Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Triathlon provoca mudança de Estado, de colégio e rotina familiar em Joinville


Publicado 02/09/2021 21:53

A transformação proporcionada pelo esporte chegou cedo na vida da triatleta mirim Isabela Odevagen Michaliszyn, de 13 anos. Apaixonada pela modalidade, ela trocou a cidade paranaense de Guaratuba, onde morava, por Joinville, em Santa Catarina, para continuar praticando. Também retomou a disposição, a alegria, as amizades e os estudos, dificultados devido à pandemia. Com a mudança, matriculou-se no colégio da Univille, sede do núcleo catarinense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Foram a diversidade de modalidades, as amizades e as experiências vivenciadas que fizeram Isabella se encontrar no Triathlon. Ela praticou o esporte na equipe de Lúcio Santos, em Matinhos, no litoral paranaense, até o isolamento social imposto pela pandemia paralisar todas as atividades. A rotina escolar também foi afetada. Estudando em Paranaguá, ela sofria para fazer a travessia do FerryBoat, que se tornou bem mais demorada. A oportunidade de treinar na Escolinha de Triathlon em Joinville chegou como uma solução para todos os problemas.

“O prejuízo emocional para a Isabella veio muito rápido, com a pandemia. Dava para sentir que ela não estava bem. Então nossa filha mais velha, a Luana, nos avisou sobre a abertura da Escolinha de Triathlon em Joinville. Ela mora lá há 4 anos, está no segundo ano do curso de Educação Física da Univille. Preparamos um lugar legal para as duas morarem juntas, e também ficamos com elas duas vezes por semana”, conta o pai, Luiz Antônio Michaliszyn Filho. “A mudança de cidade trouxe novos desafios para todos, mas percebemos o bem que fez para a Isa. Novamente ela passou a ter um sorriso no rosto, disposição.”

 

Triathlon em família

O triathlon é uma paixão compartilhada pela família. Empresário, Luiz Antônio também é triatleta e inspirou as duas filhas na prática da modalidade. O desenvolvimento pessoal, para ele, é o maior benefício do esporte.

“Com a prática do triathlon, ela tem desenvolvido uma série de virtudes extremamente importantes para a sua vida. Ela tem aprendido muito sobre responsabilidade, disciplina, respeito e amizade. O esporte influenciou sua vida escolar, tornando-a mais independente de nós para a realização das tarefas, dos estudo em casa. O triathlon a ajudou a desafiar seus medos, como nadar no mar. E também estimulou comportamentos surpreendentes como a solidariedade para com os amigos. Durante os treinos e competições eles torcem uns pelos outros, se ajudam e incentivam. Isso é lindo demais”, enumera Luiz, orgulhoso.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são SulAmérica, Anjo Tintas, Porter Group e Martinelli Advocacia.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

Pegou fogo

Blog do JC

Pegou fogo

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.