Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Paulinha e Naatz em clima natalino


Paulinha e Naatz em clima natalino
(foto: divulgação)

O deputado Ivan Naatz (PL) e a deputada Paulinha da Silva (Podemos), conhecidos pelas disputas políticas e debates no plenário da Leléia, anunciaram uma descontraída “trégua” de Natal e fim de ano

 

Crocodilagem

A notícia da participação do ex-coordenador regional de Educação Ken Becherer, estampada pela coluna do JotaCê, gerou uma penca de comentários frustrados de quem botava fé no governo da dupla RR: Robison Coelho (PL) e Robin, ops, Rubens Angioletti (PL). Fontes deste pançudinho garantem que um dos hábitos feios do novo secretário-adjunto de Educação é falar mal e contaminar os ambientes de trabalho.

 

Te liga, Silvano!

Já teve gente que pegou o Ken falando mal do novo secretário de Educação, o professor Silvano Amaro, que é altamente credenciado para o cargo. Deve ser inveja do Ken, que não chega aos pés da competência do novo bagrão da Educação e não tem outra forma de crescer a não ser boicotando a chefia. Sinceramente, Robison e Rubens não precisam desse tipo de gente no governo pra nada.

Imposição do vice

Fuçando com um, perguntando pra outro, descobri que a indicação do Ken foi uma imposição do vice-prefeito eleito Robin, ops, Rubens Angioletti (PL). É de se espantar que Rubens tenha ressuscitado Ken do ostracismo. Indo um pouquinho mais fundo na investigação com as fontes, ouvi dizer que o abduzido do Marquinhos Meurer (PL) seria o grande mentor de Ken no governo. Aí é de chorar em alemão!

Blog do JC

A coluna do JotaCê entra no recesso de Natal do DIARINHO e retorna na edição impressa e online na próxima sexta-feira (27). Os leitores fiéis e atentos podem acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no portal DIARINHO.net. E quem quiser dar um plá com o colunista o zapfone é (47) 98842-9084. Feliz Natal!!!

 

Rafael Mayer do Foro Metropolitano, que conseguiu liminar para brecar a federalização do Porto de Itajaí, visitou o JC (foto: divulgação)
Rafael Mayer do Foro Metropolitano, que conseguiu liminar para brecar a federalização do Porto de Itajaí, visitou o JC (foto: divulgação)

 

 

Melhora da morte

A liminar concedida pelo TRF da 4ª Região determinando que o governo federal não federalize a gestão do Porto de Itajaí sem antes fazer uma transição adequada, anda sendo chamada de “melhora da morte” – um último suspiro antes do fim. Teve tanso que não leu direito a decisão, um deles foi o Gabriel Zanon (Republicanos) e afirmou que a prorrogação da delegação deveria ser feita por mais 12 meses.

Aí é burro

O suplente de vereador apressou em dar a notícia e não percebeu que o trecho da decisão da desembargadora era, na verdade, a transcrição do pedido do Foro Metropolitano pela prorrogação por 12 meses. Ao final, quando exarou sua decisão, a doutora Ana Cristina Ferro Blasi afirmou que um processo de transição deve ser concluído antes da federalização, sem estipular prazo.

Duas opções

Além da opção lógica e natural de recorrer da decisão, o governo federal também pode simplesmente realizar a transição da superintendência para a nova autarquia e assim estar apto a assumir de vez o porto. Se a transição de uma gestão de uma prefa inteira é feita em cerca de 60 dias, a do Porto de Itajaí não deve durar mais que isso segundo o povo que entende do assunto.

 

O ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Penha, Felipinho Schmidt, que é presidente do União Brasil, deu um rasante na choupana (foto: divulgação)
O ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Penha, Felipinho Schmidt, que é presidente do União Brasil, deu um rasante na choupana (foto: divulgação)

 

 

Não contribui

Além de não contribuir com o diálogo, a judicialização deu brecha pra tudo quanto é bolsonarista radical usar a tribuna e sentar o cacete no governo federal. Aí fica a pergunta: Em vez de litigar não seria melhor dialogar? Em vez de ir pra tribuna ou gravar vídeos afrontosos, alguém teve a ideia de estabelecer pontes e diálogos? Tenho dito que a condução tá toda errada e esses episódios só mostram isso.

Realista

Defendo e não tenho dúvida nenhuma que o porto estar sob a gestão municipal é o melhor pra Itajaí. Mas a sucessão de erros, tanto na condução do governo municipal sobre a gestão do porto, quanto os da nova gestão podem estar mostrando que a cidade já não tem mais maturidade política e porte para apitar nada em relação ao porto. Uma pena não termos líderes à altura de Itajaí e seus interesses.

 

“Dialogar é dizer o que pensamos e suportar o que os outros pensam” - Carlos Drummond de Andrade

 

Sinal

As casas do povo da Dubai city e da city pexêra foram habilitadas para adesão ao Programa Brasil Digital, que tem como proposta a liberação de concessões de canais digitais de tevê em sinal aberto, em cidades com pouca ou nenhuma oferta do serviço. A lista de citys habilitadas para a iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União na semana que se encerra.

Equipamentos

A futura concessão, vinculada à Rede Legislativa de Rádio e TV, prevê o fornecimento de toda infraestrutura de equipamentos, gratuitamente, através do Ministério das Comunicações. Olha, bacana, hein? Agora, fornecer todos os equipamentos vou botar fé, mas sou igual a São Tomé, só acredito vendo...

Sem coragem

Os vereadores da city pexêra não tiveram coragem de empurrar na cola do povão o projeto aumentando número de assessores e a verba de gabinete durante a última sessão do ano. Vontade e articulação não faltaram, mas venceu o justo receio de ficarem marcados pra sempre na cabeça do povão. Mas não se surpreenda, caro leitor, se algo vier a toque de caixa logo no início da próxima legislatura.

 

O advogado itajaiense Maykon Fagundes Machado visitou o Ministério dos Portos e Aeroportos e entregou ao secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, um exemplar de seu livro “Relação porto cidade” lançado dia 30 de outubro na Superintendência do Porto de Itajaí (foto: divulgação)
O advogado itajaiense Maykon Fagundes Machado visitou o Ministério dos Portos e Aeroportos e entregou ao secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, um exemplar de seu livro “Relação porto cidade” lançado dia 30 de outubro na Superintendência do Porto de Itajaí (foto: divulgação)

 

 

Pérolas

Acompanhei os discursos emocionados de despedida dos nossos amados heróis e algumas pérolas fizeram parte da cantilena legislativa na piramidal casa do povo, a começar pelo miacho da farmácia, Otto Quintino (Republicanos), que expôs que havia, sim, um projeto circulando nos bastidores e que ele foi um dos responsáveis pela matéria não seguir adiante. Pensa como alguns dos seus colegas devem ter ficado fulos.

Aprendam comigo

Sem citar o projeto dos cargos, até porque tem tudo pros seus vereadores aprovarem essa barbaridade na próxima legislatura, o galego Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) lascou que os novos vereadores precisam aprender como se faz “política pura, limpa e honesta”. Falou ainda que agora vai levar essa boa política para dentro da prefeitura. Quem quiser umas aulinhas de honestidade e humildade, já sabe quem procurar, né?

Show de humildade

Outro show de humildade entre os discursos emocionados e verdadeiros foi o da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB). Não abrindo mão de seu jeito típico, a galega usou a tribuna e disse que não acha que precisa pedir desculpas pra ninguém. Anna loira disparou que foi eleita para trabalhar e não para fazer amigos, admitindo que não tem nenhum pelos lados da piramidal. Eitcha!

Que fofo

Mas nem só de arrogância a tribuna de despedida serviu. A Célia filha do Elói (MDB) teve altivez e em público pediu desculpas pra bela do Selmo, Chris Stuart (Republicanos), pelos pontapés abaixo da linha da cintura nos embates que tiveram. Também durante o momento fofura, o Guri do Povo Osmar Teixeira (PSD) desejou sorte ao prefeito Robison Coelho (PL) e ao vice Rubens Angioletti (PL).

Não sabotou

Falando no Sancho Pança, fica o registro de que mesmo tendo perdido a eleição, o Guri teve maturidade durante a votação dos últimos projetos importantes. Com sabedoria que poucos têm na derrota, Osmar atuou para deixar o orçamento sem recortes ou pegadinhas pros eleitos e também não embarcou no discurso frouxo dos projetos inconstitucionais. Prometeu fiscalizar, mas não deixou nenhuma casca de banana. Tá certo.

Trégua natalina

Os debates e a concentração na correria para aprovação da penca de projetos para fechar o ano na Leléia, na semana que se encerra, só foi quebrada pela descontração entre os deputados quando a não menos espevitada deputada Paulinha (Podemos) anunciou, em tom de bom humor, uma trégua ou que ela e o deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL), haviam feito as pazes ultimamente.

Embates

Isso porque já são conhecidas no ambiente as tradicionais disputas entre ambos, já que o deputado é autor da PEC que proibiu a cobrança da TPA de Bombinhas (embora continue), taxa que é constantemente defendida pela Paulinha, ex-prefeita do município que implantou o tributo.

 

Enquanto isso, fim de governo... (charge do Miro)
Enquanto isso, fim de governo... (charge do Miro)

 

 

Meteu a boca

Além das ações na justiça contra a TPA, Naatz também vinha reclamando publicamente, e com frequência, que a deputada, que é primeira secretária da mesa diretora da Alesc, estaria segurando projetos de sua autoria e retardando a distribuição para a análise das comissões da Casa.

Até quando...

Na reta final, parece que foi tudo liberado, inclusive projetos da Paulinha que estavam sob pedido de vistas de Naatz e a coisa promete normalizar. Resta saber até quando vai durar o “pacto de paz “ de fim de ano, já teriam comentado os irônicos de plantão. Arreda, raça de infelizes!

Pracabá

O presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner (Republicanos), gastou a bagatela de R$ 22 mil com diárias pra ir pra Brasília participar de uma audiência sobre a federalização do porto, que nem aconteceu,  levando a tiracolo dois assessores. Vergonha, hein?


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🛒🎉 FORT ATACADISTA TEM PROMOÇÕES ARRASADORAS DE INAUGURAÇÃO  A nova loja abriu as portas com tudo em ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro



Colunistas

Gui perdeu o posto

JotaCê

Gui perdeu o posto

A CIA tabajara

Coluna Esplanada

A CIA tabajara

Mau cheiro

Charge do Dia

Mau cheiro

PEC vai dar segurança jurídica às polícias municipais

Coluna Acontece SC

PEC vai dar segurança jurídica às polícias municipais

O que fazer ao receber uma Notificação de Autuação Fiscal?

De Olho no Fisco

O que fazer ao receber uma Notificação de Autuação Fiscal?




Blogs

Terapia Neural ajuda?

Espaço Saúde

Terapia Neural ajuda?

Busão continua na faixa, em BC

Blog do JC

Busão continua na faixa, em BC






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.