Artigos
Por Artigos -
Dia do médico veterinário
A história registra mais de seis mil anos da Medicina Veterinária. Ela chegou no Brasil com a família real, mas foi oficializada somente no dia 9 de setembro de 1933, por meio de decreto do então presidente Getúlio Vargas, que criava uma normatização para a atuação.
Desde então, nesta data, é comemorado, no Brasil, o dia do médico veterinário, a quem parabenizamos. No entanto, mais do isso, queremos aproveitar para lembrar que a ocasião é importante para todos. Especialmente para o povo catarinense, uma vez que o resultado do trabalho dos médicos veterinários de Santa Catarina está, em vários sentidos, presente em nossas mesas.
A eles devemos atribuir o sentimento de confiança que temos ao consumirmos alimentos de origem animal como leite, ovos, carnes, peixes, embutidos e mel. São eles que garantem ao estado a manutenção de incontestável posição de destaque no agronegócio no Brasil e no exterior.
É o médico veterinário o profissional responsável pela conquista de um status sanitário privilegiado, que permite a ampliação do mercado aos produtores rurais, a geração de milhares de empregos e o aquecimento da economia de Santa Catarina.
Portanto, nada mais justo do que anunciarmos a este grupo de bravos que o estado receberá, em 2011, em Florianópolis, o evento mais importante da área: o congresso Brasileiro de Medicina Veterinária.
Uma forma de valorizar os profissionais catarinenses e de marcar uma importante e significativa conquista para os médicos veterinários de Santa Catarina: os 50 anos da sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc). O anúncio do evento é o presente aos profissionais que a Somevesc vem representando em seu, quase, meio século de história.
*Paulo Roberto Costa Leite Garcia, presidente da sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc)