É HOJE!
Maria Bethânia e Caetano Veloso podem ganhar o Grammy nesta noite
Essa é a primeira indicação de Bethânia e a sexta de Caetano
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O Brasil virou tendência mundial no último ano, seja fazendo história no cinema mundial, famosos curtindo o réveillon no Rio e camisas com referências nacionais virando item fashion. O “Brasil Core” é real e pode elevar o patamar na noite deste domingo durante o Grammy 2026.
Aos 79 anos, Maria Bethânia pode fazer história ao ser a primeira cantora de MPB a faturar um gramofone. Ela concorre ao lado do irmão, Caetano Veloso, na categoria Melhor Álbum de Música Global. Após 50 anos do primeiro show juntos, os filhos de Dona Canô lançaram o disco “Caetano & Bethânia Ao Vivo”, aclamado pelo público e pela crítica nacional e internacional. A turnê de mesmo nome lotou estádios pelo país, percorrendo os estados brasileiros entre agosto de 2024 e março de 2025.
Continua depois da publicidade
Mesmo tendo méritos para ser indicada anteriormente, esta é a primeira indicação de Maria Bethânia ao Grammy. Já Caetano foi indicado cinco vezes, vencendo duas: pelo álbum “Livro” (2001) e como produtor do álbum “João Voz e Violão” (2002), de João Gilberto.
A vitória de Caetano em 2002 foi a última vez que o Brasil ganhou na categoria Melhor Álbum de Música Global. Na noite deste domingo, os irmãos símbolos da música brasileira podem quebrar esse jejum de mais de 20 anos.
Caetano e Bethânia concorrem com grandes nomes do cenário internacional. De acordo com a Billboard Brasil, Burna Boy e Anoushka Shankar são os principais concorrentes do duo brasileiro.
O nigeriano Burna Boy venceu a categoria em 2021 e é considerado um dos artistas globais de mais apelo internacional. Já a britânica Anoushka é uma figurinha carimbada da premiação, com 14 indicações, mas nenhuma vitória. Os outros artistas que disputam a categoria são Siddhant Bhatia, Youssou N’Dour e o grupo Shakti.
A 68ª cerimônia do Grammy Awards acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os brasileiros que querem acompanhar a premiação em tempo real, podem ficar ligadinhos na TNT ou na HBO Max, a partir das 22h.
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.
