Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 23/09/2023 12:19
O L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander será realizado neste domingo (24), a partir de 6h. Os ciclistas amadores de todas as regiões do país terão dois desafios: de 107 km ou 66 km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente.
Serão 12 largadas, sendo oito para o percurso longo e mais quatro do curto, sendo que o último tiro às 7h40. A temperatura média prevista para a prova é de 26 graus, acima do previsto para a época do ano na região.
A prova tem ao todo 32 categorias mais os troféus do geral, que incluem os vencedores da elite, o Desafio Sprint Santander para os mais rápidos do trecho e os Desafio Rei e Rainha da Montanha Specialized para os primeiros colocados na Serra Velha.
O atleta mais velho do L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander tem 84 anos Otoni Rosa de São Paulo (SP). A categoria dos mais experientes, ou seja a 70+, tem ao todo 14 ciclistas. O limite de idade para correr a prova é de 18 anos. Na versão feminina, a 60+ conta com 20 competidoras. E o número de mulheres no evento manteve a média do ano passado, com quase 30% do pelotão.
É a sexta vez que a cidade do Vale do Paraíba recebe a etapa brasileira do Tour de France, que passa também por Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. O evento chancelado pelo Tour de France também recebe atletas da Argentina, Armênia, Alemanha, Chile e Estados Unidos.
Serão 18 mil litros de água com cinco pontos de hidratação para os ciclistas. São quase 400 pessoas no staff, divididos em fiscais de pista, bandeiradores, entregadores e segurança. A maior parte da mão de obra é da região.
''Campos de Jordão é um grande festival, é o maior evento de ciclismo da América Latina, além de ser uma prova super disputada e concorrida. Somos elogiados nos simpósios do L'Étape anualmente como etapa referência no mundo, mas eu acho que o mais importante é tudo que a gente vem construindo''.
''O produto a cada ano melhora, eu acho que isso que me move, cada vez trazer coisas novas que os outros eventos ainda não fizeram, ser pioneiro em novas ideias e novos caminhos'', disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador.
No L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander os atletas têm uma experiência completa Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo, começando pelo Village, que terá diversas atrações, palestras e stands com o que há de mais moderno no mercado da modalidade atualmente.
Mais de 50 expositores apresentam novidades no segmento no Village localizado no Centro de Convenções. Além disso, grandes empresas do mercado estarão presentes nos três dias de evento com stands como o Santander, que tem o naming rights da prova, a Vivo, a Specialized, a Mitsubishi e o Samaritano Medicina Esportiva, patrocinadores.
Somados a eles, as marcas oficiais Café 3 corações, Continental, Água Frescca, Powerade, Probiótica e Pro Colombia marcarão presença com seus stands e produtos, assim como os fornecedores oficiais ASW e Shimano.
''Os ciclistas brasileiros são apaixonados pela modalidade. E aqui eles têm as melhores experiências de um evento como o Tour de France. Aqui, os atletas amadores têm a oportunidade de pedalar em condições profissionais'', contou o francês Dara Rith, organizador do Tour de France representado a A.S.O - Amaury Sport Organisation.
Os ciclistas devem completar em media os percursos de 107 km ou 66 km em 4h e 2h30, respectivamente. A prova passa por pontos importantes da região como Pico do Itapeva, Capivari e Serra Velha.
O L'Étape
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Nono ano no Brasil, o L'Étape conta hoje com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
Em 2023, o L'Étape passou ainda por Cunha (SP), em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. As duas etapas, aliás, já têm inscrições abertas para 2024.
O L'Étape Brasil existe desde 2015, quando foi realizada a primeira prova em Cunha. O L'Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Foto: Fernando Genaro
Publicado 22/09/2023 11:19
O L'Étape Campos do Jordão by Tour de France, apresentado pelo Santander, inicia na sexta-feira, 22 de setembro. O Village, situado no Centro de Convenções de Campos do Jordão, abre suas portas no primeiro dia do evento para ciclistas, apoiadores e entusiastas do ciclismo. É o local onde expositores e patrocinadores exibem as últimas tendências do ciclismo, além de servir como ponto de retirada de kits e ponto de encontro para os atletas.
A maior prova de ciclismo amador da América Latina permite a retirada dos kits das 12h às 20h no primeiro dia e das 9h às 20h no sábado, 23 de setembro.
No L'Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentado pelo Santander, os atletas vivenciam uma experiência completa do Tour de France, a famosa prova de ciclismo mundial, começando pelo Village, que conta com diversas atrações, palestras e estandes com equipamentos de ciclismo modernos.
Grandes empresas do mercado também marcam presença nos três dias do evento com estandes no Village, incluindo Santander, que tem os direitos de nome da prova, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, que são patrocinadores do evento.
Além disso, marcas oficiais como Café 3 Corações, Continental, Água Fresca, Powerade, Probiótica e Pro Colombia estarão presentes com seus estandes e produtos, assim como os fornecedores oficiais ASW e Shimano.
"Desde 2019, em parceria com o L'Étape Brasil, estamos comprometidos em criar uma nova forma de conectar e proporcionar experiências únicas aos entusiastas do ciclismo. Estamos ansiosos para contribuir ainda mais com o sucesso do evento", comentou Lucas Bueno, Head de Marketing do Grupo Supley, detentor da marca de suplementos esportivos Probiótica.
Na prova, os ciclistas podem escolher entre percursos de 107 km ou 66 km, com elevações de 2.300 e 1.300 metros, respectivamente. A primeira largada está programada para as 6h do domingo, 24 de setembro. São esperados 3.600 atletas de todas as regiões do país.
Sobre o L'Étape
O L'Étape Brasil by Tour de France é um dos eventos mais importantes de ciclismo amador do país. Em seu nono ano no Brasil, o L'Étape agora conta com três etapas brasileiras: em Cunha, Rio de Janeiro e Campos do Jordão, ficando atrás apenas do México em número de eventos sancionados pelo Tour de France.
Em 2023, o L'Étape aconteceu em Cunha (SP) em abril e no Rio de Janeiro (RJ) em junho. Ambas as etapas já têm inscrições abertas para 2024.
O L'Étape Brasil existe desde 2015, quando a primeira corrida foi realizada em Cunha. O L'Étape by Tour de France consiste em 30 etapas ao redor do mundo. Entre os países que sediam etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Publicado 21/09/2023 23:00
A 9ª edição da Liga Esportiva NESCAU® realizada no Clube Esperia, em São Paulo, foi um sucesso absoluto, atraindo um grande número de participantes e espectadores. O evento recebeu 19.850 pessoas nos dias 16 e 17 de setembro, incluindo os 8.920 meninos e meninas inscritos, bem como suas famílias e amigos.
A participação na etapa de São Paulo mais do que dobrou em comparação à edição anterior, com cerca de 9 mil participantes, mantendo o lema "Aqui Todo Mundo joga" e promovendo a diversidade e inclusão, com 57% de participação feminina e 10% de inscrições de pessoas com deficiência.
Luana Carvalho, gerente de marketing de NESCAU®, destacou a importância do evento ao afirmar: "Chegamos à nona edição com muita alegria. É incrível ver o sorriso das crianças e a empolgação dos familiares nesse clima de amizade e inclusão. Foi o maior número que tivemos até hoje, e confirmar novos recordes, tanto de inscrições como de participações, comprova que estamos no caminho certo. Vimos muita emoção e diversão entre as crianças, pais, mães, professores e professoras e estamos motivados a seguir na democratização do esporte, porque a Liga é feita para isso.”
Com a possibilidade de participar em mais de uma das 46 modalidades oferecidas, o evento registrou um total de mais de 29.350 inscrições. Ao longo de suas nove edições, a Liga impactou a vida de mais de 45 mil crianças e adolescentes, além de 5 mil professores e professoras, envolvendo cerca de 1.500 instituições de todo o país.
O evento também se destacou por promover a inclusão de crianças com deficiência, integrando-as nas competições e atividades junto com seus colegas sem deficiência. A participação da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) foi um exemplo disso, trazendo 150 crianças e adolescentes para participar nas modalidades esportivas adaptadas e outras atividades.
Além das modalidades esportivas tradicionais, como basquete, futsal, handebol e vôlei, as crianças puderam experimentar modalidades adaptadas, como basquete em cadeira de rodas e futebol de pc. O evento também ofereceu oficinas e desafios em diversas atividades esportivas, proporcionando uma experiência diversificada para os participantes.
A Liga NESCAU® contou com a presença de embaixadores e embaixadoras do esporte, como Falcão, o Pelé do futsal, Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, e outros nomes renomados, que interagiram com os participantes e os motivaram a se envolver ainda mais no esporte. A iniciativa da NESCAU® continua a crescer e a fazer a diferença na vida das crianças por meio do esporte.
Publicado 20/09/2023 12:50
Os parceiros do Esporte para a Natureza - Sports for Nature se reuniram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, durante a Cúpula de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas - ONU.
A Sports for Nature anunciou que 39 organizações desportivas de vários países se inscreveram para realizar ações significativas para o setor até 2030. A ideia é unir entidades esportivas para apresentar iniciativas de proteção e restauração da biodiversidade e o mundo natural.
O Brasil, por meio do COB - Comitê Olímpico Brasileiro - já faz parte desse grupo ao lado do Comitê Olímpico Nacional da Costa Rica, Federação Internacional de Esqui e Snowboard, VfL Wolfsburg da Alemanha e da Federação Israelense de Polo Aquático.
A estrutura foi desenvolvida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCBD), em colaboração com Sails of Change.
"A combinação de esporte e respeito pela natureza é uma responsabilidade essencial a assumir", disse o príncipe Albert II de Mônaco, Patrono da Natureza da UICN, Olímpico e Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Legado do COI.
"Precisamos aproveitar a energia de todos e fazer mais. A crise ambiental é evidente e tem suas consequências. Criar laços mais fortes e cooperação entre os setores é vital para alcançar os objetivos globais de preservação da natureza e da biodiversidade.''
Os parceiros do Esporte para a Natureza lançaram o Quadro do Esporte para a Natureza no final do ano passado na conferência de biodiversidade da ONU em Montreal, e hoje existem 40 organizações esportivas do mundo que se comprometeram a tomar ações pela natureza.
São quatro princípios aos quais os signatários concordam: proteção e restauração da natureza, tornar suas cadeias de suprimentos mais verdes e aumentar a conscientização.
''O esporte, a natureza e o clima estão interligados numa situação delicada. À medida que nos esforçamos para enfrentar os desafios que o mundo enfrenta, vamos abraçar o poder do desporto não só para mitigar os seus impactos negativos, mas também vamos restaurar e defender a natureza e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todo o mundo'', contou H.E. Razan al Mubarak, do alto escalão da COP28 presidente da IUCN.
A velejadora Dona Bertarelli, co-fundadora do Sails of Change completou: "Como velejadora, vi em primeira mão o lado sombrio de nossa paixão. Testemunhei um oceano outrora cheio de vida ficar em silêncio, sua biodiversidade declinando alarmantemente. Naveguei em águas poluídas por atividades humanas e vi as inegáveis marcas das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos''.
''O Sports for Nature pretende aproveitar o poder do desporto para proteger a natureza da qual depende, bem como as comunidades onde pratica. Através desta parceria única, apoiada pela Sails of Change, as organizações desportivas têm um caminho para contribuir para os objetivos locais e globais da natureza. Ao aderirem a esta iniciativa, eles também podem ter acesso a orientação científica e ferramentas para ajudá-los a avançar na sua jornada de sustentabilidade".
O Comitê Olímpico Nacional da Costa Rica e a Federação Internacional de Esqui e Snowboard foram as últimas organizações esportivas a aderirem como signatárias da Sports for Nature.
O COI emitiu comunicado dizendo estar orgulhoso de ter conseguido reunir os principais intervenientes na conservação da natureza UICN, PNUMA e CBD, apoiados pela Sails of Change, para desenvolver conjuntamente o painel da Sport for Nature.
''Tal como no desporto, o trabalho em equipe é essencial para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade, incluindo as crises climáticas e de biodiversidade'', afirmou Marie Sallois, Diretora de Sustentabilidade do COI. ''Esperamos trabalhar juntos na sua implementação, garantindo que o desporto seja parte da solução''
O patrono dos oceanos da ONU e nadador de longa distância Lewis Pugh, que participou do evento depois de nadar 315 milhas rio abaixo para chegar a Nova Iorque, acrescentou: ''Nadar no oceano é mais do que apenas um esporte para mim. É uma forma de contar uma história poderosa sobre o que está acontecendo com o nosso planeta. Como atletas, especialmente aqueles que utilizam oceanos e rios, temos o dever de ser seus guardiões. Se não o fizermos, quem o fará?''
No evento Goals House foi apresentada a logomarca do Esporte pela Natureza. Isto será disponibilizado aos signatários desportivos, reportando o seu progresso anual. Estes resultados acumulados serão então comunicados ao Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica, como uma contribuição para o Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, que foi aprovado por mais de 100 países em dezembro de 2022.
''O quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal requer uma abordagem de toda a sociedade. Sports for Nature é um exemplo incrível de como cada um de nós – cada indústria, cada grupo, cada pessoa – tem um papel a desempenhar na construção de um futuro sustentável''.
''A Sports for Nature está trabalhando para garantir que tenhamos natureza para o esporte nesse futuro e, por isso, eu os elogio'', disse o Dr. David Cooper, Secretário Executivo Interino do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica.
Publicado 19/09/2023 23:28
O Corporate Games, considerado o maior evento corporativo e de Team Bulding do mundo, acaba de receber o apoio do Pacto pelo Esporte. Acordo voluntário entre mais de 40 empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas, o Pacto pelo Esporte estará presente na olimpíada, que será realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, em São Paulo (SP).
“Estamos muito felizes em receber o apoio do Pacto pelo Esporte, referência no País, que reúne mais de 40 das maiores empresas do Brasil, sinônimo de credibilidade e seriedade no desenvolvimento do esporte”, destaca Davis Tenório, CEO da eCORP HUB, empresa licenciada em trazer para o Brasil o Corporate Games.
O objetivo do Pacto pelo Esporte é contribuir para que entidades esportivas pratiquem uma gestão profissional, íntegra, com transparência e governança, fornecendo ferramentas de autorregulamentação que definam essas boas práticas. É propositivo e visa a melhoria do esporte de alto rendimento no país. A iniciativa de longo prazo pretende aumentar os patrocínios às entidades e ao esporte, em termos que garantam credibilidade e segurança do investimento.
“O esporte é feito de valores, exemplos, determinação, trabalho em equipe. É feito de pessoas. E o esporte tem impacto em várias áreas, como socialização, ocupação dos espaços públicos, educação e, diretamente, na saúde e bem-estar. O Pacto pelo Esporte mostra a união das empresas e como elas têm um poder incrível de transformação. O Corporate Games leva para dentro das empresas tudo o que o Pacto pelo Esporte acredita. E ficamos felizes de estarmos juntos nesse movimento”, afirma Daniela Castro, diretora executiva do Pacto pelo Esporte.
O Corporate Games é uma combinação única de esportes, bem-estar e networking, em uma olimpíada para todos os tipos e porte de empresas e seus colaboradores. Diversas instalações esportivas receberão o evento: Centro Paralímpico Brasileiro, Campo de Golfe (Fazenda da Grama), Arena T.O e Playball, entre outras. A corrida de rua está marcada para o Parque da Independência, onde fica o Museu do Ipiranga.
Serão competições esportivas, com esportes individuais, coletivos e por grupos de idade, para homens e mulheres, com um total de 16 modalidades – cinco coletivas e nove individuais. É possível inscrever quantos colaboradores ou equipes as organizações quiserem.
Trinta e cinco anos de história - Um evento com 35 anos de história ao redor do mundo, presente em todos os continentes, realizado pela primeira vez em 1988, em São Francisco, nos Estados Unidos. De lá para cá, foi crescendo ano a ano, já tendo reunido 51 mil organizações e 1 milhão de participantes, em edições por 38 diferentes países e 101 cidades, com mais de 70 modalidades esportivas e 250 Jogos. Em 2023, além do Brasil, o Corporate Games estará em países como Austrália, Reino Unido, Japão, México, Romênia e Turquia.
O São Paulo Corporate Games tem apoios institucionais da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) e EBB (Employer Branding Brasil). E apoios de mídia do Grupo Gestão RH e Canal WOOHOO. A realização é da eCORP HUB.
Publicado 19/09/2023 14:39
Programe a exibição de documentários sobre esportes, meio ambiente e aventura, tanto nacionais quanto internacionais, em um telão de alta definição. Horas antes, ofereça atividades para pessoas de todas as idades e shows. Escolha um dos principais espaços verdes da cidade de São Paulo e conte com dois dias de sol, seguidos por noites estreladas e temperatura agradável. Junte tudo isso a um convite para horas de experiência entre amigos e familiares sem a necessidade de pagar um centavo. A edição 2023 do Rocky Spirit reuniu 10 mil no Parque Villa-Lobos, no final de semana passado.
“A resposta dos paulistanos foi incrível, tanto na presença quanto no astral, que esteve nas alturas nos dois dias do Rocky Spirit no Parque Villa-Lobos. De crianças a adultos, casais a grupos de amigos, famílias diversas, esportivas, tutores e seus cães, enfim, todos nos ajudaram a fazer da edição deste ano um momento inesquecível”, comentou Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.
Participações especiais - Além dos documentários, a presença de protagonistas e realizadores de algumas das produções brasileiras arrancou longos aplausos e emocionou o público. Entre eles, David Santos e Rodrigo Rebouças, personagem principal e diretor de 10/03 documentário sobre a história de superação do ciclista, que após perder o braço em um atropelamento na Av. Paulista, luta para representar o Brasil na Paralimpíada de Paris/24. Aretha Duarte (filme Dedicação, sobre a luta e o trabalho com reciclagem para se tornar a primeira negra latino-Americana a conquistar o Everest) e Beto Pandiani (A Rota Polar, documentário acompanha o dia a dia do velejador e de Igor Bely pela icônica passagem noroeste da rota polar) também marcaram presença.
Antes do telão iluminar o Parque Villa-Lobos, seu gramado se encheu de um colorido diferente com as atividades oferecidas na programação do Rocky Spirit. Adultos e crianças de diferentes idades se divertiram aulas de slackline, aulas de yoga (patrocinada pela Centauro), Oficina Risada & Movimento, by La Class Excêntricos, e os shows do coletivo musical Grooveria, no sábado; e do cantor, compositor e ator João Sabiá, no domingo.
Após o sucesso na selva de pedra paulistana, o Rocky Spirit levanta acampamento e segue para a Cidade Maravilhosa. O 13º Rocky Spirit prepara a etapa do Rio de Janeiro para que os cariocas tenham a mesma experiência dos paulistas, mas com o pé na areia. O maior festival de cinema a céu aberto sobre o estilo de vida em meio à natureza e esportes outdoor como escalada, bike, skate e surf será no próximo final de semana (sábado, 23 e domingo, 24) no posto 10 da praia de Ipanema.
Foto: Wladimir Togumi
Publicado 19/09/2023 00:41
O atleta do YCSA - Yacht Club Santo Amaro está com treinos focados na parte física e técnica na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
Além dos treinos, Fred participa de regatas nacionais da classe ILCA, sua última participação rendeu a medalha de prata na 36ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro.
A rotina do atleta do YCSA se resume em treinos de seis dias por semana, com treinos no barco de pelo menos 3 horas diárias. A presença na academia é dia sim e dia não. Para completar, Fred faz pedal de 2 horas diárias ou 1 hora de natação, cinco vezes por semana.
“O Campeonato Mundial de Marrocos será um marco na minha carreira! Meu primeiro campeonato de alto nível Internacional em um barco olímpico. Estou com expectativas em realizar um campeonato velejando o melhor possível e voltar para casa sabendo que dei meu melhor! Vou treinar mais do que nunca para chegar lá e dar trabalho”, disse Frederico Francavilla, velejador do YCSA.
O Mundial de Marrocos terá 120 velejadores participantes. Para informações oficiais de regatas confira o site da classe ILCA: https://sailing.laserinternational.org/site/event-list.
Foto: Fred Hoffmann
Publicado 18/09/2023 23:52
A tripulação do Veleiro Ambipar Response estará na disputa da tradicional REFENO - Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha, que acontecerá a partir do dia 23 de setembro, em Recife (PE). A travessia tem ao todo 300 milhas náuticas de percurso, ou 560 km entre céu e mar.
A 34ª edição da competição contará com a equipe de Ubatuba (SP) que está levando o barco para o local da disputa com 14 tripulantes a bordo. A prova terá quase 100 veleiros de todo o país
O barco Ambipar Response - anteriormente conhecido como Montecristo - estará nas regatas da classe ORC. A tripulação é formada por velejadores experientes em longos percursos no mar.
Um dos capitães da Ambipar Response, Alexandre Wissenbach, participou da REFENO em 2010. Segundo o navegador, esse formato de regata exige muito dos atletas e do barco. ''A REFENO é ideal para o nosso barco. Um veleiro de cruzeiro regata que é muito rápido nas condições de mar como Noronha. Um vento constante, com um pouco de mar lateral e excessos de ventos pontuais. Todos estávamos com vontade de retornar a velejar na REFENO, mas sabemos da grande responsabilidade e desafio que vamos encontrar'', explicou.
''Estamos com muitos itens de segurança e o barco está 100% para o desafio. Na nossa tripulação todos possuem conhecimento de regatas como a REFENO. Além disso, a equipe veleja junto e existe um entrosamento, o que é fundamental para o espírito vencedor em todo momento''.
Segundo Alexandre Wissenbach, ''a REFENO se veleja muito de noite, então não é possível sucumbir ao cansaço. Com isso, a união e determinação de todos são fatores fundamentais''.
O litoral do Nordeste conta com visuais de tirar o fôlego, mas os atletas podem velejar também sob algumas fortes tempestades, conhecidas como Pirajás, bastante tradicionais no Atlântico.
''Sabemos das dificuldades e a questão das chuvas no período noturno são um “fantasma”, da regata. O trabalho de vela e no leme será muito técnico e o espírito marinheiro de todos precisará ser forte'', pontuou Enzo Accioly, velejador da Ambipar Response.
''Participei há cinco anos da REFENO. Algo que recordo com muita clareza é o céu cheio de estrelas. Isso foi inesquecível! Desta vez, a regata será feita com muito amigos. Tenho certeza que vamos fazer uma participação marcante!'', finalizou.
A Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha terá uma programação com cerimonial, bandas e participação de barcos tradicionais. Confira todos detalhes no site oficial aqui: https://www.refeno.com.br/index.php
Sobre a Ambipar
A Ambipar Response é uma vertical da Ambipar Group, especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências e conta com 6 unidades de negócios - Emergency Response, Fire Response, Industrial Response, Marine Response, Environmental Response e Medical Response.
A empresa atua no atendimento a emergências ambientais ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos. As bases operacionais estão distribuídas estrategicamente nos 6 continentes para prestar o melhor atendimento em gestão de crises e atendimento a emergências onshore e offshore.
Publicado 18/09/2023 23:28
A temperatura prevista para o L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander neste domingo (24) está acima da média registrada para o mês de setembro no Vale do Paraíba.
Atenta às mudanças climáticas de 2023, a organização da prova vai intensificar os pontos de hidratação nos dois percursos de 107km ou 66km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente. A primeira largada está prevista para 6h. Serão mais de 18 mil litros de água para o evento.
Os termômetros devem registrar mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, quase 10 graus acima do que na versão de 2022 no mesmo local e período do ano. São esperados para a prova 3.600 atletas de todas as regiões do país.
''L'Étape olha cada vez mais para situações extremas e nós como organizadores precisamos estar atentos. Muito frio ou muito calor impactam nos atletas. Por isso, toda parte de hidratação, a refrigeração de bebidas e alimentos terão reforço neste fim de semana. A parte médica também está pronta para agir em caso de necessidade, principalmente em relação à desidratação'', disse Fernando Cheles, diretor de prova.
''Mesmo sendo uma região de montanha, a temperatura deverá estar acima. E quanto mais esforço para subir os mais de 2.000 metros de altimetria acumulada, a sensação de esforço é acentuada. Nosso objetivo é garantir a melhor experiência para o competidor''.
A retirada dos kits será nos dias 22 de setembro das 12h às 20h e 23 de setembro das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão, local da largada da prova.
Este é o nono ano do L'Étape no Brasil. A maior prova amadora de ciclismo da América Latina foi realizada nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e hoje já conta com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão.
No L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander os atletas têm uma experiência completa Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo. No Village, expositores e patrocinadores mostram tendências do mundo do ciclismo, além de funcionar também como o ponto de retirada de kit e ponto de encontro entre os ciclistas.
Grandes empresas do mercado estarão presentes nos três dias de evento, como o Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, patrocinadores da prova.
O L'Étape
O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
Em 2023, o L'Étape passou ainda por Cunha (SP), em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. As duas etapas, aliás, já têm inscrições abertas para 2024.
O L'Étape Brasil existe desde 2015, quando houve a primeira prova em Cunha. O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Publicado 18/09/2023 15:15
A cidade de São Paulo (SP) se prepara para receber um dos eventos mais aguardados e prestigiados do segmento fitness: o Mr. Olympia Brasil Expo, realizado pela Savaget Promoções & Eventos, em parceria com a empresa Musclecontest, promotora do Mr. Olympia no mundo. E esse evento, que abriga uma das maiores competições de fisiculturismo da América Latina, anunciou uma novidade para 2023: o Mundial de Power bíceps, de Supino e de Levantamento terra.
Marcado para os dias 28 e 29 de outubro, o certame ocorrerá no Pro Magno, em paralelo às disputas de fisiculturismo. O 17º Mundial de Power bíceps, de Supino e de Levantamento terra deverá contar com representantes de dez países, incluindo atletas de várias regiões do Brasil, nas categorias masculina e feminina.
O primeiro dia do Mundial será dedicado ao power bíceps e ao supino, modalidades que pedem técnica apurada, com o máximo de peso possível. No segundo dia, as atenções estarão no levantamento terra, uma das provas mais desafiadoras do mundo do levantamento de peso. Nesta modalidade, os competidores suspendem uma barra com pesos até a posição vertical (pouco acima dos joelhos), demonstrando técnica, força e equilíbrio.
''Para ser campeão é preciso ter muito foco e determinação, pois trata-se de um campeonato de nível forte. Meu objetivo é trazer mais um título para o Brasil'', diz Felipe Túlio de Oliveira Ramos, de Catanduva (SP), atleta das três modalidades. Felipe tem apenas 16 anos e estará na categoria júnior (até 23 anos). Ele tem no currículo títulos mundial, brasileiro e paulista.
As disputas compreendem três movimentos, a serem executados de forma correta, quando o árbitro autorizar. O primeiro é com o peso escolhido pelo atleta. No segundo, aumenta-se entre 5 Kg e 20 Kg. No terceiro, não há limite. Se o atleta errar o movimento, ele é repetido com a carga máxima.
''Esse campeonato é bastante esperado. Estou ansioso para levar o sexto título mundial para minha equipe. Vamos fazer o melhor, pois estamos treinando bastante. Quero fechar o ano com chave de ouro'', contou Dieny Cordeiro, de São José do Rio Preto (SP), que estará competindo no supino.
Em relação à competição de bodybuilding, mais do que uma disputa, é uma oportunidade de os competidores provarem a excelência dele e de avançarem para o mundo profissional da modalidade. Mais de 1.300 competidores devem participar nas principais categorias do bodybuilding nacional: Classic Physique, Bodybuilding, Men’s Physique, Wellness, Bikini, Figure e Women's Physique.
O prêmio em disputa é a chance de competir no Mr. Olympia, em Orlando (EUA), considerado, por muitos, a “Copa do Mundo” do fisiculturismo, e de receber um dos 21 Pro Cards, que é degrau para se tornar profissional do esporte. Por isso, determinação é qualidade essencial na cartilha dos atletas.
Agenda do bodybuilding
As atividades começam na sexta-feira, 27 de outubro, a partir de 10h, com as pesagens dos atletas. Os profissionais de Figure Men’s Physique disputam o título no sábado, 28 de outubro, entre 13h às 17h. A disputa do Classic Physique será no domingo,29 de outubro, no mesmo horário.
Os primeiros a se apresentarem, no sábado, serão os representantes amadores do Women’s Physique, do Bodybuilding, do Figure e do Classic Physique. Todas as disputas começam às 10h. Os amadores das categorias
Bikini Wellness e Men’s Physique competem no domingo, no mesmo horário.
Feira e congresso
Paralelamente às competições, é realizada a Mr. Olympia Brasil Expo, feira que também vem crescendo a cada ano, proporcionando resultados aos expositores.
Na edição 2022, 50 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness estiveram presentes, recebendo 2.248 parceiros comerciais e lojistas, acumulando R$50 milhões em negócios e 20 mil pessoas nos dias de feira.
Também faz parte do evento, a Musclecontest Academy Conference. Nomes relevantes do esporte e fitness como Paulo Muzy, Leandro Twin e Deborah Moss dividem seus conhecimentos com os inscritos. Serão 14 horas de imersão no segmento, no Hotel Panamby, na Av. Ordem e Progresso, 115, na Barra Funda.
Publicado 18/09/2023 13:47
O Sandro Dias Camp, que ocorrerá de 12 a 15 de outubro, promete proporcionar uma experiência incrível para crianças e jovens em meio à natureza. Durante o feriado nacional de 12 de outubro, o acampamento oferecerá diversão, educação e esportes em um ambiente com mais de 70 MIL m² de área natural na cidade de Vargem, a 100 km de São Paulo.
O acampamento dispõe de uma extensa lista de exercícios e atividades que garantem que ninguém fique parado, incluindo o maior half da América Latina, mini rampa, fingerboard, bowl, atividades recreativa, pista de BMX, Mountainboard e jogos noturnos
O objetivo do acampamento é tornar a estadia dos participantes inesquecível, oferecendo dias emocionantes de atividades orientadas por monitores treinados e com a presença do hexacampeão mundial de skate, Sandro Dias.
O Sandro Dias Camp é destinado a jovens com idades entre 6 e 17 anos, que estão ansiosos para viver uma semana repleta de diversão e aventuras. Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de diversas atrações em meio a um verdadeiro paraíso natural.
''O acampamento busca promover o aprendizado dos campistas, por meio de atividades recreativas e educativas. Acreditamos que o esporte e o lazer juntos têm o poder de desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais. Tudo isso ajuda no crescimento saudável da molecada'', disse Sandro Dias.
Localizado em Vargem, próximo a Bragança Paulista e Extrema/MG, o acampamento conta com uma equipe de monitores que acompanha e cuida das crianças.
Isso garante a segurança e o acompanhamento necessário durante todas as atividades e períodos de descanso. Sandro Dias, o hexacampeão mundial de skate, é o grande responsável por trazer essa experiência única para os jovens.
Sua paixão pelo esporte desde a infância o levou a conquistar títulos e realizar manobras incríveis, como o famoso "Rei do 540" e a primeira manobra 900° durante uma competição. Atualmente, seu foco está em compartilhar sua paixão pelo skate e difundir o esporte entre as novas gerações, o que culminou na criação do Sandro Dias Camp.
''Desde a chegada dos participantes até o momento de sua partida, enfocamos o desenvolvimento de uma ampla gama de habilidades, tais como: autonomia, interação social, coordenação motora, equilíbrio e trabalho em equipe, entre outras. Além disso, promovemos o engajamento com questões relacionadas ao meio ambiente, com ênfase nos cuidados e na relevância da preservação. Desse modo, nossa missão é revitalizar os valores sociais e éticos dos jovens, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e solidária'', concluiu Sandro Dias.
Sobre Sandro
Sandro Dias é skatista profissional desde 1995. Referência do skate nacional e internacional, o atleta foi o primeiro no mundo a completar a manobra conhecida como “900º” em uma competição.
Entre suas principais conquistas estão seis títulos mundiais pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011); o tricampeonato europeu (2001, 2003 e 2005); seis campeonatos brasileiros de skate vertical; oito medalhas conquistadas durante a história dos X Games; e o recorde mundial de aéreo mais alto num halfpipe com a marca de 4,20 metros conquistado em 2008.
O skatista é patrocinado por Red Bull, Dual footwear, Bones Bearings, Stance equipamentos, Napal Custom, Theeve, Sandro Dias CampRed Bull.
Mais informações sobre o skatista nos sites www.sandrodias.com.br e www.sandrodiascamp.com.br
Publicado 18/09/2023 10:22
O Relatório do Year in Sport da plataforma Strava revela um aumento de 56% nas atividades esportivas realizadas por mulheres brasileiras em 2022, em comparação com o ano anterior. Esse dado demonstra um maior interesse e envolvimento das mulheres no cenário esportivo após a pandemia.
Os números do maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil também confirmam esse crescimento entre as novas gerações. A Liga Esportiva NESCAU® 2023 está registrando 57% de inscrições de meninas, em comparação com 43% de meninos. Em 2022, a proporção de inscritos na Liga foi de 56% de meninas e 44% de meninos, mostrando o impacto positivo do incentivo à participação feminina no esporte após a pandemia.
A Liga Esportiva NESCAU® ocorreu no clube Esperia, em São Paulo, durante o último sábado e domingo (16 e 17), contando com 24 modalidades, incluindo esportes convencionais e adaptados. A competição se destaca por reunir crianças e jovens com idades entre sete e 17 anos, com e sem deficiência, no mesmo local, uma característica pioneira desde 2015.
Para promover ainda mais a participação de jovens e crianças, a Liga Esportiva NESCAU® contou com a presença de atletas de renome nacional e internacional, sendo sete deles mulheres. Além disso, o número de paratletas aumentou para quatro. Falcão, um renomado craque do futsal, que está envolvido com a competição desde sua criação em 2015, comentou: "A Liga é um evento único e inclusivo, tanto por abranger esportes convencionais quanto adaptados, quanto pelo aumento da participação das meninas."
Entre as atletas femininas, destacam-se Rayssa Leal (skate), Etiene Medeiros (natação), Verônica Hipólito (paratletismo), Flávia Saraiva (ginástica), Sophia Medina (surfe), Julia Rosado (futebol e futsal) e Raissa Rocha Machado (paratletismo). Entre os homens, além de Falcão, o time de embaixadores inclui Daniel Dias (paranatação), Daniel Amorim (paraskate), Bboy Luan San (breaking) e Gean Sampaio (profissional de educação física).
Luana Carvalho, gerente de marketing de NESCAU®, enfatizou: "Um dos nossos princípios é 'Aqui todo mundo joga', e isso se reflete no aumento da participação das meninas e paratletas, como evidenciado pelos números de inscritos em São Paulo. Além das modalidades esportivas, oferecemos aos participantes a oportunidade de praticar diversas atividades, como arremesso de três pontos, chute ao gol, embaixadinhas, queimada, dança livre, eSports, futebol americano, beach tennis, parkour, esgrima, minigolfe, ioiô, capoeira, entre outras."
Publicado 14/09/2023 22:48
Com o intuito de reunir crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos para participarem de um final de semana repleto de atividades físicas e diversão, NESCAU® realiza a 9ª edição da Liga Esportiva NESCAU® no Clube Esperia, na capital paulista, neste sábado e domingo, a partir das 9h. O maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil também contará com a presença de seus embaixadores para momentos de interação com os jovens. No sábado: Falcão (futsal), Daniel Dias (paranadador), Raíssa Machado (paraatletismo), Gean Sampaio (professor Educação Física). No domingo: Verônica Hipólito (paraatletismo), Jujugol (futebol), B-boy Luan San (break) e Amorinha (paraskate).
"Muito mais que uma competição, a Liga Esportiva NESCAU® é uma maneira de promover momentos de alegria, interação e trocas de experiências entre crianças e adolescentes. O esporte é instrumento poderoso de representatividade e inclusão, e poder unir jovens de diferentes vivências em um só espaço e promover o senso de comunidade é o que nos move”, comenta Luana Carvalho, gerente de marketing de NESCAU®.
“Somos um clube formador, nossa missão vai muito além da prática esportiva, aqui nós formamos cidadãos. Nos orgulhamos de fazer parte de um evento tão grandioso para o desenvolvimento esportivo de nossas crianças e jovens", diz Fernando Alves, presidente do Clube Esperia.
Com 24 modalidades esportivas, sendo 15 regulares e 9 adaptadas para jovens com deficiência, distribuídas em uma megaestrutura de 80 mil m², o evento conta ainda com oficinas e desafios, como eSports, futebol americano, capoeira, minigolfe, slackline e a grande novidade desta edição, beach tennis.
Sempre empenhada em mostrar como o esporte pode ser uma importante ferramenta de inclusão na vida de jovens, a marca tem como mote “Aqui todo mundo joga” para a Liga Esportiva NESCAU®. O campeonato foi o primeiro no país a unir modalidades convencionais e adaptadas na mesma competição, e já impactou a vida de mais de 45 mil crianças e adolescentes e 1,5 mil instituições ao longo desses nove anos.
Serviço – Liga Esportiva NESCAU® São Paulo
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Onde: Clube Esperia
Endereço: Rua Marechal Carvalho, 65
Entrada gratuita
Mais informações, acesse ao site: https://www.nescau.com.br/liganescau/sao-paulo
Sobre NESCAU®
Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU® uma referência no mercado nacional. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças.
Publicado 14/09/2023 22:47
O skatista Sandro Dias fará na noite desta quinta-feira (14), na Casa das Caldeiras, em São Paulo (SP), o lançamento oficial do smartphone NOTE 30 5G da Infinix. O atleta, referência na modalidade no país e no mundo, foi convidado para fazer um show de skate no local, que terá uma pista improvisada de vert.
O modelo lançado por Sandro Dias que une alto desempenho com carregamento super-rápido de 45W, velocidade e eficiência do 5G potencializadas por memória RAM de 8GB que pode ser estendida a 16GB. O smartphone tem 256GB de capacidade de armazenamento, tecnologia All-Round Fast Charge e poderosa câmera tripla de 108MP.
Entre outros diferenciais, o NOTE 30 5G da Infinix conta com tela Full HD+ de 120Hz, alto-falantes duplos desenvolvidos em parceria com a JBL e assistente de voz integrado com inteligência artificial generativa.
''Muito feliz de ter sido convidado para ser uma das personalidades para o lançamento desse telefone super moderno! Tudo que a gente precisa em um telefone, como uma caixa boa de som, uma câmera de ótima qualidade e um aparelho que já é 5G! Será uma honra participar e estou ansioso para o evento!'', disse Sandro Dias.
O novo Infinix NOTE 30 5G já está disponível no site da Infinix e principais lojas varejistas pelo preço sugerido de R$1.999.
O hexacampeão mundial de skate também divulgará o Sandro Dias Camp versão Dia das Crianças. O acampamento radical do mês de outubro será de 12 a 15 em Vargem (SP), local onde está localizado o maior half pipe da América Latina e uma estrutura de alto nível para receber os futuros campeões de modalidades como skate, bmx e freestyle.
''O Sandro Dias Camp foi criado para unir educação, esporte e lazer em um único lugar, contando com diversas atividades orientadas por monitores treinados. O acampamento é feito para todos os jovens de 6 a 17 anos de idade, que estão prontos para viver a semana mais emocionante de suas vidas'', completou Sandro Dias.
Sobre a Positivo Tecnologia
A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, soluções para segurança eletrônica, servidores e demais soluções para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, além de suporte técnico. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, PositivoSEG, VAIO, Compaq, Infinix, 2A.M e Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Informações adicionais podem ser obtidas no site.
Sobre a Infinix
Criada em 2013, a Infinix é uma marca global de smartphones premium pertencente à Transsion Holdings, empresa de soluções de mobilidade, acessórios portáteis e eletroeletrônicos. Tem sede na cidade de Shenzhen, ações negociadas na Bolsa de Valores de Shanghai e é considerada a terceira maior do mundo em dispositivos celulares e também a sexta em fabricação de smartphones. A Infinix é licenciada no Brasil pela Positivo Tecnologia para desenvolver, fabricar e comercializar smartphones da marca no país. O portfólio de produtos da Infinix está disponível em mais de 40 países, principalmente da África, Oriente Médio, Ásia, América Latina e Europa Oriental.
Sobre Sandro
Sandro Dias é skatista profissional desde 1995. Referência do skate nacional e internacional, o atleta foi o primeiro no mundo a completar a manobra conhecida como “900º” em uma competição.
Entre suas principais conquistas estão seis títulos mundiais pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011); o tricampeonato europeu (2001, 2003 e 2005); seis campeonatos brasileiros de skate vertical; oito medalhas conquistadas durante a história dos X Games; e o recorde mundial de aéreo mais alto num halfpipe com a marca de 4,20 metros conquistado em 2008.
O skatista é patrocinado por Red Bull, Dual footwear, Bonés Bearings, Stance equipamentos, Napal Custom, Theeve, Sandro Dias CampRed Bull.
Mais informações sobre o skatista nos sites www.sandrodias.com.br e www.sandrodiascamp.com.br
Publicado 14/09/2023 22:45
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela anunciou no mês de setembro que terá à sua disposição o veleiro de oceano Rudá II para fomentar a modalidade no país. A embarcação será usada nos principais eventos e ajudará novos atletas a ter experiência a bordo.
O objetivo da entidade é fazer com que mais velejadores corram de oceano, modalidade com o maior número de praticantes.
O veleiro CBVela 1 servirá como uma escola de vela dedicada ao treinamento e formação de novos talentos da vela de oceano. Este é um movimento estratégico que visa fortalecer a presença da CBVela nas competições de vela ao redor do Brasil.
"Com grande prazer adquirimos pela CBVela um veleiro de oceano para desenvolver novos tripulantes, alunos de projetos sociais e promover nossa vela graças à generosidade da equipe Rudá. Este veleiro estará presente em todas as competições, proporcionando uma plataforma de relacionamento vital para a comunidade de vela no Brasil e o desenvolvimento de novos talentos", contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
A CBVela tem a missão de se aproximar da vela de oceano, que tem importantes eventos no país como Semana de Vela de Ilhabela, Semana de Angra, Semana do Rio de Janeiro, Refeno e Santos-Rio, por exemplo, sem contar circuitos regionais espalhados por toda a costa.
O barco terá as funções de marketing, como team building, velejada corporativa e ativações.
A chegada do veleiro permite que a comunidade náutica tenha três funções essenciais. Primeiramente, a promoção da Vela de Oceano nas competições, convidando entusiastas e formadores de opinião para velejar. Em segundo lugar, a formação de tripulantes, especialmente aqueles envolvidos em projetos sociais, para que participem e aprendam a usar o veleiro. Por último, desenvolver o alto rendimento, criando profissionais e atraindo velejadores jovens.
A Vela de Oceano é uma das modalidades mais profissionais do mundo, e o Brasil está trilhando esse caminho. A inciativa também dá à ABVO - Associação Brasileira de Veleiro de Oceano o cargo de diretoria de Oceano na CBVela.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.
Publicado 14/09/2023 18:46
O rio Perequê, que divide Porto Belo e Itapema, em Santa Catarina, será a sede da próxima etapa do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa. A ação será neste sábado (16),em três locais simultaneamente – o balneário Perequê, a foz do rio Perequê e o Parque da Lagoa do Perequê.
“Esta etapa faz parte oficialmente do Dia Mundial da Limpeza, que reúne milhões de voluntários, governos e organizações em 197 países e territórios. “Uma forma de contribuirmos para o enfrentamento da crise global de resíduos mal geridos e para ajudar a criar um mundo novo e mais sustentável”, afirma Michele Castilho, coordenadora do projeto, reforçando que contarão com voluntários mergulhando no rio, além de outros empenhados na limpeza das margens e da praia. Segundo ela, "esta é mais uma ação para conscientizar as pessoas do quão importante é o descarte correto dos resíduos e, principalmente, para comunidade local, que vive as margens do rio e usufrui desta natureza".
Durante esta semana, a equipe do Limpeza dos Mares realizará palestra para alunos das escolas municipais da região. "Ter as crianças partícipes deste processo é um grande ganho para o projeto. Por isso fazemos questão de ações paralelas de conscientização”, explica Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto e presidente da ACATMAR.
“Temos a honra de receber esta importante ação. A mudança começa em nossos lares e se estende até a foz do Rio Perequê. E unir a comunidade ao evento é muito significativo”, diz Francis Pinheiro Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente através do site www.limpezadosmanres.com.
O Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR. Mundo Mar e Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.
O apoio a esta etapa é da Prefeitura Municipal de Porto Belo, por meio da FAMAP - Fundação Municipal do Meio Ambiente, Parque Natural Municipal Lagoa do Perequê. Também conta com apoio institucional da Capitania dos Portos de SC, CDL de Porto Belo, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC e Programa Bandeira Azul, além do apoio oficial das empresas Boatlux, Marina Atlântida Jet, Régis Despachante e Escola Náutica, Água Rara, TransAcácio, Soamar, Netuno Geradores e Iate Clube Veleiros da Ilha e Sanautica.
Publicado 13/09/2023 19:56
As inscrições para o L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander terminou nesta quarta-feira (13). A já tradicional prova amadora de ciclismo será realizada no domingo, 24 de setembro.
A retirada dos kits será nos dias 22 de setembro das 12h às 20h e 23 de setembro das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão, local da largada da prova.
Os ciclistas têm a possibilidade de participar de dois percursos de 107km ou 66km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente. São esperadas para a prova 3.600 atletas de todas as regiões do país.
Este é o nono ano do L'Étape no Brasil. A maior prova amadora de ciclismo da América Latina foi realizada nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e hoje já conta com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão.
"O L’Étape Brasil vem construindo sua maturidade e hoje é o evento da marca Tour de France mais respeitado pelos franceses. Conseguimos consolidar um modelo de negócio bom para o ciclista, para os patrocinadores e para o mercado de bike que invade nosso Village com muitas novidades do setor.", contou Bruno Prada, organizador do evento.
No L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander os atletas têm uma experiência completa Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo. No Village, expositores e patrocinadores mostram tendências do mundo do ciclismo, além de funcionar também como o ponto de retirada de kit e ponto de encontro entre os ciclistas.
Grandes empresas do mercado estarão presentes nos três dias de evento, como o Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, patrocinadores da prova.
O L'Étape
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
Em 2023, o L'Étape passou ainda por Cunha (SP), em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. As duas etapas, aliás, já têm inscrições abertas para 2024.
O L'Étape Brasil existe desde 2015, quando houve a primeira prova em Cunha. O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Publicado 13/09/2023 18:33
Nos últimos anos, o ciclismo indoor ganhou uma nova dimensão, impulsionado por aplicativos de treinamento que transformam as sessões em casa em experiências motivadoras e divertidas. Essa tendência tem sido especialmente notável entre os atletas que se preparam para desafios de ciclismo de longa distância, como o L'Étape Brasil, que ocorrerá em 24 de setembro em Campos do Jordão (SP), com percursos de 66 km e 107 km.
O uso desses aplicativos, como Zwift, My Whoosh e Rouvy, não é uma novidade, mas a recente expansão de seu alcance para bicicletas estacionárias e conectividade tornou-os mais acessíveis do que nunca. Anteriormente, essas tecnologias eram reservadas para rolos de treinamento de bicicletas de rua, mas agora estão disponíveis para uma variedade de bicicletas, desde modelos simples até os mais sofisticados.
A Forster Fitness & Reviews, plataforma líder em conteúdos de equipamentos fitness para atividades físicas e tecnologia em casa e condomínio, testa regularmente os principais aplicativos e smart bikes do mercado. "Os aplicativos de ciclismo revolucionaram a forma como os atletas treinam em casa, tornando os treinos mais acessíveis, motivadores e divertidos. Com a competição entre os aplicativos em ascensão, o futuro parece promissor para os entusiastas do ciclismo indoor, enquanto se preparam para eventos como a L'Étape Brasil e competições virtuais emocionantes," contou o especialista Daniel Forster.
O próprio L'Étape Brasil by Tour de France tem provas virtuais organizadas pelo app Rouvy, que oferece gráficos mais em realidade aumentada, ou seja, são trechos reais filmados. "Essas provas têm funcionado muito bem, pois os dados dos equipamentos e dos apps evoluíram muito nos últimos anos, alcançando níveis de precisão muito próximos do real, na rua".
A popularidade dos aplicativos, como o Zwift, por exemplo, ajuda na experiência dos usuários em treinos de ciclismo. O app é o pioneiro nesse campo, oferecendo centenas de pistas diferentes com uma grande comunidade de ciclistas que participam regularmente das atividades.
Seus gráficos estilo jogo e inovações, como o console Zwift Play e o novo Zwift Portal, têm atraído cada vez mais ciclistas. O My Whoosh, por sua vez, está surgindo como um competidor sério, com um formato semelhante ao Zwift. Sua agressiva busca por espaço no mercado o torna um desafiante promissor para o pioneiro.
Competições Esportivas Virtuais
Uma reviravolta interessante nesse cenário é a utilização dessas plataformas em competições esportivas virtuais (E-sports).
Experiências
As experiências para os usuários em aplicativos e simuladores de ciclismo podem ser divididas em quatro níveis distintos. O tipo de conectividade mais simples - e barata - usa o sensor de velocidade, onde o aplicativo estima a potência em watts com base na cadência e peso do usuário.
Num segundo nível destaca-se também a estimativa de potência em watts, utilizando informações adicionais, como carga, para calcular a potência estimada. No terceiro nível eleva-se a precisão de dados com o uso de potenciômetro, ou seja, não há estimativa e sim dados muito próximos do real.
E, finalmente, num quarto nível, temos as smart bikes com potenciômetro e responsivas ao apps simulando automaticamente as condições do terreno, como subidas e descidas.
O especialista Daniel Forster explica também que a conectividade com potenciômetro, que fornece dados de potência real em watts, oferecendo maior precisão, deve ser avaliada.
Publicado 12/09/2023 23:53
No dia 9 de setembro é comemorado o Dia Mundial dos Veículos Elétricos, e o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E aproveitou para destacar cinco exemplos de tecnologias introduzidas na competição e que fizeram a transição para os VEs de consumo, numa transferência de cenário conhecida como ‘Race to Road', ou em tradução literal: das corridas para as estradas”.
A Fórmula E é o primeiro Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico e é o único esporte certificado com a emissão zero de carbono líquido desde o início. Agora entrando em sua décima temporada, 116 corridas foram disputadas até o momento em 30 cidades e 23 países, além de cinco continentes. No início deste ano, a Fórmula E apresentou o carro de corrida GEN3 – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído.
A Fórmula E trabalha em estreita colaboração com o órgão regulador do automobilismo, a FIA – Federação Internacional de Automobilismo, para criar um ambiente onde fabricantes e parceiros possam desenvolver e testar soluções tecnológicas inovadoras em uma variedade de aplicações para os VEs.
Fabricantes automotivos de grande porte desenvolvem sistemas de potência no campeonato, como Jaguar, Porsche, Nissan, Mahindra e DS Automobiles.
Os parceiros globais ABB e Hankook Tire são pioneiros nos desenvolvimentos técnicos em carregamento de veículos elétricos e pneus de estrada para VEs, respectivamente.
Em última análise, as inovações introduzidas na Fórmula E estão transitando para os veículos elétricos nas ruas, e também na infraestrutura em geral, impactando o futuro da mobilidade e a descarbonização dos centros das cidades inteligentes em todo o mundo.
Conheça cinco tecnologias desenvolvidas no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, que fizeram o deslocamento da ‘corrida para a estrada’:
1 - CARREGAMENTO RÁPIDO
Os tempos de carregamento são uma das maiores preocupações para a adoção de VEs pelos consumidores.
A Fórmula E, juntamente com a FIA e a ABB, desenvolveram uma solução ultrarrápida, compacta e confiável de carregamento para o atual carro de corrida GEN3 – o mais rápido carro de corrida elétrico, mais leve, potente e eficiente já construído.
Capaz de receber uma carga de 600kW, a bateria do GEN3 fornece insights vitais para a ABB, que é uma das líderes mundiais em desenvolvimento e produção de baterias para veículos elétricos.
Os carregadores rápidos fornecem uma potência máxima de 160kW e são capazes de carregar dois veículos com 80 kW de potência simultaneamente antes de uma corrida. Isso permite que as equipes do mundial se beneficiem de uma capacidade de carregamento dupla de uma unidade, reduzindo significativamente a utilização do carregador e o transporte, já que não há mais necessidade de uma unidade por carro.
2 - CAPACIDADES DE TRAVAGEM REGENERATIVA
Os sistemas de freio da Fórmula E impactaram diretamente a autonomia e a eficiência de seus atuais carros de corrida, bem como a tecnologia implantada nos carros de rua.
Com um novo motor dianteiro que acrescenta 250 kW aos 350 kW traseiros, mais do que duplica a capacidade regenerativa do GEN2 para um total de 600kW, o GEN3 produz mais de 40% de sua energia durante a corrida.
A tecnologia nesta área foi desenvolvida e integrada no Jaguar I-PACE, incluindo gerenciamento de temperatura e torque. Essa tecnologia foi transferida das corridas para as estradas no Jaguar I-TYPE 5, incluindo o Predictive Energy Otimização (PEO), aumentando a eficiência energética em condução no mundo real em até 10% através de uma simples atualização de software.
A Nissan também conseguiu otimizar a eficiência do seu extremamente popular Nissan Leaf EV, aumentando a eficiência da bateria em 181% a partir do aprendizado obtido nas pistas.
3 - TECNOLOGIA DE PNEUS SUSTENTÁVEL DA HANKOOK
A Hankook Tire – fornecedora oficial de pneus do campeonato – trabalhou em estreita colaboração com a Fórmula E e desenvolveu um pneu sustentável para todas as condições climáticas para o mais recente carro GEN3, com os aprendizados transferidos diretamente para seus pneus utilizados pelos veículos elétricos de consumo.
Com necessidades de desempenho técnico em termos de manuseio, aderência e torque, os pneus VEs são projetados especificamente para reagir e funcionar a necessidades específicas. Depois que o pneu Hankook iON Race para todas as condições climáticas foi desenvolvido, a coleção Hankook iON evoluiu usando o aprendizado na pista, com todas as estações, variantes de verão e inverno disponíveis para VEs de consumo.
Através do desenvolvimento do pneu de corrida Hankook iON, o fabricante global de pneus foi pioneiro na sustentabilidade e circularidade dos pneus, com os pneus de corrida GEN3 fabricados a partir de 26% de materiais reciclados ou sustentáveis que podem ser totalmente reciclados após o uso.
4 - FLUIDOS DE TRANSMISSÃO REAPROVEITADOS
Como Parceira Oficial de Fluidos para VE da Jaguar TCS Racing desde 2019, a Castrol trabalha com a equipe britânica para co-projetar fluidos e lubrificantes avançados para veículos elétricos, visando realizar o desempenho e soluções mais sustentáveis que apoiam o futuro da eficiência dos VEs.
Pela primeira vez na Fórmula E, Jaguar TCS Racing e Castrol foram os primeiros em seu segmento capazes de refinar e reutilizar os fluidos de transmissão residuais em seus carros de corrida. O prestigiado E-Prix de Mônaco de 2023 viu o Castrol ON EV utilizar Fluido de Transmissão implantado em um ambiente de alto desempenho, seguindo testes bem-sucedidos no início da temporada em Berlim, demonstrando que o óleo base de transmissão pode ter desempenho equivalente ao óleo base virgem.
No mês passado, ao final da 9ª Temporada, a Fórmula E concedeu a Jaguar TCS Racing o Prêmio ABB FIA Fórmula E de Campeão do Clima de 2023 pelo projeto.
5 - DANDO NOVA VIDA A BATERIAS VE ANTIGAS
Solicita-se aos fornecedores do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E que identifiquem todas as medidas para melhorar as credenciais de sustentabilidade ao longo do ciclo de vida dos seus produtos e cumprir os padrões internacionais de alto nível exigidos pela FIA. Como parte disso, o parceiro titular oficial do campeonato, a ABB e a Fórmula E desenvolveram uma solução inovadora para reutilizar baterias VE antigas para fornecer energia ao paddock em muitas corridas na 9ª temporada.
Foram usadas baterias VE antigas reaproveitadas em um sistema de armazenamento 100% renovável, que forneceu energia para alimentar toda a rede para carregamento de automóveis. Este é um desenvolvimento fundamental que pode ter valor no mundo real quando se trata de VEs rodoviários, porque embora as baterias dos veículos elétricos sejam mais sustentáveis quanto mais tempo são utilizadas, ainda é um processo que consome muita energia para eliminá-las.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.www.FIAFormulaE.com
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 11/09/2023 15:37
Alterado 11/09/2023 16:01
A segunda edição da Globe 40 foi confirmada pela empresa francesa Sirius Events e deverá ter um barco brasileiro, além da tradicional stopover
A regata de volta ao mundo para duplas a bordo de veleiros Class40 começará no meio de 2025 e terminará em 2026.
A edição anterior vencida pelos holandeses do Sec Hayai teve 34.000 milhas náuticas e parou em locais icônicos da modalidade oceano como Auckland (Nova Zelândia) e Recife (PE).
A organização já divulgou um Aviso de Regata e confirmou que o angolano radicado no Brasil, José Guilherme Caldas, está na pré-inscrição com seu Mussulo 40.
''A largada está prevista para o final do verão europeu de 2025 e a chegada para abril de 2026. A abrangência geográfica das etapas será na mesma linha de 2022/2023: um prólogo zarpando de França, uma largada oficial no Sul da Europa, a primeira etapa do Atlântico, uma etapa do Oceano Índico, uma etapa do Oceano Pacífico, uma etapa no sul do continente sul-americano, uma segunda etapa do Atlântico e uma chegada na França'', explicou Manfred Ramspasher, organizador
O percurso deve levar 150 dias no mar para o primeiro classificado e as duplas se misturam entre amadores e profissionais. Haverá também uma ênfase na presença de mulheres e homens.
Texto: Flávio Perez | On Board Sports
🐕⚖️ JUSTIÇA PELO THOR! Uma manifestação por Thor, o cãozinho comunitário morto com tiro na cabeça por ...