“TIRA A VELHA FORA”
“Véio da Havan” sugere mudar o nome de Barra Velha e cria polêmica
Empresário Luciano Hang lançou enquete nas redes sociais sobre alteração
João Batista [editores@diarinho.com.br]

O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, criou polêmica nas redes sociais ao sugerir a mudança do nome de Barra Velha, sede nacional do centro de distribuição da Havan. Em vídeo com o prefeito do município, Daniel Cunha (PSD), Hang falou da ideia, que passa por tirar o “Velha” do nome, e lançou duas opções: Praia da Barra e Balneário da Barra.
O “véio da Havan” comentou que vem pensando no assunto há algum tempo. “Nós da Havan sempre acreditamos nessa cidade e vimos o quanto ela cresceu ao longo dos anos, se modernizando e se desenvolvendo. Por isso, dei a sugestão de dois nomes que poderiam refletir melhor essa nova fase”, disse.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a mudança daria um nome mais bonito e combinaria mais com a modernização do município. Os moradores foram convidados a comentar e opinar sobre a melhor opção. “Barra Velha já não condiz mais com o nome dessa cidade linda e maravilhosa (...). Balneário da Barra ou Praia da Barra? Tiramos a “Velha” fora porque essa cidade cresce a um ritmo alucinante”, argumentou.
Intimado pra proposta pelo empresário, o prefeito ressaltou que quem decidirá é a população. “O Luciano lançou um desafio. Vamos juntos”, comentou no vídeo, pedindo pras pessoas participarem da enquete. “É o povo quem decide. Vamos deixar o povo decidir”, respondeu pro Luciano.
Continua depois da publicidade
Repercussão
A postagem repercutiu e gerou cerca de mil comentários até esta sexta. A ideia ganhou apoio de muitos moradores, que sugeriam outras opções de nome, como Balneário Barra Linda. Por outro lado, também houve críticas, com entendimento de que haveria outras prioridades para a prefeitura resolver.
Pessoas lembraram a situação de abandono da rodoviária da cidade, a interdição da ponte pênsil, que era um atrativo turístico, e a falta de melhorias nos bairros. Moradores nativos da cidade também comentaram que o nome Barra Velha é histórico e deveria ser respeitado. “Eu nasci aqui, sou nativo, respeito quem pensa diferente de mim, mas não concordo em mudar o nome de Barra Velha. Temos outras coisas, outras prioridades emergenciais para mudar do que trocar o nome da nossa cidade. O nome Barra Velha, além de ser histórico, é intocável”, comentou um morador.
Investimento milionário
A mudança de nome foi sugerida pelo empresário durante visita ao canteiro de obras pra ampliação do centro de distribuição da Havan em Barra Velha. A empresa anunciou investimento de R$ 250 milhões na modernização do complexo logístico e expansão da estrutura física, que passará de 200 mil m² para 250 mil m².
A partir da unidade em Barra Velha, a Havan abastece as mais de 170 lojas da rede no Brasil. “Nós sempre acreditamos em Barra Velha. Tenho muito orgulho de ver como essa cidade se desenvolveu nos últimos anos e o quanto a Havan contribuiu com esse crescimento”, destacou Luciano Hang sobre o investimento na cidade.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.