ELEIÇÃO ESTADUAL
Deputado Fabiano da Luz, candidato à presidência do PT catarinense, visita o DIARINHO
Presidência estadual tem cinco candidatos na disputa, mas diretório de Itajaí terá chapa de consenso
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) visitou a sede do DIARINHO na tarde desta quarta-feira. Ex-prefeito de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina, ele é um dos cinco candidatos à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Fabiano se apresenta como o nome de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual presidente estadual do PT, Décio Lima.
“Eu acho que tem que ser um presidente aberto ao diálogo, que tenha a capacidade de tanto fazer a defesa do governo federal, fazer o contraponto do governo do estado, e ao mesmo tempo trabalhar para unificar, fortalecer e planejar o partido para a eleição do ano que vem. Para a gente estar firme e forte, vivo na disputa do ano que vem, e também para que a gente possa dar uma cara ao partido mais aberta, pra estar se fortalecendo, crescendo, compondo. Sabendo debater os temas que são atuais, aquilo que vem de informação do governo federal, saber defender. Eu acredito que o Décio fez um trabalho muito bom no sentido de colocar o PT na disputa de Santa Catarina, e o dever nosso vai ser justamente o de fortalecer esse projeto ainda mais, para a gente ter igualdade de disputa no ano que vem”, disse o deputado.
Continua depois da publicidade
No DIARINHO, Fabiano esteve acompanhado do advogado Emídio Capistrano, que assumirá a presidência municipal do PT nos próximos anos. Diferente da eleição estadual, onde cinco nomes disputam a preferência dos quase 80 mil filiados, no diretório de Itajaí a escolha de Emídio será feita por consenso entre os 1500 petistas locais.
Uma das novidades da eleição do PT, marcada para 6 de junho, é o uso da urna eletrônica nas 10 maiores cidades do estado. Nas demais localidades, a votação seguirá com cédula de papel. As cidades com votação eletrônica serão: Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça e São José.
Continua depois da publicidade
Além de Fabiano, também concorrem à presidência estadual do PT os deputados estaduais Padre Pedro Baldissera e Luciane Carminatti, e os vereadores de Florianópolis Carla Ayres e Bruno Zilioto.