BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Estado diz que funcionários do Ruth Cardoso serão pagos nesta quarta-feira
Trabalhadores ameaçaram greve
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Secretaria de Estado da Saúde se manifestou sobre a ameaça de greve no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, por adiamento dos adicionais de insalubridade e noturno pela empresa Viva Rio. Conforme o estado, todos os pagamentos em relação a dezembro de 2025 serão feitos nesta quarta-feira.
“O adicional de insalubridade e gratificações serão pagos de forma proporcional à data de admissão dos profissionais”, justifica a pasta. A secretaria ainda explica que a apuração do ponto ocorre mensalmente no período de 1 a 30/31, com tratamento no mês seguinte.
Continua depois da publicidade
“Dessa forma, os valores referentes ao ponto de dezembro (plantões/horas extras, adicional noturno, faltas e atrasos) serão pagos na folha de janeiro de 2026, após a devida conferência das horas efetivamente trabalhadas”, esclarece.
A manifestação da secretaria vem após denúncia de funcionários de que a terceirizada Viva Rio teria se negado a pagar neste mês os benefícios salariais, que seriam adiados pra fevereiro. A situação fez os trabalhadores se organizarem para uma greve.
Contratada pelo estado, a empresa Viva Rio assumiu a gestão do hospital Ruth Cardoso em 8 de dezembro, após a conclusão do processo de estadualização da unidade pela prefeitura de Balneário Camboriú. A empresa não se manifestou sobre a ameaça de greve e as queixas dos funcionários.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
