TOMBAMENTO
Casarão do Guarani vira patrimônio histórico de Itajaí
Prédio no centro da cidade guarda memória de grandes festas e carnavais
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A sede da Sociedade Guarani no centro de Itajaí, que abrigou grandes bailes de carnaval, foi tombada como patrimônio histórico. A homologação do tombamento saiu em decreto assinado na terça-feira pelo prefeito Robison Coelho (PL), concluindo processo do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Itajaí.
O tombamento é parcial, permitindo algumas alterações nas áreas novas reformadas do prédio e em áreas de apoio, “a fim de conferir funcionalidade e adaptação a novos usos”, conforme o decreto. No restante do imóvel, as características originais devem ser preservadas.
Continua depois da publicidade
O decreto prevê a manutenção dos elementos arquitetônicos originais externos, as fachadas originais, elementos internos de relevância histórica, como esquadrias metálicas e de madeira, além de piso, cores, muros e luminárias originais. Com o tombamento, Itajaí soma 19 prédios protegidos como patrimônio, entre museus e casarões públicos e particulares.
A sede histórica do clube Guarani fica no coração de Itajaí, na esquina da rua Hercílio Luz com a avenida Sete de Setembro. O edifício famoso pela arquitetura clássica foi inaugurado em 1953, idealizado como “palácio” com salões para grandes eventos. Ao longo dos anos, o local recebeu famosos bailes de carnaval, festas de debutantes, casamentos e eventos temáticos que marcaram a vida social e cultural de Itajaí.
O prédio tem três salões e foi construído em um estilo californiano único, tipo de arquitetura que estava em alta na época devido à influência cultural norte-americana, com inspiração nas glamorosas mansões de Hollywood. Reformas incorporaram elementos tecnológicos pra personalizar o ambiente conforme as necessidades, dando versatilidade pra realização de casamentos, aniversários, reuniões, confraternizações e festas de todos os tipos.
Com o crescimento do clube, a sede original ficou pequena para as atividades. A sociedade se expandiu pra Praia Brava em 2014, onde mantém hoje as sedes social, esportiva e administrativa. O prédio no centro seguiu como sede histórica do Guarani, ainda usada para atividades culturais e eventos sociais como casamentos, aniversários e reuniões. Em 2023, a área do estacionamento no terreno foi negociada com uma construtora pra um edifício residencial.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Prédios tombados em Itajaí
Casa Malburg (Receita Federal)
Casa Burghardt (Fundação Cultural de Itajaí)
Continua depois da publicidade
Casa Konder
Mercado Público
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Continua depois da publicidade
Fábrica de Tecidos Renaux (Biblioteca Pública Municipal)
Casa Lins (Arquivo Público)
Grupo Escolar Victor Meirelles (Casa da Cultura Dide Brandão)
Continua depois da publicidade
Estação Ferroviária Engenheiro Vereza (Museu Etno-Arqueológico)
Hotel Brazil (Rota do Mar)
Casa Almeida e Voigt
Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)
Capela Santa Terezinha
Sociedade Sebastião Lucas
Igreja da Imaculada Conceição
Antiga Fiscalização dos Portos (Casa da Inspetoria)
Casa Bauer
Herbário Barbosa Rodrigues
Sede histórica da Sociedade Guarani
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
