Balneário Camboriú terá representante na semifinal do quadro Pequenos Gênios, exibido no programa Domingão com Huck. O estudante Nicolas Mingori Hafner, de 13 anos, morador do bairro Ariribá, é o único catarinense na edição atual. A disputa acontece neste domingo, às 14h20, contra o grupo “Invencríveis”, e Nicolas integra a equipe “Globogênios”.
Continua depois da publicidade
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Nicolas foi selecionado entre sete mil crianças de todo o Brasil. Ele passou por várias etapas até ...
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Nicolas foi selecionado entre sete mil crianças de todo o Brasil. Ele passou por várias etapas até conquistar espaço no palco da Rede Globo. “Vai ser uma disputa emocionante, espero que todos possam me assistir e torcer por mim”, comentou o adolescente.
Continua depois da publicidade
Aluno do 8º ano do ensino fundamental, Nicolas se destaca pelo interesse em matemática, física, química, geografia e outros temas científicos. A rotina da família mudou nos últimos meses, com viagens e gravações. “As habilidades do Nicolas são motivo de orgulho, estamos muito felizes em vê-lo representar tão bem a região”, disse a mãe, Elidiani Mingori.
Polo de Altas Habilidades em BC
Assim como Nicolas, outras crianças e adolescentes da cidade apresentam altas habilidades. Para oferecer atendimento especializado, a prefeitura mantém o Polo de Altas Habilidades/Superdotação, na rua 2400, no centro.
Continua depois da publicidade
O espaço atende no contraturno escolar, com foco na identificação de potenciais e no estímulo a projetos próprios, conforme as aptidões dos alunos. A metodologia segue o modelo proposto por Joseph Renzulli e está alinhada às diretrizes do Ministério da Educação.
Os estudantes são vinculados ao Departamento de Educação Especial da rede municipal. No ingresso, passam por uma fase exploratória, na qual professoras realizam investigação e cruzamento de dados com os indicadores de superdotação.
O polo é referência em Santa Catarina e já recebeu visitas de comitivas de diferentes cidades do estado e de fora dele.