A Prefeitura de Balneário Camboriú lançou edital de compra de quatro contêineres adaptados para funcionar como postos provisórios de guarda-vidas durante as obras na orla e a temporada de verão. A concorrência tem valor máximo de R$ 280 mil, com escolha da proposta com menor preço. O julgamento será no dia 2 de outubro.
Os contêineres serão destinados ao atendimento do Corpo de Bombeiros Militar. A contratação terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada. O objetivo é garantir a continuidade das atividades de ...
Os contêineres serão destinados ao atendimento do Corpo de Bombeiros Militar. A contratação terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogada. O objetivo é garantir a continuidade das atividades de salvamento enquanto rolam as obras na orla da praia Central. Enquanto no trecho norte é feita a macrodrenagem, a Barra Sul recebe a reurbanização da orla.
Continua depois da publicidade
Conforme o estudo técnico da prefeitura, há necessidade de postos de guarda-vidas diante da demolição dos atuais postos devido às obras na praia Central. “Considerando que as obras de revitalização e reurbanização têm a previsão inicial de 20 meses para conclusão e somente após poderá ser dado início à construção fixa dos novos postos guarda-vidas”, diz o projeto.
De acordo com o edital, três dos postos atuais já foram demolidos para as obras e um quarto tem previsão de demolição até final de janeiro de 2026. A secretaria de Planejamento informou que, dos quatro postos na área da macrodrenagem norte, apenas os postos 1 e 2 foram demolidos. Os postos 3 e 4, próximos à avenida Alvin Bauer e à rua 1400, respectivamente, ficarão até o fim da temporada de verão e serão demolidos após o período de maior movimento.
Os contêineres adaptados deverão ter toda a infraestrutura e condições adequadas para o trabalho dos guarda-vidas, incluindo banheiro e instalações hidráulica e elétrica. Eles serão instalados em bases metálicas elevadas, em local a ser indicado pelos bombeiros.
A cobertura será do tipo “meia água”, com telha “sanduíche” com isolamento térmico. O valor de referência do edital levou em conta a média de orçamentos no mercado, de R$ 70 mil por contêiner. A entrega dos contêineres é prevista em até 45 dias a partir da assinatura do contrato.