dino Pascolato / H. Boening
Lars Grael / Mauricio Bueno
A. Vasconcellos / M. Lagoa
Ricardo Siemsen / M.Biekarck
Admar Gonzaga / R. Seifert
Andre Diomelli / M. Sansone
Robert Rittscher / M. Jordão
Gabriel Galvão / D. Plambeck
Antonio Moreira / Arcelio Moreira
Marcelo Fuchs / Pedro Trouche
Leandro Altolaguirre / Lucas Altolaguirre(ARG)
Martin Ferrero / Tomás Fioritti (ARG)
Pedro Bulhoes / Arthur Lopes
Bruno Caruso / Gustavo Kunze
Felipe Etchenique / Ubiratan Matos
Alberto Guarischi / Pedro Tinoco
Fabiano Vivacqua / Andre Mirsky

Foto: Caio Souza 


Atleta formado no YCSA participa do Sul-Americano de Optimist

Publicado 19/04/2023 09:45

O time do Brasil está presente na disputa do Sul-Americano de Optimist, realizado na cidade de Paracas, no Peru. A equipe verde amarela possui 26 atletas na sua delegação, entre eles, o garoto Théo Sartor, de 13 anos, que deu suas primeiras velejadas no time de formação “Flotilha da Garoa”, do YCSA - Yacht Club Santo Amaro.

Com 143 velejadores no total, a competição internacional possui participação de atletas da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Após as três primeiras regatas do Sul-Americano, na última segunda-feira (17), Théo Sartor garantiu a 14º colocação nas águas de Paracas. Segundo Renato Sartor, pai de Théo, o clube foi essencial no início da carreira do jovem atleta, que iniciou sua jornada na vela aos 8 anos de idade.

“O YCSA foi fundamental para o desenvolvimento do Théo em todas as fases do Optimist, escolinha, estreante e veterano. O clube tem uma história na vela com grandes velejadores com os quais as crianças convivem e se espelham, como Claus Bierkark, Martin Lowy, Robert Scheidt”, explicou Renato Sartor, pai de Théo.

“A vela é um esporte que demanda uma enorme dedicação dos pais! Consequentemente gera uma aproximação ímpar entre pais e filhos. Só não estamos com eles no barco, mas o resto sempre estamos envolvidos, como as viagens (inúmeras), o final de semana no clube, o polimento do barco, a compra de peças e os amigos em casa. Sou apaixonado por esse esporte, pois gera uma união familiar que é cada vez mais rara nos dias atuais”, disse.

O jovem foi bicampeão paulista, campeão do ranking estadual em 2022 e 10º lugar do Brasileiro 2023, entre 150 velejadores.

“Aprendi a velejar no YCSA, o clube foi meu berço. Subi muito rápido no OP e meu pai foi um incentivador para eu competir nos campeonatos nacionais. Estou começando a evoluir e quero conseguir uma boa colocação aqui em Paracas. O vento aqui está forte, entre 15 e 20 nós, mas o objetivo é seguir em frente no campeonato”, finalizou Théo Sartor, atleta do Brasil.

As regatas do Sul-Americano serão realizadas até o dia 21 de abril. Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano: https://2023southamericans.optiworld.org/en/default/races/race.

Sobre o YCSA

Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.

Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.

Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.

 


Brasileiro de Star terá atletas olímpicos

Publicado 18/04/2023 16:05

O Brasileiro de Star terá atletas olímpicos e medalhistas em campeonatos internacionais da vela. A tradicional competição será realizado de 21 a 23 de abril na sede do CCSP - Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga, e contará com barcos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Brasília (DF), Buenos Aires e Rosário, na Argentina.

O principal evento da categoria no país já conta com 20 duplas confirmadas, incluindo os atuais campeões sul-americanos, os irmãos argentinos Leandro Altolaguirre e Lucas Altolaguirre. Também do país vizinho virá a dupla Martin Martin e Tomas Fioroti.

Outro representante internacional é o chileno radicado no Brasil Felipe Echenique. O atleta, que faz a tática do SSL Team Chile e disputou os Jogos de Atlanta 1996 terá como proeiro o campeão sul-americano Ubiratan Matos.

Entre os brasileiros, destaque para o medalhista olímpico Lars Grael, que tentará seu 11º título nacional. O velejador de Niterói (RJ) estará na raia ao lado do proeiro Maurício Bueno, campeão sul-americano.

''Será uma competição muito disputada, com 20 barcos de alto-nível, mostrando a força da classe Star na quantidade de veleiros e na qualidade de participantes. Teremos atletas olímpicos e outros campeões sul-americanos'', contou Lars Grael.

A flotilha brasileira conta também com Marcelo Fuchs, vice-campeão mundial de Star em 2015 e campeão sul-americano de 2012. Ele fará dupla com Pedro Trouche.

O atual campeão brasileiro de Star é André Diomelli, que venceu em 2022 o evento ao lado de Marco Lagoa. Diomelli vai correr com Marcelo Sansone e Lagoa fará a proa de Arthur Vasconcellos.

Os barcos começam as regatas na sexta-feira (21) e se enfrentam em uma série única com seis provas programadas. Se realizadas cinco ou mais, haverá a entrada do descarte do pior resultado. 

''É a classe mais técnica e prestigiada de monotipo do mundo. O Brasileiro de Star reúne velejadores de alto nível. O CCSP não mede esforços para realizar esse campeonato de maneira excelente'', disse Wagner Bojlesen.

Outra novidade para o Brasileiro de Star 2023 será a uniformização dos atletas, que terão seus bibs - coletes de regata - identificados com nome do velejador e número do barco. Além disso, as embarcações ficarão no mesmo píer durante todo o campeonato.

A organização também fará a identificação dos líderes do Brasileiro de Star por cor de camiseta, iniciativa usada no Tour de France de ciclismo. O primeiro colocado usará um bib de cor amarelo, o segundo azul e o terceiro vermelho.

A Marinha do Brasil estará presente na cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro da classe Star na manhã de sexta-feira (21) e a partir de 12h a reunião de comandantes.

As regatas do Brasileiro de Star devem ser realizadas na Raia 2 da Represa de Guarapiranga e os percursos serão no formato barla-sota - entre boias - com quatro, cinco ou seis pernas, ou formato triangular, a serem detalhados nas regras. Serão premiadas as categorias Geral, B, Barco de Madeira, Under 30 e Black Star.

O evento tem como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela.


Executivas se unem em barco feminino na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Publicado 17/04/2023 15:46

Um barco para lá de empoderado vai agitar a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, programada para ocorrer entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo. O XX Women Sailing Team foi idealizado por mulheres com posições de destaque no mercado, com o intuito de fortalecer a presença feminina na vela oceânica.

Sob o comando de Valéria Ravani, que nos últimos anos exerceu o cargo de diretora-executiva global de uma linha de produtos farmacêuticos, as mulheres do XX Women Sailing Team querem mostrar que podem ocupar todos os espaços de disputas do mundo moderno.

Para competir na classe ORC no evento, o time começou a disputar etapas da Copa Mitsubishi a bordo do veleiro ASBAR II, um Delta 32, e tem a intenção de, aos poucos, beliscar pódios nas competições que disputar.

Com dois títulos na Semana Internacional de Vela de Ilhabela na classe RGS, pelo Armação (2007) e pelo Jazz (2011), Valéria começou a velejar tarde, aos 20 anos, na BL3 Escola de Iatismo Ilhabela, uma referência náutica no país. 

Quando aprendeu a gostar dos monotipos, teve a oportunidade de correr regatas oceânicas. Mas sentia que aquele ainda não era um espaço para recebê-las e começou a acionar sua rede de contatos para mudar a história. Ela acaba de cruzar o oceano com seu novo veleiro.

"Comecei a trazer a mulherada para velejar comigo e hoje queremos ser as donas da bola. As regatas são divertidas e nos fazem descobrir o nosso limite e o do barco. É uma experiência instrutiva, para a vida. Tenho a felicidade de ter trazido muitos nomes especiais para esse esporte. Hoje, digo que somos mulheres comuns que realizam feitos extraordinários", orgulha-se Valéria.

"A Semana de Vela é um dos eventos mais importantes da América do Sul. Estar ali, para mim, é sempre uma honra, pois nos vemos na raia ao lado de velejadores que são nossos ídolos, que ganharam medalhas olímpicas, America's Cup, The Ocean Race. É incrível, fazer parte desse time de pessoas", destaca a velejadora.

O XX Women Sailing Team conta com outras figuras femininas importantes no mercado, nas mais diversas áreas, e de diferentes cantos do Brasil. São os casos de Katyana Zednik, advogada criminalista, Bibiana Carneiro, executiva do agronegócio, e Daniela Sanchez, executiva do mercado financeiro. 

"As expectativas são as melhores possíveis! Temos um barco bastante competitivo e tivemos tempo para treinar e fazer dele nosso tapete mágico. Nosso grupo é de amizades antigas. É sempre gostoso velejar. Queremos nos divertir e celebrar", afirmou Daniela.

A mobilização de mulheres na modalidade já foi tema de homenagem na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. No ano passado, os troféus foram réplicas do veleiro Revanche, de modelo Fast 345, que fez história com a primeira tripulação 100% feminina a disputar uma regata de oceano no Brasil, a Santos–Rio, em 1984. 


Atletas começam preparação para L'Étape Rio 2023

Publicado 17/04/2023 14:05

O L'Étape Rio by Tour de France presented by Santander 2023 está confirmado para acontecer entre os dias 23 a 25 de junho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O local, que já foi sede de grandes eventos internacionais como os Jogos Olímpicos e a Volta ao Mundo, também será palco do Village L'Étape.

Os participantes do Rio de Janeiro terão pela frente um percurso mais plano do que as outras duas edições brasileiras da prova chancelada pelo Tour de France. A maior distância será de 102 quilômetros, com 1.092 metros de altimetria acumulada, e passará por trechos como Copacabana, Ipanema, Leblon, Vista Chinesa e Aterro do Flamengo. Já a versão mais curta terá 46 quilômetros, com 450 metros de altimetria acumulada.

A largada para ambos os percursos será às 6h do dia 25, visando um clima mais ameno que impulsione os atletas nos pontos mais duros da prova. As inscrições seguem abertas no site oficial do L'Étape.

O organizador do evento, Fábio Bodra, explicou que "nesta terceira edição, traremos por mais um ano um percurso onde não só os atletas de alto rendimento poderão competir, mas novos atletas de ciclismo irão experienciar uma prova de nível internacional, com total segurança e suporte de pista, passando por pontos turísticos da cidade maravilhosa e locais de alta procura pelos ciclistas do Rio de Janeiro. Será um percurso desafiador e lindo".

Em 2022, o campeão geral masculino dos 102 quilômetros foi Vinicius Moretti, que completou a prova em 2h39min49s. Guilherme do Couto chegou em segundo lugar, com 2h41min11s, e Raphael Serpa completou o pódio, com 2h41min21s.

Na versão feminina, o título no percurso longo ficou com Fernanda Martello, com a marca de 2h57min55s. Ela chegou à frente de Cristiane Pereira, segunda colocada, com 2h59min33s, e Ana Luiza Cavalcante, terceira colocada, com 2h59min37s.

O trajeto, que se assemelhou ao da prova de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi totalmente fechado para os ciclistas do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander.

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do Brasil, com três etapas no país: Cunha (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão (SP). O evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L'Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo.


Semana de Vela de Ilhabela tem novos barcos confirmados

Publicado 14/04/2023 11:03

Mesmo a mais de três meses para a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), as inscrições para o evento na cidade do litoral norte de São Paulo estão a todo vapor.

Um dos barcos confirmados é o Bravo, que será comandado por Jorge Berdasco, mas agora pela classe C30.

A embarcação passou por mudanças para a competição na cidade paulista. O mais tradicional evento da modalidade na América do Sul será realizado entre os dias 23 e 30 de julho de 2023, no Yacht Club de Ilhabela.

Além da C30, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá mais de 100 barcos das classes BRA-HPE25, Clássicos, Bico de Proa, VPRS, HPE30, ORC e RGS, que era a categoria do Bravo.

“Estamos muito animados para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e pelo barco novo. Estamos aprendendo a velejar com ele. Foi quase um caso de amor à primeira vista. É um barco planador, enquanto o anterior era deslocante. Isso muda muito na velejada. É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem”, contou Jorge Berdasco.

E a mudança de um veleiro mais lento, um Skipper 30, para uma máquina de regata do Carabelli 30 surgiu de maneira inusitada. “Na largada da regata Toque-Toque do ano passado, nós trocamos bordo com o VIA Itália, um C30. Em uma das manobras, quase batemos neles, estávamos super pressionados, com o barco ancorado”.

”Fui conversar com o comandante deles, pedi desculpas pela manobra e ficamos olhando o barco. Eles nos instigaram: ‘vocês precisam velejar em um barco planador’. E na premiação, o C30 nos foi oferecido. Fizemos um grande reforço nele”, completou Jorge Berdasco.

As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B, e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste com 25 milhas náuticas, e a Renato Frankenthal – só para HPE25 – com 10 milhas náuticas.

O evento é composto por até 12 regatas para as classes de monotipos C30 e HPE 25 e dez para as demais categorias. A competição será aberta com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil.

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. Serão três tipos: percursos longo, médio e barla-sota (entre boias).

Barco feminino é atração

O XX Women Sailing Team é outra equipe confirmada na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O time foi idealizado por mulheres com posições de destaque no mercado, com o intuito de fortalecer a presença feminina na vela oceânica.

Sob o comando de Valéria Ravani, que nos últimos anos exerceu o cargo de diretora-executiva global de uma linha de produtos farmacêuticos, as mulheres do XX Women Sailing Team querem mostrar que podem ocupar todos os espaços de disputas do mundo moderno.

“A Semana de Vela é o nosso Carnaval. A organização é maravilhosa, encontramos pessoas queridas e sempre aproveitamos o evento da melhor forma”, disse a velejadora Daniela Sanchez, do XX Women Sailing Week.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento

Baixe o Aviso de Regata Oficial

Programação da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Leia todos os textos e releases da competição

Vídeos das regatas de anos anteriores

Curta as nossas redes sociais: Facebook e Instagram


Op brasileiro disputa tradicional evento no Peru

Publicado 14/04/2023 10:29

A flotilha brasileira está pronta para competir o Sul-Americano de Optimist 2023, que realizará suas primeiras regatas na próxima segunda-feira (17). Os atletas já começaram os treinos livres nesta quarta-feira (12), o campeonato internacional vai até o dia 22 de abril, na cidade de Paracas, no Peru.

Com 143 velejadores no total, o Time Brasil é formado por 26 atletas, que estarão na raia com participantes da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

Na última quarta-feira (12), o Brasil já entrou na água para treinar na raia de competição. Nesta quinta-feira (13), o elenco verde e amarelo realizará as medições nos barcos e se preparar para as primeiras regatas no começo da semana que vem.

Arthur Back e Joana Freitas são os atuais campeões sul-americanos e brasileiros da classe, voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos. 

"Muito contente de defender o título aqui em Paracas. Feliz também de defender as cores do Brasil no Sul-Americano", disse Arthur Back, velejador do Brasil.

“Estou feliz de participar mais uma vez do Sul-Americano. Vim para Paracas com foco de velejar o melhor de mim e mostrar o que estou aprendendo na vela. Quero também ajudar a levar um bom resultado para o Brasil", explicou Joana Freitas, atleta do Brasil.

Confira os atletas Brasileiros no Sul-Americano 2023: Felipe Vicente, Uma Creixell, Antônia Gick, Eduardo Backheuser, Ricardo Backheuser, Vitória Viegas, Pedro Koch, Maria Brum, Enzo Ricardi, Bruno Moraes, Breno Ramos, Renato Lunetta, Juliana Bastianelli, Zion Brandao, Henrique Penna, Laura Neves, Arthur Back, Felipe Lucena, Henrique Lucena, Felipe Strassburger, Lara Candemil, Henrique Tannous, Théo Sartor, Joana Freitas, Manuel Bragança e Miguel Koch.

A equipe do Brasil está sendo treinada no Peru por Filipe Novello, Alexandre Paradeda e Átila Pellin, com o chefe de equipe Caio Soares. Os pais e fãs da classe Optimist poderão acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano: https://2023southamericans.optiworld.org/en/default/races/race.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

 


Brasileiro de Star agita raia da Represa do Guarapiranga no feriado de Tiradentes

Publicado 13/04/2023 10:34

O Campeonato Brasileiro da classe Star está programado para acontecer de 21 a 23 de abril, na sede do CCSP - Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga. Até o momento, já foram confirmadas 20 duplas, incluindo velejadores da Argentina. Nomes como Lars Grael, Felipe Etchenique, Dino Pascolato, Pedro Trouche, Marcelo Fuchs, Pedro Bulhões e Henry Boening estarão competindo em uma série única com seis regatas programadas.

A competição terá os atuais campeões, André Diomelli e Marco Lagoa, defendendo o título, só que com parceiros diferentes. Eles venceram as regatas em 2022 no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), quebrando a sequência de três títulos seguidos do medalhista olímpico Lars Grael. O pódio contou com a prata de Antonio Moreira e Ubiratan Matos, e o bronze de Alessandro Pascolato e Henry Boening.

Os percursos das regatas serão realizados na Raia 2 da Represa de Guarapiranga, em formatos barla-sota, com quatro, cinco ou seis pernas, ou formato triangular, a serem detalhados nas regras. Serão premiadas as categorias Geral, B, Barco de Madeira, Under 30 e Black Star. A competição é uma oportunidade para os velejadores brasileiros se destacarem e para a classe Star ganhar ainda mais força no país.

”A classe Star volta com força em São Paulo e no Brasil. Correr em casa será um diferencial pra gente muito bacana. Eu e o Arthur formamos a dupla no fim do ano passado e estamos treinando bastante para o campeonato”, apontou o proeiro Marco Lagoa, que fará dupla desta vez com Arthur Vasconcelos.


L’Étape Cunha by Tour de France presented by Santander será em abril de 2024

Publicado 12/04/2023 16:20

Foi anunciada a data para o L'Étape Cunha by Tour de France presented by Santander em 2024, a maior prova de ciclismo amador da América Latina. O evento será realizado de 5 a 7 de abril e terá percursos de 110 quilômetros e 54 quilômetros na cidade de Cunha, interior de São Paulo.

Na edição anterior, realizada em Cunha, os mais de 1.200 participantes enfrentaram percursos desafiadores, com subidas e descidas sinuosas totalizando 2.870 metros de altimetria. Para 2024, os atletas poderão contar com toda a estrutura oferecida pela organização, no estilo das grandes provas europeias, além de segurança do primeiro ao último quilômetro.

De acordo com Fábio Bodra, diretor do L'Étape Brasil, a mudança da data para a primeira semana de abril tem como objetivo melhorar o fluxo de ciclistas na região e evitar conflitos com o feriado de Páscoa, que prejudicaria os turistas que desejam aproveitar esse período em família. Além disso, a nova data diminui os riscos de chuvas que ocorrem durante o verão e início do outono na região.

Os vencedores do percurso longo do L'Étape Cunha by Tour de France presented by Santander 2023 foram Maíra Catenacci e Guilherme Couto, com 4h16min45 e 3h27min04, respectivamente.

As inscrições para a prova já estão disponíveis em segundo lote, com apenas 1.500 vagas disponíveis. O evento abre o calendário do Tour de France no Brasil e, além da edição em Cunha, o L'Étape Brasil presented by Santander terá outras duas edições da prova em 2023: o L'Étape Rio de Janeiro, de 23 a 25 de junho, e o L'Étape Campos do Jordão, de 22 a 24 de setembro.


Antônio Moreira ganha o Campeonato Brasileiro de Finn 2023

Publicado 11/04/2023 17:16

No último fim de semana, Antônio Moreira garantiu o seu bicampeonato no Brasileiro de Finn, em uma competição realizada no Iate Clube do Rio de Janeiro e composta por seis regatas. O velejador da Marinha do Brasil, que havia sido campeão em 2020, voltou em grande estilo após um ano sem velejar no Finn, vencendo todas as provas disputadas na Baía de Guanabara e tendo apenas um descarte da primeira colocação.

Apesar dos desafios enfrentados, incluindo a variação de maré e ventos fracos, Antônio manteve o domínio na raia carioca e conquistou o título. Em entrevista, o atleta afirmou que ficou feliz em ver a classe com muitos barcos e que voltar com uma vitória é muito motivador. Além disso, Antônio destacou a importância do bicampeonato brasileiro em sua carreira e disse que pretende continuar treinando e se concentrando nos próximos objetivos da classe Finn.

O segundo lugar na competição ficou com Pedro Lodovici, enquanto Pedro Boani conquistou o bronze. Com mais um troféu na prateleira, Antônio Moreira soma agora dois títulos nacionais, um bicampeonato Sul-Americano e um tetracampeonato carioca na classe Finn.

Foto: José Olímpio

”Foi um campeonato muito legal! Fiquei feliz de ver a classe com muitos barcos e também um prazer de velejar no Finn. Voltar com vitória é muito motivador! É uma forma de ver que consigo ainda estar na classe em alto nível”, afirmou Antônio Moreira, atleta da Marinha do Brasil.

”Muito satisfeito com o bicampeonato brasileiro. É uma conquista muito importante na minha carreira e o meu objetivo é treinar e focar nos próximos objetivos da classe Finn”, finalizou.

 

 


Búzios Sailing Week 2023 marcado por regatas acirradas

Publicado 10/04/2023 17:38

As regatas rumo ao título da Búzios Sailing Week 2023 foram decididas no último sábado (8), na raia do litoral fluminense. A competição que iniciou na última quinta-feira (6), teve quatro provas de Bico de Proa, RGS e VPRS, com pódio de Moya, Beleza Pura e Loyalty, respectivamente.

O campeonato foi acirrado do início ao fim, com regatas que foram decididas nas últimas largadas. A competição foi marcada por ventos de média e forte intensidade, mas no último dia a CR - Comissão de Regatas precisou esperar o vento rondado para iniciar as decisões.

Na classe Bico de Proa, a tripulação do Moya, comandada por Fernando Von, levou o título. Já na RGS, Beleza Pura, do capitão Renato Sartor, foi o grande campeão. Por fim, A equipe do Loyalty chegou na primeira colocação da categoria VPRS. 

"O sucesso da edição 2023 não é uma exceção. A Cidade de Armação dos Búzios possui encantos naturais e estrutura turística maravilhosas! Um destaque que certamente atrai não apenas os velejadores, mas também suas famílias", explicou Alain Joulliet, representante do ICAB. 

"A Búzios Sailing Week Oceanos 2023 marcou a retomada dos eventos de Vela no Iate Clube Armação de Búzios que organiza está competição há mais de trinta anos. Foi fundamental a participação da CBVela pela sua estrutura e apoio para todos velejadores. Vale destacar a importância do apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, que retoma seus esforços em promover a cidade como um importante pólo de Vela", finalizou.

Além dos atletas, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela entregou medalhas para todos filhos dos velejadores participantes. 

A semana de vela de Búzios foi organizada pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, CBVela - Confederação Brasileira de Vela e Iate Clube Armação de Búzios.

Foto: CBVela


Barco Show em Aracaju (SE) amplia negócios náuticos

Publicado 10/04/2023 10:56

A cidade de Aracaju (SE) foi palco da segunda edição de 2023 da Barco Show, exposição que reuniu 12 expositores do setor náutico e atraiu mais de 1.000 pessoas nos dois dias de sua realização na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro, no restaurante Prainha Bar.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Turismo. A Select Investimentos Hangar foi a patrocinadora da segunda edição da Barco Show, que teve como objetivo estabelecer a cultura náutica na região e gerar negócios em curto e longo prazo. A feira faz parte do projeto de expansão da Barco Show Eventos no Norte e Nordeste do Brasil.

Durante a Barco Show, os visitantes puderam conferir de perto diversas opções de embarcações, equipamentos e serviços para o setor náutico, além de participar de palestras e workshops sobre o tema. A presença de expositores de diferentes partes do país garantiu uma ampla diversidade de produtos e soluções para os visitantes.

Para Hugo Leonardo, CEO da Barco Show Aracaju Festival, a exposição foi um sucesso e conseguiu atender às expectativas dos visitantes. "Foram dois dias incríveis, com muita cultura náutica, programação que agradou a todos os visitantes e um encerramento apoteótico, após um passeio em um comboio de embarcações pelo leito do rio Vaza Barris explorando atrativos naturais como a Ilha dos Namorados, Praia do Viral, Crôa do Goré, VIDAM Náutico e um final festivo paradisíaco no Prainha Bar, com o majestoso pôr do sol mais lindo do Brasil dizendo até breve, porque a edição do Barco Show Aracaju Festival já está no planejamento da gestão municipal.

Durante o evento, Hugo Leonardo, CEO da Barco Show Eventos, comentou sobre a importância da realização do Barco Show Aracaju Festival para a cidade e para a expansão da cultura náutica na região. "Encerramos neste sábado, 1º, o Barco Show Aracaju Festival, um evento náutico de grande sucesso e repercussão, que abriu o caminho para avançarmos no turismo náutico em nossa capital".

Hugo ainda agradeceu o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira e da Secretaria de Turismo de Aracaju pelo suporte para a realização do evento.

A primeira Barco Show 2023 contou com mais de 30 expositores do segmento náutico na capital baiana, Salvador, no início do ano. O evento foi realizado no Terminal Turístico e contou com as principais empresas do segmento. A proposta híbrida da feira, ou seja, dando opção até de test drive das lanchas, jets e barcos na Baía de Todos-os-Santos foi um diferencial da Barco Show.

A ideia, segundo Hugo Leonardo, CEO da exposição, não é apenas aumentar as vendas, mas trazer mais opções para a região. Em sequência, a Barco Show eventos promoverá ainda neste ano o Barco Show Amazonas em formato de feira náutica, na capital Manaus. O encontro faz parte do projeto de expansão e implementação da cultura náutica no Norte e Nordeste do Brasil.

 

Notícias Mais Lidas

Residencial mais alto do mundo terá 500 metros de altura e apartamentos de quase 1.000 m²

SENNA TOWER

Residencial mais alto do mundo terá 500 metros de altura e apartamentos de quase 1.000 m²

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

Alerta

Mais de 400 escorpiões amarelos já foram encontrados em condomínio na Murta

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

Blumenau

UFSC abre inscrições pra dois mestrados gratuitos

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Balneabilidade

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Porsche é destruído ao bater em mureta de proteção

NAVEGANTES

Porsche é destruído ao bater em mureta de proteção

Casa do Autista é inaugurada em Balneário Camboriú

Inovador

Casa do Autista é inaugurada em Balneário Camboriú

Áudio completo de pastor Luiz Hermínio sobre abuso infantil nos EUA vem à tona

CASO LIVIA

Áudio completo de pastor Luiz Hermínio sobre abuso infantil nos EUA vem à tona

 Morador de Navegantes está desaparecido desde sábado

Procura-se

Morador de Navegantes está desaparecido desde sábado

Doutor em Educação é nomeado para comandar a pasta no governo de Robison

Mais um confirmado

Doutor em Educação é nomeado para comandar a pasta no governo de Robison

Ondas azul neon são vistas em praias de quatro cidades da região

Espetáculo

Ondas azul neon são vistas em praias de quatro cidades da região



Colunas Mais Lidas

Duelo dos caciques

JotaCê

Duelo dos caciques

A primeira barca do DIARINHO

JotaCê

A primeira barca do DIARINHO

Matrícula escolar municipal

Charge do Dia

Matrícula escolar municipal

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Chiodini abre porta pra Robison em Brasília

JotaCê

Chiodini abre porta pra Robison em Brasília

Michelle Bolsonaro em BC

JotaCê

Michelle Bolsonaro em BC

Jorginho não está agradando

JotaCê

Jorginho não está agradando

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Coluna Acontece SC

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ENQUETE

O que você acha dos investimentos do partido comunista e de empresários da China na região?

Pode ser positivo, mas é importante haver transparência e controle sobre os interesses da China

Sou contra, acho que o Brasil deve priorizar investimentos nacionais

É uma oportunidade para o desenvolvimento de SC com dinheiro do capitalismo travestido de comunismo

⁠Tenho receio quanto à influência estrangeira de investimentos "vermelhos"



TV DIARINHO


🌊🚩 A Praia Grande, em Penha, que voltará a exibir a Bandeira Azul neste verão, enfrenta uma sequência ...



Podcasts

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Praia Grande poluída é nova preocupação em Penha

Publicado 29/11/2024 20:01




Especiais

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

São Paulo

Dall representa SC em evento sobre sofisticação no mercado imobiliário

Construsul BC 2025: feira  entregará expansão e novidades

Inovação na indústria

Construsul BC 2025: feira entregará expansão e novidades

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

CRESCIMENTO

Bairros mais cobiçados sofreram mudança radical

Novo Código de Obras e  Edificações de Itajaí está valendo

regras

Novo Código de Obras e Edificações de Itajaí está valendo

Itajaí projeta crescimento  com preservação ambiental

Futuro

Itajaí projeta crescimento com preservação ambiental



Colunistas

Bem-vindo, Noah

Jackie Rosa

Bem-vindo, Noah

Jorginho não está agradando

JotaCê

Jorginho não está agradando

"ArRiscado"

Charge do Dia

"ArRiscado"

Beleza da vida

Via Streaming

Beleza da vida

Discurso de candidato

Coluna Esplanada

Discurso de candidato

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Coluna Acontece SC

Fecomércio SC e cidade do Porto buscam novo voo para Europa

Ideal Mente

Pessoas controladoras: como lidar

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

De Olho no Fisco

Dicas tributárias na compra e venda de imóveis

Novo perfil

Show de Bola

Novo perfil

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Direito na mão

Benefícios previdenciários versus benefícios assistenciais: entenda a diferença

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Artigos

Negros na vida social de Itajaí sob os olhares negros

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Na Rede

Prisão de líder do tráfico, demolição e invasão a ônibus: veja os destaques da semana

Coluna Exitus na Política

Perguntas amigas da ignorância

Mundo Corporativo

Injustiça organizacional, isso acontece?

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona




Blogs

Unicrea

Blog do JC

Unicrea

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

A bordo do esporte

Clube de atletismo no Sertão de Pernambuco se destaca

Chá para insônia

Blog da Ale Francoise

Chá para insônia

Só Pautas Fest

Blog da Jackie

Só Pautas Fest

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯





Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação