BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Barulho de obra acima do limite, diz vizinho
Construtora está erguendo residencial na avenida do Estado Dalmo Vieira
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um morador da rua 1401, no centro de Balneário Camboriú, procurou o DIARINHO pra denunciar o barulho excessivo de uma obra que está sendo feita pela Construtora Aikon na região. Trata-se do Luminare Residencial, na avenida do Estado Dalmo Vieira, a cerca de 150 metros da casa dele. Segundo o denunciante, Luciano Santos, a situação acontece há mais de um mês e vai ser levada à ouvidoria do município. Ele alega que o ruído passa de 100 decibéis.
Em abril, a Câmara de Vereadores de BC aprovou um projeto de lei que determinou que o limite máximo para ruídos seja de 70 decibéis durante a manhã. Nos demais períodos do dia, o limite diminui para 60 decibéis. No entanto, no caso específico da construção civil, o limite é de 85 decibéis, e somente permitido durante o dia. Quem infringir esse limite está sujeito à notificação, multa, ou até embargo da obra, conforme a gravidade do caso.
Segundo a construtora Aikon, profissionais da segurança do trabalho acompanham as obras para cuidar do nível do barulho. De acordo com a prefeitura de BC, após a denúncia, serão feitas nova medição e orientações. A ouvidoria do município atende pelo WhatsApp (47) 99127-1905 ou presencialmente na prefeitura.