ITAJAÍ
Festas brecam obras de binário e rua vira lamaçal
Moradores reclamam de atoleiro na rua Cabo PM Antônio Rudolf, na Brava
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Moradores da rua cabo PM Antônio Rudolf, na Praia Brava, em Itajaí, denunciam o lamaçal que tomou conta da via e a ausência de trabalhadores da empresa responsável pela construção do binário da Brava.
“As obras do binário estão paradas desde a segunda quinzena de dezembro. Os moradores enfrentam essa situação desde então”, relatam.
Continua depois da publicidade
Com as chuvas quase diárias durante o verão, a situação na rua se agravou, formando um verdadeiro atoleiro.
A prefeitura informou que os serviços estavam sendo realizados até o dia 22 de dezembro, quando a empresa entrou em recesso. “A previsão de retomada, visto que não houve paralisação formal, é segunda-feira, dia 5”, informou o município.
As obras do novo binário chegaram ao final da rua cabo PM Antônio Rudolf no início de dezembro. O prolongamento da via permitirá a ligação direta entre as avenidas Osvaldo Reis e Delfim de Pádua Peixoto, pra implantação do binário com a rua Luci Canziani. O novo sistema criará um acesso alternativo à praia Brava.
Os trabalhos no morro foram retomados em agosto pela prefeitura, após a empresa resolver pendências contratuais. Segundo a prefeitura, a previsão é de que a obra seja concluída em fevereiro.
As obras do binário começaram em 2022 com a reurbanização da rua Luci Canziani. Em 2024, os trabalhos avançaram com a abertura e prolongamento da rua cabo PM Antônio Rudolf.
No novo esquema viário, a rua Luci Canziani terá mão única de entrada para a praia Brava, enquanto a cabo Rudolf funcionará como saída do bairro, com mão única até a Osvaldo Reis.
Além do prolongamento, a cabo Rudolf será urbanizada, contando com três faixas para veículos, estacionamento, calçada, ciclovia, arborização e iluminação pública.
Entre as duas vias haverá um retorno interno, com via lateral passando atrás da Sociedade Fazenda. Os investimentos somam R$ 16 milhões, com recursos de financiamento internacional firmado com o banco Fonplata.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
