Atenção
Ventos podem chegar a 80 km/h na região
Ciclone deixa SC em alerta pra temporais, ventania e chuva intensa
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil Estadual alerta para a possibilidade de temporais com vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado de Santa Catarina entre esta sexta-feira e sábado. A situação ocorre devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
Segundo a Defesa Civil de Itajaí, a formação do ciclone no oceano intensifica as rajadas de vento no litoral, que podem passar dos 70 km/h, deixando o mar agitado, com ressaca e maré alta. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar os 80 km/h e a chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo na região.
Continua depois da publicidade
Para Balneário Camboriú, o estado é de atenção, com risco alto de ocorrências ligadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. As instabilidades começaram a se formar pela manhã, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e deve chegar à região de Itajaí entre meados da tarde e noite.
Segundo o Ciram/Epagri, há risco de tempestades severas em todas as regiões, especialmente no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e parte do Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, com chuva intensa, raios, granizo e vendavais acima de 60km/h, até a madrugada de sábado. Os totais de chuva, com volumes pontuais em torno de 100 mm, devem ocorrer especialmente no Litoral Sul.
Ventos mais fortes, que podem chegar a 100 km/h, são previstos principalmente na região entre o litoral sul catarinense e a Grande Florianópolis, segundo o Ciram/Epagri. O órgão alertou para o mar agitado e grosso a partir da noite de sexta-feira até a noite de sábado, com picos de onda até quatro metros, desfavorável pra navegação de pequenas e médias embarcações.
O tempo deve melhorar no sábado, com aberturas de sol, principalmente no oeste e norte do estado, na medida em que o ciclone se afasta gradativamente do litoral. No domingo, é previsto sol entre nuvens em Santa Catarina, devido ao avanço de uma massa de ar seco e um pouco mais frio. Se chover, será de forma isolada em algumas áreas do litoral.
Segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, as condições são de chuva de moderada a forte nesta sexta-feira na região, persistindo a condição para a madrugada de sábado, com previsão de sol durante o dia. Na noite de sábado, a nebulosidade aumenta e pode chover de forma isolada. As temperaturas ficam entre 15/28 °C, no sábado, e entre 15/23 °C, no domingo. Nas praias da região, ondas com séries até um metro até sábado e de 1,5 metro ou mais, no domingo.
Rota do ciclone
Conforme projeção do site MetSul, a trajetória provável do ciclone, com origem entre o Paraguai e a Argentina, corta o centro do Rio Grande do Sul em direção ao oceano, passando pelo sul de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado.
“O ciclone avança do oeste para leste pela metade norte gaúcha e no final desta sexta vai ter seu centro na região de Porto Alegre, antes de avançar para a costa do litoral norte gaúcho e a costa sul de Santa Catarina, afastando-se do continente no decorrer do sábado”, informa.
Continua depois da publicidade
A rota do ciclone, porém, pode mudar conforme o avanço do sistema. Por onde o ciclone passar, o site reforçou o alerta para uma onda de tempestades, com chuva localmente forte a intensa e ventos muito fortes, que podem trazer provocar danos mesmo em cidade mais afastadas do caminho do fenômeno.
A projeção não descarta casos isolados de microexplosões e tornados, com ventos acima de 100 km/h. “É fundamental esclarecer que o vento e os fenômenos severos associados ao ciclone não se limitarão às áreas por onda passará o sistema de baixa pressão (ciclone). Os campos de vento de ciclones extratropicais podem se estender por várias centenas ou milhares de quilômetros”, ressalta.
No Rio Grande do Sul, o ciclone vai provocar rajadas até 80 km/h na maioria das cidades, com ventos mais fortes previstos entre o Centro-Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e região metropolitana e litoral norte, entre Mostardas a Torres. Em Santa Catarina, a linha da ventania, entre 70 e 90 km/h, inclui as regiões de Criciúma, Laguna, Garopaba, Balneário Camboriú, Itapema, Penha e Itajaí.
Continua depois da publicidade
As rajadas mais fortes, porém, são previstas entre Florianópolis e o sul catarinense, com chance de ventos perto ou acima de 100 km/h. No Paraná, os efeitos do ciclone devem ser sentidos mais pelos vendavais, um pouco menos intensos, ente 50 e 70 km/h, conforme o MetSul.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
