BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Terceirizada do Ruth Cardoso assume sob protesto de funcionários
Trabalhadores denunciaram pressão da empresa pra aceitar recontratação com redução salarial e retirada de benefícios
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A organização social Viva Rio, contratada pelo governo do estado, assumiu o Hospital Regional Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, nesta segunda-feira, concluindo o processo de estadualização da unidade. A transição se deu sob protesto de funcionários do hospital. Eles denunciaram que só seriam readmitidos pela nova empresa se aceitassem ganhar menos do que recebiam pelo município.
Apesar de a terceirizada ter manifestado interesse em manter os mesmos funcionários, eles só poderiam continuar sob novos termos e condições contratuais. O acordo seria de recontratação com salário reduzido até pela metade ou demissão, segundo os funcionários. Na sexta-feira, houve manifestação dos trabalhadores contra uma suposta coação pra aceitar a proposta e a falta de diálogo da empresa.
Continua depois da publicidade
Com a mudança da gestão, os funcionários deixariam de ser contratados temporários (ACTs) e passariam a ser celetistas. Houve relatos de que os trabalhadores perderiam até R$ 1 mil nos salários e o benefício do vale-alimentação. A informação do município era que os trabalhadores sabiam das mudanças salariais com a chegada na nova gestão. A questão salarial, porém, teria sido pouco explicada na transição.
Segundo um dos denunciantes, na semana passada a empresa estava anunciando contratações com carro de som e prometia trazer trabalhadores de fora pro lugar dos antigos funcionários que não aceitassem as novas condições. A empresa ainda não respondeu aos questionamentos sobre demissões e recontratações dos antigos funcionários do hospital. O estado também não se manifestou.
Na sexta-feira, a Viva Rio anunciou processos seletivos de profissionais pro Ruth Cardoso, com inscrições até o dia 10 de dezembro. São vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêutico e auxiliar de farmácia, e para assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo. Outras vagas são de nível médio pra administrativo, auxiliar de logística, maqueiro, controlador de acesso e recepcionista.
Transição terá relatório final em janeiro
Segundo a prefeitura, a partir desta segunda-feira tudo está sob responsabilidade do Estado e o município não irá se manifestar a respeito do tema. No entanto, ainda está prevista para janeiro a apresentação do relatório final do processo de transição pelo comitê formado pra acompanhar e fiscalizar a estadualização do Ruth Cardoso.
O grupo se reuniu pela última vez na quinta-feira passada, discutindo os passos pra Viva Rio que assumiu o hospital a partir desta segunda-feira. Com a nova gestão, terminaram os contratos do município com o hospital. Além do cronograma pro relatório final da transição, a reunião sugeriu que um dos membros do comitê seja indicado pra compor a comissão de avaliação e fiscalização do contrato do estado com a Viva Rio.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
