A partir desta segunda-feira os donos de barcos de pesca poderão se inscrever para ter a autorização das embarcações para a captura da tainha na safra de 2025. O prazo se estende até o dia 26 de janeiro. O resultado preliminar dos barcos credenciados é previsto em março e a lista definitiva sai em maio.
As condições, prazos e documentações exigidas estão em edital publicado na semana passada pelo ministério da Pesca. A seleção é voltada para embarcações do tipo cerco/traineira e de emalhe anilhado ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
As condições, prazos e documentações exigidas estão em edital publicado na semana passada pelo ministério da Pesca. A seleção é voltada para embarcações do tipo cerco/traineira e de emalhe anilhado. A quantidade de barcos e cota de captura ainda não estão definidos.
Os limites serão anunciados em ato específico a ser divulgado em conjunto pelos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente. De acordo com nota do governo federal, a previsão é que a portaria interministerial seja publicada até 1° de março, prazo máximo previsto em uma ação civil pública em andamento.
Na quinta-feira passada, o GT Tainha do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) se reuniu pra tratar da safra da tainha para 2025, participação de técnicos do sindicato e um consultor externo. Na próxima reunião, no dia 17, o grupo deve discutir propostas de cotas de captura pra temporada.
No ano passado, a frota industrial da pesca da tainha teve cota de 480 toneladas e liberação de oito traineiras pelo governo federal. A definição dos limites marcou a volta da captura na modalidade após “cota zero” em 2023, quando os armadores de pesca ficaram de fora da safra. Em 2024, a temporada industrial terminou um mês antes do previsto, com mais de 80% da cota atingida ainda em junho.
Destaque
Confira o edital
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-selecao-n-1-de-7-de-janeiro-de-2025-606059684
Inscrições pelo site
https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/pesca/principais-recursos-pesqueiros/tainha