Um dos grandes músicos brasileiros morreu neste sábado. Hermeto Pascoal se despediu aos 89 anos no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A notícia de sua morte foi divulgada pela família nas redes sociais do músico.
O velório do artista acontecerá nesta segunda-feira na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, próximo ao bairro onde morou grande parte da vida, o Jabour, na cidade carioca. O público poderá se despedir ...
O velório do artista acontecerá nesta segunda-feira na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, próximo ao bairro onde morou grande parte da vida, o Jabour, na cidade carioca. O público poderá se despedir do músico entre às 14h e 21h.
Continua depois da publicidade
A causa da morte não foi divulgada. O comunicado nas redes sociais informou que Hermeto faleceu cercado pela família e companheiros de música. No mesmo momento da morte, o grupo de Pascoal fazia uma apresentação. “Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, diz a nota.
A família pediu para que o público respeite o momento de luto. “Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria”, encerrou o comunicado.
O compositor virou uma referência nacional ao produzir sons em qualquer objeto e formar música com eles. Ele deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos.
O artista foi amplamente premiado ao longo da carreira. No ano passado, o “bruxo da música” ganhou seu terceiro Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz, pelo álbum “Pra Você, Ilza”. O disco em homenagem à esposa ainda lhe rendeu o prêmio de Melhor Artista Instrumental no Prêmio da Música Brasileira em 2025.
Em 2022, Hermeto se apresentou em Itajaí gratuitamente. O compositor integrou a programação do 24° Festival de Música.