JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Viaja mais que piloto de avião
(foto: divulgação)
Viaja mais que piloto de avião! O superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, tá sempre no ar...
Passagem para a Índia
O superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo, está na Índia. Foi acompanhar a comitiva do presidente Lula (PT). João Paulo não perde uma. Tá mais em Brasólia do que aqui. ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Passagem para a Índia
O superintendente do Porto de Itajaí, o polido João Paulo, está na Índia. Foi acompanhar a comitiva do presidente Lula (PT). João Paulo não perde uma. Tá mais em Brasólia do que aqui. Viaja mais do que piloto de avião. Bocudos de plantão dizem que ele faz de tudo para virar petista da gema… Se rebola… Arreda bocudos, infelizes!
Teu passado te condena
Explico. João Paulo é cristão novo no PT – tem passado no “Centrão” – e, de cara, já pegou um “cargão”. Mas a petistada é foda: deve olhar pra ele com aquela cara de cu e pensar “o que é que esse cara tem que eu não tenho?” João deve sentir a vibe, vai ver que é por isso que se coça tanto pra agradar.
Aparelhamento
João faz de tudo. Faz tudo o que pedem. Encheu o porto de petistas que perderam a boquinha aqui e ali e viviam coçando sacarias e periquitas. Gente que entende tanto de porto quanto eu de química quântica. Abrigou nulidades, do PDT e do MDB/Podemos. Sempre que tem um evento petista é o que mais bate palmas… Mas, será que isso tudo adianta?
Creio que não
O PT da city pexêra não existe. O PT da Dubai brasileira menos ainda. E não existe porque o PT não tem quadros. Não renova os quadros. E quando renova, desconfia. Fica esperando demonstrações de servidão. A pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: como se forjam lideranças assim?
É indústria da multa que chama? Avenida Marcos Konder, em Itajaí, criou um corredor de busão e multa na espinha (foto: SMSP/Diego Santos)
A resposta de 1,25 milhão de dólares
A resposta é a seguinte: não se forja nada assim, com as novas lideranças lambendo as botas das que já eram. O PT envelheceu e envelheceu mal como partido. Precisa de lideranças ousadas. Precisa de gente com tesão. Não de puxa-sacos.
Herança maldita
À boca pequena, entre os que pensam e conhecem política, o que se diz é que a primeira providência do PT quando se aproximou do poder foi acabar com o Partido Comunista, o Partidão, e abduzir a esquerda, mas o que oferece de fato é muito pouco. Tem Lula. Tira Lula, sobra o quê? Não sobra nada.
Pra terminar
O que eu quero dizer é o seguinte: a esquerda precisa de novas lideranças que sejam ativas e propositivas. Renovadoras. Porque a direita avança. E essas novas lideranças têm que ter compromissos autênticos e inarredáveis com o povo, com o social. Não ficar puxando saco de figurões passageiros, pendurados em cargos de luxo. Não ficar se locupletando com o poder…
Pra acabar
Pior do que João Paulo, vassalo do todo-poderoso Décio Lima, temos o jovem vereador Eduardo Zanatta, na Dubai tupiniquim. Um jovem velho. Também cristão novo convertido ao PT, por honra e graça do oportunismo político.
O senador turco-careca Esperidião Amin (PP) tá com cabelos em fúria com a rasteira que o governador little Jorginho Mello (PL) lhe deu (foto: divulgação)
Medonho
O Zanatta é um esquerdista que é base de um governo de direita na Dubai brasileira. E que posa de Che Guevara nas mídias sociais. É triste. Aliás, pra lá de triste. Patético. E durma com um barulhão medonho desses!
A indústria da multa em Itajaí
A faixa exclusiva para ônibus na sofrida avenida Marcos Konder é mais uma ação da prefa de Itajaí voltada ao fortalecimento da indústria da multa que impera na city pexêra. Motorista desavisado que usar a faixa vai receber multa. E multa pesada. Busão? Passa um de vez em quando. Pracabá!
Cortaram as árvores para isso?
Com a nova jabuticaba dos “engenheiros” de trânsito de Itajaí, o motorista comum fica obrigado a transitar em três faixas numa avenida que antes tinha quatro faixas, e um histórico canteiro de árvores lindas no meio.
“Se você evita conflitos pra manter a paz, começa uma guerra dentro de si mesmo” Pai Atanásio
Inês é morta
Todas as árvores foram derrubadas na passagem do melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, na gestão morastônica com a desculpa de que o trânsito ia melhorar. Ficou a mesma merda, quatro faixas. O governo atual consegue ser pior. Diminuiu pra três.
Multas e mais multas
Se você entrar no site do Detran/SC, no link de estatísticas de infrações, verá que só em 2026, em 51 dias, Itajaí já aplicou 38.669 multas no lombo dos motoristas, tipo 760 multas por dia. É mole ou qués mais?! É a segunda cidade do estado que mais multa, a primeira é a capital manezinha, Florianópolis. Então, estamos fodidos e multados!
Estão enganando Robison?
Não sei onde esses caras estão com a cabeça. Além da indústria da multa numa cidade de trânsito caótico, que não melhorou nada, diga-se de passagem, ainda inventaram essa… Além de dobrar a taxa de lixo e aumentar o IPTU de boa parte da população, muito acima da inflação. Fica esperto, prefeito, com essa tchurma!
Oi ,sumido! O vereador beato Beto Cunha (Republicanos) tá chamando empresários no seu gabinete pra pedinchar apoio pra sua candidatura a federal (foto: divulgação)
Quem ganha com isso?
Nem precisa ser esperto pra saber que quem ganha com isso é a empresa que multa e que, tradicionalmente, não diz nada sobre o seu lucro fabuloso ou o que faz com a dinheirama que drena do bolso dos desavisados. Se o prefeito Robison Coelho (PL) não acabar com essa putaria, vai dar munição para os seus adversários em 2028. Fica a dica.
Oi, sumido!
O beato e dublê de vereador Beto Cunha (Republicanos) anda chamando empresários da city pexêra em seu gabinete para pedir apoio para sua candidatura a deputado federal. Alguns que não viam o edil há tempos (desde a última eleição, provavelmente), estranharam o telefonema com a intimada para dar uma passada na piramidal trocar um dedinho de prosa. O convite vinha sem pauta específica.
Vinde a mim
No melhor estilo "vinde a mim aqui no meu ar-condicionado" os convidados estariam sendo cobrados pelo beato por auxílio em projetos e demandas junto ao governo. O papo que poderia ser mais natural é feito sem cerimônias. O que a tchurma não anda entendendo é o fato de o governo ter fechado questão na candidatura do vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL) e o beato fingir demência.
Força da máquina
Todos os chamados pelo Beto Cunha naturalmente não vão querer comprar uma briga com o candidato oficial do governo. Ainda mais em começo de mandato e com toda a energia que o prefeito Robison Coelho (PL) deve colocar a favor da eleição de seu vice. Logo o beato deve ser chamado a decidir se é governo e grupo ou se pretende entregar seus cargos e fazer um voo solo.
Nunca foi grupo
A verdade é que o beato nunca foi de grupo. No carnaval, misericórdia, ele sempre desfilou no “Bloco do eu sozinho”. Não duvido que seja alijado do próprio partido e não tenha vaga para ser candidato, embora as circunstâncias e relações de hoje mostrem um distanciamento do deputado federal e presidente do Republicanos, Jorge Goetten, com o paço da Vila Operária.
Boi de piranha
Na conta dos analistas de plantão, Beto pode ser rifado por Goetten a pedido do governo, como gesto de boa vontade e reaproximação, ou caso o amor não vença, ser incentivado pelo próprio Goetten a correr a eleição e dividir votos dentro da máquina governista. O fato é que a fraqueza da liderança do beato e seu eterno voo solo o fazem ser um “Bobo da corte” nesse jogo todo.
Azedou
O clima é tenso na direita da Santa & Esfolada Catarina, o estado que em 2002 deu a maior votação proporcional ao Lula (PT) no Brasil inteiro, mas hoje é Deus, pátria, família, liberdade e little Jorginho Mello (PL).
Senado
O rolo compressor de Jair Bolsonaro (PL), que sepultou a viável candidatura de Tarcísio de Freitas (Rep) à presidência da República, é o mesmo que impôs Carlos Bolsonaro em detrimento de Caroline de Toni (PL, ou sabe-se lá).
Ou melhor
Encurralado, o governador little Jorginho Mello resgatou Carol de Toni, que cagou pra proposta de ser vice ou estar em outra posição, e o chutado da vez é o turco-careca Esperidião Amin (PP) – que estava sendo fiel ao bolsonarismo e ao mandatário-mor do estado.
E agora
Que Amim está fulo da vida, nem a diplomacia com que ele concede entrevistas é capaz de disfarçar, e a pergunta que não quer calar é se essa fúria vai empurrar o PP para o colo do João Rodrigues (PSD) ou não. E pior, se ele mantém a candidatura ao Senado ou não.
Décio
Quem está só esperando essa decisão é o chefão do Sebrae, o itajaiense Décio Lima (PT), que um analista sim e outro também (será?!) garantem que será candidato com ampla chance de vitória, dada a divisão em três dos votos da direita Catarina, que é grande, mas não é “todo mundo”.
Merísio
Outro é o João Rodrigues, que articula a candidatura de Merísio para forçar e em busca de um apoio de peso num eventual segundo turno, lembrando que o movimento do governador se deu após a visita de Carlos Bolsonaro ao próprio João Rodrigues.
Porém
É claro que é cedo pra cravar, e esse jogo só tem águia de asas largas no céu eleitoral deste 2026. Os movimentos de Jorginho se baseiam em informações e conversas que não chegam aqui na gente, meros mortais.
Porém 2
De qualquer forma, o certo é que a deputada estadual literata Ana Campagnolo (PL) tava certa. A imposição dessa candidatura da família Bolsonaro ao senado de SC atrapalhou um projeto que estava indo muito bem, obrigado.
Reeleição
E agora, quem sofre é o governador candidato à reeleição que tá se virando nos 30 pra consertar o estrago, num estado que adora não reeleger governador. Experiência ele tem, mas só o tempo será capaz de dizer se ele terá tempo.
Espia lá!
Além destas mais do que estrebuchadas linhas, que o leitor acompanha um dia sim e outro também há quase 25 anos, pode esticar o bago dos zóios no Blog do JC, no DIARINHO.net. E se quiser nos seguir no Instagram: @jcdiarinho. Por fim, se quiser dar um plá com o socadinho escriba o zapfone é (47) 98842-9084.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.