ATOS GOLPISTAS
Bolsonaro já está cumprindo pena na Papudinha
Transferência foi determinada pelo STF e aconteceu na tarde desta quinta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido da Superintendência da Polícia Federal para a Papudinha, como é conhecida a sala de estado-maior que fica dentro do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A transferência foi na tarde desta quinta-feira, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na chamada Papudinha, Bolsonaro deverá cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado. Logo após a transferência, ele pôde receber visitas de familiares, com tempo total de três horas.
Continua depois da publicidade
A decisão judicial também determinou que Bolsonaro seja submetido a avaliação de uma junta médica oficial, formada por médicos da Polícia Federal, para análise de seu estado clínico, das necessidades para o cumprimento da pena e da eventual necessidade de internação em hospital penitenciário.
O laudo médico deverá ser entregue em até 10 dias. A defesa e a Procuradoria-Geral da República poderão indicar assistentes técnicos e apresentar quesitos no prazo de 24 horas.
Entre as medidas autorizadas pelo STF estão assistência médica integral, 24 horas por dia, tanto por profissionais do sistema penitenciário quanto por médicos particulares previamente cadastrados, sem necessidade de autorização prévia do judiciário.
Também foi autorizada a remoção imediata para hospitais em casos de urgência, com comunicação ao STF no prazo de 24 horas. Bolsonaro poderá fazer sessões de fisioterapia em dias e horários indicados pelos médicos, com cadastramento do profissional e notificação ao juízo responsável.
A defesa também poderá providenciar a entrega diária de alimentação especial. Equipamentos como esteira e bicicleta ergométrica, além da instalação de barras de apoio e grades de proteção na cela, poderão ser providenciados conforme recomendação médica.
O pedido para uso de uma smart TV foi negado. Sobre as visitas, Michelle Bolsonaro e os filhos Carlos, Flávio, Jair Renan e Laura, além da enteada Letícia Firmo da Silva, poderão visitar o ex-presidente uma vez por semana, às quartas ou quintas-feiras, em horários previamente definidos. Demais visitas seguirão as regras do sistema penitenciário do Distrito Federal e dependerão de autorização judicial.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
