BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Coronel Jefferson explica como criançada pode participar do Fifa Legacy
Centro atende crianças de 8 a 15 anos com aulas gratuitas de futebol
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Com inscrições abertas e gratuitas, o Centro de Desenvolvimento do Futebol Fifa Legacy, em Balneário Camboriú, atende crianças de 8 a 15 anos com aulas diárias de futebol. O projeto é mantido pela Fifa em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, a Federação Catarinense de Futebol e a prefeitura.
O árbitro de futebol e coronel da reserva da Polícia Militar Jefferson Schmitt, que é o administrador do Centro de Desenvolvimento do Futebol Fifa Legacy, esteve no DIARINHO nesta quarta-feira para participar do programa Desembucha JC.
Continua depois da publicidade
Coronel Jefferson falou, entre outros assuntos, sobre o Fifa Legacy, política da Fifa que promete deixar legados aos países que recebem jogos da Copa do Mundo, com foco no desenvolvimento do futebol e na inclusão social.
O Brasil abrigou a Copa do Mundo pela última vez em 2014. Na ocasião, a região sul teve jogos no Rio Grande do Sul e no Paraná, mas Santa Catarina não recebeu partidas oficiais. Mas o estado catarinense foi contemplado com um projeto de legado da Fifa, voltado especialmente à formação esportiva de crianças e adolescentes.
Segundo Jefferson, o legado Fifa consiste na construção de um complexo destinado ao desenvolvimento do futebol para crianças de 8 a 15 anos, com caráter social. “As crianças que vão lá não pagam nada. Nada para ter as aulas, nada para usar o campo, os vestiários, ter um professor à disposição”, explicou.
A escolha do local foi feita por indicação da Confederação Brasileira de Futebol. Santa Catarina foi contemplada por meio de uma parceria entre a Federação Catarinense de Futebol e a prefeitura de Balneário Camboriú, que cedeu o terreno onde funcionava um campo da associação de moradores, ao lado da federação.
Com recursos da Fifa, foi construído o Centro de Desenvolvimento do Futebol, que hoje está sob responsabilidade da CBF e da Federação Catarinense de Futebol. O espaço foi entregue em agosto do ano passado e passou a atender projetos ligados à confederação e também a comunidade.
Após a inauguração, foi definida a gestão do local para garantir organização, manutenção e uso equilibrado do complexo. Jefferson explicou que o espaço atende escolinhas vinculadas à CBF, como o projeto Gol do Brasil, e também moradores da cidade, sempre respeitando o convênio firmado com a prefeitura.
Trajetória ligada ao futebol
O cargo de administrador é vinculado à CBF. Jefferson explicou que a escolha ocorreu pela trajetória ligada ao futebol. Ele tem 30 anos de atuação como árbitro, três anos como técnico, concluiu a licença C da CBF Academy, possui a licença base da federação e se prepara para cursar a licença B. Segundo ele, a carreira na Polícia Militar não foi determinante para a nomeação.
Continua depois da publicidade
Como fazer a inscrição
As famílias interessadas em inscrever crianças de 8 a 15 anos podem procurar diretamente a Federação Catarinense de Futebol ou o Centro de Desenvolvimento do Futebol Fifa Legacy, em Balneário Camboriú. Também é possível ter informações pelo site da federação.
As inscrições são feitas por meio de um aplicativo, com orientação do coordenador técnico do projeto, o professor Fernando, responsável por explicar o funcionamento das aulas e a organização das turmas. As atividades acontecem diariamente, nos períodos da manhã e da tarde, com divisão por faixa etária.
Continua depois da publicidade
As crianças que mantêm frequência regular passam a integrar oficialmente o projeto. “O aluno precisa ter continuidade, frequentar as aulas. Quando se firma como aluno, passa a receber os uniformes do projeto Gol do Brasil, que são muito parecidos com o uniforme da seleção brasileira, o que dá orgulho para a criança”, disse.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
