TRÁFEGO AÉREO
Problema no sistema de comunicação da FAB atrasa voos no sul e sudeste
Pane no sistema de controle aéreo já foi resolvida, mas ainda há cancelamentos de voos previstos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Um problema registrado no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira em Curitiba provocou atrasos e cancelamentos em voos com destino ao sul e sudeste do Brasil. O problema começou por volta das 12h15 desta segunda-feira e afeta aeroportos da região.
No painel do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ao menos quatro voos com destino a Navegantes e Curitiba foram cancelados entre o meio-dia e as 18h desta segunda. As companhias Latam e Gol foram as responsáveis pelos cancelamentos.
Continua depois da publicidade
Já no aeroporto de Navegantes, desde o início da tarde todos os voos seguem apenas como previstos, sem confirmação de decolagens ou pousos. A assessoria do terminal informou que, até o momento, estão oficialmente cancelados os voos Latam 3272 e Gol 1282 e 1273, entre São Paulo e Navegantes.
"A GOL informa que, devido a falha no controle do espaço aéreo que abrange a região sul, parte do sudeste e Mato Grosso do Sul, fato totalmente alheio ao seu controle, a Companhia precisou cancelar e alternar alguns de seus voos, entre eles, o 1282 Congonhas (CGH) - Navegantes (NVT) e o 1273, Navegantes (NVT) - Congonhas (CGH). Todos os clientes impactados estão sendo devidamente acomodados nos próximos voos da companhia”, informou, em nota, a companhia aérea.
Continua depois da publicidade
A assessoria da Motiva, empresa que administra o aeroporto de Navegantes, afirmou que uma instabilidade na frequência de comunicação do controle de aproximação no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), foi identificada ainda pela manhã e a comunicação já foi restabelecida pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Fraport, concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, informou que sete decolagens e um pouso foram afetados com atrasos. Segundo a empresa, o sistema foi normalizado por volta das 11h30 e as operações foram retomadas.
O Cindacta 2, sediado em Curitiba, é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da região sul e áreas adjacentes. Atua nos serviços de tráfego aéreo, defesa aérea, meteorologia, telecomunicações aeronáuticas e operações de busca e salvamento. A unidade cobre a Região de Informação de Voo (FIR) que inclui Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a falha também afetou os aeroportos de São José dos Pinhais, Bacacheri (Curitiba) e Joinville.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"