Coluna Fato&Comentário
Por Edison d'Ávila -
2024 - Auspicioso ano do Bicentenário
O mês de janeiro abre o ano de 2024 com auspiciosas notícias para toda Itajaí, em especial, à comunidade cristã e católica.
Neste ano, exatamente em 31 de março próximo vindouro, transcorrerá o feliz Bicentenário de Criação do Curato do Santíssimo Sacramento, começo da paróquia e da cidade, e marco da implantação do cristianismo nas margens do rio Itajaí-açu.
Por outro lado, o venturoso acontecimento tem importância máxima para a história da comunidade itajaiense, pois que foi em torno da primitiva capelinha do Santíssimo Sacramento, agora Igreja da Imaculada Conceição, que teve início o aglomerado urbano que deu origem à cidade de Itajaí. Portanto, será bicentenário também do nascimento da cidade. A histórica Igrejinha se localiza no lugar onde nasceu Itajaí, na praça Vidal Ramos; ela é, portanto, o seu “Marco Zero”.
As comemorações de data tão relevante para a comunidade itajaiense tiveram sua abertura oficial em 31 de março do ano passado e se estenderão até o final de 2024.
Os eventos comemorativos, programados pela Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí, que para tanto criou uma Comissão Especial, têm como pontos altos, dentre outros, o lançamento da série de livros da Coleção Bicentenário, que já publicou dois livros e ainda contará com mais três outros.
Até agora, não se tem notícia de qualquer iniciativa da Fundação Cultural de Itajaí e da Fundação Genésio Miranda Lins, entidades municipais comprometidas com a cultura e a história de Itajaí, quanto à comemoração oficial de data tão significativa para a formação social, cultural, econômica e religiosa da cidade. No meio empresarial, tão bem-sucedido e abonado, somente uma empresa de planos de saúde, até agora, decidiu participar das comemorações e dar sua imprescindível colaboração para a cultura e a história de Itajaí.
Também os Correios do Brasil participarão do Bicentenário com o lançamento de um selo comemorativo, o que permitirá a lembrança dos 200 anos da cidade e da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí e sua divulgação Brasil a fora. Medalhas comemorativas estão sendo cunhadas para entregar a autoridades eclesiásticas e civis, movimentos e pastorais da paróquia, e entidades envoltas na preservação da memória histórica de Itajaí e de Santa Catarina.
Sessão solene da Câmara Municipal de Itajaí e alusões na Assembleia Legislativa de Santa Catarina buscarão homenagear a Paróquia e a cidade, assinalando nos anais das duas casas legislativas o fausto acontecimento histórico e religioso.
No dia 31 de março vindouro, grande dia do Bicentenário, duas solenes celebrações de Ação de Graças estão programadas. Nesse dia, que é também o Domingo de Páscoa, placas comemorativas serão afixadas nos adros da Igreja da Imaculada Conceição e da Matriz do Santíssimo Sacramento. Enquanto que, no Jardim Pio XII, ao lado da Matriz, será inaugurado com solenidade o Cruzeiro do Bicentenário, monumento comemorativo de tão marcante acontecimento.
Assim, tudo está sendo muito bem programado, na expectativa, ainda, de que a Prefeitura e outros empreendedores da cidade também se integrem nas comemorações dessa data histórica, relevante para a formação da comunidade dos itajaienses.