🦖 CIÊNCIA E CINEMA
Crânio gigante de mosassauro é atração inédita em SC
Fóssil do “terror dos mares” será apresentado no Museu Oceanográfico Univali e depois segue para exposição pública em BC
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina será palco de uma revelação paleontológica impressionante: o maior crânio de mosassauro em exposição na América Latina será apresentado oficialmente nesta sexta-feira, das 10h às 11h, no auditório do Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras.
A descoberta é resultado de uma parceria entre o museu, o Instituto Cultural Soto e o Grupo Oceanic, que encontraram a peça em janeiro de 2024 em uma mina de cal no Marrocos, na região de Oued Zem. O exemplar, da espécie Thalassotitan atrox, conhecida como Mosassauro Titã, possui 120 cm de comprimento e é composto por crânio, mandíbula e dentes impressionantes.
Continua depois da publicidade
Datado de aproximadamente 66 a 70 milhões de anos, do período Maastrichtiano Superior do Cretáceo, o animal é um dos répteis marinhos mais imponentes da pré-história e se tornou símbolo popular graças à sua participação na franquia Jurassic World.
“O mosassauro é um dos maiores predadores marinhos da história da Terra, e agora os catarinenses terão o privilégio de ver de perto esse impressionante fóssil”, destaca Jules Soto, curador-geral e diretor do Museu Oceanográfico Univali.
Continua depois da publicidade
Após a apresentação, o crânio será transferido para o parque Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú, onde ficará em exposição a partir do dia 5 de julho, se somando a outros fósseis icônicos já disponíveis no parque.