Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 08/09/2023 11:14
Contagem regressiva para um dos eventos mais prestigiados do fisiculturismo mundial: o Mr. Olympia Brasil 2023, realizado pela Savaget Promoções & Eventos, em parceria com a empresa Musclecontest, promotora do Mr. Olympia no mundo. Entre 27 e 29 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), atletas amadores e profissionais competirão para fazer parte da elite da modalidade.
Esse ano, o Mr. Olympia Brasil Expo promete superar todas as expectativas, não apenas em termos de entretenimento e novidades em nutrição esportiva e moda fitness, reservadas ao espaço da feira, que ocorre paralelamente à competição, mas também no que diz respeito ao nível de preparação física e mental dos atletas.
Mais do que um simples evento, o Mr. Olympia Brasil é uma oportunidade de os competidores provarem sua excelência e avançarem para o mundo profissional do fisiculturismo. Mais de 1.300 competidores devem participar nas principais categorias do bodybuilding nacional: Classic Physique, Bodybuilding, Men’s Physique, Wellness, Bikini, Figure e Women’s Physique.
O prêmio em disputa é nada menos que a chance de competir no Mr. Olympia, considerado por muitos a 'Copa do Mundo' do fisiculturismo, além de distribuir 21 Pro Cards, que é degrau para se tornar profissional do esporte. Por isso, determinação é qualidade essencial na cartilha de cada atleta que se prepara para o Mr. Olympia Brasil. E a arbitragem da disputa ganha responsabilidade ainda maior.
''O Mr Olympia Brasil revelou grandes campeões e atletas que, inclusive, já venceram nos Estados Unidos, em categorias femininas. O evento é uma vitrine para competir no Mr Olympia, quando o atleta se torna profissional, que esse ano será em novembro, em Orlando'', diz Kleber Caramello, Pro Judge NPC - National Physique Committee e IFBB Pro.
NPC, a sigla para "National Physique Committee", traduzida como "Comitê Nacional de Fisiculturismo", é uma influente organização dedicada ao fisiculturismo e fitness nos Estados Unidos.
Fundada em 1982, a entidade desempenha um papel fundamental na promoção e desenvolvimento desses esportes naquele país, incluindo eventos de alto prestígio, como o Mr. Olympia. A NPC oferece programas de classificação e certificação para atletas e juízes de fisiculturismo e fitness. Isso ajuda a manter os padrões de qualidade e imparcialidade nas competições.
Já IFBB é a sigla para International Federation of Bodybuilding & Fitness, que pode ser traduzida para o português como Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness. Trata-se de uma das principais organizações internacionais dedicadas ao fisiculturismo, fitness entre outras modalidades relacionadas ao cultivo do corpo e da saúde.
A IFBB foi fundada pelo canadense Joe Weider e seu irmão Ben Weider, em 1946, juntamente com outros líderes do fisiculturismo da época. Desde então, a organização cresceu e se tornou uma das mais influentes no mundo do fisiculturismo e do fitness.
Agenda
As atividades começam na sexta-feira, 27 de outubro, a partir de 10h, com as pesagens dos atletas. Os profissionais de Figure Men’s Physique disputam o título no sábado, 28 de outubro, entre 13h às 17h. A disputa do Classic Physique será no domingo,29 de outubro, no mesmo horário.
Os primeiros a se apresentarem no sábado serão os representantes amadores do Women’s Physique, do Bodybuilding, do Figure e do Classic Physique. Todos as disputas começam às 10h. Os amadores das categorias Bikini Wellness e Men’s Physique competem no domingo, no mesmo horário. No dia 28 de outubro, será realizado, ainda, o torneio Power Bíceps Supino e, no dia 29 de outubro, o Levantamento Terra.
Feira e congresso
Paralelamente à competição, é realizada a Mr. Olympia Brasil Expo, feira que também vem crescendo a cada ano, proporcionando resultados aos expositores.
Na edição 2022, 50 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness estiveram presentes, recebendo 2.248 parceiros comerciais e lojistas, acumulando R$50 milhões em negócios e 20 mil pessoas nos dias de feira.
''Também faz parte do evento, a Musclecontest Academy Conference, composta por palestras de estudiosos e pesquisadores das áreas de nutrição esportiva e fitness. A ideia é passar informação técnica e científica a todos os interessados que atuam nesses segmentos'', conta Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest
Nomes relevantes do esporte e fitness como Paulo Muzy, Leandro Twin e Deborah Moss dividem seus conhecimentos com os inscritos. Serão 14 horas de imersão no segmento, no Hotel Panamby, na Av. Ordem e Progresso, 115, na Barra Funda.
Foto: Rodrigo Dod
Publicado 06/09/2023 16:56
A Star Sailors League (SSL) e a Sailing Athletes Foundation (SAF) anunciaram nesta terça-feira (6) o local das finais da SSL Gold Cup. Os playoffs da Copa do Mundo de Vela serão realizados entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023 nas Ilhas Canárias, na Espanha.
A Seleção Brasileira, ou SSL Team Brazil, será comandada pelo cinco vezes medalhista olímpico Robert Scheidt e já está nas oitavas-de-final. A equipe terá as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, além de outros craques da modalidade
A SSL Gold Cup foi concebida e desenvolvida por grandes nomes da vela mundial. O formato é inspirado na Copa do Mundo de futebol, com disputa entre nações, que se enfrentam em eliminatórias para definir quem é a melhor do mundo. Assim como um time de futebol, cada equipe da SSL Gold Cup é formada por 11 velejadores, com 8 a 10 atletas a bordo.
Nas Ilhas Canárias, 40 equipes competirão nas finais da SSL Gold Cup, incluindo as 24 melhores nações de vela do mundo no Ranking SSL, além de 16 equipes que passaram pela Série de Qualificação realizada de maio a julho de 2022.
''O evento foi criado por velejadores para os velejadores e tenho fé que será um sucesso essa primeira competição. A ideia começou em 2012 após os Jogos de Londres com importantes nomes da classe Star. O evento tomou uma nova proporção e agora com barcos maiores traz a sensação de time, de nação, com chances iguais para todos. Será uma coisa única reunir 40 equipes num local'', disse Robert Scheidt.
Cada time vestirá as cores de sua nação e seus emblemas em uniformes semelhantes aos do futebol. Cada equipe inclui 11 atletas, o que significa mais de 400 velejadores, incluindo medalhistas olímpicos e campeões mundiais em múltiplas classes de vela.
Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. ''Temos uma equipe preparada e bastante forte para obter ótimos resultados nas Ilhas Canárias. É um evento que entrará para a história da modalidade e o Brasil tem tradição com nomes de peso e muito conhecimento da raia'', explicou Bruno Prada, CEO do SSL Team Brazil.
O local deslumbrante na Espanha desfruta de excelentes ventos, sol e temperaturas em torno de 20 graus Celsius durante esse período, tornando-o o local ideal para sediar a SSL Gold Cup. A fase final da competição estava prevista para acontecer em novembro de 2022, no Bahrein, mas a organização decidiu adiar a disputa em razão das dificuldades de conciliar o calendário de diversos atletas que estavam confirmados na disputa pelo título.
"O fato de um campeonato de nível internacional como a SSL Gold Cup adotar um formato inovador e espetacular em nossas águas, sem dúvida, reforçará a participação no esporte da vela, para o qual todos trabalhamos", contou José Javier Sanz Fernández, Presidente da Real Federación Española de Vela, entidade que organiza o evento ao lado da SSL.
O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time.
A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.
O SSL Team Brazil
Alfredo Rovere – proa
Martine Grael – estratégia & grinder
Henry Boening Maguila – grinder
Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
Juninho de Jesus – pit & runners
Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
Mário Trindade: trimmer & grande/trav
Joca Signorini – tática e grinder
Robert Scheidt – timoneiro
Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
CEO: Bruno Prada
Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.
Sobre a SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.
Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.
Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/
Publicado 04/09/2023 15:39
Maior campeonato multiesportivo estudantil do Brasil, a Liga Esportiva NESCAU® 2023 encerrou as inscrições na noite de domingo (3) e será atração nos dias 16 e 17 deste mês, no clube Esperia, em São Paulo. Crianças e jovens entre sete e 17 anos disputarão competições de 24 modalidades, entre convencionais e adaptadas, mais nove desafios e 13 oficinas.
Entre as 15 modalidades esportivas, basquete, futsal, handebol, futebol society e vôlei não têm mais vagas tanto para os naipes masculino e feminino. Para as demais, ainda há possibilidade de inscrição. São elas: caratê, ginástica artística, tênis de mesa, natação, skate, atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto à distância, judô e ginástica rítmica.
A Liga Esportiva NESCAU® também conta com nove modalidades esportivas adaptadas para ambos os gêneros com vagas abertas: tênis de mesa, natação, atletismo velocidade, atletismo arremesso, atletismo salto à distância, judô, caratê, basquete em cadeira de rodas e futebol de pc (praticado por atletas com paralisia cerebral), sendo esses três últimos novidades no campeonato.
Falcão, eterno craque do futsal e embaixador da Liga Esportiva NESCAU® desde a primeira edição, em 2015, manda o recado: “A Liga dá a oportunidade para a garotada aprender com o esporte e se divertir. Fico muito feliz por estar desde o início como embaixador e seguir recebendo tanto carinho do público infantil a cada edição. Tenho certeza de que em 2023 não será diferente. Tenho visto de perto o sucesso dessa iniciativa em levar às crianças as lições que só o esporte ensina. São diversas modalidades e a oportunidade para todos, afinal, temos esporte e paradesporto ocorrendo simultaneamente”, afirmou o Pelé do futsal.
Desafios e oficinas - Além das competições, a Liga também oferece opções de desafios e oficinas, que são abertas a todos. Ao todo, serão nove desafios: arremesso de três pontos, circuito - chute ao gol, embaixadinhas, queimada, dança livre, pebolim, chute ao alvo -, e-sports, futebol americano e a grande novidade da edição, beach tennis.
Já as oficinas serão 13: skate, parkour, esgrima, tabuleiros, minigolfe, io-io, capoeira, stacking, bambolês, circense (malabares), slackline, curling e badminton.
Timaço de Embaixadores – Além de Falcão, a Liga Esportiva NESCAU® conta com uma equipe de Embaixadores que conta com nomes como a skatista Rayssa Leal, , Daniel Dias (paranatação), Verônica Hipólito (paratletismo), Raissa Rocha Machado (paratletismo), Daniel Amorim, o Amorinha (paraskate), Bboy Luan San (breaking) e Gean Sampaio (profissional de educação física), dentre outros.
Publicado 04/09/2023 15:37
A programação do Mr Olympia Brasil Expo prevê quase 12 horas de competições de fisiculturismo em cada um dos dias do concurso, marcado para o período de 27 a 29 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).
A terceira edição deverá reunir mais de 1.300 atletas profissionais e amadores nas principais categorias do bodybuilder nacional como Classic Physique, Bodybuilding, Men’s Physique, Wellness, Bikini, Figure e Women’s Physique.
O Mr Olympia Brasil Expo levará mais uma vez ao público, que superou a marca de 20 mil pessoas no ano passado, esporte, entretenimento e as maiores novidades em alimentação saudável, suplementação e moda fitness.
"Estamos nos preparando para um fim de semana verdadeiramente espetacular, repleto de atividades esportivas empolgantes, a presença dos principais influenciadores do mundo fitness e uma multidão de atletas, tanto profissionais quanto amadores''.
''Este evento é indiscutivelmente uma das competições mais prestigiadas do cenário de bodybuilding mundial. Os vencedores garantem um lugar para o Mr. Olympia 2023, um evento amplamente reconhecido como a 'Copa do Mundo' do bodybuilding", declara Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.
As atividades começam na sexta-feira, 27 de outubro, a partir de 10h, com as pesagens dos atletas. Os profissionais de Figure Men’s Physique disputam o título do concurso no sábado, 28 de outubro, de 13h às 17h, e o mais aguardado duelo do Classic Physique será no domingo,29 de outubro, no mesmo horário. Ao todo, 21 Pro Cards serão distribuídos no Mr. Olympia Brasil 2023.
Os primeiros a se apresentar no sábado serão os representantes amadores do Women’s Physique, Bodybuilding, Figure e Classic Physique. Todos os duelos estão marcados para começar às 10h. Os amadores das categorias Bikini Wellness Men’s Physique competem no domingo, no mesmo horário. No dia 28 de outubro, será realizado o torneio Power Bíceps Supino e no dia 29 de outubro o Levantamento Terra.
A edição 2023 do Mr. Olympia Brasil é organizada pela Savaget Promoções & Eventos em parceria com a empresa Musclecontest, promotora do Mr. Olympia no mundo.
Feira e congresso
Paralelamente à competição, é realizada a Mr. Olympia Brasil Expo, feira que também vem crescendo a cada ano, proporcionando resultados aos expositores.
Na edição 2022, 50 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness estiveram presentes, recebendo 2.248 parceiros comerciais e lojistas, acumulando R$50 milhões em negócios e 20 mil pessoas nos dias de feira.
''Também faz parte do evento, a Musclecontest Academy Conference, composta por palestras de estudiosos e pesquisadores das áreas de nutrição esportiva e fitness. A ideia é passar informação técnica e científica a todos os interessados que atuam nesses segmentos'', conta Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest
Nomes relevantes do esporte como Paulo Muzy, Leandro Twin e Deborah Moss dividem seus conhecimentos com os inscritos. Serão 14 horas de imersão no mundo fitness. O local do evento será o Hotel Panamby, que fica na Av. Ordem e Progresso, 115, na Barra Funda.
Foto: Rodrigo Dod
Publicado 03/09/2023 09:44
O I Fórum de Segurança do Navegador Amador foi aberto neste sábado (2) no Clube 'A Hebraica', em São Paulo (SP), com a participação de representantes da sociedade civil e da Marinha do Brasil. O evento idealizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), Comando do 8º Distrito Naval e SOAMAR/SP contou com cinco palestras.
Temas como as responsabilidades dos amadores na embarcação de esporte e recreio e as ações de fiscalização do tráfego aquaviário foram apresentados pelos oficiais da Marinha do Brasil, liderados pelos vice-almirantes Marco Antônio Trovão e Sérgio Renato Berna Salgueirinho. O encontro teve a abertura de Mário Simonsen, presidente da Soamar | SP - Sociedade Amigos da Marinha.
Foram mais de seis horas de interação com os representantes das Forças Armadas e de empresas do segmento, da pirotecnia até as novas tecnologias em equipamentos eletrônicos aplicados para a segurança da navegação.
''Esse debate é importante para a Marinha, pois a gente pode esclarecer melhor as nossas normas e onde são aplicadas... a gente melhora nossa capacidade de normatizar escutando como o navegador amador se sente amparado pelas normas'', disse o vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho.
O I Fórum de Segurança do Navegador Amador discutiu prioritariamente as normas 03 e 34 que regem a navegação de esporte e recreio. Empresas do segmento náutico como BRP Sea Doo, Marine Express Raymarine, Grupo Índios, entre outros estiveram na Hebraica.
''Agradeço a participação de todos os inscritos no Fórum, o que demonstra forte interesse da comunidade náutica pelos assuntos da navegação amadora cooperando para o fomento da mentalidade marítima no nosso País''.
''Com o elevado nível dos palestrantes e a importância dos assuntos apresentados, tenho a certeza que a primeira edição do Fórum de Segurança do Navegador Amador será repleta de sucesso'', disse o vice-almirante Marco Antônio Trovão.
Os debates seguem neste domingo (3) com representantes da sociedade civil, comunidade náutica, proprietários e usuários de embarcações, marinas e clubes náuticos, além de empresas seguradoras, fabricantes de equipamentos de salvatagem, velejadores, pescadores e escolas náuticas.
Mais informações pelo tel 11 92011-5969 ou forum@fsna.org.br
Publicado 31/08/2023 22:16
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) deu início, no dia 31 de agosto, à contagem regressiva de 100 dias para a realização do Mundial da Juventude.
Este evento, reconhecido pela World Sailing, acontecerá de 8 a 16 de dezembro em Búzios, Rio de Janeiro, e espera receber cerca de 600 atletas.
O campeonato, voltado para competidores com até 18 anos, promete emocionantes regatas e a revelação de jovens talentos na vela.
Esta edição marcará o 52º Mundial da Juventude de Vela e a segunda vez que o Brasil sediará o evento. Na edição de 2019, também realizada em Búzios, a competição revelou a dupla vitoriosa Martine Grael e Kahena Kunze.
A trajetória do Brasil no Mundial da Juventude soma um total de 16 medalhas. A primeira medalha foi conquistada por Robert Scheidt na classe Laser, em Largs, Escócia, no ano de 1991.
Onze diferentes categorias serão disputadas, abrangendo classes como ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Hobie Cat 16, Fórmula Kite e iQFoil. Este torneio anual já tem definido que a edição de 2024 será realizada no Largo di Garda, na Itália, no mês de julho do próximo ano.
Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, compartilha: "Nosso objetivo é deixar um legado significativo para Búzios e para o Brasil como um todo''.
''Além disso, os barcos e equipamentos utilizados no evento poderão permanecer no país, contribuindo para o treinamento, competições e o crescimento da comunidade de velejadores no Brasil''.
''Também temos um compromisso com a sustentabilidade e a educação, enfatizando para os jovens a importância de cuidar da natureza e do meio ambiente."
Pedro Rodrigues, gerente de eventos da World Sailing, destaca o histórico de sucesso de Búzios como sede da competição em 2009.
O torneio será realizado em parceria com a CBVela, e espera-se a participação de mais de 900 pessoas de todo o mundo, incluindo atletas, treinadores e torcedores.
Pedro Rodrigues afirma: "Estamos ansiosos para repetir o sucesso de 2009. Os clubes estão prontos para receber esta competição que envolverá 11 classes com os melhores atletas do mundo. A expectativa é de uma emocionante competição em Búzios, aproveitando os cinco locais de regata em um cenário com excelentes condições de vento e água."
Apoiando o desenvolvimento da vela jovem, a vela brasileira destaca o Núcleo de Base do programa da CBVela em parceria com o Ministério do Esporte, através do Convênio 920223/2022. O projeto visa fortalecer a modalidade desde o ano passado, proporcionando treinamento para jovens entre 13 e 17 anos na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e no Clube Naval Charitas, em Niterói.
Este trabalho busca capacitar jovens atletas, preparando-os para o alto rendimento e para competições em níveis olímpicos e pan-americanos.
A CBVela é a entidade oficial que representa a vela esportiva do Brasil, tanto nacional quanto internacionalmente.
Afiliada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a CBVela celebra a vela brasileira, que detém o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do país: oito. No total, os velejadores do Brasil já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Foto: Fred Hoffmann
Publicado 31/08/2023 21:35
Os eventos náuticos recentes realizados em Fortaleza (CE) reforçam a vocação da cidade nordestina como palco da prática de esportes. A capital cearense sediou em agosto competições como a Copa Brasil de Vela e o MolokaBRA, que reuniu milhares de atletas nas modalidades vela, canoagem e remo.
O grande objetivo da cidade, por meio da Prefeitura de Fortaleza e Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) , é fazer do local a Capital do Kite. Os cearenses têm 35 km de praia e ventos constantes suficientes para a prática do kitesurfe, categoria que estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O poder executivo local quer unir turismo, a capacitação e o desenvolvimento territorial, visando a fortificação da identidade de Fortaleza, que já figura entre os destinos turísticos mais procurados do país.
Atualmente, nove escolas estão em operação, sendo cinco localizadas na Barra do Ceará e quatro na Praia do Futuro.
''Recebemos os maiores eventos do mundo, como o MolokaBRA, que está em mais uma edição. Desde então percebemos que a cidade tem um potencial náutico extraordinário. Temos vocação para fazer todas as modalidades náuticas, como SUP, natação, remo, vela, entre outras. É possível praticar atividades em todas as nossas praias'', disse o secretário de Turismo, Alexandre Pereira.
Fortaleza (CE) pode ser considerada a única capital do Brasil que oferece kitesurfe urbano por toda a extensão de sua costa. Após a revitalização, a Avenida Beira-Mar se tornou um centro para diversas atividades náuticas.
As iniciativas também incluem a capacitação dos envolvidos por meio de aulas de inglês (no programa Fortaleza Bilíngue), aulas de culinária e formação de instrutores de kitesurf, entre outros cursos.
Sob a liderança da Setfor, o Movimento Fortaleza Capital do Kite contará com parceiros como o Sebrae, players do setor turístico, operadoras, federações e associações ligadas aos esportes náuticos.
As regatas do MolokaBRA ocorrem nesta semana na região com mais de 80 velejadores das classes Kitesurf, Kite Foil, Wing Foil e Windsurf. A competição, que também terá provas de stand up paddle, remo e canoagem, é considerada a maior de downwind - a favor do vento - do país.
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela é uma das organizadoras do evento ao lado da Federação Cearense de Vela e Motor, Iate Clube de Fortaleza e as entidades que regem as outras modalidades. A ASUP-Ceará é a organizadora geral do festival.
''O evento consolida o Estado do Ceará como um dos locais mais bacanas para velejar pelos ventos e pelas águas quentes. O litoral é muito propício para a prática do downwind, que é a favor do vento. O MolokaBRA, que começou apenas como os remadores, agora ampliou seu festival com mais modalidades e bateu recorde esse ano de atletas participantes '', contou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.
Publicado 31/08/2023 14:26
Nos dias 2 e 3 de setembro, o Clube 'A Hebraica', localizado em São Paulo (SP), será palco de um evento de relevância ímpar para a comunidade náutica do país: o I Fórum de Segurança do Navegador Amador.
O encontro promete unir a expertise da Marinha do Brasil, as vozes da comunidade náutica e a visão de outras autoridades, destacando a importância da cooperação para garantir uma navegação esportiva e recreativa cada vez mais segura e responsável.
A iniciativa, idealizada pela Marinha do Brasil, Diretoria de Portos e Costas (DPC), Comando do 8º Distrito Naval e SOAMAR/SP, tem a finalidade de promover a discussão aprofundada sobre as normas e regulamentos do segmento.
As atividades começam na manhã do sábado (2) com as palestras do Comandante do 8º Distrito Naval Vice-Almirante Marco Antônio Trovão de Almeida e do Diretor de Portos e Costas Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho.
Marcello Souza, o organizador do fórum, compartilha a visão de que este encontro é um marco na busca por um ambiente marítimo seguro e confiável. "Ao reunir em um mesmo local a comunidade náutica, a Marinha do Brasil e outras autoridades, visamos fortalecer as medidas de salvaguarda e reforçar o compromisso com a segurança de todos os que desfrutam das águas para atividades de lazer''.
''Esta é uma oportunidade única para esclarecer dúvidas, apresentar ideias construtivas e, acima de tudo, promover uma colaboração direta que beneficiará a todos."
No I Fórum de Segurança do Navegador Amador serão discutidas as normas 03 e 34 que regem a navegação de esporte e recreio. As inscrições seguem abertas pelo site www.fsna.org.br. Estão confirmados representantes do alto escalão da Marinha do Brasil e de empresas do segmento náutico como BRP Sea Doo, Marine Express Raymarine, Grupo Índios, entre outros.
''Os navegadores devem ter consciência das normas da autoridade marítima, é importante saber sobre equipamentos de salvatagem, as normas que regulamentam o setor e as áreas de navegação. Por isso, o Fórum é super importante para nós. Nunca é pouco utilizar equipamentos e sinalizadores na sua embarcação'', disse Pedro Miranda, presidente do Grupo Índios Indústria e Comércio
Os debates terão a contribuição da sociedade civil, comunidade náutica, proprietários e usuários de embarcações, marinas e clubes náuticos, além de empresas seguradoras, fabricantes de equipamentos de salvatagem, velejadores, pescadores e escolas náuticas.
Mais informações pelo tel 11 92011-5969 ou forum@fsna.org.br
Publicado 30/08/2023 14:35
O Primeiro Fórum de Segurança do Navegador Amador está agendado paras dias 2 e 3 de setembro em São Paulo.
Este evento náutico, associado ao Simpósio de Segurança para Entusiastas da Navegação, organizado pela Sociedade Amigos da Marinha de São Paulo (SOAMAR SP), tem como propósito principal a promoção de discussões e palestras sobre diversos temas relacionados à navegação amadora.
Realizado nas instalações do Teatro Anne Frank no Clube Hebraica, o fórum contará com a participação ativa da Sea-Doo, uma marca pertencente ao Grupo BRP, renomada por suas motos aquáticas.
Um dos destaques será o painel intitulado "Turismo Aquático com Motos Aquáticas", onde será explorado o impacto socioeconômico e avanços resultantes da introdução da modalidade de passeios guiados em diferentes localidades.
O porta-voz deste painel será Fernando Alves, Country Manager da BRP no Brasil.
"A BRP tem vindo a desenvolver um projeto ambicioso destinado a alicerçar a segurança na navegação pretendida para o Brasil. Vamos discutir o nosso compromisso com este projeto, uma prática que a nossa empresa implementa globalmente através do programa Piloto Responsável''.
''Dada a vasta área navegável do país e o seu papel enquanto mercado significativo, o Brasil está também no foco do nosso programa. A segurança no segmento náutico está intrinsecamente ligada à fiscalização e ao aprimoramento das competências dos navegadores. Conforme o turismo náutico se expande, crescem também a qualidade e os progressos socioeconômicos. É uma vitória para todos."
O evento abrangerá dois dias repletos de atividades, compreendendo palestras e debates com o objetivo de apresentar sugestões para as NORMAM (Normas da Autoridade Marítima) 03 e 34. Estas normas regulam questões relacionadas com navegação amadora, embarcações de esporte e recreio, bem como motos aquáticas.
Marcello Souza, Diretor da SOAMAR/SP e coordenador do evento, esclarece: "O Fórum visa estabelecer um diálogo e debates sobre as normas que regem a navegação de lazer e esporte. Através deste encontro, pretendemos reforçar as medidas de segurança, contribuindo para um ambiente marítimo mais seguro e confiável."
Mário Wallace Simonsen, Presidente da SOAMAR/SP, considera que o fórum oferece uma oportunidade valiosa para navegadores amadores, marinas, despachantes e todos os interessados na navegação discutirem diretamente com a Marinha do Brasil, esclarecerem dúvidas e manterem-se informados sobre as últimas novidades:
"Frequentemente, surgem dúvidas e falta um local adequado para perguntar ou obter informações. Este evento proporciona uma oportunidade inédita para que o público e as entidades ligadas a esta atividade possam interagir com a Autoridade Marítima."
A agenda do evento inclui diversas palestras. O primeiro dia começa com palestras do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antônio Trovão de Almeida, e do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho. Em seguida, oficiais da Marinha do Brasil irão discutir as responsabilidades dos amadores nas embarcações de esporte e recreio, além das ações de fiscalização do tráfego aquaviário, juntamente com tópicos sobre segurança do condutor e regularização das embarcações para atividades de lazer e esporte.
No segundo dia, os debates serão centrados na condução segura de motonautas e motos aquáticas, bem como no turismo náutico. A última palestra abordará a contribuição da Marinha do Brasil para a segurança da vida humana no mar.
Para participar deste evento de vagas limitadas, basta realizar a inscrição através do site oficial: http://fsna.org.br/. Lá você encontrará informações detalhadas sobre a programação de palestras e debates.
Publicado 26/08/2023 18:32
A primeira regata do MolokaBRA 2023 foi realizada neste sábado (26) entre as praias das cidades cearenses Aquiraz e Fortaleza. O Desafio Rei e Rainha da Orla para os kitesurfs bidirecionais teve ao todo 35 km, saindo do Beach Park até a Barra do Ceará.
Dos 43 atletas inscritos, apenas dois conseguiram chegar ao final devido aos ventos mais fracos, condição bastante diferente do que ocorre no mês de agosto na região metropolitana de Fortaleza (CE).
O vencedor foi Francisco de Sales Brito do Nascimento, de Natal (RN) , seguido por Michel Marcelino de Trairi (CE) na segunda posição.
''Foi uma prova desafiadora, mas uma coisa é certa: o vento faltou e a resenha vingou. O Molokabra Downwind é um grande desafio e o Rei e Rainha da Orla a grande prova da capital, do Rio Pacoti ao Rio Ceará. Esse ano o recorde não foi batido por causa dos ventos mais fracos'', disse Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.
No domingo (27), o MolokaBRA concentrará os principais eventos da vela com a regata de 60 km do Beach Park até o Cumbuco para as classes Bidirecional, Wing Foil, Wind Surf, Kite Foil e Kite Wave.
''A prova foi um desafio tive que aprimorar minhas técnicas para conseguir ganhar velocidade em alguns momentos que baixava a intensidade de vento. Meu adversário já tinha um tática montada, porém com muita técnica consegui cortar o rumo da chegada e assim chegar em primeiro. Foi uma experiência única muito boa de prova'', contou Francisco de Sales Brito do Nascimento.
A competição, que também terá provas de stand up paddle, remo e canoagem, é considerada a maior de downwind - a favor do vento - do país.
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela é uma das organizadoras do evento ao lado da Federação Cearense de Vela e Motor, Iate Clube de Fortaleza e as entidades que regem as outras modalidades. A ASUP-Ceará é a organizadora geral do festival. O MalokaBRA valerá como Copa Brasil de Downwind.
O evento abrangerá o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC e os Brasileiros de SUP Downwind pela CBSUP.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Foto: Eduardo Pechmann
Publicado 26/08/2023 10:41
Alterado 26/08/2023 11:02
Mr. Olympia Brasil Expo será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP) A terceira edição de uma das maiores competições de bodybuilding do país, que contou com 1.300 atletas em 2022, vale vaga para aquela que é considerada a “Copa do Mundo” da modalidade.
A edição 2023 do Mr. Olympia Brasil Expo , a segunda organizada pela Savaget Promoções e Eventos, em parceria com a empresa Musclecontest, promotora do Mr. Olympia no mundo, será entre 27 e 29 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). Essa, que é uma das mais importantes competições brasileiras de bodybuilding, vale vaga para o Mr. Olympia 2023, considerado a "Copa do Mundo" da modalidade, previsto para novembro, no Orange County Convention Center, em Orlando (EUA).
O Mr. Olympia Brasil Expo recebeu cerca de 20 mil pessoas na edição passada, também realizada no Pro Magno, comprovando o interesse cada vez maior do brasileiro pelo bodybuilding.Mais de 1.300 atletas participaram das disputas nos três dias da competição, em 2022, divididos nas categorias Classic Physique, Bodybuilding, Men’s Physique, Wellness, Bikini, Figure e Women’s Physique, as mesmas da edição 2023. Critérios como volume e definição muscular, apresentação e simetria corporal são alguns dos quesitos de julgamento comuns em todas elas.
“Não tenho dúvidas que o Brasil é um celeiro de talentos do nosso esporte. Há muitos competidores de grande potencial físico. E é inspirador testemunhar a ascensão de atletas desconhecidos e com recursos limitados, em astros do bodybuilding”, diz Tamer El Guindy CEO da Musclecontest.
Segundo Ana Paula Gaziano Leal, CEO da Savaget, vários fatores têm contribuído para o crescimento da modalidade no país. ''O aumento da conscientização em relação ao bem-estar, a popularização da musculação em academias, a influência das mídias sociais e de eventos e competições, como o próprio Mr. Olympia Brasil e o Arnold Sports Festival South America, são, sem dúvida, alavancas poderosas que dão visibilidade ao esporte. Esperamos crescer 12% em relação à temporada passada'', avaliou a CEO da Savaget.
Paralelamente à competição, é realizada a Mr. Olympia Brasil Expo, feira que também vem crescendo a cada ano, proporcionando resultados aos expositores.
Na edição 2022, 50 marcas de nutrição esportiva, equipamentos e moda fitness estiveram presentes, recebendo 2.248 parceiros comerciais e lojistas, acumulando R$50 milhões em negócios e 20 mil pessoas nos dias de feira. Também faz parte do evento, a Musclecontest Academy Conference, composta por palestras de estudiosos e pesquisadores das áreas de nutrição esportiva e fitness. A ideia é passar informação técnica e científica a todos os interessados que atuam nesses segmentos.
Foto: Rodrigo Dod / Savaget
Publicado 25/08/2023 22:08
As regatas do MolokaBRA terão início neste sábado (26) na região metropolitana de Fortaleza (CE) com mais de 80 velejadores das classes Kitesurf, Kite Foil, Wing Foil e Windsurf. A competição, que também terá provas de stand up paddle, remo e canoagem, é considerada a maior de downwind - a favor do vento - do país.
O evento acontecerá nas cidades de Aquiraz, Fortaleza e Caucaia em percurso passando por cartões-postais do estado como o Beach Park, Praia de Iracema e Cumbuco, considerada a meca do kite na América do Sul.
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela é uma das organizadoras do evento ao lado da Federação Cearense de Vela e Motor, Iate Clube de Fortaleza e as entidades que regem as outras modalidades. A ASUP-Ceará é a organizadora geral do festival.
''O evento consolida o Estado do Ceará como um dos locais mais bacanas para velejar pelos ventos e pelas águas quentes. O litoral é muito propício para a prática do downwind, que é a favor do vento. O MolokaBRA, que começou apenas como os remadores, agora ampliou seu festival com mais modalidades e bateu recorde esse ano de atletas participantes '', contou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.
Serão seis provas de vela com início neste sábado (26) com o Desafio Rei e Rainha da Orla, uma regata de kitesurf bidirecional de 35 km, saindo do Beach Park até a Barra do Ceará.
No domingo (27), o MolokaBRA concentrará os principais eventos da vela com a regata de 60 km do Beach Park até o Cumbuco para as classes Bidirecional, Wing Foil, Wind Surf, Kite Foil e Kite Wave.
A competição valerá como Copa Brasil de Downwind. A previsão é de ventos de 12 nós, considerado de média para intensidade nas categorias citadas acima. A temperatura deve ficar na casa dos 30 graus.
''Tecnicamente é uma prova rápida, os atletas precisam ficar com o pé no acelerador e por isso a maioria faz em um pouco mais de uma hora. É um desafio bem físico e não adianta andar numa linha reta. Tem que saber usar o vento e o swell wave - ondas do mar'', disse Dudu Mazzocato, velejador brasileiro.
O evento abrangerá o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC e os Brasileiros de SUP Downwind pela CBSUP. Esses tipos de eventos geralmente atraem atletas tanto nacionais quanto internacionais, proporcionando uma plataforma para competição e intercâmbio esportivo.
Tupuri King, um atleta da Nova Zelândia reconhecido na canoagem oceânica, compartilhará seu conhecimento e habilidades com outros participantes em Fortaleza (CE).
As entregas de kits e briefings técnicos foram realizados no Iate Clube de Fortaleza, que teve a presença de Manoel Linhares, vice-comodoro. ''Nós queremos que os atletas se sintam em casa e por isso recebemos tão bem esses participantes de todo o Brasil'', reforçou Manoel Linhares.
O representante do Iate Clube de Fortaleza também é presidente da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Publicado 25/08/2023 22:07
Enquanto na classe Kite Tubular, Vitor Filho garantiu a liderança nesta sexta-feira (25), na Praia da Pontinha do Outeiro.
Com o vento Sudoeste de 8 a 14 nós, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela organizou as primeiras disputas da competição Internacional. No Formula Kite, o atleta Bruno Lobo foi seguido pelos jovens Lucas Fonseca e Marcos Rodrigues.
No Kite Tubular, a CR - Comissão de Regatas organizou uma regata, com Vitor Filho na frente de José Victor e Gleison Rodrigues.
“O vento mudou bastante de direção e intensidade, mas feliz que conseguimos completar todas as regatas. A garotada do Brasil mostrou um alto nível e tive o prazer de fazer boas disputas ao longo da prova, explicou Bruno Lobo, velejador brasileiro em Paris 2024.
Referência no Brasil e nas Américas nos últimos anos, o maranhense não foca apenas na competitividade na água. Bruno compartilha sua experiência com os demais competidores.
“Eu aprendi tudo muito sozinho no Maranhão. Eram treinos de forma solitária e isso dificulta na sua evolução. Acredito que estou colhendo algumas sementes no País e compartilhar conhecimento é fundamental para a classe brasileira”, afirmou.
Neste sábado (26), a expectativa é realizar mais regatas na Copa Internacional de KiteSurf Araruama.
Apoio à Vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Publicado 25/08/2023 19:31
Alterado 26/08/2023 18:32
As regatas do MolokaBRA terão início neste sábado (26) na região metropolitana de Fortaleza (CE) com mais de 80 velejadores das classes Kitesurf, Kite Foil, Wing Foil e Windsurf. A competição, que também terá provas de stand up paddle, remo e canoagem, é considerada a maior de downwind - a favor do vento - do país.
O evento acontecerá nas cidades de Aquiraz, Fortaleza e Caucaia em percurso passando por cartões-postais do estado como o Beach Park, Praia de Iracema e Cumbuco, considerada a meca do kite na América do Sul.
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela é uma das organizadoras do evento ao lado da Federação Cearense de Vela e Motor, Iate Clube de Fortaleza e as entidades que regem as outras modalidades. A ASUP-Ceará é a organizadora geral do festival.
''O evento consolida o Estado do Ceará como um dos locais mais bacanas para velejar pelos ventos e pelas águas quentes. O litoral é muito propício para a prática do downwind, que é a favor do vento. O MolokaBRA, que começou apenas como os remadores, agora ampliou seu festival com mais modalidades e bateu recorde esse ano de atletas participantes '', contou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.
Serão seis provas de vela com início neste sábado (26) com o Desafio Rei e Rainha da Orla, uma regata de kitesurf bidirecional de 35 km, saindo do Beach Park até a Barra do Ceará.
No domingo (27), o MolokaBRA concentrará os principais eventos da vela com a regata de 60 km do Beach Park até o Cumbuco para as classes Bidirecional, Wing Foil, Wind Surf, Kite Foil e Kite Wave.
A competição valerá como Copa Brasil de Downwind. A previsão é de ventos de 12 nós, considerado de média para intensidade nas categorias citadas acima. A temperatura deve ficar na casa dos 30 graus.
''Tecnicamente é uma prova rápida, os atletas precisam ficar com o pé no acelerador e por isso a maioria faz em um pouco mais de uma hora. É um desafio bem físico e não adianta andar numa linha reta. Tem que saber usar o vento e o swell wave - ondas do mar'', disse Dudu Mazzocato, velejador brasileiro.
O evento abrangerá o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC e os Brasileiros de SUP Downwind pela CBSUP. Esses tipos de eventos geralmente atraem atletas tanto nacionais quanto internacionais, proporcionando uma plataforma para competição e intercâmbio esportivo.
Tupuri King, um atleta da Nova Zelândia reconhecido na canoagem oceânica, compartilhará seu conhecimento e habilidades com outros participantes em Fortaleza (CE).
As entregas de kits e briefings técnicos foram realizados no Iate Clube de Fortaleza, que teve a presença de Manoel Linhares, vice-comodoro. ''Nós queremos que os atletas se sintam em casa e por isso recebemos tão bem esses participantes de todo o Brasil'', reforçou Manoel Linhares.
O representante do Iate Clube de Fortaleza também é presidente da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Fonte: On Board Sports
Foto: Marcio Azevedo
Publicado 24/08/2023 14:09
A CBVela - Confederação Brasileira de Vela anunciou mais de 100 velejadores já inscritos para competir na 2ª edição da Copa Internacional de Kitesurf Araruama, que será um formato de seletiva para o Mundial da Juventude. As inscrições serão finalizadas presencialmente nesta sexta-feira (25), até às 10h, na Praia da Pontinha do Outeiro, em Araruama.
As regatas da Copa Internacional de Kitesurf terão a primeira largada nesta sexta-feira (25), às 10h30, com a classe Formula Kite Foil Olímpico. Logo após estão programadas regatas de Kitesurf Bidirecional Tubular Race e a classificatória das provas Freestyle.
Segundo Walter Boddener, Diretor de Regatas da CBVela, a Copa Internacional de Kitesurf será fundamental para os atletas e organizadores visando o Mundial da Juventude, entre 8 e 16 de dezembro, em Búzios (RJ).
“O festival de Araruama está em plena fase final de organização. É fundamental o foco dos atletas, que já são 100 velejadores inscritos! A prefeitura está fornecendo uma estrutura em terra fantástica e na água a equipe da CBVela organizará as regatas. Esse ano, o Festival é também seletiva para o Mundial da Juventude na Classe Formula Kite, como um dos eventos válidos para a seleção da equipe”, explicou Walter Boddener, Diretor de Regatas da CBVela.
“Estamos todos focados para entregar mais um grande evento, com muita diversão e bons ventos! Tenho certeza que os velejadores irão proporcionar ótimas regatas para o público que estará na Praia da Pontinha do Outeiro, em Araruama”, finalizou.
A classe Fórmula Kite, assim como as pranchas do IQFoil, estreiam nos Jogos Olímpicos em Paris 2024. Na última semana, o maranhense Bruno Lobo confirmou a vaga brasileira na Fórmula Kite.
Apoio à Vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Foto: Fred Hoffmann
Fonte: On Board
Publicado 23/08/2023 13:34
A equipe da Forster Fitness & Reviews participou, na última semana, da 24ª edição da IHRSA Fitness Brasil, considerado o principal evento do segmento da América Latina. A feira foi instalada no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
A exposição apresentou novos produtos e tendências para os profissionais da indústria do fitness, saúde e bem-estar. Mais de 100 marcas estiveram presentes nos quatro dias de feira, incluindo empresas do mercado nacional e também internacional.
Presente na IHRSA Fitness Brasil em todas as datas, o especialista Daniel Forster visitou estande por estande e acompanhou de perto para seus canais nas redes sociais as inovações trazidas de fora.
A Forster Fitness & Reviews, umas das referências em conteúdos de equipamentos fitness da América Latina, está presente nesta semana em duas dessas grandes exposições para trazer ao consumidor final as inovações.
''Foi o melhor evento fitness do ano! E com certeza foi nossa melhor cobertura apresentando destaques em equipamentos, tecnologias e experiências do usuário, principalmente para quem treina em casa'', explicou Daniel Forster.
O profissional do ramo destacou a organização da Fitness Brasil, as plenárias com belo visual e muitos conteúdos que agregaram ao mercado, principalmente aos gestores de academias.
Na avaliação de Daniel Forster, a tecnologia e experiência do usuário nos equipamentos fizeram a diferença em 2023, principalmente nas esteiras e bikes com tela e aulas com professores brasileiros da Goper e da Trendx, além do totem inteligente Bionic, da Movement.
Outros pontos de destaque na IHRSA Fitness Brasil foram a tecnologia para alta performance e os aparelhos de musculação com movimentos novos, biomecânicas revisadas e melhoradas.
A integração entre equipamento e aplicativo são ainda poucos que conseguem entregar com qualidade e confiabilidade e nessa feira destacam-se Matrix Performance Plus XL tela 22', Technogym Run tela 19' e GoperProPlus tela 27'.
''Todos esses testes e estudos me ajudam a treinar melhor - e estou evoluindo bem - e estão diretamente ligados à proposta de nosso canal, que é apresentar tudo que pudermos e ajudar as pessoas no dimensionamento correto do equipamento e da experiência que espera nele'', contou Daniel Forster.
A Forster Fitness & Reviews é a principal plataforma de conteúdos de equipamentos fitness para atividades físicas e tecnologia em casa e condomínio, ou mercados residencial e vertical. O canal de comunicação apresenta soluções e inovações de várias marcas de equipamentos selecionados e testados pela equipe liderada por Daniel Forster.
O objetivo é oferecer informação de qualidade da maior gama possível de equipamentos nacionais e internacionais. A empresa é especializada em montagens de academias em casas e condomínios.
Publicado 22/08/2023 11:33
Academias e estúdios de atividades físicas adotam cada vez mais o MMT - Treinamento de Modalidades Mistas, conceito similar ao MMA, que ficou popularmente conhecido no país pela franquia UFC. A disciplina esportiva é resultante da combinação de várias outras modalidades e diferentes programas de atividades.
O MMT não pode ser cravado como sinônimo de CrossFit. A marca foi idealizada nos Estados Unidos nos anos 2000 e popularizada no mundo pela Reebok usando os treinos de MMT. O CrossFit está para o MMT da mesma forma que o UFC está para o MMA, ou que a marca Bombril está para palha de aço.
Desde 2019, a empresa norte-americana CrossFit Inc detém a exclusividade da marca no Brasil e opera por meio de um sistema de filiação. Somente aqueles que pagam R$ 12.000 por ano para usar a chancela CrossFit.
''A maioria das pessoas tinha uma ideia de que CrossFit era uma modalidade, mas na verdade é um programa de condicionamento físico. As maiores referências na internet são por causa das competições, chamadas de Games''.
''A marca se tornou uma referência para a prática do MMT, mas não é dona do conceito.Isso é similar ao que acontece no UFC, onde a utilização da marca é regulamentada para contratos, eventos e lutas. O UFC é associado ao MMA assim como o CrossFit é ligado ao MMT'', explicou o educador físico Teco Martins.
Teco Martins explica que o programada do MMT pega diversos fundamentos do esporte como ginástica olímpica, remo, LPO - levantamento de peso, atletismo e remo, que entrega uma preparação física com modalidade mista.
Há quase 30 anos no mercado de treinamento no ABC Paulista, Teco Martins conta que o maior desafio é explicar para os alunos que eles não precisam ter um currículo atlético para fazer parte da academia e as aulas de MMT.
''Estamos aqui para desenvolver as habilidades físicas de cada um. Não é necessário ter histórico em nenhum esporte. Temos um programa bem desenvolvido para os alunos, além de cursos para preparar profissionais de educação física e treinamento''.
O curso de formação de treinadores desenvolvido pela equipe multidisciplinar de Teco Martins terá início em setembro e contará com 14 semanas de atividades. Durante esse período o acesso as aulas de MMT são livres na unidade de Santo André (SP) do Box 198.
As alunas e alunos em curso de formação devem entregar o mínimo de 40 horas de experiência prática durante as semanas. Além disso, o programa inclui cinco workshops sobre MMT. O grupo também receberá informações semanalmente com sugestões de leitura, reuniões virtuais periódicas e indicação de livros para formar sua biblioteca pessoal de treinador.
A Box 198 fica na Rua Padre Manoel de Paiva, 198 - Jardim, em Santo André (SP). Mais informações em https://www.tecomartins.com/artigos
Publicado 21/08/2023 15:24
No próximo domingo, 27 de agosto, a cidade de Tatuí, situada a 130 km da capital paulista, será o cenário de um emocionante desafio para ciclistas de toda a região: a terceira edição do Bike Series.
Este evento acontecerá nas renomadas instalações do Campo de Provas da Ford e tem atraído a atenção tanto de ciclistas experientes quanto de entusiastas do esporte.
O circuito, com extensão de 6,8 quilômetros, é notável por suas inclinações desafiadoras, somando um total de 68 metros de subidas acumuladas por volta.
Os participantes, podendo competir individualmente (Solo) ou em dupla (Duo), terão três horas para completar o maior número possível de voltas no percurso do Bike Series.
A partida está agendada para as 8h30. Com um total de 500 atletas inscritos, o Bike Series está se consolidando como um dos principais eventos no calendário esportivo da região.
Os ciclistas poderão contar com a assistência mecânica da prestigiada marca Shimano, garantindo que suas bicicletas estejam em condições ideais para encarar o desafio.
Décio Rodrigues Júnior, organizador do Bike Series, comentou: ''O Bike Series em Tatuí promete um dia cheio de emoções, superações e muita adrenalina. Temos um circuito desafiante, infraestrutura de alta qualidade e rigorosas medidas de segurança.''
As instalações do Campo de Provas da Ford oferecem uma infraestrutura única e proporcionam uma experiência inigualável aos competidores. A segurança dos participantes é uma prioridade, e o evento contará com uma série de medidas para assegurá-la.
Equipes de ambulâncias UTI e resgate estarão prontas, assim como um ambulatório para atendimentos de emergência. Além disso, equipes de sinalização de pista estarão presentes para orientar os ciclistas ao longo do trajeto.
Comodidade também está garantida. Aqueles que desejarem chegar de carro terão estacionamento gratuito disponível. Para manter os atletas hidratados, água e isotônicos serão fornecidos ao longo do evento.
O Bike Series no Campo de Provas da Ford é promovido, realizado e organizado pela Dr2 Sports, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo.
Publicado 20/08/2023 17:59
O maior evento de bicicleta do país reuniu mais de 50 mil pessoas em quatro dias.
A parte técnica do evento de ciclismo e as transmissões foram organizadas pela Avelar Sports, referência na realização de eventos de MTB no Brasil com as provas do Internacional Chaoyang Estrada Real e Desafio dos Gigantes. O XCC - Short Track do Desafio dos Gigantes da Shimano Fest teve 20 minutos e mais uma volta para ambos os gêneros.
A prova do Short Track teve um percurso de 800 metros com quatro obstáculos de madeira mais naturais. A Avelar Sports colocou dois all rides na pista todos preservando o tombamento histórico do Memorial da América Latina, projeto construído por Oscar Niemeyer.
A etapa teve um circuito bastante travado com dois trechos de alta. Foram usados os dois bosques que ficam dentro do parque, deixando a disputa bastante técnica.
O lugar mais alto do pódio no masculino ficou com o mineiro Mário Couto após uma disputa acirrada desde a largada contra o vice-campeão Nicolas Ben10. Em terceiro terminou Pedro Hilo. Ao todo, 21 atletas participaram do Desafio dos Gigantes XCC.
''Consegui largar bem, mesmo não tendo feito uma classificatória ideal, e me mantive no top 3 na prova. Estava determinado a vencer essa corrida e na última volta eu acelerei com tudo e ultrapassei o Nicolas Ben10 na reta''.
''Fiquei 'na roda' durante toda a prova e isso ajudou com energia. Estava em terceiro e passei o Pedro Hilo na região das raízes. E como o Ben10 puxou toda a prova eu tive mais perna'', contou Mário Couto, de Divinópolis (MG), que se sagrou bicampeão da prova.
No feminino, a paulista Luiza Cocuzzi fez uma prova de recuperação e venceu o Short Track nos metros finais, após ultrapassar Letícia Cândido. A atleta entrou para a corrida ainda preocupada com o acidente que o irmão Luiz Cocuzzi teve no masculino. Favorita, Luiza acabou caindo logo na primeira volta e precisou fazer a escalada.
O duelo roda a roda ficou até os 200 metros finais, quando Luiza Cocuzzi aproveitou sua habilidade para passar pelas raízes e a medalha de ouro foi para a jovem atleta. ''Depois que eu caí pensei que era tudo ou nada. Aumentei meu ritmo até o final. Depois foi uma disputa com a Letícia, que era mais rápida nas retas e eu nos obstáculos'', contou Luiza Cocuzzi.
No Desafio dos Famosos, o vencedor foi Miguel Caldas Giovanini, seguido por Luis Perrela e Luiz Fernando. No feminino, a vencedora foi Patrícia Loureiro seguida por Carolina Ercolin.
Assista às provas -- https://www.youtube.com/watch?v=OnscA_uslPU
''É o principal evento do segmento de bicicletas e uma honra participar da Shimano Fast. Queremos fomentar ainda mais o MTB no Brasil e a feira tem tudo para não ser apenas para negócios e sim para a cultura da modalidade'', explicou Felipe Avelar, organizador da prova.
Além de montar a pista do Short Track e organizar os Desafios dos Gigantes e dos Famosos, a Avelar Sports montou cinco estande na Shimano Fest, inclusive da empresa japonesa que detém o naming rights da feira e é líder mundial em componentes e acessórios para bikes.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Foto: Cesar Delong
Publicado 19/08/2023 17:37
L'Étape Brasil by Tour de France presented by Santander comemora neste sábado, 19 de agosto, o Dia do Ciclista. A prova é considerada a maior da América Latina e tem em seu calendário anual três eventos.
Em todas as edições já realizadas, L'Étape Brasil prioriza por uma experiência diferenciada aos participantes, sem contar pontos de hidratação e alimentação, além de segurança para os atletas.
A data do Dia do Ciclista foi estabelecida oficialmente em 2018 no calendário brasileiro graças à aprovação de um projeto no Congresso Nacional. O dia é uma forma de homenagear o ciclista Pedro Davison.
Essa iniciativa de instituir o Dia do Ciclista também busca fomentar o respeito aos ciclistas e promover o uso da bicicleta como meio de locomoção nos percursos cotidianos.
''Somos muitos e a nossa comunidade só cresce! Feliz seu dia, Ciclista! Parabéns por fazer a diferença em sua vida e no meio ambiente. Comemore esta data da melhor forma, pedalando. Nos vemos na estrada!'', escreveu o perfil nas redes sociais do L'Étape Brasil by Tour de France presented by Santander.
O medalhista olímpico Bruno Prada é o organizador das provas no Brasil, país com um dos maiores números de corridas chanceladas pelo Tour de France. Na visão do atleta, o Dia do Ciclista é mais do que uma simples data no calendário para o evento. É uma oportunidade de reforçar a importância de promover a segurança e proporcionar uma experiência enriquecedora durante as provas.
''Sabemos que cada ciclista que participa das nossas provas confia não apenas na qualidade do percurso, mas também na segurança enquanto pedala. O L'Étape não é apenas sobre desafios pessoais e conquistas esportivas, mas também sobre celebrar a paixão pelo ciclismo de forma segura e agradável''.
''Queremos que cada participante termine a prova com uma sensação de realização e satisfação, sabendo que sua experiência foi cuidadosamente planejada para garantir não apenas o seu desempenho, mas também a sua segurança'', concluiu Bruno Parada.
O próximo será L'Étape Campos do Jordão, que agita o Vale do Paraíba de 22 a 24 de setembro. As largadas serão às 6h para os ciclistas de percurso longo e às 7h30 para os do percurso curto. Eles têm 107 e 66 km, com 2300 e 1300 m de elevação, respectivamente.
No total, há o limite de 3.500 inscritos para o L'Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander. As largadas e as chegadas serão sempre no Campos do Jordão Convention Center.
Em 2024, as provas de Cunha (SP) e Rio de Janeiro (RJ) estão confirmadas. O L'Étape Cunha será de 5 a 7 de abril do ano que vem. Já a quarta edição do L'Étape Rio será em 2024 entre os dias 28 a 30 de junho e o percurso será diferente das provas anteriores.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
🐕⚖️ JUSTIÇA PELO THOR! Uma manifestação por Thor, o cãozinho comunitário morto com tiro na cabeça por ...