Operação no centro da cidade
Helicópteros da equipe de segurança de Lula sobrevoam Porto de Itajaí
Quem olhou pro alto ficou curioso com o movimento de helicópteros
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Quem esteve nas proximidades do Porto de Itajaí na tarde desta terça-feira viu helicópteros da equipe do Grupo de Segurança Institucional (GSI) da presidência da República sobrevoando a área do cais. A ação faz parte da vistoria de segurança para definir o local exato onde o helicóptero com o presidente Lula pousará na tarde de quinta-feira, durante a visita presidencial à cidade.
Uma tenda começou a ser montada nesta terça-feira no terreno do RAC, na rua Benjamim Franklin Pereira, em frente à concessionária da Ford, onde acontecerá o evento aberto ao público e para autoridades locais, a partir das 15h. “Para o público que deseja ver o presidente o acesso será livre no RAC, orientação de chegar um pouco mais cedo, a partir das 13h, pois em que pese ser livre, terá que se registrar na entrada, importante levar documento com foto”, informou o diretor comercial do Porto de Itajaí, Marcelo Sodré.
Continua depois da publicidade
Cerca de 30 agentes da equipe de segurança estão em Itajaí desde segunda-feira, preparando o terminal federalizado para a chegada do presidente. Além do GSI, a Polícia Federal de Santa Catarina também participa da montagem do esquema de segurança. Os helicópteros simularam o deslocamento que será feito pelo presidente Lula na quinta.
Continua depois da publicidade
Essa será a segunda visita de Lula a Itajaí em menos de um ano. Em agosto de 2024, o presidente esteve no bairro da Murta, onde visitou o Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul. O local sedia o Programa Fragatas Classe Tamandaré, uma parceria entre a Marinha do Brasil e o consórcio Águas Azuis, formado pela empresa alemã Thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer e a Atech. O programa é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do comando da Marinha. Desta vez, o presidente deve vir anunciar cerca de R$ 600 milhões em investimentos no porto federalizado de Itajaí.