Muro de contenção teve que ser feito antes pra retomada do contrato (Foto: João Batista)
As obras na rua Cabo Antônio Rudolf para o binário com a rua Luci Canziani, na Praia Brava, em Itajaí, foram retomadas e têm previsão de término até dezembro deste ano. A execução tinha sido travada por pendências da empresa responsável junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que suspendeu repasses financeiros do contrato pela prefeitura.
Continua depois da publicidade
Durante os trabalhos, também foi constatada a necessidade de construir um muro de arrimo, estrutura que não estava prevista no projeto original, mas considerada essencial pra garantir a segurança ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Durante os trabalhos, também foi constatada a necessidade de construir um muro de arrimo, estrutura que não estava prevista no projeto original, mas considerada essencial pra garantir a segurança e a estabilidade do trecho. Com isso, a prefeitura teve que fazer uma licitação pra erguer o muro para depois dar continuidade ao restante do projeto.
Continua depois da publicidade
O muro de gabião foi construído na rua aberta entre a Cabo Rudolf e a Luci Canziani e servirá de retorno entre as vias do binário. Por causa da obra, a empreiteira responsável pela construção do binário pediu a prorrogação do contrato, agora estendido até dezembro.
“Para este trecho foi preciso uma nova licitação e a demora foi devida aos trâmites necessários. Além disso, foi necessário fazer detonações de rochas em grande volume, mas as obras já foram retomadas e devem ser concluídas antes do Natal”, informa a engenheira Lídia Granemann Gemo, diretora de Planejamento Urbano da Secretaria de Urbanismo de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Na rua Cabo Antônio Rudolf o cenário ainda é de abandono pelos meses sem movimentação de máquinas e pessoal. A secretaria de Urbanismo explicou que havia uma equipe trabalhando na recomposição no muro da lateral da Sociedade Fazenda, ao lado da qual vai passar a via de retorno interno do binário.
A prefeitura também informa que tem preparação pra execução de algumas demolições de rocha, serviço com previsão de 30 dias pra acabar.
Novo esquema viário
A conclusão do prolongamento e revitalização da rua Cabo Rudolf permitirá a implantação do binário com a rua Luci Canziani, com obras de reurbanização já finalizadas. No novo esquema viário, a Luci Canziani é prevista pra ser a entrada principal para a Brava, enquanto a Cabo Rudolf seria a opção de saída. Entre as ruas terá um retorno interno, de mão dupla.
As duas ruas contarão com três faixas de tráfego, estacionamento, ciclovias, pavimentação, calçadas acessíveis, arborização e iluminação em LED. O binário se liga com as avenidas Osvaldo Reis, que tem trecho do projeto de duplicação também em andamento na Brava, e Delfim Mário de Pádua Peixoto, que já passou por revitalização.
Duplicação da Osvaldo Reis avança em trecho na Brava com novas demolições (Foto: João Batista)
Duplicação da Osvaldo Reis segue com obras e novas demolições
Na Praia Brava, a prefeitura também avança com as obras pra duplicação da avenida Osvaldo Reis, que se ligará com o futuro binário das avenidas do Estado Dalmo Vieira e Martin Luther, em Balneário Camboriú, formando um novo corredor viário entre as cidades.
Três imóveis que estavam no traçado da duplicação foram demolidos no final de julho pra ligar as ruas Suécia e Ariribá, abrindo espaço para as obras. O local, no limite entre os municípios, será o ponto de conexão com o prolongamento da avenida Martin Luther, em BC.
Continua depois da publicidade
A primeira parte da obra na Osvaldo Reis implantará 500 metros de uma nova avenida na Praia Brava. Na rua Ariribá foram demolidos dois imóveis e outro na rua Suécia. Segundo a prefeitura, esse trecho de conexão será finalizado até o fim do ano.
Atualmente, já há partes da obra com passeios e pavimentação asfáltica executados, enquanto outra quadra recebe as melhorias. Com as novas demolições será possível fazer a conexão e dar continuidade aos passeios, drenagem e, por fim, à pavimentação.
A duplicação da Osvaldo Reis passou a ser chamada pela prefeitura de eixo viário Itajaí x Balneário Camboriú. Na prática, será uma nova avenida paralela à atual Osvaldo Reis, com cerca de três quilômetros de extensão e quatro pistas.
A obra pretende melhorar a capacidade de tráfego entre Itajaí e BC, desafogando a atual avenida e dando melhores condições pra travessia e circulação de pedestres e ciclistas. O eixo está dividido em quatros trechos, com execução da Praia Brava em direção ao bairro Fazenda.
A etapa atual é o trecho 3A, que vai da rua Joel José Ferreira até o rio Ariribá, com investimento de R$ 7,6 milhões. O trecho 3B está em fase final de detalhamento e vai ser executado entre as ruas Laura Santos Laurindo e Joel José Ferreira, também na Brava.
Continua depois da publicidade
Os outros dois trechos vão das ruas Donato Pereira e Laura Santos Laurindo, atravessado o Morro Cortado, com projeto em revisão por solicitação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima), e do bairro Fazenda até a rua Donato Pereira, hoje apenas em estudo preliminar para o projeto.
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.