Balneário Camboriú amanheceu com vários cardumes que formaram manchas escuras na Praia Central. Os peixes foram notados por moradores dos prédios principalmente no trecho entre a ilha das Cabras e a Barra Norte, alguns bem próximos à faixa dos banhistas.
Continua depois da publicidade
O pescador Edson Faustino, o Bugio, que trabalha na Praia Central, informou que se trata de cardumes de manjuba. “Tá bonito de ver”, comentou. As manjubas são peixes que vivem em cardumes, que costumam ...
O pescador Edson Faustino, o Bugio, que trabalha na Praia Central, informou que se trata de cardumes de manjuba. “Tá bonito de ver”, comentou. As manjubas são peixes que vivem em cardumes, que costumam se formar em águas mais rasas, como baías, enseadas e áreas costeiras.
Continua depois da publicidade
Por serem peixes pequenos, entre oito e 12 centímetros, eles viram alimento para espécies maiores, como robalos e bagres. Pela movimentação dos cardumes na Praia Central, um morador relatou que os peixes pareciam estar “sendo caçados por outros maiores”.
O presidente da Associação dos Pescadores da Praia Central, Ronan Vignoli Pinheiro, contou que as “manchas de peixe” apareceram mais na Barra Norte mas também foram vistas no lado da Barra Sul.
Continua depois da publicidade
“As manjubas são peixes menores que encostam nas praias e esse ano a gente tem reparado que é uma quantidade bem expressiva”, disse. Ele ainda informou que a espécie costuma ser capturada pra servir como isca-viva na pesca do atum em alto-mar.
Enquanto isso, os pescadores de BC estão aguardando a chegada dos cardumes de tainha, com a pesca artesanal liberada desde o dia 1º. Os primeiros lanços na região foram durante o feriadão, em Bombinhas.