Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 24/12/2024 08:55
O Tribunalãozão da República suspendeu a liminar que garantia uma transição entre a gestão municipal e federal do Porto e da Autoridade Portuária local. Quem vai tocar o Porto de Itajaí é o Governo Federal e ponto final.
Poisé
Tá certo que a probabilidade era essa. Um recurso protocolado pela Advocacia Geral da União, a AGU, diretamente no gabinete do Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, tinha tudo para ter uma decisão política.
Porto pra quem?
Não estou dizendo com isso que o Ministro que caçou a liminar não tenha suas razões jurídicas, quem sou eu, afinal? Só digo que numa briga desse tamanho, nós, o pobre mortal povo de Itajaí, fica em segundo plano.
Pau no Volnei
Chamou a atenção de meio mundo a carcada indireta que o Ministro Presidente do STJ deu no prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), dizendo que quem de direito (ele) não propôs a ação a tempo. O magistrado, lascou o que o escriba, diz desde sempre, fazendo a minha parte alertando da inanição, incompetência da turma do alcaide ao tocar o porto. Deu no que deu.
E, agora?
A pergunta que não cala é se o Município receberá de volta a pá de investimentos que fez em áreas não operacionais e assuntos fora do convênio de delegação, como os 41 milhões que saíram do bolso do itajaiense para viabilizar a bacia de evolução.
JP
A cidade espera do polido João Paulo Tavares (PT), que mesmo sem portaria de nomeação responde pelo governo federal em terras pexêras, que seja justo com a cidade, e deixe aqui o que é dela. O colunista há de cobrar.
No mais
Sendo Inês morta, já que é quase impossível reverter uma decisão desse tamanho, a torcida é para que o governo federal faça uma boa gestão, em parceria com a cidade, e que as briguinhas de Instagran deem lugar a relações oficiais e republicanas entre os antagônicos partidos que administram a city e o governo federal.
Foro
Para finalizar, os parabéns vão para o Foro Metropolitano, nas pessoas dos advogados e diretores, o queridão Rafael Mayer e o futebolista Níkolas Reis. Fizeram o que muitos não foram capazes, e levaram nossa demanda até Brasília. Tentaram. Não deu, mas a história há de registrar positivamente.
Jogo jogado
Apesar de que o socadinho escriba, desde o princípio, não aprovar a judicialização, mas, o caminho do diálogo, contudo é o jogo, sendo jogado. E, onde, a grande parte de nossas lideranças locais, estaduais e federais, incluindo, o governador litle Jorginho Mello (PL), nada fizeram. A não ser gravar vídeo pra jogar para a torcida, depois do fato, praticamente consumado.
Briga política
Os interesses maiores do que nós todos juntos, e, lógico que pesou o fato de que o Partido Liberal comandar a prefa pexêra, a partir de janeiro e o Partido dos Trabalhadores, não ia entregar o Porto de bandeja.
Anseios de Itajaí
E, convenhamos, se fosse o PL lá e o PT, aqui, também, ia acontecer o mesmo. E, volto a repetir, o polido João Paulo é um bom nome. Lhe desejo boa sorte e, que não sirva aos interesses maiores e sim os anseios de Itajaí.
Charge (Miro Souza)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
🔥👶 Uma família de Barra Velha perdeu tudo após um incêndio na casa onde viviam com a bebezinha de apenas ...
Publicado 20/12/2024 18:54