Judiação
Polícia Civil resgata sete cães vítimas de maus-tratos
Animais apresentavam desnutrição, problemas de pele e tumor grave
Guilherme Vasconcelos (sob supervisão) [editores@diarinho.com.br ]

A Polícia Civil resgatou, na quinta-feira, sete cães vítimas de maus-tratos no bairro Ingleses do Rio Vermelho, em Florianópolis. Entre os animais estavam um pinscher, um são-bernardo, três shih-tzus, um mestiço de shar-pei e um sem raça definida. Também foram recolhidos uma gata, um coelho e uma maitaca-verde (também conhecida como papagaio-da-cara-suja).
Os cães estavam em um ambiente insalubre, com sinais de desnutrição, dermatites e tumor em estágio avançado. Segundo a Polícia Civil, a Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) da Capital já havia notificado anteriormente o tutor para providenciar atendimento médico-veterinário e melhorar as condições do local. Como as exigências não foram cumpridas, a operação foi retomada de forma conjunta.
Continua depois da publicidade
O tutor responderá a inquérito policial por maus-tratos qualificados contra animais e também por manter animal silvestre sem documentação ambiental. As penas máximas somadas podem ultrapassar cinco anos de prisão, conforme previsto em lei.
Devido às más condições do imóvel, também foram acionados a Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonoses e a Assistência Social do município para acompanhamento do caso.
Continua depois da publicidade
Os animais foram encaminhados para atendimento médico-veterinário e, posteriormente, poderão ser disponibilizados para adoção responsável.