Clima tenso
Ciclone mantém vento forte e mar agitado; litoral segue em alerta
Rajadas podem chegar a 90 km/h e ondas passam dos 4 metros
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]
O sol até apareceu, mas o clima continua tenso no litoral catarinense neste sábado. O ciclone extratropical que causou estragos e destruição no Oeste de Santa Catarina e deixou cinco mortos no Paraná, agora se desloca em direção ao litoral e continua provocando ventos fortes e mar agitado neste sábado.
Segundo a Defesa Civil, o sistema deve seguir influenciando o tempo até a noite deste sábado, com rajadas que variam de 70 a 90 km/h e risco de destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
Continua depois da publicidade

O vento começou a se intensificar ainda nas primeiras horas da manhã no litoral sul e agora avança sobre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e litoral norte. Em Itajaí e região, a previsão é de rajadas moderadas a fortes, com risco considerado alto.
Além da ventania, o mar também está muito agitado, com ondas entre 3 e 4 metros de altura e picos ainda maiores em alto-mar. O alerta marítimo vale até a madrugada de domingo, e há risco de ressaca e erosão costeira, principalmente nas praias abertas.

A Defesa Civil recomenda evitar o banho de mar, pesca e esportes náuticos, além de não circular próximo a árvores, muros e postes durante as rajadas. Em caso de emergência, a orientação é acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou o 199 (Defesa Civil).
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.
