O supervisor operacional da BC Trânsito, Peterson Lopes, explica que a autarquia contará com 42 seguranças terceirizados cedidos pela secretaria de Turismo. Do efetivo próprio de 60 servidores, são nove novos agentes formados pela Escola Pública de Trânsito. A atuação das guarnições se intensifica de dezembro a março, com reforço no Natal, réveillon, carnaval e grandes eventos.
Continua depois da publicidade
Segundo Lopes, a presença será constante nas principais vias turísticas e pontos de grande fluxo, principalmente nas avenidas Atlântica e Brasil e na região central, incluindo o monitoramento do embarque e desembarque de ônibus de turismo perto dos hotéis. A média de atendimento das guarnições já aumentou, com cerca de 80 ocorrências por dia.
“A gente está concentrando os agentes nesses pontos de maior gargalo e de necessidade de fiscalização para a organização do trânsito”, comenta o supervisor. “Melhoramos o efetivo dos agentes pra que sejam mais atuantes, e as escalas de trabalho pra temporada com a presença dos agentes nessas áreas de conflito pra amenizar os impactos”, completa.
A promessa é de uma temporada com menos transtornos. Lopes considera, porém, que a cidade é bastante afetada pela 101. “Pelas características físicas da cidade, principalmente com a passagem da BR 101 no meio da cidade, a gente é impactado pela influência externa, que é a rodovia federal, mas a gente pretende melhorar a fluidez do trânsito com esse aumento de efetivo”, disse.
Sem obras e caminhões
Outra medida pra evitar tranqueiras é a suspensão de obras na temporada. A partir de agora, são previstas apenas obras emergenciais. “Aquelas obras que podem ser planejadas e podem esperar, serão deixadas para após a temporada”, informa o supervisor.
O tráfego de veículos pesados fica proibido na região central entre 19 de dezembro e 4 de janeiro. A medida vale pra caminhões de concretagem, concretagem-bomba e de transporte de materiais de construção. Caçambas de coleta de resíduos também não poderão ficar nas ruas.
A área da proibição abrange o trecho entre a avenida Atlântica, rua Miguel Matte, avenida do Estado Dalmo Vieira, Terceira Avenida, confluência com a avenida Brasil, avenida Normando Tedesco em direção à Barra Sul, retornando pela Atlântica até o Pontal Norte.
As barreiras e blitzes com operações integradas com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar também voltarão a ser feitas no verão. As ações são previstas nas rotas de entrada e saída da cidade, visando combater irregularidades de trânsito e de criminalidade. Um dos focos será a fiscalização de transporte clandestino de passageiros.
Esquema pra virada de ano
O planejamento pro réveillon terá um esquema de trânsito parecido com o do ano passado. As interdições das ruas de acesso à avenida Atlântica no último dia do ano, porém, vão começar um pouco mais cedo, a partir das 20h30.
Continua depois da publicidade
“É fundamental que os moradores se organizem com esses horários. E uma dica importante é que as pessoas da região que planejam vir até a cidade, que deixem seus carros o mais longe possível da área central, pra evitar o estresse no trânsito”, orienta Lopes.
Haverá controle de tráfego pra entrada e saída da região central, com liberação total prevista por volta das 5h, conforme avançar o mutirão de limpeza na orla, que começará após as 2h.
Segundo a BC Trânsito, os seguranças terceirizados estarão no centro pro fechamento das vias pra que os agentes de trânsito sejam realocados pra área externa da cidade, onde vão atuar no escoamento do fluxo após a meia-noite. A rua 3700, que liga a Atlântica até a avenida Santo Amaro, em Camboriú, vai funcionar em mão única.
Continua depois da publicidade
Micromobilidade
O projeto “Guardiões da Micromobilidade” vai reforçar a segurança nas ciclofaixas e ciclovias de BC na temporada. O trabalho começou no dia 15, com ações nas avenidas Atlântica e Central e na Quinta avenida, e será ampliado pra todas as áreas de maior movimento da cidade, com orientações e fiscalização dos usuários de patinetes, motos elétricas e ciclomotores.
ALTERAÇÕES VIÁRIAS NO RÉVEILLON
Bloqueios
Das 20h30 às 5h:
Avenida Atlântica, entre ruas 3000 e 1001
Continua depois da publicidade
Avenida Brasil, da avenida Alvin Bauer à rua 2500
Das 20h30 às 4h:
Avenida Atlântica, no Pontal Norte, entre as ruas Osmar de Souza Nunes e Miguel Matte
Rotas de saída
Avenida do Estado Dalmo Vieira, da rua Miguel Matte à rótula da avenida do Estado (Ariribá)
Região sul, da rua 3700 até a Marginal Leste e Camboriú
Rua 3700, até a Marginal Leste, ligando a avenida Atlântica até a BR 101 norte
Quarta avenida, da rua 3700 até a Quinta avenida, ligando a avenida Atlântica até a BR 101 sul
Rua Dom Afonso, da Quinta avenida até a avenida Santo Amaro, ligando a avenida Atlântica até Camboriú
Rotas de entrada
Avenida Santo Amaro, de Camboriú até a avenida Marginal Leste
Controle de fluxo
Túnel da rua 3100 com as marginais da BR 101
Túnel da rua 2550 com as marginais da BR 101
Avenida das Flores com a Marginal Leste
Rua 3000, da avenida Atlântica até a BR 101
BR-101, na entrada do km 134
Rua 3300, na esquina com a avenida Marginal Leste
Acessos da cidade
Após a virada de ano, todas as entradas pela Marginal Leste estarão liberadas, exceto pela rua 2500 (corredor de emergência)
Pela Marginal Oeste, as entradas serão pela avenida do Estado Dalmo Vieira, viadutos das ruas 2500 e 3100, e avenida Santo Amaro
Pelo lado norte, a entrada será pela avenida do Estado Dalmo Vieira
O acesso pela rua 3700 estará interditado
Corredor para veículos de emergência
Rua 2500, da avenida Atlântica até a Marginal Oeste, pela rua 2500
Rua 1101, da avenida Atlântica até a avenida Palestina, pela rua 1101