Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Bicampeãs olímpicas e Bruno Lobo estreiam na liderança dos Jogos Pan-Americanos 2023


Publicado 28/10/2023 19:09
Alterado 28/10/2023 19:29

As regatas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começaram neste sábado (28) em Valparaíso, Chile, nas praias de Algarrobo Norte e El Quisco. Praticamente toda a Equipe Brasileira de Vela composta por 17 atletas foi para água. As classes Nacra, Lightning e Snipe estreiam neste domingo (29).

As disputas foram com ventos de médio para forte, com muita onda e sensação térmica baixa no litoral chileno. Destaque do dia para as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que defendem o título da 49erFX obtido em Lima 2019. As atletas, que buscam vaga direta em Paris 2024, venceram duas regatas e ficaram uma em terceiro. 

Com 5 pontos, as atletas têm um de vantagem sobre as norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea, com três segundos lugares. Apenas cinco 49erFX estão na água e são 16 regatas incluindo a medal race. ''A gente saiu um pouco na frente e estamos contentes de cumprir a missão do primeiro dia.Tem muita coisa para rolar. Estamos dedicadas a manter o foco'', contou Martine Grael.

A treinadora Martha Rocha explicou que o campeonato tem uma flotilha menor o que muda a característica do jogo. ''É um evento que se tira pontos devagar, pois são poucos barcos. É assim até o final. Mas fizemos um bom começo. Agora é continuar trabalhando. Foi um vento bom, mediano. Bastante onda como esperado. Foram boas regatas. Enfim, recém o começo'', explicou Martha Rocha, treinadora de Martine e Kahena.

Marco Grael e Gabriel Simões atuais campeões do Sul-Americano de 49er da semana passada estão em sexto. A liderança ficou para a dupla uruguaia Hernan Ricardo Odini e Fernando Becerra.

Quem dominou o dia com 'quase' 100% de aproveitamento foi Bruno Lobo, que defende o ouro na Fórmula Kite. O velejador venceu as três regatas do dia, mas acabou reclamando da raia, com muita sujeira. Na última, uma desconcentração o tirou da vitória.

''Foi um dia bom, com vento forte, e quase deu pra vencer todas. Tem muita coisa pela frente, recuperar e manter o foco. Quero ver o que errei e acertei para voltar mais forte'', explicou Bruno Lobo, que ganha um dia de folga no sábado. 

Na Formula Kite entre as mulheres, Maria do Socorro Reis é a terceira colocada no geral. A argentina Maria Tuienzo está em primeiro.

Na IQFoil, classe de prancha à vela dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil colocou seus dois velejadores na água de Algarrobo. A categoria tem quatro dias de classificatória e um dia de final. Na estreia foram quatro regatas disputadas e Mateus Isaac fechou em segundo lugar e Bruna Martinelli em quinto.

''A partir de amanhã engrena na quinta marcha depois do dia de estreia sempre mais tenso. O objetivo é ajustar a prancha e ter o melhor resultado possível na final no caso do Mateus. Já para a Bruna foi um dia regular'', explicou Bruno Prada, medalhista olímpico e treinador.

Mateus Isaac fez 6 pontos contra 3 de Ethan Westera (Aruba). A disputa tem ao todo 10 competidores. Bruna Martinelli é a quinta com 13 pontos e a líder é a mexicana Mariana Peon com 3. 

Outro nome com bom resultado na estreia foi Bruno Fontes na ILCA 7. O catarinense venceu uma regata e fechou a outra em quinto e está em segundo lugar, atrás apenas de Pedro Gamboa (Puerto Rico).

''Foi um dia bom iniciando as regatas sem grandes erros. Deu para recuperar vencendo a segundo. As condições estavam do jeito que eu gosto, com vento médio e onda. Segui os conselhos do meu mentor Bruno Prada, um pessoa que eu gosto e medalhista olímpico'', disse Bruno Fontes.

No ILCA 6, Gabriella Kidd é a sexta no geral com a norte-americana Erika Rose na ponta.

Acompanhe o tracking das regatas  - Livestream Resultados

A vela do Brasil defenderá a liderança histórica do quadro geral de medalhas da olimpíada das Américas. Ao longo destes 72 anos, foram 85 medalhas, sendo 39 ouros, 27 pratas e 19 bronzes.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o país levou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze para a equipe brasileira de vela.

Equipe Brasileira de Vela

49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze

49er: Marco Grael e Gabriel Simões

Snipe: Juliana Duque e Rafa Martins

Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Lightning: Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk

ILCA 7: Bruno Fontes

ILCA 6: Gabriella Kidd

Fórmula Kite: Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis

IQFoil: Mateus Isaac e Bruna Martinelli

 

Comissão técnica

Head Coach – Torben Grael

Chefe de Equipe – Claudio Biekarck

Rules Advisor – Ricardo Blu Lobato

Líder Equipe Multidisciplinar – Tânia Sampaio

Técnicos: Bruno Prada, Martha Rocha e Ricardo Paranhos

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

 

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Noivado no Chile

Jackie Rosa

Noivado no Chile

Pastora Paula carcou processo

JotaCê

Pastora Paula carcou processo

Câncer na infância

Coluna Esplanada

Câncer na infância

TCE/SC intensifica fiscalização de obras

Coluna Acontece SC

TCE/SC intensifica fiscalização de obras

Porquinhos-da-índia na restinga da Praia Brava em Itajaí

Charge do Dia

Porquinhos-da-índia na restinga da Praia Brava em Itajaí




Blogs

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

Blog do JC

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Espaço Saúde

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.