Quem pretende aproveitar a praia neste período de festas deve ficar atento às bandeiras coloridas instaladas ao longo da orla. Elas indicam as condições do mar e o grau de risco para o banho, que podem variar conforme a ondulação, o vento e a movimentação das correntes.
As bandeiras de posto e de praia variam de acordo com o tipo da faixa de areia e as condições do mar avaliadas para o dia. Mudanças na ondulação e no vento, especialmente quando persistem por vários ...
As bandeiras de posto e de praia variam de acordo com o tipo da faixa de areia e as condições do mar avaliadas para o dia. Mudanças na ondulação e no vento, especialmente quando persistem por vários dias, podem agravar os riscos em determinados trechos.
Continua depois da publicidade
A avaliação das condições é feita diariamente pelos guarda-vidas, levando em conta fatores como correntes de retorno, buracos e outros riscos naturais. Por isso, a sinalização pode mudar de um dia para o outro ou até no mesmo dia.
O que significam as cores das bandeiras
Bandeira verde: baixo risco de afogamento, com condições mais favoráveis para banho
Bandeira amarela: risco médio, exige atenção redobrada
Bandeira vermelha: alto risco de afogamento, banho de mar não recomendado
Bandeira preta: posto de guarda-vidas desativado
Bandeira lilás: usada junto com as demais, indica presença de água-viva no mar
O Corpo de Bombeiros Militar informa que não há punição ou multa para o banhista que desrespeita a sinalização. Segundo o tenente Ezaki, o desrespeito é por conta e risco dos banhistas. A recomendação é seguir as orientações para garantir a própria segurança.
Continua depois da publicidade
A previsão é que as atuais condições se mantenham até quarta-feira, mas o cenário pode mudar a qualquer momento. As bandeiras são atualizadas diariamente e podem ser conferidas nos postos de guarda-vidas, em displays instalados na areia e também no aplicativo do Corpo de Bombeiros Militar.