Escolas particulares de Itajaí têm inovado em métodos e em recursos digitais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Aplicativos, plataformas online, jogos pedagógicos e abordagens que agregam novas tecnologias estão ampliando as formas de educar, desenvolvendo novas competências e habilidades dos alunos, sem deixar de valorizar o papel do professor em sala de aula.
O uso de ferramentas online acelerou com a pandemia e hoje muitos recursos estão incorporados na rotina de estudos e em funcionalidades e serviços oferecidos pelas instituições. As experiências mostram ...
O uso de ferramentas online acelerou com a pandemia e hoje muitos recursos estão incorporados na rotina de estudos e em funcionalidades e serviços oferecidos pelas instituições. As experiências mostram que não é preciso temer as inovações, mas saber como usá-las e desenvolvê-las dentro de um processo de aperfeiçoamento contínuo.
Os principais recursos estendem a sala de aula para o ambiente digital, permitindo trabalhos mais colaborativos e integrados com diversos conteúdos. O uso das ferramentas avança para uma maior personalização e eficiência do ensino, agora com as inovações da inteligência artificial, já presentes em sistemas de algumas escolas.
Colégio Integral é o primeiro colocado da Amfri no Enem
No Colégio Integral, no bairro Fazenda, em Itajaí, os recursos tecnológicos são usados para maior suporte aos alunos nas atividades pedagógicas, garantindo uma rotina constante de estudos, em casa, na escola ou em qualquer lugar. A instituição trabalha com plataforma da Poliedro Educação, com diversos materiais didáticos, e uma plataforma de videoaulas da Soch Educação, que integra tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para a personalização do aprendizado.
Os recursos garantem assistência online para os estudos e acesso integrado aos materiais, inclusive em dispositivos móveis. “Nossos alunos possuem plataforma digital com todo o material didático interativo e customizado para smartphones e tablets. Com isso, além dos livros impressos usados nas aulas, os alunos podem interagir com o material na plataforma digital de onde estiverem”, destaca o diretor do Colégio Integral, Pedro Rodrigues.
As ferramentas estão disponíveis tanto para alunos do Ensino Médio como do Pré-vestibular. “O colégio também disponibiliza gráficos de desempenho e melhorias através dos resultados das avaliações que ficam dentro da nossa plataforma”, informa Pedro. Os estudantes ainda possuem um aplicativo próprio, exclusivo para tirar dúvidas. O serviço foi criado para maior facilidade no agendamento e contato de dúvidas individuais com os professores.
Além do uso de tecnologias pra aprendizagem, o colégio, que é destaque nacional na preparação de alunos para o Enem e vestibulares, estimula a formação dos estudantes em áreas ligadas à inovação. “O colégio oferece um itinerário formativo na área de tecnologia, inovação e programação para que os alunos desenvolvam o interesse desde antes de entrarem na universidade”, ressalta o diretor.