ECONOMIA
Superintendente do Porto de Itajaí está na Índia com o presidente Lula
Complexo portuário participa do Fórum Empresarial Índia–Brasil e do lançamento do escritório da ApexBrasil em Nova Déli
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O Porto de Itajaí integra a missão oficial brasileira à Índia e participou, nesta sexta-feira, do Fórum Empresarial Índia–Brasil e do lançamento do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Nova Déli.
O evento reúne mais de 300 empresas brasileiras e autoridades dos dois países, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa reforça a estratégia de ampliação das relações comerciais entre Brasil e Índia em um cenário de transformações econômicas e tecnológicas.
Continua depois da publicidade
Entre os temas debatidos no fórum estão minerais e insumos críticos, transição energética, saúde e indústria farmacêutica, segurança ambiental, agricultura familiar e inovação marinha. As agendas são consideradas complementares e podem abrir espaço para novas parcerias comerciais, tecnológicas e industriais.
A abertura do escritório da ApexBrasil em Nova Déli é vista como passo estratégico para fortalecer a presença institucional do Brasil na Ásia, ampliando oportunidades de exportação, atração de investimentos e cooperação empresarial. O lançamento foi às 18h, no CorporatEdge, no World Trade Center, torre E, nível 2, em Nauroji Nagar, na capital indiana.
O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, destacou que a participação na missão internacional consolida o posicionamento do complexo portuário como infraestrutura estratégica para a inserção do Brasil em novos mercados. “Estar presente neste momento é reafirmar que o Porto de Itajaí está preparado para ampliar conexões comerciais com a Ásia. A instalação do escritório da ApexBrasil na Índia fortalece a previsibilidade e a confiança necessárias para que novos negócios se concretizem. Nosso papel é garantir segurança logística e competitividade para Itajaí, Santa Catarina e o Brasil”, afirmou.
A participação do Porto de Itajaí na agenda internacional tem como objetivo apresentar o complexo portuário como porta de entrada e saída para operações comerciais de alto valor agregado, alinhando infraestrutura, sustentabilidade e diplomacia econômica.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
