Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Boas-vindas aos jovens do Op na Bahia


Publicado 01/05/2024 19:48

O Yacht Clube da Bahia recebeu nesta terça-feira (30) os participantes do Campeonato Norte Nordeste de Optimist. A cerimônia de abertura foi realizada no início da tarde e contou com clubes de várias regiões do país, que fizeram um desfile nas dependências do YCB na capital baiana. A banda da Marinha do Brasil participou do evento.

As regatas para jovens de 7 a 15 anos serão realizadas nas raias da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA), de 1º e 5 de maio. Os resultados servem como seletiva para formação da Equipe Brasileira de Vela na categoria.

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist terá 150 atletas. A edição deste ano será válida como a última seletiva para os Campeonatos Internacionais: Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático. 

O Comodoro do YCB, Ricardo Dantas, ressaltou a importância de sediar um evento desse porte, que pela primeira vez terá duas flotilhas da Bahia: Yacht Clube da Bahia e Aratu Iate Clube (AIC).

''Trata-se de uma competição de caráter norte-nordeste, que é uma seletiva para os torneios internacionais. Então assim, a nata do optimist no Brasil está aqui no YCB, que se sente muito honrado por receber essa turma toda para participar trocando experiências, que é o mais importante, mas também competindo''.

Lúcio Bahia, comodoro do AIC, reforçou esse sentimento, já que a competição interna entre as duas flotilhas ajuda no desenvolvimento dos atletas e fortalece o esporte na região. Ele ainda lembrou que seu filho, Victor Bahia, foi campeão regional em 2018.

''Internamente é muito bom porque desenvolve a rivalidade esportiva entre duas flotilhas da mesma região. Então, nós estamos com uma expectativa muito boa para uma classificação boa na seletiva. Eu tive a honra de ser pai de um atleta campeão do norte-nordeste. É um troféu belíssimo e transitório, que o atleta leva para casa e fica durante o ano todo. No próximo campeonato, ele traz esse troféu para transmitir para o próximo campeão'', disse.

Para Luis Eduardo Pato, gerente geral de esportes do YCB, um dos motivos para Salvador (SP) ser escolhida foi por conta da raia parecida com a do próximo mundial, que será realizado na Argentina, em dezembro.

''Para esse ano, a gente teve a satisfação de sermos eleitos, principalmente considerando como esse campeonato é seletiva para o campeonato mundial. A comissão técnica entendeu que a nossa raia é a que mais se assemelha à raia do próximo mundial. Então por isso a nossa candidatura foi vitoriosa, então é uma alegria porque com isso vem os melhores do país para cá''.

Alexandre Takimoto, diretor de vela do YCB, pontuou que a categoria é importante para revelar novos atletas, já que é o berço das medalhas olímpicas já conquistadas.

''A classe Optimist é o berço de todos os nossos grandes velejadores que nós temos, o berço de todas essas medalhas olímpicas que nós temos conquistado no nosso país, com a vela. Existe uma grande ansiedade por parte dos velejadores porque todos sentem muito orgulho de poder representar o nosso país no exterior e, com isso, os pais também acabam ficando bastante ansiosos''.

A classe Optimist tem sido um trampolim para grandes conquistas na modalidade, contando com nomes icônicos como Robert Scheidt, Martine Grael e também Juliana Duque, medalhista pan-americana e tricampeã mundial de Snipe, representando brilhantemente as cores do YCB.

O evento tem a parceria do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes e a Opti BRA - Associação Brasileira dos velejadores da classe Optimist.

Sabia que você também pode patrocinar o esporte do Yacht Clube da Bahia?

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, você, pessoa física ou jurídica pode fazer o esporte do Yacht chegar ainda mais longe. Contribuindo na formação de promissores talentos em diversas modalidades, elevando o patamar do Clube e rompendo as fronteiras.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco, estamos à sua disposição: (71) 2105-9112 • Ana Lúcia I Setor de Projetos.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador - Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: Willyam Nascimento 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Prevenção ao suicídio

Coluna Esplanada

Prevenção ao suicídio

Futuro do PSD será discutido em SC

Coluna Acontece SC

Futuro do PSD será discutido em SC

Obra na Brasil promete praia Central 100% própria pra banho

Charge do Dia

Obra na Brasil promete praia Central 100% própria pra banho

Níkolas explica privatização da Educação

JotaCê

Níkolas explica privatização da Educação

Como a Receita Federal sabe tanto?

De Olho no Fisco

Como a Receita Federal sabe tanto?




Blogs

🌻 Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida

Espaço Saúde

🌻 Setembro Amarelo – Mês de Valorização da Vida

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui

MP pede cabeça de secretário

Blog do JC

MP pede cabeça de secretário




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.