ITAJAÍ
Defesa Civil manda retirar camarotes VIP instalados sobre os bares
Estrutura foi interditada ainda na noite de sábado
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Depois do desabamento que deixou seis pessoas feridas na noite de estreia do Réveillon de Itajaí, a Defesa Civil determinou a retirada dos camarotes VIP montados sobre os bares da festa. Parte da estrutura foi interditada ainda na noite de sábado.
Segundo o coronel Onir Mocelin, coordenador da Defesa Civil, o desmanche da estrutura começará ainda na manhã deste domingo. Os convidados do espaço pagavam cerca de R$ 80 por convite. “Interditamos o local e determinamos que todos fossem retirados da parte de cima. Eles já começaram a desmontar toda a estrutura metálica que sustentava os camarotes. Vai ficar apenas a cobertura, que é uma lona. Os camarotes serão montados no chão, com metade da estrutura usada para isso e a outra metade para venda de bebidas”, explicou.
Continua depois da publicidade
Um engenheiro da empresa Kibo Produções e Eventos, organizadora da festa, será o responsável técnico pela nova montagem e assinará a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). “Acredito que agora o local ficará bem mais seguro, diferente do que estava antes, quando a estrutura metálica cedeu”, destacou o coordenador.
Mocelin esteve no local na noite de sábado com a equipe da Defesa Civil. Eles fizeram registro fotográfico e em vídeo para elaboração do relatório técnico.
O capitão Dummel, responsável pelo setor de fiscalização dos Bombeiros, informou que a empresa estava com toda a documentação regular para a montagem do evento. "Toda documentação estava correta. Foi realizada vistoria na tarde de ontem (sábado) e hoje iremos novamente fiscalizar o local", disse o capitão.
Sobre a retirada dos camarotes, o capitão "acredita ser o mais prudente". "E cobraremos emissão de nova ART da estrutura que ficou lá", adiantou.
Seis feridos
O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com seis ambulâncias. O chamado entrou às 21h52 com a informação de "múltiplas vítimas" após o colapso parcial da estrutura.
De acordo com o relatório dos bombeiros, o lado esquerdo da estrutura, visto de frente, cedeu. Na parte de baixo funcionava um bar, e no piso superior estavam os camarotes.
Seis pessoas tiveram ferimentos leves. Um casal foi levado ao hospital Marieta para exames e verificar se havia fraturas. Toda a área foi isolada para a desmontagem da estrutura após o evento.
Além dos bombeiros, também atenderam a ocorrência a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
A estrutura foi montada pela empresa Kiko Produções e Eventos, criada em agosto deste ano. A sede da empresa fica em um prédio residencial na rua Suécia, na Praia Brava, em Itajaí. A prefeitura ainda não informou o valor do contrato com a empresa, a modalidade da licitação e se a empresa já dispõe de experiência no ramo.
Show de domingo
Mesmo com o acidente e a chuva forte da noite de sábado, a Turma do Pagode encerrou o primeiro dia do réveillon. O acidente, que deixou seis pessoas feridas, aconteceu durante a apresentação do cantor de pagode Suel.
Pra este domingo, está previsto o show de Bruninho & Davi, dupla de sertanejo universitário, conhecida pela interação com o público. hits da dupla são "E Essa Boca Aí?", "Se Namorar Fosse Bom" e "Imagina Com as Amigas".
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
