POLÍTICA
PT tem quatro candidatos na disputa pelo comando da sigla em SC
Eleição interna será no dia 6 de julho, em níveis municipal, estadual e nacional
João Batista [editores@diarinho.com.br]

O Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Santa Catarina terá quatro candidatos à presidência. Os deputados estaduais Padre Pedro Baldissera, Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, e a vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, estão na disputa da liderança estadual do partido, que desde 2017 está nas mãos do presidente do Sebrae, Décio Lima.
A deputada Luciane Carminatti confirmou a candidatura na sexta-feira, último dia pra oficializar o registro. Ela vai concorrer com a proposta de defesa da reunificação e do fortalecimento do partido, pra que a sigla seja mais atuante no estado. Mulher, defensora da educação, vereadora e deputada por vários mandatos, Luciane é hoje um dos principais nomes do partido.
Continua depois da publicidade
“É uma candidatura coletiva, construída com o propósito maior que nos norteia neste momento, o de unificar e fortalecer o Partido dos Trabalhadores e das trabalhadoras, dialogando desde a base em cada município até as lideranças que ocupam os diferentes espaços institucionais e representativos”, comentou Luciane.
A deputada decidiu pela candidatura após reivindicação de lideranças de municípios e de um conjunto de forças dentro do próprio PT. No grupo, há uma confiança em Luciane pra fortalecer o diálogo, construir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um projeto pra Santa Catarina, com o nome de Décio Lima para governador em 2026.
Continua depois da publicidade
“Nosso objetivo é criar chapas fortes para que possamos aumentar o número de deputados estaduais e federais. Para isso, vamos construir o diálogo com a sociedade, conectando o Partido dos Trabalhadores com o povo de Santa Catarina”, adiantou a deputada.
Outro desafio é fortalecer o partido nos municípios e apoiar a construção de candidaturas de mulheres, jovens e pessoas negras. A votação no PED será no dia 6 de julho, em níveis municipal, estadual e nacional. Até lá, poderá haver negociação pra unificação de chapas.
Concorrência
Na disputa, o deputado Fabiano da Luz tem destaque por ser o candidato com apoio do presidente Lula e de Décio Lima, além de importantes lideranças regionais. A chapa dele ainda foi a única que atingiu o limite de 800 inscritos. A candidatura é formada por petistas independentes e das correntes "Construindo um novo Brasil (CNB)" e "Movimento fortalecer o PT".
Primeiro a anunciar a candidatura, Padre Pedro colocou o nome à disposição também defendendo a unidade interna do partido. Ele conta com apoio principalmente de militantes do oeste e meio-oeste catarinense, e de lideranças ligadas à igreja católica e movimentos sociais.
Já Carla Ayres lançou a candidatura com apoio de filiados de mais de 50 cidades. O grupo defende uma renovação na sigla, a reconexão com as bases e um partido mais ligado às transformações e temas atuais da sociedade.