O terreno do antigo presídio do bairro Nossa Senhora das Graças, o Matadouro, em Itajaí, vai abrigar uma escola de ensino integral. O projeto está em elaboração pela prefeitura e integra um pacote de construção de novas escolas em Itajaí para reduzir a falta de vagas.
Continua depois da publicidade
O antigo prédio do presídio foi demolido em março, atendendo reivindicação de mais de 10 anos da comunidade. Em abril, uma audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu o futuro do terreno, ...
O antigo prédio do presídio foi demolido em março, atendendo reivindicação de mais de 10 anos da comunidade. Em abril, uma audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu o futuro do terreno, com diversas propostas de revitalização da área. Além de escola técnica, houve sugestões para um posto de saúde e um centro cultural.
Continua depois da publicidade
A definição foi pela nova unidade escolar, considerando que já há previsão de posto de saúde para o bairro em programa do governo federal. A presidente da associação de moradores do Nossa Senhora das Graças, Camila Faustino, destaca que o projeto da escola vai ao encontro do que a comunidade precisa. “Nosso pedido era para uma UPA [Unidade de pronto-atendimento] ou uma escola”, lembra.
O projeto já foi apresentado em reunião com os moradores. A proposta é de uma escola de período integral, do ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, com cerca de 450 vagas e formação técnica integrada. “Os jovens estudariam durante um período e, no outro, fariam cursos técnicos e profissionalizantes”, explica Camila.
Continua depois da publicidade
“Seria um tipo de ‘escola do futuro’ que estavam planejando. O jovem passaria o dia inteiro ali”, completou. Além da escola, são previstas melhorias no entorno, com a reurbanização da rua Pedro José João, ligação com a comunidade da Vila da Paz, nova iluminação pública e chegada do serviço de transporte coletivo.
Novos investimentos
A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí informou que o projeto pra construção da unidade de ensino no bairro Nossa Senhora das Graças está em fase de tramitação nas secretarias responsáveis. “Projeta-se uma ‘escola modelo’, para atender as necessidades da comunidade conforme discutido em audiência pública”, frisa a pasta.
A obra vai ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal, que contará com mais três escolas e creches nos próximos anos.
A secretaria também adiantou que seguem em andamento os trâmites para as novas unidades do Nilo Bittencourt, Limoeiro e Santa Regina. O governo tem plano de R$ 27 milhões para a Educação, com a construção dessas novas unidades. No Santa Regina, o projeto integra creche, escola de ensino fundamental, área de convivência e quadra poliesportiva, num investimento de R$ 14 milhões, em parceria com o estado.
A última escola construída em Itajaí foi em 2011: o Centro Educacional Pedro Rizzi, no bairro Cidade Nova.